Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 31 dezembro 2009

Sem as duas pernas, Alex Zanardi pilota moto a 240km/h em Monza!

31 de dezembro de 2009 1

Uma mensagem positiva, de superação de limites e de nunca desistir, encerra este ano do Almanaque Esportivo. O ex-piloto de F-1 e multicampeão da CART Alessandro Zanardi conseguiu mais uma proeza neste ano que termina.

Corrida de Cadeirantes do ex-campeão mundial da F-CART - Foto: Kathy Williens, APEle, que perdeu as duas pernas em um acidente horrível no circuito de Lausitz na Alemanha em 2001, andou em uma moto especialmente preparada a mais de 240km/h no circuito de Monza, na Itália. Fez o teste em uma promoção da revista italiana Riders Italian, em parceria com a BMW, correu em uma moto HP2 Sport adaptada, com controles manuais e um suporte para que ele pudesse apoiar os joelhos.

Ao final do teste, que ocorreu no último dia 11 de dezembro, muito emocionado o piloto chorou. “Obrigado a quem esteve envolvido e à BMW Motorrad Itália por esta tentativa aparentemente complicada. Vivi um dia fantástico que me permitiu experimentar novamente esses sentimentos maravilhosos que já não lembrava mais”, declarou o piloto, campeão na CART em 1997 e 1998.

Bicampeão na CART depois de uma fracassada passagem pela Fórmula-1 no início dos anos 90, Zanardi novamente foi mal na F-1 em 1999, na Williams. Voltou para a F-CART e liderava o GP da Alemanha, quando perdeu o controle de seu carro na saída dos boxes e rodou. Foi então violentamente atingido pelo canadense Alex Tagliani e a frente do seu cockpit se desintegrou. Zanardi teve as duas pernas amputadas no impacto, logo acima do joelho.

Desde o acidente, o carismático italiano tem participado de provas com carros adaptados, ganhando inclusive corridas do Campeonato Mundial de Turismo entre 2004 e 2009, quando encerrou a carreira. Também simbolicamente correu as últimas 13 voltas que restavam no dia do acidente, pilotando um F-CART no mesmo circuito alemão e finalmente encerrando sua carreira em monopostos.

Nos últimos anos, venceu provas de maratona para cadeirantes, incluindo Veneza e ainda desenhou suas próprias próteses, mais leves que o normal e com um design mais confortável. Mostrando que pessoas com deficiência física não precisam desistir da vida e podem realizar seus sonhos.

E é por isto que vou fechar meus posts de 2009 (estamos chegando ao milésimo post !!!) com este assunto. Agradeço aos mais de meio milhão de internautas que visitaram o blog. Que contribuíram com dicas, correções, sugestões de pautas, opiniões, críticas. Que me fizeram continuar com este hobby, que é escrever aqui, mas sempre com o objetivo de engrandecer discussões.

Então, encerro o ano com estas imagens da carreira deste popular piloto italiano, incluindo a lendária ultrapassagem na Corkscrew Curve em Laguna Seca(1996, última volta da última prova da temporada sobre Bryan Herta, também disponível com a narração ao vivo da ESPN). Sem dúvida, um cara especial

Com vocês, o Tributo à Alessandro Zanardi:

FELIZ 2010 A TODOS!

QUE SEJA MELHOR QUE 2009 E PIOR QUE 2011!