Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 1 abril 2010

Mais uma trapalhada da CONMEBOL pode afetar o Inter

01 de abril de 2010 32

Um erro de definição da CONMEBOL no regulamento da Copa Libertadores 2010 pode alterar a postura na última rodada de todos os times do grupo 5 e grupo 1, principalmente o Corinthians mas também o Internacional.

Isto porque eles jogam a última rodada da primeira fase na quinta-feira, dia 22, já sabendo os resultados de todos os grupos. O grupo 5, do Inter, joga às 19h30min, e o do grupo 1, do Corinthians, joga às 21h50min do mesmo dia. Os grupos 2, 3, 4 e 6 já terão seus resultados consolidados.

CONMEBOL: é uma bagunça!Quem acompanha meu blog há tempos sabe que eu não nutro NENHUMA simpatia pela CONMEBOL. Considero a entidade máxima do futebol sul-americana arcaica, incompetente na sua função básica de organizar as competições Copa Sul-Americana e Copa Libertadores, omissa para a violência dentro e fora dos gramados e que se preocupa exclusivamente com os aspectos financeiros do futebol, esquecendo da parte técnica/esportiva. Vejam mais detalhes no final desta postagem.

O listeiro Rodrigo Lopes entrou em contato comigo, pontando mais este erro pela CONMEBOL. Com a esdrúxula decisão de colocar os dois times mexicanos (Chivas Guadalajara e San Luís), inexplicavelmente eliminados da Libertadores 2009 por causa da Gripe H1N1 (algo mais idiota ainda) DIRETO nas oitavas-de-final, a CONMEBOL resolveu só classificar 6 dos 8 segundos colocados de cada grupo.

Enfim, esta decisão final aliada ao fato de interesses televisivos eliminarem totalmente uma rodada final completa com 16 jogos gerou um problema sério, que afeta a isonomia da competição. Em outros anos, o máximo que ocorria é um time ‘escolher’ quem iria enfrentar na fase seguinte de acordo com a posição nos grupos.

Porém agora a questão é mais séria. Eventualmente um time pode jogar para empatar, ou até mesmo já classificado de acordo com os resultados paralelos, mudando totalmente sua postura na partida. Da mesma maneira, o oposto: um time mal colocado pode entrar muito mais pressionado do que estaria se todos os jogos fossem no mesmo horário.

Parece ser um exagero, mas a história corrobora minha afirmação: já vi em diversas competições, inclusive Copa do Mundo, adversários ‘escolhendo’ os rivais na fase seguinte. Isto ocorreu especialmente nas Copas do Mundo de 1986, 1990 e 1994 com 24 participantes, quando classificavam-se os dois primeiros e mais os quatro melhores terceiros colocados (de um total de seis grupos), fechando-se as 16 equipes das oitavas de final.

Vejam outros erros da CONMEBOL:

1º) Esqueceu da Copa do Mundo na definição de regulamento da Libertadores de 2006. Resultado: os confrontos de ida e volta das quartas-de-final foram separados por quase 3 meses.- Veja aqui mais detalhes

2º) Inscrição irregular de Schiavi na Libertadores 2009. Schiavi foi campeão pelo Estudiantes – Veja mais detalhes

3º) Omissão da CONMEBOL com relação à violência generalizada nos gramados sul-americanos – Veja aqui mais detalhes

4º) Rodada final das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2010 não seria simultânea (acabou sendo por imposição da FIFA). – Veja mais detalhes.

Todos estes erros foram gerados pelo dinheiro, por interesses financeiros e por uma impressionante capacidade da entidade em favorecer as associações nacionais, esquecendo de elevar o valor do próprio espetáculo, exigindo melhores condições, punindo severamente conflitos em estádios, melhorando os regulamentos.

A CONMEBOL é uma piada.