Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Esclareça a dúvida: virada de mesa de 1992, sim ou não?

11 de abril de 2010 58

Existe uma ‘lenda urbana‘ a respeito do Brasileirão de 1992, sobre uma virada de mesa durante a competição. Lembrei disto quando o amigo Marcelo Schleder (torcedor do Manchester City) me indagou sobre isto e resolvi escrever.

Os colorados alegam que o regulamento foi alterado durante a competição, já que o Grêmio terminou na nona colocação e mesmo assim subiu.Ao invés dos habituais dois times, subiram 12 para contemplar o Tricolor.

Minha memória era minha a única fonte. Eu era muito jovem na época, mas já acompanhava estes assuntos e tenho 99% de certeza que o regulamento foi mantido ao longo da competição.

Também é verdade que houve uma tentativa de virada de mesa para não rebaixar ninguém (no ano anterior, Grêmio e Vitória caíram), mas não passou no Conselho do Clube dos 13.

Minha intenção neste post era procurar PROVAS MATERIAIS, mas o ótimo trabalho do André Kruse no Grêmio 1983 encerrou a discussão. Vejam aqui: http://gremio1983.blogspot.com/2007/01/placar-ataca-novamente.html

VEREDICTO: NÃO HOUVE VIRADA DE MESA! O regulamento foi o mesmo no início e fim do campeonato. Inclusive, a página da wikipedia sobre o Brasileirão de 1993 está totalmente errada, assim como a matéria da Placar citada no post do André.Pode se questionar o fato de terem mudado o número de times que subiam antes e foram promovidos neste ano (passou de 2 para 12), mas aí é OUTRA história…

A verdadeira “virada de mesa” foi no ano seguinte, 1993.  O nono colocado da Série B, o Grêmio ficou no grupo de elite, A e B, enquanto a 16º da Série A do ano anterior, a Portuguesa, caiu para os grupos C e D. Os dois rebaixados, Náutico e Paysandu, não foram rebaixados e também ficaram nos grupos C e D. Critério ZERO.

O regulamento: dividiram 32 times (os 20 da Série A 1992 + 12 da Série B 1992) em 4 grupos, 2 de elite que classificavam 3 times cada para a fase final, e outros 2 com 1 vaga por grupo.  O pior ocorreu com os times dos grupos C e D: 50% deles (4 equipes por grupo) seriam rebaixados para a Série B 1994.

Como o Grêmio estava na elite, o absurdo ficou assim: o 9º colocado da Série B 1992 não poderia ser rebaixado para a temporada 1994, enquanto o 1º colocado da mesma Série B 1992 poderia. Felizmente o Vitória fez uma ótima campanha e não o foi…

Já escrevi sobre isto há alguns anos, vejam:

1992
Foi tentado uma virada de mesa para não rebaixar Grêmio e Vitória, mas evidentemente Internacional e Bahia rechaçaram a idéia que beneficiaria os rivais, após no Clube dos 13. Para não correr riscos com o Grêmio, rebaixado para a Série B de 1991, é definido o ascenso de 12 times, ao invés de dois como eram nos anos anteriores. O Tricolor termina em 9º lugar.

1993
Com 32 times, um grupo de elite é formado nos grupos A e B. Os menores ficam  nos grupos C e D. A divisão é por critérios políticos, já que times que foram bem na Série B de 92 (Vitória e Paraná), terminam nos grupos C e D assim como a Portuguesa, que foi bem na Série A de 1992. Já o Grêmio, 9º colocado da Série B em 1992, vai direto para o grupo de elite! Ah, e não tem rebaixamento nos grupos A e B. Uma vergonha, muito pior do que ocorrido em 1992.

Comentários (58)

  • Paulo diz: 11 de abril de 2010

    Como tu mencionastes: “Para não correr riscos com o Grêmio, rebaixado para a Série B de 1991, é definido o ascenso de 12 times, ao invés de dois como eram nos anos anteriores. O Tricolor termina em 9º lugar”.

    Houve alteração do regulamento somente para este ano. E quem seria beneficiado?

    Grêmio: nada pode ser mais vergonhoso.

  • dinho diz: 11 de abril de 2010

    eh,eh,eh…não adianta querer aplicar agora seu pijama de banana….deu tapetão sim…troxeram fluminense, gremio e outros….mas ta na historia …os fatos não mentem!..
    abraço
    colorado campeão de tudo! (menos segunda divisão!!! eh,eh,eh,…)

  • MateusReusColorado diz: 11 de abril de 2010

    Resumindo…
    O Gremio e um segundino , que esta em busca do “tri”…
    Do “tri rebaixamento”…
    E esse ano , nao perca …
    As chances sao grandes , nao perca…

  • GUILHERME COLORADO diz: 11 de abril de 2010

    RESUMINDO TUDO QUE TU ESCREVEU, NÃO HOUVE VIRADA DE MESA MESMO, FOI UMA ROBALHEIRA DESCARADA, QUE COLOCOU O GREMIO NA SÉRIE A EM 92,93,ETC!!!!!!!!!

    OUTRA COISA, TU QUER DAR CRÉDITO AO TÃO “IMPARCIAL”:
    http://gremio1983.blogspot.com/2007/01/placar-ataca-novamente.html, SUPER IMPARCIAL!!!!!!

    E NÃO DÁ CRÉDITO AO WIKIPÉDIA???????????????
    MESMO ESSE SEM INTERESSE NENHUM EM DEFENDER O GREMIO??????
    COMO O IMPARCIAL BLOG 1983????

    TU TÁ DE BRINCADEIRA NÉ????

    MAIS UMA ME EXPLICA PQ NOS ANOS ANTERIORES SUBIAM 2 DA SÉRIE B, E NAQUELE ANO FORAM 12??????

    PURA COINCIDÊNCIA NÉ????

    MAS O CASTIGO VIRIA EM 2004, BI-REBAIXADO!!!!!!!!!!

    ALIAS, SE TU COLOCAR NO WIKIPÉDIA: VIRADA DE MESA, OLHA SÓ O QUE APARECE:
    GREMIO EM 1992
    CORINTHIANS 2005.

    MUITISSIMA COINCIDÊNCIA, MESMO!!!!!!!!!

    editado: como eu disse, a virada de mesa foi em 1993 ao colocar o Grêmio na elite

  • Iuri Fiedoruk diz: 11 de abril de 2010

    Meu caro, a virada de mesa de fato não foi em 92, mas 93, sim. Mudou-se o regulamento da série B para um absurdo de 12 times subirem, e ainda assim o tricolor quase ficou de fora, um verdadeiro fiasco.

  • Josean Boschetti diz: 11 de abril de 2010

    Vc esta totalmente equivocado, entendo pelo passionismo de ser tricolor, mas Houve sim virada de mesa, DE INICIO SUBIAM 2, DEPOIS MUDOU PARA QUATRO E POR ULTIMO PARA DOZE. VC DEVE DAR MAIS INFORMAÇÕES E NÃO INVENTAR OQ É CONVENIENTE A SEU CLUBE!

    EDITADO: leia as placares da época, no blog que eu indiquei. Fim

  • Silva diz: 11 de abril de 2010

    Então tá. Não hove virada e o Grêmio subiu de forma briosa e honrada num digno 9º lugar. O resto é lenda urbana. Me poupe.

  • JULIO diz: 11 de abril de 2010

    isso e pra calar a boca dos colorados que falam que subimos no tapetão, quem nao caiu por causa de mala branca foi o inter que deu mt dinheiro pro paysandu pra deixar o inter ganhar..
    publica ai se tem coragem !!!! ou vai dizer que e mentira agora?

  • Gentil diz: 11 de abril de 2010

    Pelo jeito a preocupação com o assunto era muito grande. Mas o Gremio continua sendo Bi-segundino.

  • Demetrio diz: 11 de abril de 2010

    Os segundinos estavam preocupados com a virada de mesa ????

  • Marcelo diz: 11 de abril de 2010

    Acho que deveriam fazer outra pesquisa. Houve virada de mesa sim.

  • Henrique diz: 11 de abril de 2010

    Pesquisem no Google: Zero Hora 15/12/2007 Corinthians. Alí diz qual foi o primeiro clube campeão Mundial. Fifa oficializou o Corinthians como primeiro clube campeão Mundial. Santos, Flamengo e Gremio não são mais considerados campeões.

  • eder diz: 11 de abril de 2010

    O teu gremismo quer tentar enganar os outros. Te liga meu nao tem burro aqui!

  • Lucas Colorado diz: 11 de abril de 2010

    Isso tudo só nos mostra uma única coisa as tricoletes são time da 2ª divisão, cair pra série B e ficar em nono? Ahh, e ainda assim sobe? Pois é, Brasil né…
    Assim como o fluminense é refugiado da série C, os amigos da azenha são refugiados da série B…

  • Carlos diz: 11 de abril de 2010

    Que desculpa esfarrapada esta de que “não houve virada de mesa”. Pegando por base o atual campeonato brasileiro, o 12° colocado é capaz de ficar fora até da Copa Sul-Americana. Imagina um campeonato onde até o 12° colocado da segunda divisão é promovido. Não houve virada de mesa porque o próprio regulamento do campeonato foi uma picaretagem. Mas como o mundo dá voltas, o Gremio voltou a dar mostras do seu verdadeiro potencial em 2004 e jogou, em 2005, novamente a sua competição símbolo.

  • Isso é inveja de colorado diz: 11 de abril de 2010

    Não foi virada não. É apenas coincidência, que maldade dizer isso só porque o Koff é o eterno presidente do Clube dos 13. Não ele não teve nada com isso, nem influenciou pro portoalegrense voltar da segundona pela porta dos fundos. Como essa gente inventa coisa. Koff, clube dos 13, virada, portoalegrense, nada disso se liga, entende? Essa mentira só pode ser invenção de colorado, invejoso por nunca ter tido presidente de entidade que manda no futebol do Brasil e, também, porque nunca foram pra segundona, nem sabem o que é isso Dai ficam inventado que subiram 12 times naquele ano só por causa do portoalegrense que estava em 9º. Absurdo. Subiram 12 porque tinha muito time na segundona, precisava dar uma ampliada na primeira. Só isso, nada mais. Entende?

  • carlos eduardo diz: 11 de abril de 2010

    Afirmar que o 9 colocado da segundona náo pode ser rebaixado e que o campeao pode e juntamente dizer que náo é virada de mesa DEVE SER BRINCADEIRA, NINGUÉM EM SÁ CONSCIÊNCIA DIRIA TAO ABSURDO. A VERDADE É Q O GREMIO FOI ABSURDAMENTE “AJUDADO”, qq coisa diferente disto é mentira. Por favor refassa o post.
    Abraço

  • roberto lisboa diz: 11 de abril de 2010

    nao entendi nada!!!

  • Camilo diz: 11 de abril de 2010

    Olá Perin, não vou falar dessa virada de mesa, mas tenho uma pergunta para vc, que acho que viraria uma bela matéria:
    Vc tem os dados de quantos penaltis são dados a favor do Flamengo em cada competição que ele participa? São dentro da média dos demais times, ou são a mais?
    Hoje o mengo ganhou do vasco 2 a 1… um penlti no finalzinho.
    Sempre me parece que surge um penalti salvador pro flamengo, seja pra salvar uma má campanha, seja para classificar o mangão a alguma coisa.
    Será muita paranóia minha? Tu tens esses dados? abração

  • Helio leonardo diz: 11 de abril de 2010

    HOUVE VIRADA SIM. Ao contrário de ti, eu já tinha 20 anos na época e lia jornais . BOM , como gremista nada mais fizeram que ocorreu com fluminense 2 , bahia em 2000, e o Gremio nao podia ficar na segundona pelo seu porte. E não vejo porque trazer este assunto a baila , ja que so o rebaixamento ja me abatera em 91. e foi merecido . A cada entrevista do Rafael Bandeira mais o caos se aproximava. Nada diferente de Obino . Não tinha time e fez uma campanha ridicula . E por outro lado ter jogado a segunda divisão foi bom, porque dali com KOFF assumiu e nos levou a Toquio.

    Mas que houve virada houve. Embora isso teria ocorrido caso fosse o Inter , Flamengo , etc.

    Tantas equipes ja foram beneficiadas por artificios . A copa União por exemplo, retirou muitos clubes que legitimamente deveriam participar em 87, bem como deram uma mão para o Bahia em 2000. Só o Santa Cruz não recebe ajuda. Mas o Fluminense , isso sim, ai passou a ser vergonha .

    É ISSO MEU CARO. Lembro muito bem da crise que se estabeleceu na época , tanto com a queda , como com a incerteza . O PARANA foi um que se rebelou ja que estava entre os 2 que subiriam. Bom é isso. Ninguém criou .FATOS . Leia as colunas do Paulo Santana na época . Ha males que vem para bem. , embora torcedor nao posso distorcer um fato.

    E amanha, KOFF na cabeça . e uma vitória sobre o AVAI . temos que fazer saldo e nos impor no olimpico . abração.

  • João Carlos diz: 11 de abril de 2010

    Meu filho, preste atenção. Análises sociológicas de conspiração, neste país, devem ser vistas num contexto mais amplo. Se você considerar que não houve mudança depois que a coisa começou tudo bem. Mas a idéia de subirem 12 naquele ano foi sim uma virada de mesa pré elaborada. Não tente fugir dos fatos evidentes, ou vá ler Maquiavel.

  • Zé Eduardo Morais diz: 11 de abril de 2010

    Sou gremista, mas uma das coisas mais insuportaveis que existe é essa ‘discussão Gre-Nal’.

    Não há um ‘post’ em que não apareça sujeitos xingando tudo e todos. É broxante ler os comentários em sua maioria.

    Quanto aos regulamentos do Brasileiro, a Copa União, em 1987, tentou ajeitar a bagunça que se criou em meados dos anos 1970 (‘Onde a Arena vai mal, um time no Nacional’). Até 1992, a coisa funcionou razoavelmente bem, mas em 1993 e 1994 degringolou um pouco (em 1994 tínhamos ‘Torneio da Morte’, entre outras pérolas).

    O Brasileiro de 1996 foi o primeiro, em anos, sem grupos ou turnos, com a classificação dos 8 melhores times ao mata-mata. No entanto, em 1997, com a virada-de-mesa do Flu e do Bragantino, outras mudançaas houveram, como as semi-finais em dois grupos com 4.

    Em 1998, voltou o regulamento similar ao de 1996, mas com play-offs; em 1999, o regulamento se manteve, somente o número de equipes variava. Contudo, o rebaixamento era por média de pontos (98/99). Os 3 gaúchos fizeram campanhas horrorosa, com o Ju sendo rebaixado e o Inter (com uma ajudinha do STJD) escapando na última rodada.

    Depois, veio o ‘Caso-Gama’ e, em 2003, passamos a ter um Brasileirão sem mudanças brucas no regulamento de um ano p/o outro

  • GUILHERME COLORADO diz: 11 de abril de 2010

    BAH AMIGO, NESSE POST TU TE QUEIMOU DE UM JEITO, QUE EU JAMAIS HAVIA VISTO NESTE SITE.

    LEVANTAR UMA PESQUISA COM BASE NO BLOG DO GREMIO, SOBRE ESSE ASSUNTO, E TIRAR A CREDIBILIDADE DO WIKIPEDIA?????????

    MEU DEUS, ATÉ O HÉLIO, GREMISTA, ADMITE A VIRADA DE MESA, POR FAVOR!!!!!

    LEMBRE-SE, ERRAR É HUMANO, ADMITIR O ERRO É SOBRE HUMANO!!!!!!!!
    ESPERO SUA RETRATAÇÃO OU EXPLICAÇÃO, COM SEUS LEITORES.

    ABRAÇOS.

    EDITADO: Creio que não saibas como a wikipedia é editada… O trecho errado está bem claro: “Porém, depois de cinco anos consecutivos cumprindo os regulamentos internacionais de acesso e descenso recomendados pela Fifa ,[2] a CBF resolveu “virar a mesa”: como o Grêmio havia sido nono lugar na Série B, decidiu-se que subiriam doze clubes, e que ninguém cairia .”

  • Carlos Trindade diz: 12 de abril de 2010

    Meu caro amigo, mudar o ascenso de 2 para 12 times de um ano para outro, sabendo-se que o Grêmio era uma dos rebaixados, não é virada de mesa??? Então não sei o que é virada de mesa, me desculpe…

  • hansen diz: 12 de abril de 2010

    Hahahahahahaha !!! Ah, pára com isso, rapaz ! Queres reinventar a história esportiva, com uma MENTIRA DESLAVADA E VERGONHOSA dessas ? E tu não fica nem vermelho ??? (Quer dizer, VERMELHO tu não poderias ficar, né? Por motivos óbvios) . Não adianta . Quem acompanhava futebol na época sabe o que aconteceu . Não é um guri nascido “Hontem” que vai querer distorcer os fatos , com o nítido objetivo de “Salvar” o g.f.Portoalegrense da Azenha de mais essa vergonha . TEVE VIRADA DE MESA SIM !!! O gremio foi “Pescado” pela porta dos fundos . VERGONHOSO !!! Mas não adiantou, o castigo pega . Se escapou daquela, mas veio depois a ser REBAIXADO POR 2 VEZES !!!

  • LEON diz: 12 de abril de 2010

    HELIO LEONARDO : Meus parabens, cara ! Sujeito honesto taí . Esse é um torcedor gremista que eu como COLORADO FERVOROSO, tenho que respeitar. A dignidade tem que ser reconhecida, seja em que esfera fôr . Meus cumprimentos.

  • Érico Ferreira diz: 12 de abril de 2010

    Perfeitamente correto.

    Basta analisar a partida Grêmio 7×1 Operário.

    O estádio lotou justamente pq aquela partida (última da 1ª fase) era a que calssificaria, pelo regulamento, o Grêmio para a 1ª divisão.

    Estava previsto desde o início do campeonato, passaram 4 de cada gurpo de 6 para a 2ª fase. Os cçubes qeue stivesse na 2ª fase estariam já na 1ª divisão.

    Eu quis entrar pra dentro da TV quando o desinformado (mínimo que posso falar) do repórter da RBS Tv ( aquele carioca,) falou que o Grêmio só subiu em 93 pela virada de mesa.

  • Érico Ferreira diz: 12 de abril de 2010

    Tem gente que precisa de aula de interpretação de texto:

    Virada de Mesa : Mundança de regras durante um campeonato ou a´pos o fim do campeoanto para o MESMO campeonato!

    Não virou-se mesa alguma!!! Apenas mudou-se a regra de um campeonato de um ano para o outro!

    Somente em 2006 tivemos a regra repetida de um ano anterior!

  • miguel sessin diz: 12 de abril de 2010

    SUGESTÃO DE PAUTA:

    PESQUISE O JULGAMENTO DE UM CASO DE JOGADOR MAU INSCRITO PELO BOTAFOGO NUM JOGO CONTRA O INTER EM QUE O BOTAFOGO GANHOU A PARTIDA.

    O REGULAMENTO DIZIA À EPOCA QUE : TIME QUE TIVER PROBLEMAS NA INSCRIÇÃO DO JOGADOR , PERDE OS PONTOS DA PARTIDA MAS O PERDEDOR DO JOGO NÃO LEVA OS PONTOS , NO CASO O INTER.

    SABE O QUE ACONTECEU PARA SALVAR O INTER E O BOTAFOGO DO REBAIXAMENTO EM 99?

    DERAM UM PONTO AO BOTAFOGO (QUE GANHOU A PARTIDA) E DOIS PARA O INTER (QUE PERDEU O JOGO)

    AO FINAL DO CAMPEONATO QUEM FOI O REBAIXADO ??
    O GAMA , QUE ENTROU NA JUSTIÇA COMUM!

    ALÉM DISTO AINDA TEVE O “ACERTO” NA ULTIMA PARTIDA CONTRA O PALMEIRAS QUE ATÉ REFLETORES DESLIGADOS TEVE NO BEIRA RIO!!

    COLORADOS A FICHA DE VOCÊS É BEM SUJINHA EM SE TRATANDO DE “ACERTOS”

    VIDE PAYSSANDU!!

    Editado: estás fazendo uma confusão danada com 1999. Procura no blog que tem mais detalhes.

  • jo diz: 12 de abril de 2010

    EM 38 ANOS DE BRASILEIRO SÓ HOUVE UMA ÚNICA VEZ QUE SUBIRAM 12 …PORQUE SERÁ? MAIS: SE PESQUISAREM NOS JORNAIS DA ÉPOCA O ENTÃO PRESIDENTE – QUE DEPOIS FOI DEFENESTRADO DA GALERIA DE EX PRESIDENTES DO CLUBE – RAFAEL BANDEIRA DOS SANTOS DECLARA VERGONHOSAMENTE: O GREMOI NÃO DISPUTÁRA A SÉRIE B!!SE QUISEREM MANDO A CÓPIA DO CORREIO DO POVO DO DIA SEGUINTE AO JOGO MOSTRANDO O QUE FALO!!

  • Ronaldo diz: 12 de abril de 2010

    BIZARRO, o blogueiro gremistão achou q iamos acreditar nisso ai ?!?!?!

    ao inves de tentar nos pegar no conto do vigario, pq não pede pro seu clube lançar um dvd sobre essa “subida imortal” ja q vc diz q não foi no tapetão……

    mas uma coisa eu tenho q falar, vc é bastante otimista

  • Eduardo diz: 12 de abril de 2010

    Olha sou gremistão doente mas não sou mal-intencionado e nem cego. Houve sim virada de mesa em 1992 (o regulamento foi criado de forma a beneficiar o Grêmio) da mesma forma que o não rebaixamento colorado em 2002 tb foi pra lá de suspeito foi muito estranho durante a semana os contatos entre o treinador do Paysandu e a diretoria colorada e inexplicavelmente o time do Paysandu vir pela metade e o jogo começar com 15 minutos de atraso em relação aos demais concorrentes. De certo isso os colorados não enxergam….

  • Gaúcho Colorado diz: 12 de abril de 2010

    Perin, antes que ache que sou mal intencionado ou de má vontade contigo, esclareço que considero este aqui o melhor blog de esportes, pois sempre traz opiniões bem embasadas, cheias de informações.

    No entanto, discordo veementemente. Houve sim VIRADA DE MESA para favorecer o Grêmio, seja ao alterar o regulamento desde o princípio, quanto no decorrer das duas temporadas (1992/93), o que não deixa de ser VERGONHOSO de qualquer forma. E é fato, não é suposição.

    No mesmo período (91/92/93), não tenho certeza do ano, o Gfbpa escapou também de cair prá Segundona Gaúcha, no último jogo, se não me engano contra o Glória de Vacaria, com gol salvador de Almir. Mas, daí estou supondo e não dá para afirmar nada.

    Quanto ao Inter ter sido favorecido em outros anos para não cair para a Segundona, são suposições. Não digo que foi ou não favorecido, mas não são fatos comprovados.

    Eu sou Colorado, mas suspeito que, em 1999 e 2002, tivemos a capacidade de ‘negociar’ a nossa manutenção na Série A e, apesar de não gostar do termo, acho que fomos mais ‘espertos’ ao pagar antes de cair, que é mais barato do que pagar depois que caiu, para retornar. Mas, são suposições. Não são fatos.

    E entre fatos e suposições há muita diferença.

    Então, queiram ou não, Grêmio é BI-REBAIXADO e INTER é 101 ANOS DE PRIMEIRA DIVISÃO!!! Sem ‘virada de mesa’.

    EDITADO: foi em 1989, o Grêmio ia para o ‘torneio da morte’, mas venceu o Glória e, além de não ir pro torneio da morte, terminou campeão estadual nos pênaltis contra o Internacional

  • Eduardo diz: 12 de abril de 2010

    Permanências sob-suspeita na primeira divisão e regulamentos feitos pra favorecer uns moralmente têm o mesmo valor. Queiram os colorados concordarem ou não. Se esse país fosse minimamente SÉRIO. O jogo pra lá de suspeito inter x paysandu seria investigado e depois de comprovada a má-fé. Os DOIS seriam rebaixados pra segundona. É assim que funciona na Europa.

  • arthur diz: 12 de abril de 2010

    Ao gaúcho colorado, tu deves ser um banana arrependido, em que fatos você se baseia para achar alguma coisa? Em vitórias conquistadas dentro de campo? Vergonhosa foi a apresentação do entregrêmio na última rodada do brasileirão o ano passado, colocando até juniores para disputar uma partida, está sim, ficou evidente a venda do resultado, ou voce acha que os jogadores não levaram nada para entregar o jogo? Ou alguém acredita em coelhinho da Páscoa? E em relação a 1992, o que ocorreu, e me lembro bem, foi que para o campeonato de 1993 mudaram os critérios de formação das divisões do futebol brasileiro, ao invés do que estava estabelecido no re, formou-se um ranking nacional das equipes, formado pelos pontos conquistados em todas as competições nacionais até então disputadas, e assim numa virada de mesa, num passe de mágica, além de gremio e vitória o fluminense foi resgatado da terceira divisão para a primeira e clubes que estavam na primeira cairam para a segunda devido a este novo critério. Claro que ocorreram negociações para compensar estes descritérios, nada como um convencimento financeiro, como aliás está acontecendo hoje na eleição do clube dos treze, ora se o clube dos treze nasceu como oposição aos desmandos da CBF, porque o Sr. Ricardo Teixeira está apoiando um dos candidatos? Caso Cleber Leite ganhe as eleições, só restará os derrotados se retirarem do clube dos treze criarem uma outra entidade para defender seus interesses pois alguém acredita que Ricardo Teixeira não ficará no comando e tomando as principais decisões da entidade? É uma vergonha dirigentes se corromperem por interesses momentâneos dos clubes aos quais representam, e ficando o futebol brasileiro na mão de pessoas corruptas e mal-intencinadas, visando apenas a ganância pessoal pelo dinheiro e pelo poder. è lamentável que nos dias de hoje ainda exista espaço para este tipo de pessoas.Caro Alexandre Perin, santa ingenuidade a sua ir esclarecer suas duvudas no blog do André, tenha a santa paciència neh? Evidente que não houve mudança no relgulamento no decorrer do campeonato, o que houve foi a mudança após seu término no critério de formação das divisões, se isto não é virada de mesa o que é então? Usaria como exemplo este ano: se no incio do ano a CBF e clube dos treze resolvessem formar um ranking novamente e subiriam Coritiba, Parana, Bahia por exemplo e ficariam de fora Atlético GO, Barueri, e Avai por exemplo, seria apenas uma suposição, o que você acharia? Normal ou uma virada de mesa?

  • arthur diz: 12 de abril de 2010

    Perin, ai vai dois sites para enriquecer sua pesquisa onde está o regulamento e os comentários sobre este assunto:
    O tricolor gaúcho fez um papelão em 1991. Com 10 derrotas,
    6 empates e apenas 3 vitórias, o Grêmio ficou em 19º lugar
    e caiu para a 2ª Divisão. O calvário, no entanto, foi breve.
    No Brasileirão de 1993 a CBF inchou o campeonato com
    32 equipes só para assegurar a volta à Primeira Divisão
    http://www.bolanaarea.com/brasileirao_1991.htm

    Dos 32 clubes que participaram do Brasileirão, o Atlético-MG conseguiu uma
    proeza: foi o último colocado e mesmo assim escapou do rebaixamento.
    Isso porque, para esta edição, deveriam ter sido rebaixados os dois
    últimos colocados no Brasileirão de 1992 (Náutico e Paysandu).
    Também deveriam ser promovidos apenas o campeão e vice da
    Série B de 1992 (Paraná e Vitória). Mas, depois de 5 anos cumprindo
    os regulamentos com acesso e descendo, a CBF resolveu “virar a mesa”.
    Como o Grêmio, que disputava a Série B, ficara em 9º lugar, decidiu-se
    promover os 12 primeiros da Segundona e que não haveria rebaixamento.
    Prova disso é que não houve a Série B de 1993. Pior que isso só a fórmula
    de disputa deste ano, rebaixando os 4 últimos colocados dos Grupos C e D,
    onde estavam todos os clubes que haviam subido da Série B, menos é
    claro, o Grêmio. Assim, novamente ficamos com o inchaço no Brasileirão

    http://www.bolanaarea.com/brasileirao_1993.htm

  • Eduardo diz: 12 de abril de 2010

    arthur diz:

    12 de abril de 2010 às 3:46 pm
    Perin, ai vai dois sites para enriquecer sua pesquisa onde está o regulamento e os comentários sobre este assunto:
    O tricolor gaúcho fez um papelão em 1991. Com 10 derrotas,
    6 empates e apenas 3 vitórias, o Grêmio ficou em 19º lugar
    e caiu para a 2ª Divisão. O calvário, no entanto, foi breve.
    No Brasileirão de 1993 a CBF inchou o campeonato com
    32 equipes só para assegurar a volta à Primeira Divisão
    http://www.bolanaarea.com/brasileirao_1991.htm

    Dos 32 clubes que participaram do Brasileirão, o Atlético-MG conseguiu uma
    proeza: foi o último colocado e mesmo assim escapou do rebaixamento.
    Isso porque, para esta edição, deveriam ter sido rebaixados os dois
    últimos colocados no Brasileirão de 1992 (Náutico e Paysandu).
    Também deveriam ser promovidos apenas o campeão e vice da
    Série B de 1992 (Paraná e Vitória). Mas, depois de 5 anos cumprindo
    os regulamentos com acesso e descendo, a CBF resolveu “virar a mesa”.
    Como o Grêmio, que disputava a Série B, ficara em 9º lugar, decidiu-se
    promover os 12 primeiros da Segundona e que não haveria rebaixamento.
    Prova disso é que não houve a Série B de 1993. Pior que isso só a fórmula
    de disputa deste ano, rebaixando os 4 últimos colocados dos Grupos C e D,
    onde estavam todos os clubes que haviam subido da Série B, menos é
    claro, o Grêmio. Assim, novamente ficamos com o inchaço no Brasileirão

    http://www.bolanaarea.com/brasileirao_1993.htm

    Na boa véio essas tuas fontes têm tanta credibilidade (ou menos) do que as que o Perin expôs. Legalmente ñ houve virada de mesa. Ela aconteceu foi MORALMENTE da mesma forma que os não-rebaixamentos colorados em 1999 (luzes apagando misteriosamente no beira-rio, STJD dando pontos espiritas ao Inter, etc etc) e em 2002 quando o treinador do paysandu teve encontros pra lá de suspeitos com a direção do inter e sem mais nem menos o paysandu entrou com meio time em campo, inicio do jogo com 15 minutos de atraso em relação aos demais. A própria torcida do Paysandu quis pegar a diretoria do próprio time ao final do jogo (por que será hein ?).

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u51250.shtml

    Todo time tem sujeira no curriculo e o do Inter não foge à regra. Não adianta os colorados espernearem.

  • ezequiel diz: 12 de abril de 2010

    o mais incrivel é ter gente chamando o Perin de gremista….

    pra quem não sbe o Perin é assumidamente colorado, só ver o twitter dele… nunca escondeu o time que torce e, sempre, busca as informações na estatísticas e fontes oficiais (quando possível).

    Perin, mais uma vez parabens por mostrar a verdade…

  • ezequiel diz: 12 de abril de 2010

    arthur, o inter entregou o jogo pro flamengo tb ano passado?! tomou 4×0 lá pq mandou reservas e juniores…

  • Eduardo diz: 12 de abril de 2010

    Dentro desta URL tem uma reportagem publicada em um dos jornais de Belem do Pará chamado O Liberal

    http://www.gremiosempre.com.br/?id=407

  • GUILHERME COLORADO diz: 12 de abril de 2010

    TEM GREMISTA, ACHANDO, EXPECULANDO, TENTANDO, SONHANDO, QUE O INTER JÁ FOI BENEFICIADO, MAS ONDE ESTÃO AS PROVAS, OS FATOS????

    CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS:

    FATO: FOI “””2 X”””” PARA A SEGUNDONA, E UMA DELAS SÓ SAIU POR UMA ROBALHEIRA DESCABIDA, QUE ATÉ OS PRÓPRIOS ADMITEM. E NA OUTRA, COM AS CALÇAS NA MÃO CONTRA O GLORIOSO NAUTICO, SAIU ATÉ DVD, O MAIR TITULO PRA ELES, 2°.

    FATO: NOS ULTIMOS ANOS O INTER VENCEU, SÓ ESSES :

    SÃO PAULO: O MELHOR TIME BR DOS ULTIMO ANOS.
    BARCELONA; O MELHOR DO MUNDO
    ESTUDIANTES: O MELHOR DA AMÉRICA.

    E DE QUEBRA LANÇAMOS DVD DE CAMPEÃO, L.A.,MUNDIAL,RECOPA, E SULAMERICANA.

    REALMENTE NÃO TEM O QUE SE DISCUTIR!!!!!!!!!!!!!!

  • Eduardo diz: 13 de abril de 2010

    Ao Guilherme Colorado. Provas de que o Inter tem historia mal contada no futebol estão expostas basta tu olhar (isso tb é fato). Na boa já pedindo desculpa a todos mas o colorado é o torcedor mais retardado que existe no brasil. Todo time tem sombras em seu passado. Seja por viradas de mesa ou fugas de rebaixamento mal contadas ou titulos ganhos na mão grande SEM EXCEÇÃO (incluindo o meu time na lista) só que o colorado é o UNICO a não admitir que o time dele tb tem história mal-contada.

  • GUILHERME COLORADO diz: 13 de abril de 2010

    ONDE ESTÃO AS PROVAS, OS FATOS?????????????

    É MUITO FACIL VIM FALAR E PREGAR MORAL, MAS “””” NINGUÉM TEM CONDIÇÕES DE PROVAR NADA CONTRA O INTER “”””

    ISTO É FATO, ALGUÉM SE HABILITA??????

    NÃO VEJO NENHUMA PROVA EXPOSTA NA MINHA FRENTE.

    É MUITO FACIL EU VIR AQUI E CHAMAR TDS OS GREMISTAS DE V****, PQ FAZEM A TAL DA “ANALVALANCHE” NO ESTÁDIO.
    MAS EU NÃO TENHO PROVAS, PRA DIZE QUE TODO MUNDO É V****.

    ENTÃO PAREM DE “ACHAR” COISAS E ME APRESENTEM COISAS VERDADEIRAS.

    A VERDADE, É QUE INTER TEVE TEMPOS NEBULOSOS, MAS “DENTRO DO CAMPO” , SEM AJUDA DE CBF, VENCEU OS SEUS ADVERSÁRIO, PARA DEPOIS SER CAMPEÃO DO MUNDO!!!!!!!!

    PERGUNTO AOS GREMISTAS, SE UM CONSELHEIRO DO INTERNACIONAL VEJA, TAL ACUSAÇÕES E EXIJA AS PROVAS?????
    VCS TEM COMO PROVAR???????????

    SE ALGUEM ME PROVAR QUE HOUVE UM PASSADO “NEGRO” NO INTER, EU VENHO AQUI E PEÇO DESCULPAS, PRA TODO MUNDO!!!!!!!!!

    BANDO DE SEGUNDINOS RECALCADOS.

  • Rogerio diz: 2 de junho de 2010

    Pois é gente.
    É uma discussão e tanto.
    Mas pra mim, que caí aqui de pára-quedas, vou dizer o que nós aqui de São Paulo enxergamos a respeito da dupla Gre-Nal:

    Grêmio: Rebaixado em 93, foi beneficiado pela várzea que assombrava o futebol brasileiro naqueles anos e, voltou a primeira divisão numa boa. Como se nada tivesse acontecido. Aliás, até hoje, ninguém sabe bem o que aconteceu! Mas em 2004 foi rebaixado MESMO e cumpriu a penitência.

    Internacional: Escapou de maneira “estranha” duas vezes do rebaixamento. A primeira, em 1987, por, junto com Flamengo, negar-se a disputar o quadragular final do Campeonato Brasileiro daquele ano. A punição para o clube que negara-se a seguir o regulamento do campeonato era clara: REBAIXAMENTO… Mas não aconteceu… Por que???????
    E hoje, a CBF ainda “passa o recibo” de incompetência ao reconhecer o Sport Recife como Campeão de 87 mas, não pune os “rebeldes” daquele ano…

    Em 1999: Internacional X Paysandu – Se perdesse o jogo, o inter estaria rebaixado. Nesse jogo os torcedores do Paysandu jogavam notas de 1 real no campo, dando a entender que os jogadores estariam vendidos…
    E antes disso ainda teve o apagão dos refletores no Beira-Rio, contra o Palmeiras…

    Cara… ao meu ver, tanto inter quanto grêmio, tem um passado bem sujinho!
    É “engraçado” ver vocês disputando quem tem mais ou menos lama na cara!

    Abraços de um São Paulino, TRI CAMPEÃO MUNDIAL, rumo ao TETRA!!!!!!

  • Rogerio diz: 2 de junho de 2010

    Perdão.
    Gostaria de retificar meus comentários com relação ao internacional.
    Errei na cronologia dos acontecimentos.

    O Apagão foi contra o Palmeiras em 1999.
    O lance com o Paysandu foi em 2002.

    Mas… de qualquer forma…
    Limpem a cara!

  • Edson K Jr diz: 5 de outubro de 2012

    Claro que o regulamento da segunda divisão de 1992, foi uma espécie de virada de mesa para favorecer o Grêmio para voltar para a série A, pois acredito que em 1991 quando o mesmo foi rebaixado para a série B do brasileirão tentaram reverter a situação só que não teve colher de chá, o Grêmio iria jogar a série B de 1992, só que o regulamento foi feito para ajudar o tricolor gaúcho,onde subiam 12 clubes para a série A de 1993, o clube que saiu prejudicado com este regulamento foi o Paraná Clube que foi campeão da segundona de 1992. Em 1993 com o Grêmio de volta na série A, fizeram a primeira divisão A com clubes de maior expressão, e o Grêmio é claro estava nesta, e o Paraná Clube campeão da série B de 1992, acabou ficando na primeira divisão B, com clubes de menos expressão.

  • Edson K Jr diz: 5 de outubro de 2012

    A maior virada de mesa da história do futebol brasileiro, foi quando o Fluminense foi campeão da série C em 1999 e com um passe de mágica estava na série A de 2000, quando o campeonato brasileiro foi chamado de copa João Havellange. ABSURDO !!!!!

  • Ricardo diz: 29 de outubro de 2012

    CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE – RECIFE,Pe.

    Houve VIRADA DE MESA SIM EM 1992.
    Nos fomos beneficiados mesmo!
    E dae, qual é o problema?
    Só o FLUMINENSE/RJ e o BAHIA podiam?

    Futebol no Brasil é assim mesmo BAGUNÇADO!
    A gante tinha que sair DAQUELA LAMA, nada melhor do que um GUINCHO chamado CBF kkkkkkkk

  • GREMIO diz: 18 de novembro de 2012

    E O SAO PAULO Q CAIU PARA SERIE B DO PAULISTAO ????????????

  • Tavares diz: 18 de abril de 2013

    melhor que ser rebaixado fifa e perder pro mazembe

  • VERDADE diz: 5 de julho de 2013

    1° REBAIXADO de verdade é aquele que disputou, pelo menos, UMA partida na segundona… o inter participou?? NÃO!!!!

    2° REBAIXADO de verdade é aquele que fica entre os quatro ÚLTIMOS da tabela do campeonato… o inter ficou em 1995???? NÃO!!!! ficou em 9° = FATO!!! qual era a regra do início ao fim??? que só os DOIS últimos seriam rebaixados…

    3° foi calote o que o inter fez com o jogador?? sim, mas não merecíamos ter passado por isso… ALIÁS, o Grêmio TAMBÉM deu calote: 3 milhões no Shakhtar Donetsk pelo Moreno, deu calote no Flamengo pelo Rodrigo Mendes, entre outros, além de atrasar salários, então se fosse pra ser rebaixado por isso, seria “justo” também…

    e lembrando bem, o grêmio SUBIU NO TAPETÃO em 1993 após uma virada de mesa, sendo que o regulamento era o MESMO nos anos anteriores (e posteriores) e SÓ em 1992 que essa regra de classificar 12 times da segunda pra primeira foi aceita… beneficiou-o = FATO!!!

    então, é melhor “baixar a bola” aí…

  • Edson K Jr diz: 17 de agosto de 2013

    O Grêmio merecidamente foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro em 1991, mas como é um clube que já foi campeão mundial, a CBF deu uma colher de chá para o clube gaúcho, no regulamento da segunda divisão em 1992, previa a ascensão de 12 clubes para a primeira divisão para 1993, nestes 12 estava é claro o Grêmio, que terminou a competição em nono lugar. foi uma virada de mesa discreta. Daí em 1993 com 32 clubes na primeira divisão, dividiram em primeira divisão A com clubes de maior expressão, e primeira divisão B com clubes de menor expressão.

  • Edson K Jr diz: 17 de agosto de 2013

    Os clubes que sairam prejudicados com o regulamento da segunda divisão do campeonato brasileiro em 1992, foi o Paraná Clube que foi campeão de segundona neste ano, e o Vitória da Bahia que foi vice campeão, ambos no ano seguinte ficaram na primeira divisão B.

  • Edynho diz: 4 de outubro de 2013

    Tapetão aconteceu em 99 quando foram para a justiça tirar pontos do São Paulo,para não cair.
    O que aconteceu em 92 foi uma mudança no regulamento que acabou beneficiando o Grêmio,assim como os outros clubes que subiram.O Grêmio nada teve a ver com isso,se o regulamento mandava subir,subiu,já era.
    Curioso é que os colorados que tanto falam emTAPETÃO ou virada de mesa se esquecem que em 2010 foram amplamente beneficiados com a regra maluca da Conmebol,que largou o “poderoso” Chivas-Mex já na semifinal da competição por causa da epidemia de gripe suína um ano antes.
    Ouvi muito na época essa mesma justificativa: “o Inter nada tem a ver com isso”…
    Então,regra é regra…

  • Leandro Costa diz: 6 de dezembro de 2013

    Bom saber! Durante muitos anos escuto os colorados mencionarem este fato, hoje 06/11/2013 o jornalista Nando Gros esclareceu, como sendo uma ação que manchasse a história do Tricolor, a verdade vem a tona, como sempre vem. Não adianta desmerecer o passado do outro, fico pensando como os orgulhosos colorados explicariam o cai-cai da Vila Belmiro, que não tem como justificar e o gagasso que tomaram da FIFA por três vezes e mijaram para trás. Vai lá justifiquem ai.

  • interMORTAL diz: 19 de dezembro de 2013

    Tua memória te traiu sim!!! Houve sim mudanças no regulamento em meio à competição, e o regulamento, que vivia mudando todo ano mudou duas vezes e as mudanças envolviam ascenso sim. Aliás começou sem ninguém saber quantos iam subir e, em meio à competição foram definidos 8 classificados à segunda fase, mas por conveniência não falaram em ascenso. Quando o grêmio não tinha mais chances de classificação foram definidos 12 clubes para subirem, sendo que 8 se classificavam para as fases finais e os outro quatro curtiam férias, ou seja os “bananas terminaram um jogo desclassificados e iniciaram o último classificados à 1a divisão. Eles tentam apagar da memória mas nunca vou esquecer isso!!! Lindo fiasco!!!

  • interMORTAL diz: 19 de dezembro de 2013

    O Perin pode dar crédito a quem quiser e puxar o saco de quem quiser, mas eu me lembro direitinho do que aconteceu naquela época, e curti muito. E sei bem que o que o André Kruse diz no http://gremio1983.blogspot.com/2007/01/placar-ataca-novamente.html é MENTIRA!!!

  • Felipe diz: 20 de dezembro de 2013

    Mentira, voltavam 2 passou para 8 e depois para 12. Mentira como todas as outras que os gremistas contam.

Envie seu Comentário