Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Inter terá 18 jogos em casa nos finais de semana, enquanto o Grêmio apenas 8

09 de março de 2010 39

Em 2009 o Internacional teve grande parte dos jogos em casa disputados no meio de semana à noite, enquanto o Grêmio atuou mais aos sábados e domingos. Para o Brasileirão 2010, se inverteu esta lógica, só que CBF resolveu chutar o balde e inverter totalmente a lógica. Serão SEIS jogos a mais para o Internacional no estádio Beira-Rio aoss sábados e domingo, e OITO jogos a menos para o Grêmio no Olímpico nestes mesmos dias da semana.

A tabela divulgada pela CBF do Brasileirão 2010, já desmembrada em todo o primeiro turno, deixou bem claro uma tendência. E no segundo turno ainda provisório, mesmo com algumas datas passíveis de alteração (eventuais jogos de domingo podem passar para a quarta-feira por interesse da TV), mais jogos do Grêmio já estão garantidos no meio de semana.

ADICIONADO: Para quem me criticou dizendo que em 2009 ninguém falou nada quando prejudicava o Inter, eu falei ainda ontem isto aqui e ninguém leu. Vou dar mais destaque. Vejam o post de 19/08/2009. 

Perfil do horário dos jogos da dupla Gre-Nal


Trecho: “…reclamando que a maioria dos jogos do Internacional tem sido no meio de semana enquanto os do Grêmio tem sido no domingo às 16h e que este aspecto não é analisado quando se fala em média de público no Campeonato Brasileiro 2009…

OBS: e para quem me acusou de plagiar um gremista, @minwer no twitter, digo apenas que se eu escrevi sobre isto em 2009, evidentemente seria meu assunto em 2010. Só li o texto dele depois, muito adequado diga-se de passagem. A CBF é uma piada. O post dele está aqui, no GloboEsporte.com:E o equilíbrio, CBF?


Para que os não-familiarizados com as tabelas possam entender, fica a explicação: A maior parte das rodadas são disputadas nos finais de semana. Porém em um período de julho e agosto, quando não temos competições sul-americanas e a Copa do Brasil em concorrência,  temos uma sequência grande de jogos quarta-domingo-quarta-domingo.

Nos últimos dois anos, o Grêmio pegava toda a sequência jogando sempre no Olímpico nos finais de semana, e o Internacional no meio de semana atuava no Beira-Rio. Este ano, está diferente, de maneira radical. Isto deve afetar a presença de público, sobretudo se tivermos novamente um inverno rigoroso como o de 2009.

Adicionado: O troço é tão burro, pois evidentemente falta bom senso à CBF. A solução mais simples é: quantas rodadas serão no meio de semana? Nove?  Então faz assim: Grêmio joga seis vezes em casa, Inter joga três vezes (para ‘compensar’ 2009). No ano seguinte, equilibra: cinco para um, quatro para o outro. Na temporada posterior, inverte. Ou já define: metade mais um pra um, metade menos um pra outro. É tão simples, mas falta perspicácia…

Vamos aos números:

2009 (1º e 2º turno):

Inter no final de semana em casa: 12 jogos
Inter no meio de semana  em casa: 7 jogos

Grêmio no final de semana em casa: 16 jogos
Grêmio no meio de semana em casa: 3 jogos

2010 (1º turno definitivo e 2º turno provisório):

Inter no final de semana em casa: 18 jogos
Inter no meio de semana  em casa: 1 jogo

Grêmio no final de semana em casa: 8 jogos
Grêmio no meio de semana em casa: 11 jogos


Resumo Geral – Comparativo 2009 vs. 2010

Inter – Seis jogos em casa a MAIS nos finais de semana
Grêmio – Oito jogos em casa a MENOS nos finais de semana

Comentários (39)

  • Arthur diz: 9 de março de 2010

    Ainda bem que voce fez o paralelo com o ano pasado, Perin. no Brasileirao de 2009 o Inter jogou todo inverno às quartas-feiras à noite ou aos domingos às 18.10. Até setembro, o Inter so tinha jogado uma vez as 16 hs em porto alegre (contra o Palmeiras, na segunda rodada). Esse ano é a vez do gfpa. Ano passado falaram do “baixa presença de público” do Inter em seus jogos em horários maravilhosos. Esse ano quero ver a frequencia na azenha, e no fim do ano verificar quem teve maior torcida nos estádios.

  • Sávio diz: 9 de março de 2010

    Que balde que chutaram, somente inverteu dois jogos nao é uma diferença???
    E se sao 18 jogos no final de semana e 1 no meio sao para os dois turnos nao eh?

    EDITADO: sim, a tua segunda afirmação tá certa. Na primeira não. Repare a diferença: o Inter passou de sete jogos para 1 e o Grêmio de 3 para 11.

  • Emanuel diz: 9 de março de 2010

    É só inverter as coisas que já vem chiadeira dos jornalistas gremistas!!! Porque não levantou a questão ano passado quando o Inter era o prejudicado? Se tivesse ficado igual nem teria notado!

    EDITADO: eu levantei, veja o post: http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2009/08/19/perfil-do-horario-dos-jogos-da-dupla-gre-nal/?topo=13,1,1,,10,13

  • Paulo Waltzer diz: 9 de março de 2010

    Ola Perin. Já solicitei essa informação a você, mas infelizmente não tive resposta sua, não sei se por não ter a resposta ou por descaso mesmo. Pois bem, minha pergunta é se a informação que o site do Inter divulgou no fim de 2009 procede, ou seja, que foi o time que fez mais gols em todo o mundo em 2009, porem minha dúvida é, somente nas grandes ligas? e como pode dizer isso já no dia 7/12, sendo que os clubes europeus, por exemplo, continuaram jogando? até o mundial foi disputado depois disso. Então se fosse possível gostaria que pudesse tirar minha dúvida. Obrigado por me responder alguma coisa agora.

    EDITADO: eu já tinha te respondido pelo blog e ainda por email. Respondi que não tenho como avaliar isto, afinal eu sou só um e isto demandaria um tempo excessivo. Meu blog é apenas um hobbie. Mas confesso achar que deve estar correto, pois certamente o Inter foi um dos clubes que mais jogou em 2009 (no Brasil foi o recordista de partidas).

  • Marco diz: 9 de março de 2010

    Complementando o teu comentário, Arthur, o Inter teve melhor média de público que o gfbpa!!!!!!!! Conclusão: Que banho que a torcida colorada deu nos “popeye”. Imagina a lavada neste ano!!!!!!!!

  • André Hinnah diz: 9 de março de 2010

    Vamos ver o público de cada um neste ano…..estatísticos, bah!

  • fabio diz: 9 de março de 2010

    simples
    o Brasil conhece o poderio tricolor no monumental, nao querem a melhor torcida do brasil empurrando o imortal, deram um jeito de TENTAR espantar a massa, nao vai adiantar o olimpico e imbativel na raça, no canto da torcida e na alma tricolor, gremio, rumo ao tri………….dalhe, dalhe tricolor

  • Marcelo diz: 9 de março de 2010

    MAIS UMA DOS COMENTARISTAS DA AZENHA…OPS, DIGO, RBS!

    EDITADO: ano passado, eu era colorado então? http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2009/08/19/perfil-do-horario-dos-jogos-da-dupla-gre-nal/?topo=13,1,1,,10,13

  • Tricolor dos Pampas diz: 9 de março de 2010

    Só uma perguntinha: Lá pelas bandas do rio e sao paulo eles calculam quanto jogam em casa e fim de semanas pro clubes de lá? ou será que “acharam” mais uma vez o Gremio? Nem começou e já tao metendo a mão!

  • Gilberto diz: 9 de março de 2010

    Poxa olha o tamanho da sacanagem! ano passado o grêmio jogou 4 jogos em fim de semana em casa a mais que o inter. Esse ano o inter joga 10 a mais que o grêmio!! isso é palhaçada! Depois vai dizer que o inter não molhou a mão de ninguem na CBF pra sacanear o grêmio assim…

    EDITADO: isto é exagero total. Se for assim, o Grêmio molhou a mão da CBF por dois anos seguidos. É leviandade dizer isto. Olha o post de 2009: http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2009/08/19/perfil-do-horario-dos-jogos-da-dupla-gre-nal/?topo=13,1,1,,10,13

  • Tomé diz: 9 de março de 2010

    Tem que facilitar para esses coitados desses colorados mesmo, senão vão cair já nesse ano. E, ao contrário do Grêmio, não sobem nunca mais – não têm a raça tricolor – hahahaha

  • Daniel diz: 9 de março de 2010

    Justo não adianta chorar!!!

  • JOSE CARLOS PANATTO CARDOSO diz: 9 de março de 2010

    Olha, é choradeira de Gremismo do Grupo RBS, o ano passado ninguém falou disso.

    Outra coisa, é só olhar a ordem das manchestes na Zero Hora Eletrônica, primeiro, sempre, o grêmio e depois o Inter.

    porque vocês também não fazem um pouco um e depois o outro.

    quando vocês acham que o grêmio é prejudicado, vocês beram na hora, e depois não querem serem chamados de gremismo.

    EDITADO: quem disse? Olha isto: http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2009/08/19/perfil-do-horario-dos-jogos-da-dupla-gre-nal/?topo=13,1,1,,10,13

  • Fernando diz: 9 de março de 2010

    E por acaso existe vida inteligente dentro da CBF? Não! Existem os “espertos” ou “espertalhões”….. só!

  • Leandro Fiss diz: 9 de março de 2010

    Se ainda der pra mexer na tabela, nem que seja só no segundo turno, a direção deve agir imediatamente. E não tem essa de ano bom/ruim, isto é injusto, pois prejudica a arrecadação do clube, a presença do público e a campanha do time. Se os colorados ficaram quietinhos é problema deles. Teremos alguns jogos remarcados por causa da Sulamericana? Talvez uma boa campanha possa ajudar nesse caso.

  • Tatiana diz: 9 de março de 2010

    Azar o “delas”, melhor pra nós colorados que poderemos entupir o Beira-rio em lindos e ensolarados domingos ( como os gremistas em 2009). A gangorra inverteu.

  • pablo arena diz: 9 de março de 2010

    As torcidas tem mais é q apoiar o seu clube seja qual for o dia de jogo erm ksa, só acho ridiculo jogar em pleno inverno aki no Sul as 21:50, enquanto lá no rio , goias joga as 19:30, acho q este horario de 21:50 já era os jogos poderiam ser as 20:00 q se exploda a grade das novelas isso é futebol porra!!!!!!!

  • Hélio Deporte Neto diz: 9 de março de 2010

    Diante deste fato com certeza ainda não vou me associar ao Grêmio e vou continuar me associando ao PFC, pois não serei eu que irei ao estádio as 22:00hs.
    Simples, já que os próprios clubes assim querem, quando tivermos jogos em horários de público no estádio que me chamem em campanhas de sócios.

  • Flavio diz: 9 de março de 2010

    Acredito que seja um exagero por parte da cbf, mas não é isso que ira tirar a torcida do estadio não tem frio que nos distancie de nossa casa… Mas sera que não é uma manobra para tentar diminuir a força tricolor em casa???

  • Maro Martins diz: 9 de março de 2010

    Sabe a diferença e o porque disto…

    Libertadores não é no fim de semana…

    Os times PUXADORES DE IBOPE vão jogar na quarta a competição CONTINENTAL…

    E a reba, sim que jogue quarta mesmo o brasileirão…

    Bem que poderiam marcar um joguinho do time de coração de toda a cúpula da RBS…na saudosa terça ou sexta para fazer um revivial dos tempos de serie B…

    Meu deus, acho que estou perdendo dinheiro trabalhando, devia ser “jornalista”, “blogueiro”…

  • Heloísa Pires diz: 10 de março de 2010

    Engraçado que no ano passado só falavam em média de público enquanto o Grêmio estava na frente. No final do campeonato brasileiro, o Inter deu uma lavada no Grêmio em matéria de público e renda e a mídia silenciou sobre o fato. Isso que o Inter só jogava em dias de chuva, temporal e ciclone, tanto nas quartas-feiras quanto nos parcos dias de domingo. Não adianta, gente!…Domingo de futebol combina é com Beira-Rio e com as cores do Internacional!…Além de fashion, é de um alto astral!!!…

  • miguel sessin diz: 10 de março de 2010

    QUEM MANDA NA TABELA DOS JOGOS É A SPORTTV, NA PESSOA DO SR . TELMO ZANINI, GAUCHO E MAIS UM COLORADO, MAS NÃO É LOUCO DE RASGAR DINHEIRO.

    SABE QUE A TORCIDA DO GRÊMIO NÃO TEM TANTO CHINELÕES QUE NEM A DO INTER E COMPRAM MAIS PAY-PER -VIEW.

    POR ISTO ESTA ABERRAÇÃO.

    ME ADMIRO É A DIRETORIA DO GRÊMIO NÃO CHIAR!!

    AGORA , SÓ ENTRE NÓS, COMO TEM ABOBADO QUE FALA SEM SABER!!
    O PERINI É COLORADO ASSUMIDO E TEM QUE ESCUTAR UM MONTE DE ABOBADO CHAMA-LO DE GREMISTA!!

  • João diz: 10 de março de 2010

    Gremismo da RBS é mato.

    EDITADO: quando ano passado eu reclamei, tu não me chamou de colorado. Qual é o conceito?

  • Rodrigo diz: 10 de março de 2010

    Parabéns cara , fez o post pra agradar o chefe né ? agora pode voltar a assistir big bang theory. e deixa o futebol pra quem sabe. geeks afff

    EDITADO: outro que não leu o post do ano passado. Foi para agradar o chefe também?

  • benhur diz: 10 de março de 2010

    MESMO ASSIM O GRÊMIO VAI SAIR CAMPEÃO!!!!!!!!!!!
    DESSE BRASILEIRO, QUE É BEM BRASILEIRO MESMO RIO E SÃO PAULO DOMINAM O RESTO DO PAÍS MAS NOSSOS DIRIGENTES TEIMAM EM SE CALAR, SERÁ QUE GANHAM ALGO POR FORA? HAHAHAHAHAHA FICA AI MEU COMENTÁRIO.

  • marcio diz: 10 de março de 2010

    Qdo fala do gremio é porque é gremista, qdo fala do inter meu deus é colorado, deixa o rapaz nos passar informaçãoes, apenas isso e chega de bairrismo. E se for para jogar 200 jogos fora e um dentro de casa blz, ganham 100 mil por mes, não tem o que reclamar………….

  • Luciano Henrique (Duda) diz: 10 de março de 2010

    vejo um tom de indignação, um lado passional, gremista

    EDITADO: vê um tom totalmente errado. Definitivamente não leu o post do ano passado.

  • james diz: 10 de março de 2010

    mais uma vez a diretoria do TRICOLOR ficou passiva, olhando e aceitando tudo calada, e tem gente que defendem esses amadores.

  • Alexandre diz: 10 de março de 2010

    E aí chara, blz?
    Tem o lado bom de jogar no meio de semana em casa, sobra mais tempo para treinar, já que os treinos normalmente são durante a semana e quando tu joga fora, passa praticamente a semana toda viajando.
    Quanto ao público, independe de dia ou horário dos jogos, se o time estiver bem, vai lotar em qualquer dia e horário, com chuva ou frio, vamos estar lá apoiando o tricolor.

  • Carlos diz: 10 de março de 2010

    É por causa da invencibilidade…

  • Matheus diz: 10 de março de 2010

    Belo trabalho Perin! Mesmo vc sendo colorado procura sempre analisar com isenção, parabens! Ficou ótimo para o torcedor colorado que ano passado foi duramente penalizado com partidas em dias e horarios extramamente ruins e ainda teve que aguentar a cornetagem de parte da imprensa e mais a flauta da bananada, não vou entrar nessa de “agora quero ver” porque entendo perfeitamente a dificuldade que é ir a jogos no meio de semana, ainda mais no inverno e nos horarios Globais, não há quem aguente mesmo

  • Paulo diz: 10 de março de 2010

    Perin: este ano inverteram-se os papéis a título de uma eventual compensação. De repente esta de 5/4 jogos que propões fica para 2011. Caso ocorra, não tem nada de errado. Ou ficaste meio bravo pelo “rigor da tabela” ‘contra’ o Grêmio??? Ao menos é o que tu dás a entender no teu blog… Chororô antes do início do campeonato não né?!?

    EDITADO: o problema sempre será o princípio, ou a ausência de bom senso, da CBF. Pela falta de equilíbrio mostrada, nada garante que no ano que vem será diferente.

  • Guilherme diz: 10 de março de 2010

    Cara, colorado é o povo mais chato da face da terra. Quem sai prejudicado é nos nessa historia, Mas nada cala esse choro elouquecido deles.

    E sobre o posto: EU ACHO QUE QUEM MANDA NO FUTEBOL HOJE NO BRASIL, NÃO É MAIS A CBF, E SIM, A TELEVISÃO. Não sei se eles tem influencia em tudo , mas nos horarios de jogos com certeza quem decide são eles

  • Alexandre diz: 10 de março de 2010

    O Grêmio teve mais jogos em casa nos finais de semana e mesmo assim fez uma campanha pior que a do Inter. Sou colorado e pra mim tanto faz esse negócio de dia e hora, estarei lá sempre que não tiver compromissos, faça frio ou calor. Se o título fosse por público presente no estádio, o Flamengo sempre seria o campeão. O São Paulo tem uma média baixa de público em casa e ganhou 3 brasileiros em sequência.

  • Daniel V. diz: 10 de março de 2010

    Já começou a campanha da “Imprensa Azul”, para justificar as prováveis médias de público inferiores do Grêmio, em relação ao Internacional. Impressionante como a RBS sempre protege e favorece o time da Azenha, na maior cara de pau.

  • Pedro Rocha diz: 10 de março de 2010

    Alexandre, parabens pela bela explanação. Sou gremista, e é evidente que olhando assim o Gremio foi prejudicado, pois não houve simplesmente uma inversão em relação a tabela de 2009. O rival ganhou a inversão e mais jogos de bonificação, enquanto o Gremio, alem da inversão, foi castigado com um numero a maior de jogos no meio da semana. Mas tudo bem, é hora de mostrar quem é a maior torcida do Rio Grande, vamos mostrar a força da nação tricolor. Por favor presidente Duda, para que isso aconteça, precisamos de time forte, elenco temos, o nosso treinador que nos deixa em duvida.

  • wille diz: 10 de março de 2010

    os clubes deviam exigir da CBF sorteio da ordem dos confrontos e igualdade de jogos em fins de semana / meio de semana. Se a tabela for montada sem sorteio, sempre alguém vai reclamar…

  • vilsom roberto freitas diz: 11 de março de 2010

    PRA UM TIME QUE VOLTA E MEIA JOGA A SEGUNDONA TA BOM O HORARIO,VÃO BRIGAR PRA N/AO CAIR AI NÃO DA AUDIENCIA.

  • Rafael Nogueira diz: 11 de março de 2010

    Cara, me diz uma coisa: não dá vontade largar tudo lendo esses comentários?!

    Q povo mais mala!

    E viva a interatividade!!!

    E viva a inclusão digital!!!

Envie seu Comentário