Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de janeiro 2010

Sumiço - Explicação

31 de janeiro de 2010 2

Estou sumido… Rotina de Planeta Atlântida SC e RS, uma mini-viagem de folga neste final de semana, muita correria.

Mas em breve eu volto a escrever!

'Legendário' Jaílson e o polonês Skiba: como fazer um gol contra de goleiro!

26 de janeiro de 2010 2

Hoje pela manhã mostramos o gol do meio-campo marcado por Jamie Milligan em um jogo da Sexta Divisão inglesa. O azarado goleiro que levou foi Piotr Skiba. O pior para ele é que este não foi o primeiro lance ridículo protagonizado por ele e que rodou o mundo.

Em 2008, ele marcou um gol contra histórico no jogo contra o AFC Telford. Depois de dominar uma conclusão ridícula, ele tentou lançar a bola para frente mas conseguiu a proeza de colocar para as próprias redes, em um lance BIZARRO! Confiram:

Esta jogada lembrou o legendário “Jaílson“, endeusado por um vídeo amador nos anos 90 no Esporte Espetacular, reprisada por meses no programa que então era exibido nas tardes de sábados. 

Vejam as imagens originais, reprisadas no Fantástico que iniciou o “Bola Cheia” e “Bola Murcha”:

Sexta divisão inglesa tem golaço do meio-campo. Reparem no gramado e na musiquinha

26 de janeiro de 2010 5

O jogo entre Fleetwood Town e Farsley Celtic, pela Blue Square North (sexta divisão inglesa) ficou marcado pelo golaço de Jamie Milligan na semana passada. O meia Milligan, ex-Everton, marcou do meio-campo após erro do goleiro polonês Piotr Skiba, aos 28 minutos do segundo tempo, selando a vitória de 2×0 do Fleetwood, líder da sua chave na sexta divisão.

O mais legal depois do gol é a musiquinha que toca no estádio Highbury (homônimo do finado estádio do Arsenal). Reparem também na extrema qualidade do gramado, e olha que era de uma divisão AMADORA da Inglaterra no auge do inverno histórico de 2010. Vejam o lance:

29/04/94: Flu 7x1 Bota. SETE anos depois, em 29/04/2001: Vasco 7x0 Bota!!

25 de janeiro de 2010 13

Pode um time levar SETE em um clássico e, exatos sete anos depois, levar novamente SETE em um clássico? Se for o Botafogo, pode! A humilhante goleada de 6×0 do Vasco da Gama sobre o Botafogo neste domingo me fez relembrar uma histórica coincidência do futebol carioca.

E curiosamente, as duas muito negativas sobre o time de General Severiano. O Botafogo levou duas goleadas de sete gols separadas exatamente por… SETE ANOS. Na mesma data: 29 de abril!

No dia 29 de abril de 1994, um forte time do Fluminense enfiou 7×1 no forte time do Botafogo, jogo válido pela Taça Rio. Ézio, Luís Henrique, Ézio, Luís Antônio fazem 4×0 ainda no primeiro tempo, Grizzo descontando para o Botafogo. Mário Tilico, novamente Luís Antônio e Branco fecham a histórica atuação: Fluminense 7×1. O curioso é o patrocinador do Botafogo: a marca de refrigerante SEVEN-UP (‘sete‘ em inglês)

Curiosamente, exatamente sete anos depois, no dia 29 de abril de 2001, o ainda fraco Botafogo levou 7×0 do Vasco da Gama, então campeão brasileiro e com uma constelação de craques: Romário, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Euller, etc. Os goleadores daquela tarde: Romário (2x), Juninho Paulista (3x), Euller e Pedrinho.

Grêmio recupera tempo perdido nas categorias de base e encosta no Inter

20 de janeiro de 2010 8

O Grêmio pode se orgulhar do desempenho nas categorias de base na temporada 2009. Das nove competições estaduais, o Tricolor venceu três, contra quatro do Colorado. Pode não parecer muito, porém os títulos do Grêmio foram nos juvenis, infantis e mirins, enquanto o Inter venceu nos juniores e nas três categorias mais jovens, que são conquistas pouco significativas

Além disto, o Grêmio se sagrou bicampeão do Brasileirão Sub-20 e no último domingo venceu a Copa Votorantim, em Promissão-SP que é a principal competição nacional de futebol infantil. A evolução gremista pode ser vista na tabela abaixo. Reparem com 2005, quando o Internacional venceu todas as competições exceto os juniores e o fenômeno se manteve até o ano passado, quando ocorreu um empate.

Títulos das Categorias de Base da dupla entre 2005 e 2010

Ainda existe uma vantagem colorada, mas o processo de recuperação gremista nas categorias de base, que começou com Paulo Odone contratando o gerente executivo Rodrigo Caetano, seguiu adiante na gestão Duda Kroeff. No quesito “formação de atletas”, a dupla Gre-Nal segue mantendo a excelência, com suas características peculiares: o Grêmio formando defensores, e o Inter lançando atacantes.

Erro grotesco na Alemanha: gol validado com bola 1m antes da linha! Veja outros casos!

20 de janeiro de 2010 4

O jogo Duisburg 5×0 Frankfurt, disputado neste final de semana pela Segunda Divisão do Campeonato Alemão, foi marcado por um erro grosseiro de arbitragem. o jogo já estava 4×0 para o Duisburg aos 36 minutos do segundo tempo quando o meia-atacante Christian Tiffert aproveitou lambança da zaga visitante e chutou por cobertura, superando o goleiro Patric Klandt. A bola bateu no travessão e quicou mais de um metro fora da linha do gol. Bizarramente, o bandeirinha assinalou que a bola havia entrado, o que foi confirmado pelo árbitro Marko Fritz.

Este gol lembrou um clássico entre Bayern de Munique e Nurnberg no ano de 1994, quando o capitão do Bayern, Thomas Helmer não assumiu também um erro inacreditável de juiz, que marcou o primeiro gol do Bayern em uma conclusão de Helmer, após um escanteio, desviada para fora.

Para desespero do goleiro Andreas Koepke, do Nurnberg e da Seleção Alemã, o árbitro achou que era gol e correu para o centro, validando a conclusão. A vitória foi crucial para o título do Bayern naquela temporada, e o Nurnberg terminou rebaixado. Vejam o lance:

O que me chama atenção neste lance é a cara-de-pau dos dois times que tiveram gols irregulares assinalados. Ao menos deveriam ter tido a dignidade que teve Robbie Fowler e Miroslav Klose

VEJA TUDO QUE SAIU SOBRE LANCES DE ‘FAIR-PLAY’ NO ALMANAQUE ESPORTIVO:

Lances de Fair-Play bacanas – Robbie Fowler e Miroslav Klose negando penalidades marcadas, e o Arsenal pedindo o replay de um jogo com gol contra o fair-play

Fair-Play é isto aí! - O time do Leicester City deixa o Nottingham Forest marcar um gol após remarcação de jogo, assim como o Ajax-B, enquanto Paolo Di Canio, do Aston Villa, deixa de chutar sem goleiro por causa da lesão do arqueiro Paul Gerrard, do Everton.

Erro grotesco na Alemanha: gol validado com bola 1m antes da linha! Veja outros casos! - Duisburg comemora um gol que a bola visivelmente não entrou contra o Eintracht Frankfurt. Em 1994, o mesmo ocorreu em um Bayern de Munique x Nurnberg

Gol polêmico de Nani reabre discussão sobre lances de ‘fair-play’ no futebol – Nani se aproveita de confusão do goleiro Gomes e marca gol discutível no Campeonato Inglês

Leandrão e Mineiro são emprestados ao Porto Alegre; Caio Venâncio vai para o Esportivo

15 de janeiro de 2010 13

O Internacional emprestou o atacante Leandrão e o sumido zagueiro Mineiro para o Porto Alegre, caçula da Série A do Gauchão 2010. Achei estas informações no BID da CBF, aonde vi também que os gremistas Hugo, Borges, Ferdinando e Henrique foram registrados, assim como os colorados Thiago Humberto e Leandro Damião, este comprado em definitivo junto ao Hermann Aichinger-SC.

O time de Roberto e Ronaldo Assis Moreira terá os dois jogadores emprestados até o final de junho. Leandrão, que chegou a jogar algumas vezes pelo Inter no último ano, só tem contrato até agosto e não deve mais defender o Inter. Em 2009 fez apenas um gol oficial e ainda foi expulso ao entrar no segundo tempo da final da Copa do Brasil, primeiro jogo contra o Corinthians.

Já o caso de Mineiro é emblemático do pavoroso ano de 2007 colorado. Foi contratado em janeiro junto ao Cianorte por um período inaceitável de contrato para um atleta totalmente desconhecido de 24 anos: CINCO ANOS! Desde 2008 é sucessivamente emprestado para outros clubes como do futebol japonês, Juventude, entre outros. Ainda tem contrato até dezembro de 2011.

O arqueiro Caio Venâncio foi emprestado pelo Grêmio para o Esportivo até o final do Gauchão, ele já atuou no amistoso contra o Internacional na última quarta-feira. O caso dele é muito esquisito. Na última ação da gestão Paulo Odone, o goleiro renovou contrato por mais dois anos, mesmo já estando totalmente fora dos planos. Nunca sequer concentrou em 2009 (antes entrava Alessandro e Matheus Silva) e o jogador ficou praticamente parado no ano passado. Só se tinha alguma lesão e o Grêmio não quis deixar o atleta desamparado, o que é altamente louvável.

FORA DOS PLANOS – INTERNACIONAL
Bustos (lateral-direito), Daniel (lateral-direito), Ramón (lateral-esquerdo), Paulinho (volante), Wágner Libano (meia-atacante), Guto (atacante), Luiz Carlos (atacante), Adriano (atacante)

NEGOCIADOS/DEVOLVIDOS/DISPENSADOS
Clemer – goleiro – aposentadoria
Michel Alves – fim de contrato
Eduardo Gottardi – goleiro – Toledo-PR
Chiquinho – lateral-esquerdo – Joinville
Derley – volante – Náutico – fim de contrato ao final do empréstimo
Rodrigo Paulista – atacante – fim de contrato ao final do empréstimo
Alan Kardec – atacante – Benfica-PR

EMPRESTADOS
Luís Carlos – goleiro – Monte Azul-SP
Titi – zagueiro – Vasco da Gama
Mineiro – zagueiro/lateral-esquerdo – Porto Alegre
Jonas – lateral-direito/volante – Botafogo-SP
Marcelo Cordeiro – lateral-esquerdo – Botafogo-RJ
Ji-Paraná – volante – Barueri
Bolaños – meia/atacante – Barcelona-EQU
Leandrão – atacante – Porto Alegre

FORA DOS PLANOS – GRÊMIO

Matheus Cavicholi (goleiro), Joílson (lateral-direito), Hélder (lateral-esquerdo), Anderson Pico (lateral-esquerdo), Danilo Rios (meia), Perea (atacante), Ricardo Bueno (atacante)

VENDIDOS/DEVOLVIDOS/DISPENSADOS

Alessandro – goleiro – Vasco da Gama
Léo – zagueiro – Palmeiras
Héverton – zagueiro – Pão de Açúcar-RJ
Bruno Teles – lateral-esquerdo – fim do contrato ao final do empréstimo
Jadílson – lateral-esquerdo – Goiás
Itaqui – lateral-esquerdo/volante – Caxias
Rudinei – volante – Avaí
Renato Cajá – meia – Botafogo-RJ
Tcheco – meia – Corinthians
Douglas Costa – meia-atacante – Shakthar Donetsk-UCR
Máxi López – atacante – FC Moscow
Herrera – atacante – Botafogo-RJ
Aloísio – atacante – Caxias

EMPRESTADOS
Caio Venâncio – goleiro – Esportivo
Wágner – zagueiro – São José-RS
Thiaguinho – lateral-direito – Hajduk Split-CRO
William Thiego – zagueiro – FC Tokyo-JAP
Rafael Paraíba – atacante – Hajduk Split-CRO

OBS: obrigado a todos que me ajudaram! Atualizei vários nomes e achei outros tantos no BID, em breve mais atualizações!

Lista dos dispensados/dispensáveis da dupla Gre-Nal: mais de 20 atletas!

12 de janeiro de 2010 24

A barca levou dezenas de atletas da dupla Gre-Nal, somando mais de 20 atletas que foram emprestados/liberados/vendidos. Foram 14 atletas liberados no Grêmio, mais 3 que estão emprestados, com 8 jogadores na lista de ‘disponíveis no mercado’.

Já no Internacional são 7 dispensados mais 5 emprestados, porém outros 9 aguardam destino. Ramón deve ser emprestado (em litígio contratual) enquanto Maycon também pode ir para a lista dos emprestados. 

Na lista de vendidos, devolvidos, dispensados ou fora dos planos  incluo apenas jogadores que já passaram pelo elenco profissional, ou que foram integrados ano passado (mesmo que não tenham jogado nenhuma vez).

VENDIDOS/DEVOLVIDOS/DISPENSADOS – GRÊMIO (14 jogadores)

Alessandro – goleiro – Vasco da Gama
Léo – zagueiro – Palmeiras
Héverton – zagueiro – Pão-de-Açúcar-RJ
Wágner – zagueiro – São José-RS
Bruno Teles – lateral-esquerdo – fim do contrato ao final do empréstimo
Jadílson – lateral-esquerdo – Goiás
Itaqui – lateral-esquerdo/volante – Caxias
Rudinei – volante – Avaí
Renato Cajá – meia – Botafogo-RJ
Tcheco – meia – Corinthians
Douglas Costa – meia-atacante – Shakthar Donetsk-UCR
Máxi López – atacante – FC Moscow-RUS
Herrera – atacante – Botafogo-RJ
Aloísio – atacante – Caxias

EMPRESTADOS (3 jogadores)

Thiaguinho – lateral-direito – Hajduk Split-CRO
William Thiego – zagueiro – FC Tokyo-JAP
Rafael Paraíba – atacante – Hajduk Split-CRO

FORA DOS PLANOS (8 jogadores)

Matheus Cavicholi (goleiro), Caio Venâncio (goleiro), Joílson (lateral-direito), Hélder (lateral-esquerdo), Anderson Pico (lateral-esquerdo), Danilo Rios (meia), Perea (atacante), Ricardo Bueno (atacante)

NEGOCIADOS/VENDIDOS/DISPENSADOS – INTERNACIONAL (7 jogadores)

Clemer – goleiro – aposentadoria
Michel Alves – fim de contrato
Eduardo Gottardi – goleiro – Toledo-PR
Chiquinho – lateral-esquerdo – Joinville
Derley – volante – Náutico – fim de contrato ao final do empréstimo
Rodrigo Paulista – atacante – fim de contrato ao final do empréstimo
Alan Kardec – atacante – Benfica-PR

EMPRESTADOS (5 jogadores)

Luís Carlos – goleiro – Monte Azul-SP
Titi – zagueiro – Vasco da Gama
Marcelo Cordeiro – lateral-esquerdo – Botafogo-RJ
Ji-Paraná – volante – Barueri
Bolaños – meia/atacante – Barcelona-EQU


FORA DOS PLANOS (9 jogadores)

Bustos (lateral-direito), Daniel (lateral-direito), Mineiro (zagueiro/lateral-esquerdo), Ramón (lateral-esquerdo), Paulinho (volante), Guto (atacante), Luiz Carlos (atacante), Leandrão (atacante), Adriano (atacante)

E vocês, lembram de mais alguém?

MANDEM INFORMAÇÕES!

Mali faz QUATRO gols em 15 min e arranca empate na Copa Africana!

10 de janeiro de 2010 2

Um jogo histórico para acalmar os ânimos na Copa Africana de Nações 2010 e uma fantástica reação com quatro gols nos 15 minutos finais de jogo, três deles nos últimos cinco de partida, era tudo que o mundo da bola gostaria de ver.

Assim foi o jogo da anfitriã Angola contra o Mali, que terminou em 4×4. Incrível, incrível… Estes dois países tem pouca tradição: Angola só foi para o último Mundial e Mali nunca esteve em uma Copa do Mundo, ambos de fora também em 2010.

O torneio disputado em Angola ainda está abalado pelo atentado sofrido pela Seleção de Togo na última quinta-feira, causando três mortes e diversos feridos. Por isto, o time togolês desistiu de disputar o torneio mais importante do continente africano, a menos de seis meses da primeira Copa do Mundo a ser disputada naquela região.

Porém dentro de campo tivemos uma partida espetacular entre Angola e Mali, pela primeira rodada da competição. O time da casa vencia por 4×0 até 34 minutos do segundo tempo, mas os malineses conseguiram uma reação histórica, marcaram QUATRO GOLS em 15 minutos e arrancaram o empate de maneira espetacular.

O angolano Flávio, conhecido dos colorados por ter marcado contra o Internacional no Mundial de Clubes em 2006 pelo egípcio Al-Ahly, fez dois 2×0 ainda no primeiro tempo, aos 36 e 42 minutos. Gilberto e Manucho (ex-United), ampliaram o marcador no segundo tempo, Angola 4×0 Mali.

Então começou a monumental reação dos malineses. Seydou Keita descontou aos 33 minutos em erro grosseiro do goleiro Carlos Fernandes. Dez minutos depois, a estrela Frederic Kanouté descontou novamente, 4×2. O  milagre começou a se concretizar aos 47, com outro gol de Keita. Aos 48, a redenção de Mali e o desespero angolano: Mustapha Yattabare, do modesto Clermont-Ferrand (FRA) empata o jogo, 4×4!!!

Vejam os gols:

Grêmio: análise das 16 contratações de 2009

05 de janeiro de 2010 10

Hoje pela manhã falamos das 12 contratações coloradas em 2009, hoje é a vez do Grêmio e seus 16 atletas trazidos no ano de 2009. Foram onze no primeiro semestre e cinco no segundo. O curioso é o perfil das contratações, a maioria para o sistema defensivo: três laterais-esquerdo, dois laterais direito, três zagueiros, três volantes, contra apenas um meia-atacante e quatro atacantes.

Destes dezesseis atletas, cinco terminaram 2009 como titulares: Fábio Rochemback, Mário Fernandes, Rafael Marques, Máxi López e Fábio Santos. Em compensação, seis atletas sequer terminaram o ano no clube: Alex Mineiro, Diogo, Fábio Ferreira, Joílson, Jadílson e Ruy. Outros três foram utilizados com regularidade: Herrera, Túlio e Lúcio, enquanto Renato Cajá mal jogou e Ricardo Bueno só ficou algumas vezes no banco de reservas.

Para 2010, dos 16 que foram trazidos para o estádio Olímpico, apenas Rafael Marques, Mário Fernandes, Fábio Rochemback, Fábio Santos, Lúcio e Túlio devem permanecer no clube.

Alex Mineiro - Palmeiras -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio com salário (150 mil reais mensais) e status de titular. Com sérios problemas físicos, ficou dois longos períodos em jejum de gols. No início do Brasileiro pediu e foi liberado para o Atlético-PR, aonde não foi bem também. Fez apenas quatro gols.

Diogo - Figueirense -> COTADO PARA: RESERVA -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio ‘garimpado’ pelo então diretor-executivo Rodrigo Caetano, mas se mostrou uma aposta furada. Poucos jogos em nível médio, a maioria muito abaixo da crítica. Foi liberado para o Fluminense, aonde também não se afirmou.

Fábio Ferreira – Corinthians -> COTADO PARA: RESERVA -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio como reserva, se machucou na pré-temporada duas vezes sucessivamente. Perdeu espaço e quando voltou, teve uma atuação desastrosa no 4×0 para o Caxias. Ficou fora do grupo e liberado para o Vitória, aonde surpreendentemente jogou bem.

Fábio Rochemback - Sporting-POR -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: TITULAR -> DESEMPENHO: REGULAR -> COMENTÁRIO: Veio como status de grande contratação de agosto, mas demorou para render. Teve apenas uma grande atuação, na goleada sobre o Barueri. Mas, com pré-temporada, deve ter um rendimento bem melhor neste ano.

Fábio Santos – Santos -> COTADO PARA: RESERVA -> TERMINOU 2009: TITULAR -> DESEMPENHO: BOM -> COMENTÁRIO: Veio para ser um reserva de Jadílson, mas desde os tempos de Celso Roth, passando por Marcelo Rospide e Paulo Autuori, se afirmou no time. Apesar de críticas até injustas, era o melhor em assistÊncias do time antes da fratura no tornozelo e defensivamente tinha bom rendimento. Para mim merece ser titular até segunda ordem.

Herrera - Gimnasia La Plata-ARG -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: RUIM -> COMENTÁRIO: Veio como uma peça cara do ataque, mas teve um aproveitamento horrível. Mais famoso por errar gols do que marcá-los, ainda sofreu com lesões. Com salário elevado, está liberado para procurar time.

Joílson - São Paulo -> COTADO PARA: RESERVA -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio para ser um bom reserva e até titular, nunca se afirmou. Jogou pouco e mal, e foi liberado para procurar time. Está na lista dos ‘dispensáveis’

Jadílson - São Paulo -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio como titular e não conseguiu isto o ano inteiro. No segundo semestre, ficou afastado do grupo principal mesmo tendo um salário alto. Pouco comprometido, não agradou nenhum dos 3 treinadores gremistas e foi liberado para procurar time.

Lúcio - Hertha Berlin-ALE -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: RUIM -> COMENTÁRIO: Veio como lembrança da fugaz, porém exitosa temporada de 2007, quando jogou seis meses espetaculares no Grêmio. Mas, ainda sofrendo após quase 2 anos de lesão no joelho, não conseguiu se afirmar. Mal fisicamente, não pôde afirmar-se no time e deve começar 2009 no banco.

Mário Fernandes – São Caetano -> COTADO PARA: PROMESSA -> TERMINOU 2009: TITULAR -> DESEMPENHO: ÓTIMO -> COMENTÁRIO: Para mim, a melhor contratação de 2009 de todo o futebol brasileiro. Veio para jogador promessa, com valor relativamente baixo, e se afirmou. Mesmo com o caso do sumiço, voltou e brilhou em quase todos os jogos, mesmo improvisado na lateral-direita. É um zagueiro excepcional e para mim futuro titular da Seleção Brasileira.

Máxi López - FC Moscow-RUS -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: RESERVA TITULAR-> DESEMPENHO: BOM-> COMENTÁRIO: Veio como grande estrela do time, custando mais de 200 mil mensais, até escrevi que não valia este valor (continuo achando!). A despeito de uma lesão, seus 17 gols são razoáveis e se tornou um jogador bem quisto por boa parte da torcida. Ainda incomodou na renovação e afirmou na segunda-feira que deixa o Grêmio. Acredito que o Tricolor acabou saindo no lucro, com o eficiente Borges e o regular William custando menos.

Rafael Marques - Goiás -> COTADO PARA: RESERVA-> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: BOM-> COMENTÁRIO: Jogou regularmente quase toda a temporada com poucos momentos ruins. Foi superior ao outrora incensado Léo, mas só era titular porque Mário Fernandes ficou improvisado na lat-dir. É um bom reserva

Renato Cajá – Al-Ittihad-ARS -> COTADO PARA: RESERVA-> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Depois de um imbroglio jurídico com a Ponte Preta, Renato enfim foi liberado para jogar. Mas não empolgou nos treinos tampouco nos poucos jogos que atuou, a despeito de muita expectativa da diretoria. Tão mal que foi liberado para o Botafogo-RJ em 2010.

Ricardo Bueno – Londrina -> COTADO PARA: PROMESSA-> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: PÉSSIMO -> COMENTÁRIO: Veio como promessa do futebol paranaense para compor grupo, mas mal conseguiu ficar no banco, mesmo com várias lesões no ataque gremista. Já foi dispensado, mesmo tendo contrato longo com o Grêmio

Ruy - Náutico -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: DISPENSADO -> DESEMPENHO: RUIM -> COMENTÁRIO: Veio como titular e teve bons momentos, sobretudo no Gauchão e Libertadores. Mas caiu de rendimento, virou reserva do improvisado Mário Fernandes e acertou-se com o Fluminense. No Rio, alternou momentos tais quais no RS e terminou o ano reserva.

Túlio - Corinthians -> COTADO PARA: TITULAR -> TERMINOU 2009: RESERVA -> DESEMPENHO: RUIM -> COMENTÁRIO: Veio como titular e nunca se afirmou. Perdeu a posição para Adílson, e mais ainda com a chegada de Fábio Rochemback. Por ser polivalente, jogou bem na lat-dir quando necessário e se mostrou um reserva razoável, porém deverá perder ainda mais espaço com a volta de William Magrão em 2010.