Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 10 fevereiro 2010

Regulamento confuso do Gauchão beneficia times com mais pontos, independente do grupo!

10 de fevereiro de 2010 30

Uma informação pode ser decisiva na preparação dos clubes para a última rodada da primeira fase do primeiro turno do Gauchão 2009. O Grêmio, líder isolado do grupo 1 com 14 pontos (e com posição já garantida sobre o segundo colocado Novo Hamburgo), terá o mando de campo garantido na próxima fase (as quartas-de-final da Copa Fernando Carvalho) contra o 4º colocado do grupo 2.

Porém, segundo o artigo 9º, parágrafo único, um time só terá mando de campo nas semifinais e finais dos dois turnos se, na soma das fases anteriores a este jogo, tiver melhor campanha que o seu adversário. Isto é especialmente relevante devido à disparidade de pontos que o grupo 2 tem com relação ao grupo 1. Hoje, o Grêmio tem menos pontos que os cinco primeiros do grupo 2.

Um exemplo prático é o seguinte. Vamos supor na última rodada vitórias do Inter sobre o Esportivo, do Grêmio contra o São José e do São Luiz sobre o Juventude. O Grêmio terminaria o 1º turno com 17 pontos (1º do grupo 1), e o São Luiz com 20 (2º do grupo 2).

Pelo regulamento, na próxima fase o Tricolor pegaria o 4º do grupo 2 (por exemplo, o Pelotas, que fecharia a 1º fase com 16 pontos). O jogo seria no Olímpico. O Grêmio vence, subindo para 20 pontos. Até aí, nada de novo.

Porém o São Luiz, pegando nas quartas-de-final da Taça Fernando Carvalho por exemplo o Ypiranga (3º do grupo 1) e vencendo, ficaria com 23 pontos. Neste caso, o confronto entre Grêmio e São Luiz NÃO SERIA NO OLÍMPICO, e sim no estádio 19 de outubro, em Ijuí.

Este raciocínio se aplica também à decisão, tanto da Taça Fernando Carvalho quanto da Taça Fábio Koff.

Ou seja, podemos ter o confronto entre o 4º de um grupo e o 2º de outro grupo e o mando de campo ser do primeiro, ao invés de logicamente premiar o time de melhor campanha!

Confuso? Evidentemente.

Era mais simples premiar o time de melhor campanha em seu grupo e, em caso de posições iguais, aí sim comparar a campanha.

Mas querer isto do Departamento Técnico da FGF, o mesmo que colocou por dois anos seguidos o Inter jogando em casa contra os times de Santa Cruz do Sul e o Grêmio pegando fora de casa estes mesmos times, é querer demais…

VEJA TAMBÉM:

Regulamento do Gauchão 2010
http://www.fgf.com.br/pdf/CG_1a_DIVISAO_2010_REGULAMENTO.pdf#centro_site

ARTIGO 9º – O jogo único na 2ª (segunda) Etapa do 1º (primeiro) e 2º (segundo) Turno da 1ª (primeira) Fase, será das equipes que obterem o 1º (primeiro) e o 2º (segundo) lugares nas respectivas chaves da 1ª (primeira) Etapa. 

§ Único – O mando de campo do jogo único da 3ª (terceira) e 4ª (quarta) Etapa do 1º (primeiro) e 2º (segundo) Turno da 1ª (primeira) Fase, será da equipe que tiver o
melhor retrospecto técnico desde a 1ª (primeira) Etapa dos respectivos turnos, na ordem dos critérios estabelecidos no Artigo 10º, parágrafo 2º.

Tabela do Gauchão 2010:
http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/futebol/central-de-jogos/campeonato/94,Gauchao-2010