Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 16 abril 2010

Segurança na Fórmula-1: a evolução de 1965 até 1976

16 de abril de 2010 0

Em 2008 fiz uma longa série que tratava da criação da G.P.D.A. (“Grand Prix Drivers Association” , ou associação de pilotos da Fórmula-1). Da sua fundação nos anos 60 e consolidação nos anos 70, ambos marcados por inúmeras tragédias nas pistas.

Sobre o risco dos autódromos perigosos que a categoria utilizava na época, em nada parecido com as pistas muito mais seguras de hoje. 

Contei histórias de heroísmo de verdade (e não “heróis de Big Brother”), de pilotos que arriscaram suas vidas para salvar companheiros de profissão. Mezario, Ertl, Lunger e Edwards salvaram Lauda, Hailwood salvou Ickx. Purley tentou salvar Williamson.

Contei a luta de Jackie Stewart e Émerson Fittipaldi por melhores condições de segurança.

Contei as tragédias de Montjuich, Zandvoort e Watkins Glen.


Para quem já conhecia o Almanaque Esportivo, vale a pena rever.

E para quem não conhecia, vale a pena aprender:  

SÉRIE COMPLETA

Segurança na F-1, I: GPDA e sua fundação

Segurança na F-1, II: Stewart, o pioneiro e líder

Segurança na F-1, III: O mestre Stewart e o aprendiz Cevért

Segurança na F-1, IV: O horror de Montjuich, 1975

Segurança na F-1, V: Lauda e os quatro salvadores

Segurança na F-1, VI: o corajoso Hailwood no inferno de Kyalami

Segurança na F-1, VII: o herói eterno David Purley

Vejam imagens do acidente bizarro de Buemi nos treinos da F-1

16 de abril de 2010 3

Impressionante o acidente ocorrido com o suíço Sebastien Buemi no primeiro treino livre do GP da China, a ser disputado na madrugada de sábado para domingo. Sua Toro Rosso estava em plena reta dos boxes e simplesmente perdeu as duas rodas dianteiras, AO MESMO TEMPO.

A equipe disse que o braço novo da suspensão direita quebrou e, quase instantaneamente, o da esquerda também quebrou. O momento ocorreu no início da frenagem para contornar a curva. Vejam a cena: