Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Mais uma trapalhada da CONMEBOL pode afetar o Inter

01 de abril de 2010 32

Um erro de definição da CONMEBOL no regulamento da Copa Libertadores 2010 pode alterar a postura na última rodada de todos os times do grupo 5 e grupo 1, principalmente o Corinthians mas também o Internacional.

Isto porque eles jogam a última rodada da primeira fase na quinta-feira, dia 22, já sabendo os resultados de todos os grupos. O grupo 5, do Inter, joga às 19h30min, e o do grupo 1, do Corinthians, joga às 21h50min do mesmo dia. Os grupos 2, 3, 4 e 6 já terão seus resultados consolidados.

CONMEBOL: é uma bagunça!Quem acompanha meu blog há tempos sabe que eu não nutro NENHUMA simpatia pela CONMEBOL. Considero a entidade máxima do futebol sul-americana arcaica, incompetente na sua função básica de organizar as competições Copa Sul-Americana e Copa Libertadores, omissa para a violência dentro e fora dos gramados e que se preocupa exclusivamente com os aspectos financeiros do futebol, esquecendo da parte técnica/esportiva. Vejam mais detalhes no final desta postagem.

O listeiro Rodrigo Lopes entrou em contato comigo, pontando mais este erro pela CONMEBOL. Com a esdrúxula decisão de colocar os dois times mexicanos (Chivas Guadalajara e San Luís), inexplicavelmente eliminados da Libertadores 2009 por causa da Gripe H1N1 (algo mais idiota ainda) DIRETO nas oitavas-de-final, a CONMEBOL resolveu só classificar 6 dos 8 segundos colocados de cada grupo.

Enfim, esta decisão final aliada ao fato de interesses televisivos eliminarem totalmente uma rodada final completa com 16 jogos gerou um problema sério, que afeta a isonomia da competição. Em outros anos, o máximo que ocorria é um time ‘escolher’ quem iria enfrentar na fase seguinte de acordo com a posição nos grupos.

Porém agora a questão é mais séria. Eventualmente um time pode jogar para empatar, ou até mesmo já classificado de acordo com os resultados paralelos, mudando totalmente sua postura na partida. Da mesma maneira, o oposto: um time mal colocado pode entrar muito mais pressionado do que estaria se todos os jogos fossem no mesmo horário.

Parece ser um exagero, mas a história corrobora minha afirmação: já vi em diversas competições, inclusive Copa do Mundo, adversários ‘escolhendo’ os rivais na fase seguinte. Isto ocorreu especialmente nas Copas do Mundo de 1986, 1990 e 1994 com 24 participantes, quando classificavam-se os dois primeiros e mais os quatro melhores terceiros colocados (de um total de seis grupos), fechando-se as 16 equipes das oitavas de final.

Vejam outros erros da CONMEBOL:

1º) Esqueceu da Copa do Mundo na definição de regulamento da Libertadores de 2006. Resultado: os confrontos de ida e volta das quartas-de-final foram separados por quase 3 meses.- Veja aqui mais detalhes

2º) Inscrição irregular de Schiavi na Libertadores 2009. Schiavi foi campeão pelo Estudiantes – Veja mais detalhes

3º) Omissão da CONMEBOL com relação à violência generalizada nos gramados sul-americanos – Veja aqui mais detalhes

4º) Rodada final das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2010 não seria simultânea (acabou sendo por imposição da FIFA). – Veja mais detalhes.

Todos estes erros foram gerados pelo dinheiro, por interesses financeiros e por uma impressionante capacidade da entidade em favorecer as associações nacionais, esquecendo de elevar o valor do próprio espetáculo, exigindo melhores condições, punindo severamente conflitos em estádios, melhorando os regulamentos.

A CONMEBOL é uma piada.

Comentários (32)

  • luiz diz: 1 de abril de 2010

    Então stá tudo em casa. O Inter é uma piada. O juiz de ontem é uma piada (vide pênalti de nei, não marcado). E isto que você escreveu também deve ser uma piada . (1 de abril).

    Ass. um sério gremista.

  • Roberto diz: 1 de abril de 2010

    Concordo em diversos pontos, exceto por um: A “Escolha” dos enfrentamentos nas oitavas. É infantilidade comparar copa do mundo com libertadores. O erro está na copa do mundo, e não na competição sulamericana. Na Libertadores, se um time decidir ficar em segundo no seu grupo, por exemplo, para enfrentar um adversário mais fraco nas oitavas, cairá consideravelmente na classificação geral, sendo prejudicado por partidas posteriores (contra adversários mais fortes) que terão de ser realizadas com o jogo de volta FORA de casa.

    Isso não ocorre na copa, onde não há partidas de ida/volta.

  • Samuel Ritter diz: 1 de abril de 2010

    Isso sem falar que todas as regras da comebol só visa beneficiar os times argentinos.

  • LUCIANO diz: 1 de abril de 2010

    E esse ano inscrever 47 jogadores a mais depois do prazo, foi pra prejudicar o inter tb, eu acho. Choradeira.

  • Márcio diz: 1 de abril de 2010

    Pergunta ao gremista ali se uma pessa seria é corrupta e racista.
    abraço

  • Gustavo diz: 1 de abril de 2010

    Como assim prejudicados????
    Se inter e Corinthians vão entrar em campo sabendo os resultados,
    eles serão na verdade muito beneficiados. Uma vez que podem
    manipular o resultado a fim de escolher adversários.
    Aos demais restaria, no máximo, torcer ou secar.

    EDITADO: tu só é beneficiado neste caso se tu está em posição favorável na tabela. Expliquei sobre isto no blog.

  • NESTOR diz: 1 de abril de 2010

    BOMBA, O TIMECO DA AZENHA FOI PERDOADO, QUANTO A SUA CAIDA PRA SEDUNDONA. ISTO QUER DIZER, QUE ELES TBEM TEM MAIS DE 100 ANOS NA PRIMEIRA DIVISAO.

  • marco diz: 1 de abril de 2010

    Piada são os pijaminhas querendo tecer comentários sobre o Inter na Libertadores em vez de se preocuparem com o timinho deles, o imortal tricolor da 2ª divisão. Quero ver o greminho quando pegar adversários mais qualificados. Tomara que de grenal nas quartas do gauchão, é sempre bom pegar o nosso velho freguez da segundona. Saudações a todos os colorados.

  • Tobias diz: 1 de abril de 2010

    É verdade, essa CONMEBOL é totalmente inoperante. O pior é que ninguém faz nada.

    Poderiam organizar melhor os campeonatos, investir em marketing dos torneios, e arrecadar mais dnheiro e aumentar as premiações aos Clubes.

  • Peçanha diz: 1 de abril de 2010

    o medinho dos gremistinhas ironizando chega a dar pena…hahahah

  • Heloísa Pires diz: 1 de abril de 2010

    Eu não conseguí entender o teu raciocínio. Ou eu sou muito burra ou o título não condiz com o texto. Quero acreditar que a primeira opção é a minha realidade. Então, vou já, já, procurar me instruir melhor !…

  • Eustaquio taborda diz: 1 de abril de 2010

    Parem de abóbrinha, só temos um campeão de tudo e voces sabem quem é.

  • Paulo diz: 1 de abril de 2010

    É só pesquisarem no Google: Zero Hora 15/12/2007 Corinthians. Fifa oficializa Corinthians como primeiro clube Campeão Mundial. Santos, Flamengo e Gremio, não são mais considerados Campeões.

  • Gentil diz: 1 de abril de 2010

    Ué, gremistas comentando sobre a Libertadores e nem estão disputando a mesma. Negócio de vocês é Gauchão e Copa do Brasil, o Votoraty vem aí. A entrada para o jogo de hoje era 1 Kg de cimento.

  • VALDEICR COLORADO diz: 1 de abril de 2010

    Inter bi-campeão da libertadores 2010 chora gremistas sofredores

  • cesar diz: 1 de abril de 2010

    Querem falar de gremio time de segunda divisão ,muito esquisito como é que não ganham do poderoso SÃO JOSÉ ,CAXIAS… E tem outra a arbitragem novamente beneficia o interzinho ( penalti escandaloso ) sem mais ,fui.

  • URUGUAYO diz: 1 de abril de 2010

    É VERDADE, A CONMEBOL SÓ FAZ TRAPALHADAS, COLOCOU O MESMO JUIZ QUE AJUDOU O INTER EM 2006 CONTRA O NACIONAL/URUGUAY, E AGORA AJUDOU NOVAMENTE NÃO DANDO UM PENALTI CLARO, QUE MUDARIA O RESULTADO DO JOGO. ESSA CONMEBOL É UMA PIADA IGUAL AO TIMECO DO INTER.

  • Fabio diz: 1 de abril de 2010

    é lixo. lixão.. nao ficando pra tras a FGF tambem.. principalmente no que diz respeito ao seu site. lixo.

  • Jorge diz: 1 de abril de 2010

    Aí, gremistada, Libertadores 2010 só na TV, pois o Imhorrível Tricolor não tá nessa!!!

  • Eugenio diz: 1 de abril de 2010

    Esqueceu de citar que a CONMEBOL esquece que existe um país de tamanho continental e o sítio dela não tem opção para português.

  • Diego Colorado diz: 1 de abril de 2010

    Aos gremistas que querem falar do Juíz de jogo do Inter de ontem:

    Lembrem-se que a maior passada de mão vista até hoje no futebol foi vocês subirem da segunda divisão em 1992 no TAPETÃO!

    Da-lhe campeão de tudo!

    Vamo vamo inteer!!!!

  • Daniel HZ diz: 1 de abril de 2010

    hahahhaha

    esse post so pode ser coisa d primeiro d abril!!! heheh

    nao acredito q tenha gnte q ainda se preocupa com esse cara…

    TODAS as vezes q o time joga sabendo do resultado do outro, em fases d classificacao, ele esta na vantagem.. por ex, se o inter precisar ganhar a partida, e for pra decidir no saldo ou algo assim, ou se ate o empate servir, o inter podera jogar “com o regulamento debaixo do braco” e os times q vao jogar na quarta, terao q lutar pela vitoria, pq n vao saber ja do resultado dos adversarios….

    se o inter precisar vencer, tera q vencer na quarta, na quinta ou em qqr dia q tiver q jogar…

    nossa.. o cara alem d ser colorado tem seus problemas com a conf. e qer pq qer achar uma desculpa pra algo q pode, mas provavelmente n deve acontecer (vide gremio 2009)….

    tem q pensar um pouco antes d escrever…..

    e ainda tem uns caras falando em racismo.. ou em 100 anos d primeira divisao… o vontade… so em primeiro d abril mesmo…

    sim sim, o campeao brasileiro d 1932 foi o “esquina de baixo FC” pffffffffffffffffff

  • miguel sessin diz: 2 de abril de 2010

    TÔ VENDO QUE A COMENBOL PREJUDICA O INTER!!

    SEMPRE QUE NECESSÁRIO,COLOCA O CARLOS TORRES PARA DAR “AQUELA” AJUDINHA AMIGA!!

    PÕE PREJUDICAR NISTO!!

    ATÉ A DATA DE FUNDAÇÃO A COMENBOL MUDOU DO INTER!!

    2006 , ANO DO MAIOR ROUBO E DA MAIOR ZEBRA!!!

  • João diz: 2 de abril de 2010

    No ano passado ouvi diversas vezes os gremistas dizerem:”Nós estamos na Libertadores”. Eu apenas aceitei e esperei eles saírem. HOJE NÓS ESTAMOS NA LIBERTADORES. NÃO ESTAMOS JOGANDO BEM, MAS ESTAMOS COMO LÍDERES DO GRUPO. OU SEJA, NO CAMPEONATO QUE ESTAMOS PRIORIZANDO ESTAMOS BEM: NÃO TEM CRISE. ENTÃO, O NERVOSISMO DOS GREMISTAS SÓ DEMONSTRA A SITUAÇÃO INCÔMODA DE QUEM NÃO PODE AFIRMAR QUE DISPUTA A LIBERTADORES E AINDA VÊ O INTER SEGUIR ADIANTE. PREOCUPEM-SE COM A COPA DO BRASIL E COM O GAUCHÃO E DEIXEM O INTER CURTIR O SUCESSO ATUAL. ESPEREM O INTER SAIR DA LIBERTADORES PARA FALAREM AS GRACINHAS: É PRUDENTE E INTELIGENTE.

  • João diz: 2 de abril de 2010

    Também não espero competência em federações. Obrigar o Inter a jogar uma semi-final com time reserva após o Inter ter valorizado todo o primeiro turno da competição (o Inter chegou a preparar um time B, desde o ano passado, para não prejudicar a disputa e poder preparar o time para o campeonato mais importante) foi mais uma demonstração de incompetência ou desinteresse pelo próprio campeonato. A federação gaúcha desvalorizou o gauchão ao enfrentar a libertadores. Quanto a colocarem os dois times Mexicanos diretamente na segunda fase fiquei perplexo com a medida e com a repercussão: a imprensa aceitou com tanta facilidade que parece que não esperam nada mais que isso da conmebol. Não entendo também porque os mexicanos disputam duas competições continentais. Pior, existe o risco de mandarem o vice disputar o mundial caso um time mexicano ganhe a libertadores. A imprensa enche tanto o saco da direção do Inter… Porque aceitam estas bobagens das federações com tanta facilidade? Falta força?

  • Gustavo diz: 2 de abril de 2010

    essa libertadores é um campeonato que só vale porque vai ao mundial..porque é mal organizado…sem graça.com times fraquissimos…juizes fraquissimos..bando de torcedores que mais parecem meus cachorros…são agressivos e burros..

  • Daniel Vicente diz: 4 de abril de 2010

    Caramba!!! Eu achava que só eu via isso!!! Muito obrigado, Alexandre!!

  • rafael diz: 5 de abril de 2010

    perin , eu sei e todo mundo sabe , que de gremio tu não entende muito , mas tu não acha que dava pra fazer um post sobre esse recorde de vitorias do gremio ?

    um com estatisticas !!

    EDITADO: ué, já fiz. Mais de um e fui eu quem alertou a imprensa inteira sobre o recorde do Grêmio com relação ao do Internacional, e eu também o primeiro a postar sobre o recorde palmeirense. Procura aí:

    http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2010/02/17/invicto-em-casa-ha-43-jogos-gremio-esta-perto-de-recorde-nacional-colorado/?topo=77,1,1

  • eduardo diz: 6 de abril de 2010

    Estás esquecendo do maior dos absurdos que está sendo o inchamento da Libertadores desde 2000. Antigamente ela era mais valorizada entre outros motivos pela dificuldade que era para conseguir disputá-la. Hoje em dia qq timeco varzeano consegue disputar ela fácil, fácil. Até os anos 90 era impensável ver Once Caldas, LDU, Libertad (entre outros menos cotados) disputando a Libertadores imagina ganhar !!!

    EDITADO: não entendi e não concordo. Não entendi: Once Caldas, LDU e Libertad eram os atuais campeões nacionais e estariam em quaisquer Libertadores. Lembre que em 1995 o EMELEC foi semifinalista da Libertadores e em 1997 o Barcelona de Guayaquil foi VICE-CAMPEÃO.

    Não concordo: prefiro 5 times brasileiros e 5 times argentinos a 2 times brasileiros (e um deles podendo ser o Santo André e Paulista, vindo da Copa do Brasil) e 2 argentinos em condição de igualdade com os bolivianos e venezuelanos.

  • miguel sessin diz: 6 de abril de 2010

    O PERIN NÃO É CRONISTA ESPORTIVO , TEM ESTE BLOG PARA INFORMAR NA MAIORIA DAS VEZES, É COLORADO ASSUMIDO , AO CONTRARIO DA MAIORIA ENRRUSTIDA DA IMPRENSA VERMELHA.

    ELE NÃO É IMPARCIAL MAS TENTA SER ISENTO , O QUE É DIFERENTE .

    PORTANTO NÃO ACHO JUSTO QUEM ENTRA AQUI PARA CORNETAR COMO ATÉ EU JÁ FIZ NO POST ACIMA!!
    PODEMOS DISCORDAR, MAS NÃO CORNETEAR, QUEM ENTRA AQUI SABE A SUA PREFERENCIA CLUBISTICA!!

    AGORA, A CONMEBOL MAIS AJUDA DO QUE ATRAPALHA OS VERMELHOS, NÃO TEM COMO NEGAR!!

  • Eduardo diz: 6 de abril de 2010

    Perin respeito tua opinão mas discordo dela. Quando eram somente 2 clubes de cada país a Libertadores era BEM mais valorizada isso não tem como negar pois seu acesso era MUITO mais dificil pois ou o time tinha que ser campeão brasileiro ou da copa do brasil (ou então campeão e vice das antigas liguillas dos demais paises sul-americanos) para ter direito a disputá-la. Ou seja nessa época DE FATO eram os melhores times da américa do sul. De 2000 pra cá com esse inchamento de times a disputar abriu margem pra qq time meia boca possa disputá-la. Os três times citados anteriormente são reflexos desse inchamento fora outros menos cotados basta a gente acompanhar a Libertadores pra ver o nivel sofrivel dos times que a disputam hoje.

    EDITADO: gosto do debate de idéias. Repito: os 3 times citados disputariam a Libertadores seja no modelo novo, seja no antigo, quando só campeão e vice iam, pq eles eram os CAMPEÕES NACIONAIS DA ÉPOCA. Vale ressaltar ainda que enquanto o Libertad sistematicamente faz boas campanhas, o Cerro Porteño completa 40 anos de Libertadores e nunca chegou numa final.

  • Jonas Rafael diz: 6 de abril de 2010

    Isso e outras coisas menores, como por exemplo a escalação daquele árbitro na final de Grêmio e Boca no Olímpico. Na ânsia de travar o jogo ele acabou liberando a cera de forma descarada. Se teve 30 minutos de bola rolando foi muito. Como uma entidade que quer vender uma decisão dessas pra todo mundo permite uma coisa dessas? Depois não sabem porque os europeus ganahm rios de dinheiro e nós não. Sabe as chances de uma final da Champion’s ser assim arrastada? Nenhuma!

Envie seu Comentário