Nova temporada da Fórmula-1. Uma profunda revolução no regulamento (fim do reabastecimento, mais carros). Novas equipes. Vários pilotos novos. A volta do legendário Michael Schumacher à categoria. Promessas estreando. Faltou alguma coisa?
CLARO, faltou mudar a pista! Aliás, conseguiram mudar para pior a já modorrenta pista de Sakhir no Bahrein. A corrida foi chata por um motivo bem simples: aquele circuito, bonito, eficiente, seguro, é um porre! Seis quilômetros de pura chatice! Não adianta nada mudar tudo e continuarmos com pistas NOVAS insuportáveis como Bahrein e Emirados Árabes!
A culpa disto é do todo-poderoso Bernie Ecclestone, que só chama o arquiteto Hermann Tilke para fazer as pistas (já apelidadas de “tilkódromos”), mas que errou feio a mão nas duas pistas árabes. Pensando no ‘dindin’ dos petrodólares, Ecclestone cada vez mais esquece de colocar umas pistas mais legais.
E olha que Sepang, Shanghai e Istambul são bem legais e também projetadas por Tilke. O “Tio Bernie” errou ainda ao retirar a abertura da emocionante pista de Melbourne, próxima etapa na Austrália, e deixar neste circuito murrinha…
A corrida foi uma chatice só que só teve emoções causadas na primeira curva, com dois acidentes separados. Ficou claro que a FIA errou ao deixar a Hispania e a Virgin (não vou ficar abreviando que nem a Globo faz) largarem com tão pouco treinamento. O resultado foi pífio e a situação do bom indiano Karum Chandhok beirou ao patético: o cara foi para a classificação sem ter feito um único treinamento oficial antes.
A vitória de Alonso foi justa pois aproveitou erro de Massa e os problemas de Vettel. Nada melhor que ganhar logo na estréia pela Ferrari, ainda mais para o favorito, na minha opinião, ao título. Bom, vamos aos prêmios? Foi difícil a maioria…
PREMIAÇÕES ESPECIAIS DO ALMANAQUE ESPORTIVO – F1-2010:
http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2010/03/17/premiacoes-especiais-na-f-1-2010-do-almanaque-esportivo/
Troféu “Jim Clark” – Vou surpreender. Para mim, o melhor foi Vitantonio Liuzzi, que já largou bem e fez bela corrida pela Force India
Troféu “Rouge & Blanc” - Robert Kubica, que rodou na primeira curva e passou vários carros ao longo da prova.
Troféu “Chris Amon” - Vettel, que teve problemas mecânicos e caiu do primeiro para o quarto lugar.
Troféu “Fiofó de Ouro” - Alonso, que ganhou uma corrida de brinde.
Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” - Sem dúvida, os carros da Hispania e da Virgin, sobretudo a primeira. Chandhok quase não treinou.
Troféu “Dick Vigarista” - Todo mundo comportadinho.
Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada” - Para a determinação de quem manda na Globo de chamar Hispania e Virgin de HRT e VRT. Depois reclamam que as empresas não investem no esporte. Quando investem, se recusam a falar o patrocinador.
VEJA TAMBÉM:
COMO FOI O GP DO BAHREIN EM 2009 (REPAREM NA MANCHETE):
http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2009/05/11/gp-do-bahrein-o-corridinha-chata/
E que venha Melbourne, no lindo e sensacional Albert Park!
Comentários