Se fosse jogador de futebol, Sebastien Vettel teria comemorado a vitória com aquele gesto típico de “Sai uruca!”. Ufa! Depois de liderar as últimas duas corridas e perder por problemas mecânicos, domingo não teve jeito e o jovem alemão da Red Bull Racing venceu o GP da Malásia de Fórmula-1.
Em mais uma corrida legal, não tão emocionante quanto o GP da Austrália (esta vai ser difícil bater) mas fazendo jus à pista legal de Sepang (é um dos poucos “tilkódromos” que eu gosto),Vettel e Webber largaram e chegaram na frente. Finalmente os carros da RBR não ficaram pelo caminho seja por problemas técnicos (Vettel 2x), seja por erros do piloto (Webber, na Austrália).
A corrida foi muito movimentada pelo erro estratégico da Ferrari e McLaren no treino de sábado, quando entraram na pista muito tarde e pegaram chuva forte. Todo mundo largou lá atrás e coube à Lewis Hamilton e Felipe Massa liderarem as corridas de recuperação. Jenson Button, vencedor em Melbourne, e Fernando Alonso, com problemas no carro, foram mais discretos.
Para Alonso, o pior foi no finalzinho, quando estourou o motor e perdeu a liderança do Mundial de Pilotos. Bom para o brasileiro da Ferrari, que assumiu a liderança do Mundial de maneira isolada. O polonês Robert Kubica, com uma tocada que considero muito semelhante à de Émerson Fittipaldi, fez mais uma corrida além da expectativa e terminou em 4º lugar.
O unfashionable Nico Rosberg deu mais um pau no Michael Schumacher, chegando em um consistente terceiro lugar e conseguindo o primeiro pódio da Mercedes neste retorno à categoria. Outros destaques vão para Jaime Alguesuari e Nico Hulkenberg, que conseguiram seus primeiros pontos na categoria. Se o companheiro de Rubinho não foi tão bem na prova, o mesmo não vale dizer para o jovem espanhol. Alguesuari fez mais uma corrida muito boa, inclusive com ultrapassagem por fora, e merecidamente foi um dos melhores na prova.
Vale registro ainda para os novatos Bruno Senna e Lucas Di Grassi, que largaram e completaram a prova. O último chegou em um regular 14º lugar, à frente de quatro carros, mas teve que poupar combustível para não ficar com pane seca, segundo erro crasso idêntico da Virgin na temporada.
PREMIAÇÕES ESPECIAIS DO ALMANAQUE ESPORTIVO – F1-2010:
http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2010/03/17/premiacoes-especiais-na-f-1-2010-do-almanaque-esportivo/
Vamos aos prêmios:
Troféu “Jim Clark” - Este vai dividido entre o pé-frio alemão Sebastien Vettel e o polonês Robert Kubica. Show dos dois durante toda a corrida, velozes e consistentes. Kubica é o melhor da temporada e Vettel, pelo conjunto carro-piloto, é o grande rival das Ferraris na disputa pelo campeonato de pilotos.
Troféu “Rouge & Blanc” – Vai para Alguesuari, em sua melhor prova na categoria. Muito legal a ultrapassagem por fora sobre Hulkenberg.
Troféu “Chris Amon” – Alonso, com seu motor estourado a duas voltas do final que custaram-lhe a liderança do Mundial.
Troféu “Fiofó de Ouro“- Para Hulkenberg, que não fez nada de digno na prova mas conseguiu um pontinho pela quebra de Alonso
Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements“-Para os motores Ferrari, três quebras no GP em quatro carros. E Alonso já tinha trocado o motor nos treinos…
Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada“- Para variar, Barrichello falou o que pensa e depois teve de se retratar. Piloto veterano como ele não pode dizer, nem em tom de brincadeira: “a porcaria do nosso carro ainda não está legal. Vamos sorrir senão vamos chorar. Eu vou chorar ali no canto”.
Troféu “Dick Vigarista“- Para o multicampeão do quesito, Lewis Hamilton com sua tripla mudança de linha à frente do russo Vitaly (que merecia mais sorte neste GP).
E que venha o GP da China em duas semanas!
VEJA TAMBÉM:
COMO FOI O GP DA MALÁSIA EM 2009:
http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2009/04/25/gp-da-malasia-button-vence-a-meia-prova/
Talvez o menos pior dos “Tilkódromos”, mas mesmo assim, sem os treinos malucos, com Ferrari e Mclaren largando atrás, não teriam muita graça. Vamos começar um abaixo assinado pedindo um GP de F-1 em Laguna Seca/EUA? Aquilo é pista como não se faz mais…