Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Grêmio: análise das 16 contratações de 2009

05 de janeiro de 2010 10

Hoje pela manhã falamos das 12 contratações coloradas em 2009, hoje é a vez do Grêmio e seus 16 atletas trazidos no ano de 2009. Foram onze no primeiro semestre e cinco no segundo. O curioso é o perfil das contratações, a maioria para o sistema defensivo: três laterais-esquerdo, dois laterais direito, três zagueiros, três volantes, contra apenas um meia-atacante e quatro atacantes.

Destes dezesseis atletas, cinco terminaram 2009 como titulares: Fábio Rochemback, Mário Fernandes, Rafael Marques, Máxi López e Fábio Santos. Em compensação, seis atletas sequer terminaram o ano no clube: Alex Mineiro, Diogo, Fábio Ferreira, Joílson, Jadílson e Ruy. Outros três foram utilizados com regularidade: Herrera, Túlio e Lúcio, enquanto Renato Cajá mal jogou e Ricardo Bueno só ficou algumas vezes no banco de reservas.

Para 2010, dos 16 que foram trazidos para o estádio Olímpico, apenas Rafael Marques, Mário Fernandes, Fábio Rochemback, Fábio Santos, Lúcio e Túlio devem permanecer no clube.

Alex Mineiro - Palmeiras -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio com salário (150 mil reais mensais) e status de titular. Com sérios problemas físicos, ficou dois longos períodos em jejum de gols. No início do Brasileiro pediu e foi liberado para o Atlético-PR, aonde não foi bem também. Fez apenas quatro gols.

Diogo - Figueirense -> COTADO PARA: RESERVA -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio ‘garimpado’ pelo então diretor-executivo Rodrigo Caetano, mas se mostrou uma aposta furada. Poucos jogos em nível médio, a maioria muito abaixo da crítica. Foi liberado para o Fluminense, aonde também não se afirmou.

Fábio Ferreira – Corinthians -> COTADO PARA: RESERVA -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio como reserva, se machucou na pré-temporada duas vezes sucessivamente. Perdeu espaço e quando voltou, teve uma atuação desastrosa no 4×0 para o Caxias. Ficou fora do grupo e liberado para o Vitória, aonde surpreendentemente jogou bem.

Fábio Rochemback - Sporting-POR -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: TITULAR -> DESEMPENHO: REGULAR -> COMENTÁRIO: Veio como status de grande contratação de agosto, mas demorou para render. Teve apenas uma grande atuação, na goleada sobre o Barueri. Mas, com pré-temporada, deve ter um rendimento bem melhor neste ano.

Fábio Santos – Santos -> COTADO PARA: RESERVA -> TERMINOU 2009: TITULAR -> DESEMPENHO: BOM -> COMENTÁRIO: Veio para ser um reserva de Jadílson, mas desde os tempos de Celso Roth, passando por Marcelo Rospide e Paulo Autuori, se afirmou no time. Apesar de críticas até injustas, era o melhor em assistÊncias do time antes da fratura no tornozelo e defensivamente tinha bom rendimento. Para mim merece ser titular até segunda ordem.

Herrera - Gimnasia La Plata-ARG -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: RUIM -> COMENTÁRIO: Veio como uma peça cara do ataque, mas teve um aproveitamento horrível. Mais famoso por errar gols do que marcá-los, ainda sofreu com lesões. Com salário elevado, está liberado para procurar time.

Joílson - São Paulo -> COTADO PARA: RESERVA -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio para ser um bom reserva e até titular, nunca se afirmou. Jogou pouco e mal, e foi liberado para procurar time. Está na lista dos ‘dispensáveis’

Jadílson - São Paulo -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio como titular e não conseguiu isto o ano inteiro. No segundo semestre, ficou afastado do grupo principal mesmo tendo um salário alto. Pouco comprometido, não agradou nenhum dos 3 treinadores gremistas e foi liberado para procurar time.

Lúcio - Hertha Berlin-ALE -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: RUIM -> COMENTÁRIO: Veio como lembrança da fugaz, porém exitosa temporada de 2007, quando jogou seis meses espetaculares no Grêmio. Mas, ainda sofrendo após quase 2 anos de lesão no joelho, não conseguiu se afirmar. Mal fisicamente, não pôde afirmar-se no time e deve começar 2009 no banco.

Mário Fernandes – São Caetano -> COTADO PARA: PROMESSA -> TERMINOU 2009: TITULAR -> DESEMPENHO: ÓTIMO -> COMENTÁRIO: Para mim, a melhor contratação de 2009 de todo o futebol brasileiro. Veio para jogador promessa, com valor relativamente baixo, e se afirmou. Mesmo com o caso do sumiço, voltou e brilhou em quase todos os jogos, mesmo improvisado na lateral-direita. É um zagueiro excepcional e para mim futuro titular da Seleção Brasileira.

Máxi López - FC Moscow-RUS -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: RESERVA TITULAR-> DESEMPENHO: BOM-> COMENTÁRIO: Veio como grande estrela do time, custando mais de 200 mil mensais, até escrevi que não valia este valor (continuo achando!). A despeito de uma lesão, seus 17 gols são razoáveis e se tornou um jogador bem quisto por boa parte da torcida. Ainda incomodou na renovação e afirmou na segunda-feira que deixa o Grêmio. Acredito que o Tricolor acabou saindo no lucro, com o eficiente Borges e o regular William custando menos.

Rafael Marques - Goiás -> COTADO PARA: RESERVA-> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: BOM-> COMENTÁRIO: Jogou regularmente quase toda a temporada com poucos momentos ruins. Foi superior ao outrora incensado Léo, mas só era titular porque Mário Fernandes ficou improvisado na lat-dir. É um bom reserva

Renato Cajá – Al-Ittihad-ARS -> COTADO PARA: RESERVA-> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Depois de um imbroglio jurídico com a Ponte Preta, Renato enfim foi liberado para jogar. Mas não empolgou nos treinos tampouco nos poucos jogos que atuou, a despeito de muita expectativa da diretoria. Tão mal que foi liberado para o Botafogo-RJ em 2010.

Ricardo Bueno – Londrina -> COTADO PARA: PROMESSA-> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio como promessa do futebol paranaense para compor grupo, mas mal conseguiu ficar no banco, mesmo com várias lesões no ataque gremista. Já foi dispensado, mesmo tendo contrato longo com o Grêmio

Ruy - Náutico -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: RUIM -> COMENTÁRIO: Veio como titular e teve bons momentos, sobretudo no Gauchão e Libertadores. Mas caiu de rendimento, virou reserva do improvisado Mário Fernandes e acertou-se com o Fluminense. No Rio, alternou momentos tais quais no RS e terminou o ano reserva.

Túlio - Corinthians -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: RUIM -> COMENTÁRIO: Veio como titular e nunca se afirmou. Perdeu a posição para Adílson, e mais ainda com a chegada de Fábio Rochemback. Por ser polivalente, jogou bem na lat-dir quando necessário e se mostrou um reserva razoável, porém deverá perder ainda mais espaço com a volta de William Magrão em 2010.

Comentários (10)

  • Gustavo diz: 5 de janeiro de 2010

    Se não estou enganado, o Diogo terminou o ano como titular do Fluminense. O Tulio perdeu a posição para o Rochemback, e não para o Adílson, que foi titular desde o início do ano. O Willian Magrão não pode jogar no time do Grêmio. Ele é muito ruim. Pode pegar qualquer jogo dele e verificar a média de acerto de passes dele e verá que é muito baixa para estar no grupo do Grêmio. Não passa de um jogador esforçado. Como esta direção contrata mal! Não consigo entender muito bem como isto é possível: gastaram muito, tem (ou deveriam ter) informações sobre os atletas, e mesmo assim, não conseguem fazer um bom time. Será que a direção está a mercê de empresários? Ou será incompetência na escolha, pura e simplesmente? Ou então, as condições de trabalho no Grêmio não são as melhores e os jogadores acabam não rendendo o esperado? Espero que este ano seja melhor para nós, gremistas!

  • Eduardo diz: 5 de janeiro de 2010

    Cara, muito boa a análisa criteriosa das contratações gremistas de 2009.
    Só faltou analisar o desempenho do Renato Cajá, embora já sabemos como vai ser.
    Abraço

    EDITADO: faltou mesmo! vou arrumar

  • Luiz Carlos Knopp diz: 5 de janeiro de 2010

    Muito boa a análise, e dos que ficaram um pelo menos deverá jogar muito mais em 2010, que é Fábio Rochemback, pois chegou completamente fora de forma e desambientado com o futebol brasileiro. Quanto ao Mário Fernandes, é bom jogador, mas vê-lo na seleção brasileira, me parece muito precoce.

  • Beto diz: 5 de janeiro de 2010

    Gustavo, o W. Magrao fez um excelente meio de campo com o Carioca no vice campenota do Gremio! Alias, como o R.Carioca, embora otimo jogador, nao finaliza a gol ou vai a frente, W. Magrao era o que fazia as investidas e marcava gols varias vezes. Ele eh alto, forte e de boa tecnica.

    Concordo com a lista e analise. Inclusive achei o Tulio muito fraco e acho que a diretoria pensa o mesmo pelo numero de volantes contratados (alem da volta de W. Magrao).

    A proposito, ainda nao entendi porque o Gremio repatria o Hugo tendo D. Costa a fazer 20 anos. Assim nao vai engrenar nunca.

  • juliano diz: 5 de janeiro de 2010

    só discordo do ruim pro túlio, pra mim ele jogou muito bem quando foi chamado
    o problema é que ele só foi contratado pelo meio do ano, no final do ano ele poderia ter uma baita sequência mas o autuori preferia escalar o jogador com mais “nome”(rochemback)
    em jogos que o túlio foi titular a defesa do grêmio ficou bem mais protegida (não tomaria gols bobos tipo aquele primeiro contra o goias)

  • rafael diz: 5 de janeiro de 2010

    boa a analise ! valeu por me mencionar , mas gostaria de saber se tu vai tambem fazer umas analises nas novas contrataçoes , e depois no fim do ano ou no meio do ano poderiamos ver os erros e acertos nas analises .
    não acha que seria mais interessante ?

    EDITADO: sim, mas só depois de 10 de fevereiro, quando as contratações vão estar virtualmente encerradas. Agora é muito cedo

  • Gustavo diz: 5 de janeiro de 2010

    Beto, me desculpe, mas eu discordo. Boa técnica ele não tem. Não consegue acertar passes curtos, muito menos passes longos. Nunca obtém uma vitória pessoal com um dible ou na velocidade. Chegar na frente, ele chega, mas não sabe concluir também. Naquele time de 2008, ele era o furo, e olha que os dois laterais também não eram grande coisa. Eu peço que, assim que possível, assita com atenção suas participações nos jogos, pode ser qualquer jogo. Aquele time do Grêmio de 2008 chegou onde chegou porque tomava poucos gols, pois tinha uma defesa muito bem armada. E fazia muitos gols em jogadas com bolas paradas. Mas acho que o Grêmio pode mais, pode ter um time que saiba jogar e não apenas dar balão e ver o que acontece.

  • Ricardo diz: 6 de janeiro de 2010

    Maxi Lopez terminou o ano na reserva?

  • Robbie Fowler diz: 6 de janeiro de 2010

    11 + 4 != 16 (!!!!)

  • cesar telesca diz: 31 de julho de 2010

    Entao..

    Acho que voce so acertou no Mario fernandes e Ganso… tu tirou o Neymar!!

    Bom, 2010 ja esta perdido, so espero nao acabar na segunda divisao, pois cheio de dividas o Gremio ja esta!!

    Inacreditavel 2000 com Guerreio e 2010 Duda!! assim fica dificial acertar o Gremio!!!

Envie seu Comentário