Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

"Cavaleiros Vermelhos" e a torcida do Manchester United contra família Glazer

11 de março de 2010 2

Líder do Campeonato Inglês (competição na qual busca o tetracampeonato), humilhando o outrora poderoso Milan nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões vencendo os dois jogos, o último por estrondosos 4×0, tudo certo no Manchester United?  Não é bem assim…

Uma guerra institucional está ocorrendo em um dos maiores clubes do planeta. Grande parte da torcida inglesa do Manchester United tem uma guerra declarada  contra a família do bilionário norte-americano Malcolm Glazer, atual dono do clube. Eles sempre foram contrários às dívidas geradas por um empréstimo na compra do clube (dívidas que são superiores a 700 milhões de euros).
Ontem vimos palavras de ordem de grande parte da torcida do United no finalzinho do jogo. O grupo usa a sigla LUHG, que significa: “Love United Hate Glazer”(em português: “Ame United, Odeie Glazer”).
O “Manchester United Supporters Trust”, maior grupo de torcedores com mais de 40 mil sócios, está vendendo  cachecóis verde e dourado, as cores originais do clube fundado há mais de 100 anos e todos que usam o mesmo representam a contrariedade com a atual diretoria. Beckham que usou um cachecol (sem saber) do grupo que quer Glazer fora do Manchester United - Crédito: Matrin Rickett, AP

Até David Beckham, recebido com muitos aplausos ontem no jogo, inadvertidamente colocou o cachecol do protesto após a derrota do seu Milan. Hoje disse que não sabia a representatividade do cachecol (em se tratando de Becks, nenhuma novidade) e que tinha posto por amor a seu ex-clube, no qual iniciou a carreira.

Eu tenho uma opinião formada: os clubes só poderiam ser comprados por donos em sólida situação financeira, o que não ocorreu nesta aquisição. Estou com o MUST.
As imagens de ontem contra o Milan foram idênticas a estas abaixo, do jogo contra o Portsmouth no mês passado. As reclamações são diversas, e alguns ingressos já aumentaram 60% em cinco anos, algo impensável na rígida economia inglesa. Vejam:

Além disto, um grupo de empresários está organizando uma proposta para recomprar o clube, e estão sendo chamados pela imprensa inglesa de “Red Knights”, os “Cavaleiros Vermelhos”. O grupo liderado por Jim O’Neill, ex-diretor do clube e economista-chefe do global Goldman & Sachs, um dos principais bancos de investimento do planeta, contratou o banco de investimentos japonês Nomura para auxiliar a elaborar a proposta de compra.

Eles também estão utilizando os serviços de Keith Harris, especialista em aquisições de clubes de futebol e que já prestou serviços para Roman Abramovich na compra do Chelsea e Eggert Magnusson no West Ham United. A idéia é comprar o United por até 1.5 bilhões de libras, quase o dobro que Glazer pagou na compra (810 milhões de libras). O clube tem sido avaliado em 1.2 bilhões de libras pela família Glazer.

O plano funcionaria assim: 500 milhões de libras seriam angariados por 50 ‘cavaleiros’, cada um com 10 milhões de libras, enquanto 250 milhões de libras seriam angariados pelo Manchester United Supporters Trust. O empréstimo atual ficaria intacto, mas o valor usado pelos Glazer na compra seria quitado.

O clube, que estava com ações na Bolsa de Valores, tinha vários donos, incluindo o lendário banco norte-americano J.P. Morgan. Glazer comprou a totalidade das ações, inclusive dos acionistas minoritários, mas para isto contraiu um empréstimo milionário, o que sempre deixou a torcida descontente. Vejam protestos em frente à Megastore em outubro de 2005:

Imagens dos protestos:

Reportagem da ESPN Brasil sobre a luta contra os donos do clube: http://www.youtube.com/watch?v=4sicP3dBUIc

Outro vídeo com imagens da campanha Love United Hate Glazer:

Comentários (2)

  • Alex diz: 12 de março de 2010

    Vem cá, quando é que o Cacalo vai embora do Sala de Redação? Não dá pra aguentar. Fazia 1 semana que não ouvia o programa por causa dele e hoje ligo o rádio e ele tá gritando sem parar, que porcaria. Esse cara não tem nível! Volta Paulo Sant’anna! Enquanto isso vou desligando o rádio.

  • Eduardo diz: 13 de março de 2010

    Pelo menos este protesto esta servindo para retormar aquela atiitude que estava acabando dos torcedores do MU, eles estao cantando mais e vendo os jogos em pé.

    Love United Hate Glazer!!!!!!!!!

Envie seu Comentário