Uma mensagem positiva, de superação de limites e de nunca desistir, encerra este ano do Almanaque Esportivo. O ex-piloto de F-1 e multicampeão da CART Alessandro Zanardi conseguiu mais uma proeza neste ano que termina.
Ele, que perdeu as duas pernas em um acidente horrível no circuito de Lausitz na Alemanha em 2001, andou em uma moto especialmente preparada a mais de 240km/h no circuito de Monza, na Itália. Fez o teste em uma promoção da revista italiana Riders Italian, em parceria com a BMW, correu em uma moto HP2 Sport adaptada, com controles manuais e um suporte para que ele pudesse apoiar os joelhos.
Ao final do teste, que ocorreu no último dia 11 de dezembro, muito emocionado o piloto chorou. “Obrigado a quem esteve envolvido e à BMW Motorrad Itália por esta tentativa aparentemente complicada. Vivi um dia fantástico que me permitiu experimentar novamente esses sentimentos maravilhosos que já não lembrava mais”, declarou o piloto, campeão na CART em 1997 e 1998.
Bicampeão na CART depois de uma fracassada passagem pela Fórmula-1 no início dos anos 90, Zanardi novamente foi mal na F-1 em 1999, na Williams. Voltou para a F-CART e liderava o GP da Alemanha, quando perdeu o controle de seu carro na saída dos boxes e rodou. Foi então violentamente atingido pelo canadense Alex Tagliani e a frente do seu cockpit se desintegrou. Zanardi teve as duas pernas amputadas no impacto, logo acima do joelho.
Desde o acidente, o carismático italiano tem participado de provas com carros adaptados, ganhando inclusive corridas do Campeonato Mundial de Turismo entre 2004 e 2009, quando encerrou a carreira. Também simbolicamente correu as últimas 13 voltas que restavam no dia do acidente, pilotando um F-CART no mesmo circuito alemão e finalmente encerrando sua carreira em monopostos.
Nos últimos anos, venceu provas de maratona para cadeirantes, incluindo Veneza e ainda desenhou suas próprias próteses, mais leves que o normal e com um design mais confortável. Mostrando que pessoas com deficiência física não precisam desistir da vida e podem realizar seus sonhos.
E é por isto que vou fechar meus posts de 2009 (estamos chegando ao milésimo post !!!) com este assunto. Agradeço aos mais de meio milhão de internautas que visitaram o blog. Que contribuíram com dicas, correções, sugestões de pautas, opiniões, críticas. Que me fizeram continuar com este hobby, que é escrever aqui, mas sempre com o objetivo de engrandecer discussões.
Então, encerro o ano com estas imagens da carreira deste popular piloto italiano, incluindo a lendária ultrapassagem na Corkscrew Curve em Laguna Seca(1996, última volta da última prova da temporada sobre Bryan Herta, também disponível com a narração ao vivo da ESPN). Sem dúvida, um cara especial
Com vocês, o Tributo à Alessandro Zanardi:
FELIZ 2010 A TODOS!
QUE SEJA MELHOR QUE 2009 E PIOR QUE 2011!
[...] http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2009/12/31/sem-as-duas-pernas-alex-zanardi-pilota-moto-a?topo=2,1,1,,,77… var addthis_pub = ”; var addthis_language = ‘pt’;var addthis_options = ‘email, favorites, delicious, google, live, twitter’; espalhe Link permanente: [...]