Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

ANÁLISE: Venceu quem é melhor. E este é o Grêmio

26 de abril de 2010 26

Tenho uma tese antiga sobre clássicos Gre-Nais. Ao contrário da teoria vigente de que “tudo pode acontecer” em um duelo entre arquirrivais, penso que na imensa maioria das vezes o melhor time vence. Foi assim na sequência de 13 Gre-Nais invictos do Grêmio. E está sendo assim desde 2003, desde quando a supremacia do Internacional é indiscutível.

E isto se aplica ao analisarmos o Gre-Nal de número 380. Hoje, indiscutivelmente, o Tricolor é mais time que o Colorado, sobretudo na defesa e no ataque. O domínio técnico, tático e físico hoje foi indiscutível. As opções de banco são razoáveis, mas o time titular é melhor.

Enquanto vimos a defesa do Internacional dormir nos dois gols, vimos a defensiva tricolor se segurar atrás e ainda se dando o luxo de marcar o primeiro gol. O Grêmio foi soberano em todos os setores e por quase todo o tempo, com exceção do final do primeiro tempo e mereceu indiscutivelmente a vitória. O Inter só foi melhor nos 25 minutos finais do primeiro tempo, quando propôs o jogo e teve em Wálter seu melhor jogador, ganhando todas sobre Mário Fernandes.

Confusão foi o que menos teve no Gre-Nal. O Grêmio foi soberano - Lucas Uebel/VIPCOMM

No intervalo, Silas fez a substituição que mudou o jogo, entrando Adílson no lugar do irregular Ferdinando, que ainda estava machucado. Isto acabou com o domínio colorado no meio-campo. Empolgado pelo domínio tático do jogo, o Grêmio empilhou chances de gol, acertou a trave três vezes e ainda outras duas chances incríveis. As jogadas foram pelos dois lados do campo e o garoto estreante Neuton foi muito bem.

O time visitante explorou a bola aérea, ponto fraco colorado desde o ano passado. E o Inter não explorou a bola cruzada na área, igualmente a deficiência gremista em 2010. Em vários lances, ao invés de cruzar na área, cobrou para a entrada da área em chutes de jogadores que não fazem gol de fora da área (o melhor chutador, Wálter, nunca é usado nesta possibilidade).

O técnico Jorge Fossati também colaborou ao errar na saída de Andrezinho, entrando Giuliano. Que, além de má fase, ainda foi mal escalado: jogando de meia aberto na esquerda, aonde seu futebol desaparece. Para piorar, o técnico colorado precisou usar as peças ofensivas de reserva, que não acrescentam em nada.

Ou seja, ao contrário do que a soberba e arrogante diretoria colorada, o “elenco” é muito fraco. As primeiras opções ofensivas são Taison, Edú e Kléber Pereira, este último um ex-atleta ainda em atividade. Isto diz tudo.

Parabéns ao Grêmio, virtual campeão gaúcho 2010.

Porque é melhor, mais time e jogou muito mais que o Internacional.

O jogo pode ser resumido assim, vou só considerar as chances clamorosas de gol:

CHANCES CLARAS DE GOL COLORADAS

1° TEMPO

- Chute de Wálter com defesa de Victor

- Chute de Wálter após erro em saída de gol de Victor, que Edílson salvou em cima da linha

2° TEMPO

- Chute de Wálter no ângulo, milagre de Victor – Jogo ainda em 0×0

CHANCES CLARAS DE GOL TRICOLORES

1° TEMPO:

- Borges sozinho perde gol incrível.

- Jonas demora para chutar e Pato defende.

2° TEMPO:

- Neuton dribla Nei e Leandro perde gol incrível

- Jonas acerta a trave em cruzamento da esquerda

- Jonas acerta a trave novamente em cruzamento da esquerda

- Falta distante que Alecsandro bate direto ao invés de cruzar na área. Contra-ataque gremista, escanteio. Na cobrança, Rodrigo sobe sozinho e marca de cabeça, Grêmio 1×0

- Falta desnecessária de Juan depois de errar o tempo da bola. Na cobrança, Borges, absolutamente livre, amplia para o Tricolor, 2×0.

- William Magrão cabeceia sozinho e quase amplia, final de jogo.

2007:

2008:

2009:


2010:

Comentários (26)

  • na lata diz: 26 de abril de 2010

    confira se estou errado: CBF marca jogo do azenha para dia 05/05 pela copa do brasil contra o flunimense as 21:50 hs em POA, mesmo dia e horario de INTER e Banfield tb em POA marcado pela comenbol. Até agora ninguem percebeu isso? saudaçoes coloradas.

    EDITADO: o do Grêmio já está marcado para QUINTA-FEIRA 06/05, enquanto o Inter não teve data definida. Portanto, estás equivocado.

  • Márcio diz: 26 de abril de 2010

    O gremio deve aproveitar esse momento, pois ganhar do inter é, realmente, de suma relevancia !!
    Enauqanto isso, o inter viaja para a argentina, em jogo contra o atual campeão argentino.
    Abraço.

  • arthur diz: 26 de abril de 2010

    Cara tu esqueceu os outros dois chutes de Walter? E o chute de Sandro que pegou no travessão? e a cabeceada de Alecssandro que raspou o poste? Esqueceu que o Inter jogou a sua setima partida decisiva em apenas 20 dias, sendo que a última na quinta-feira? enquanto e Gremio jogou apenas cinco? Aliás foram quatro, porque em Florianóplis só um time jogou, e se não fosse Victor teriam voltado com um balaio de gols na bagagem. Acho que o que falta é escalar Marquinhos ao lado de Walter no ataque, e não colocar D’Alessandro e Andrezinho jogando juntos ao mesmo tempo, são jogadores de uma etapa só, onde conseguem render mais. Se nossa defesa fosse tão ruim, como explicar que levou apenas 2 gols na Libertadores? E não é em apenas um jogo que um time se mostra ser melhor, o gremio foi melhor por diversos fatores: cansaço, time mal escalado, ausência de Kleber, que é fundamental neste esquema do Inter, é o cérebro do time, contrariando muitos que acham ser D’Alessandro.E a estrela de Victor que quando falhou a zaga tirou encima da linha, aposto que se aquela bola entrasse o seu comentário seria outro. Foi a chance de gol mais clara do jogo, até aquele momento, a chance de Borges ele chutou torto para fora então não levou grande perigo.

    EDITADO: só tomamos 2 gols pq o grupo era o 2º mais fraco da Libertadores. Só perdeu, em ruindade, pro do Corinthians.

  • Felipe diz: 26 de abril de 2010

    Depois dizem que essa não é a imprensa azul…Pelo menos podiam fingir um pouco. Perguntem no centro do país, pra ver se eles concordam que o gremio é mais time que o Inter. Tese furada! QUEM GANHOU O GRENAL PRIMEIRO GRENAL DE 2010? PENSA NO QUE FALA!!

  • MÁRCIO ABREU diz: 26 de abril de 2010

    TÁ BOM, O SABEDORIA…….PORQUE NÃO DISSE ANTES DO CLÁSSICO QUE O TIME DA BEIRA CEMITÉRIO ERA MELHOR ???
    ASSIM FICA FÁCIL, NÉ ???

  • MARCELO diz: 26 de abril de 2010

    MUITO BOM O POST…
    GREMIO DESDE 1997 SEM PERDER FINAIS PARA OS AMARGOS DO ATERRO…
    DESDE 1982 SEM PERDER FINAIS DE GAUCHÃO NO OLIMPICO….
    SE FOSSE O PELOTAS A PELEIA IRIA SER MAIS PEGADA….

  • Twsc diz: 26 de abril de 2010

    Neste jogo concordo que o Gremio foi melhor e mereceu. Então temos que descobrir onde estão as causas do inter ter jogado menos. Uma delas com certeza é que estamos jogando com 10 jogadores faz algum tempo, quando temos Alecssandro em campo jogamos com 1 a menos. É incrível como nosso técnico não faz nada pra mudar isto. Enquant não tivermos centroavante de verdade não vamos nem adiante da próxima fase na LA. Agora que perdemos MURICY de novo, e provavelmente sejamos desclassificados da Libertadores os os inteligentes da diretoria demitam este Sr que não está a altura do Inter. E ai vão contratar um zé ninguem de novo, pra jogar o brasileirão e ficar em segundo de novo !!! Temos que mudar na eleção se não vai continuar tudo igual ano que vem.

  • Wendell Ferreira diz: 26 de abril de 2010

    O Twsc está certo. Mesmo sendo colorado, admite que seu time não fez um bom jogo, e que tem de corrigir erros se quiser ir longe nas próximas competições. Arthur e Felipe querem esconder os erros do Inter. Se tomou só 2 gols na Libertadores, é por total ineficiência dos ataques dos fracos adversários.

  • SIDNEI diz: 26 de abril de 2010

    O Artuhr é que está certo. O Inter é muito bom, por isso tem apresentado futebol tão exuberante. Continuem assim, já priorizando o brasileirão…
    O Felipe também esta certo. Para o centro do país o Inter é campeão brasileiro há dois ou tres anos. O melhor grupo do Brasil, e o técnico olha pro banco e vê Edu, Kleber Pereira…
    Continuem assim que a gente esta se divertindo.

  • Imortal diz: 26 de abril de 2010

    Ei Felipe. Pra refrescar a tua memória. Segue escalação do GRÊMIO no GREnal de Erechim: Victor, Mario Fernandes, Rafael Marques, Mauricio e Lucio, Ferdinando, Adilson, Souza e Hugo, Jonas e Borges. Agora a escalação do time que patrolou o teu em pleno Beira-Rio: Victor, Edilson, Mario Fernandes, Rodrigo e Neuton. Ferdinando, Willian Magrão, Leandro e Hugo.Jonas e Borges. Se tu souber contar vais ver que houveram CINCO alterações em relação ao primeiro GREnal, olha bem, CINCO alterações. Enquanto no teu só mudou o goleiro. Essa “supremacia” colorada sempre foi imaginária tal qual o pais das maravilhas da alice, Só quem via isso era a diretoria colorada e a torcida do inter.Qto a imprensa do centro do pais (que não entende nada de futebol diga-se de passagem), eu moro em SP e na maioria dos programas esportivos daqui os palpites que a vitória seria do Grêmio. Inclusive nos bolões em que participo na internet. Acho melhor TU pensar antes de postares besteiras e só lembrando que o Perin é colorado e tá reconhecendo a imensa supremacia tricolor. Se não fosse a trave vcs tariam amargando no minimo uns 5 X 0 (que seria o placar mais justo desse GREnal).

  • Imortal diz: 26 de abril de 2010

    Perin só uma correção, o titulo de 2006 conquistado no Beira-Rio NÃO foi o único na gloriosa história tricolor, em 1980 também celebramos um titulo em territorio inimigo. Sds tricolores

    EDITADO: vou arrumar isto.

  • Junior diz: 26 de abril de 2010

    Finalmente alguém da imprensa teve a coragem de vir a público para falar o que qualquer um com um pouco de senso crítico pode perceber. O elenco do Inter é ruim. O time titular já é fraco, o restante do elenco então nem se fala. Culpa disso é desta direção que está há quatro anos se vangloriando da conquista do mundial e repleta de soberba e arrogância. A direção vive afirmando que o elenco do Inter é muito bom e a imprensa, inclusive do centro do país, apenas repete essa convicção. Precisamos reformular o grupo todo. Mas devemos começar com a direção.

  • Dóris diz: 26 de abril de 2010

    Bom dia! Não concordo… Não venceu quem É melhor… Venceu quem FOI melhor… Somente ontem…

  • filipe diz: 26 de abril de 2010

    parabéns pela análise “parcial” que você fez, embora eu concrede com vários comentários, acho que você força um pocuco falando da diretoria arrogante do inter e etc… ah, e “hoje o gr~emio é mais time”, o seu hoje só se refere ao dia 26/04/2010, pq se analizarmos um “hoje” mais geral tipo meses, ou anos, nós sabemos qual o clube está em melhor fase….

    EDITADO: nos últimos quatro meses está bem claro: o Grêmio.

  • Mariane Batista diz: 26 de abril de 2010

    É isso aí, tem que ser coerente e reconhecer qu jogamos melhor.

    Ainda faltam 90 min e muita coisa pode acontecer !

  • Daniel Garcia diz: 26 de abril de 2010

    Tua análise é extremamente parcial e não leva em conta que o Inter vem de uma sequência maior de jogos (todos decisivos), viagens (uma para o Peru) e um imenso maior desgaste físico em comparação com o grêmio. A chuva fez pesar as pernas dos colorados, cansadas da batalha de quinta-feira no gigante em um jogo de vida ou morte…o Inter teve apenas 2 dias para descansar. No mais, o Inter é muito mais time que o grêmio, já houve ocasiões em que o grêmio em melhor fase perdeu para o Inter. Claro que futebol não vive do “se isso tivesse ocorrido, se aquilo tivesse ocorrido”, mas SE o inter tivesse aproveitado as ótimas oportunidades do primeiro tempo e marcado um golzinho, o teu blog teria outro comentário…porque o jogo seria outro. Parcial a análise e superficial. Sinceramente, não vi nenhum chocolate ou “imensa superioridade” gremista. Pelo contrário, vi equilíbrio dos dois times em um jogo que se decidiu pela bola parada.

    EDITADO: opinião sua, da qual discordo. Mas comentário autorizado, é claro.

  • Matheus diz: 26 de abril de 2010

    Não vimos o mesmo jogo, até concordo que o Gremio tenha tido uma relativa superioridade no segundo tempo,mas não dá pra dizer que foi infinitamente melhor, e nem dá pra negar tambem que mais uma vez o Victor fez toda a diferença, como alias, tem feito há muito tempo no Gremio. Mas não queria entrar neste mérito, até porque o Gauchão tem muito mais valor para o Gremio do que para o Inter, e acho que nem preciso dizer porque, e é justamente neste sentido que me recordo de um antigo post teu onde vc pergunta aos colorados se o Inter deveria priorizar a Libertadores e com isso jogar o Gauchão com o time B, ou C se preferir, me recordo de ter dito que o Inter não deveria cometer os mesmo erros do Gremio de Celso Roth, que deveria jogar de inicio ao fim com o mesmo time, no caso o B, independente de qual resultado tivesse ao longo da competição. Teria, lógico, que enfrentar os interesses comerciais, as reclamações da FGF, as sempre espertas e malandras pressões da imprensa esportiva e até mesmo as eventuais cobranças de parte da própria torcida, mas, não deveria ceder, deveria seguir firme com Leandro Damião e cia., mostrar convicção na pior das hipóteses, mas não repetir os erros que leveram o Gremio ao descrédito e por fim as eliminações. Agora sim, vem a face mais dura, fica com a desconfiança da torcida, com a malhação da cronica, com o deboche dos adversarios e até com desanimo dentro do vestiario. Errou o Inter e errou quem da torcida desejou que assim fosse feito. Contudo ainda fico com quem diz que: “Quem ri por ultimo, ri do Gremio”!

  • Paulo Anton diz: 26 de abril de 2010

    Lendo o comentário dos outros internautas sobre o teu comentário do jogo, percebo que depois dessa vitória no grenal estamos vendo novamente a tão velha e conhecida soberba, prepotência e arrogância dessa torcida azul de várias décadas…

    Gremio melhor do que o Inter? Só no jogo de ontem mesmo, quando jogamos com um POSTE DE CONCRETO EM CAMPO (Aleccone) e o Fossatti, que mais parece um “gremista enrustido” do que treinador do Inter. Vá treinar mal assim lá no Equador…

    Que bom que os gremistas se enganam! Pensam que tem time… quando na verdade o jogo foi decidido na BOLA PARADA, justamente o que praticamente todos os gremistas afirmavam que era a melhor arma do Inter e que desta forma a CONDENAVAM, acabou sendo a salvação do time azul. O resto desconsidera, por que a bola não entrou.

    É assim que funciona, é assim que comentarista analisa o jogo; pensar que podia ter sido outro resultado, é pura ilusão…
    Se, a bola não tivesse batido no poste… se, não tivesse batido na trave, se, o atacante sozinho com o goleiro tivesse feito o gol…. pssssssssss!

    Mas, nada melhor que um dia após o outro…

  • Campeão de Tudo diz: 26 de abril de 2010

    Cidadão, deves comemorar muito isso, pois vencer do inter n~çao é sempre.
    abraço

    EDITADO: falou pra mim? Esqueceu que time eu torço?

  • Poletto diz: 26 de abril de 2010

    Alexandre, mudando de assunto. Vi numa reportagem que o duelo grêmio x fluminense já se repetiu em quatro edições da copa do brasil. gostaria que tu fizesse uma pesquisa acerca do retrospecto deste confronto de tricolores. abraços.

    EDITADO: este é fácil, farei

  • Colorada de Nascença diz: 26 de abril de 2010

    Como pode um cara que se diz colorado escrever um “troço” desses???? Realmente, com torcedores TRAIDORES assim o Grêmio só pode ser melhor. Quanto o Grêmio pagou para que tu escrevesses tal imbecilidade em relação a esse Gre-Nal 380???? Concordo que quem ri por último ri melhor e quem rirá é o INTER.

    Colorada de Nascença

    EDITADO: se tu quer se enganar como a incompetente diretoria colorada e continuar no “mundo maravilhoso do melhor plantel do mundo”, tudo bem. A escolha é sua. Só não chora depois.

  • Samuel Ritter diz: 26 de abril de 2010

    Olha, 2×0 é uma triste dorrota… mas 0×2 (DENTRO DE CASA) é FUMÃO!!!! que bom que não foi 3 e nem 4, senão eles desisitiriam do último confronto, jogando com os reservas. Quero ver os titulares novamente no olímpico!! Mas dessa vez, quero Kleber Pereira como titular os 90 minutos, fazendo dupla com o Edu. Não é possível que o inter deixará suas grandes contratações de fora.

  • Colorada de Nascença diz: 26 de abril de 2010

    Colorado que é colorado morre tudo abraçado e jamais elogia o Grêmio.

    EDITADO: jamais vou torcer assim. Pode esquecer.

  • Raukores diz: 26 de abril de 2010

    Concordo com essa tese. Nos últimos 3 anos venho ouvindo que o Inter tem o melhor plantel e time, e lálálá. Só que faz 3 anos que o Inter vende seus melhores, não contrata ninguém a altura, e continua na mesma. Como disse ano passado, melhor time, melhor plantel, é o que ganha. Se tivessem ganho os 3 últimos brasileirões e libertadores, ainda entenderia. Mas não foi o caso. E quer saber? Bem feito, tomara que tomem mas umas porradas e voltem a ser um time e não um baile de egos. O ClicRBS podia aproveitar a carona, parar de tentar nos fazer acreditar que o Inter é o Barcelona. Alias, cadê o novo Messi, o Taison? Nada contra o garoto, mas ele é um exemplo do fenômeno. Começou a jogar bem, já endeusaram o muleque. Ae ele não repete a atuação, e já é um caso de psicólogo! Pressão existe em todo time grande, mas no Inter, parece haver uma mistura de tabloide com carta para Papai Noel!
    Tá, desabafei, valeu.

  • CJost diz: 26 de abril de 2010

    É facil falar quem é o melhor, agora, depois do jogo, mas é melhor mesmo? ou só jogou melhor? Fala sério! Tu que é gremista, você trocaria os jogadores do Inter pelos do grêmio???Duvido muito, falar que o gremio é melhor que o Inter, mostra que tu não entendes nada de futebol, se fosses o melhor era ele que estaria na libertadores, se fosses melhor, a folha salarial do gremio seria maior, o que o gremio tem de melhoer que o Inter é o técnico, mas o melhor time ainda é do Inter.

    EDITADO: quem disse que eu sou gremista?

  • EDU diz: 27 de abril de 2010

    “Colorada de Nascença ” é a típica pessoa que torce para um time por influência do pai ou da mãe,mas não entende nada de futebol.

    Abraço tricolor,Alexandre.

Envie seu Comentário