Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

CONVOCAÇÃO: Análise e curiosidades dos 23 convocados

11 de maio de 2010 66

Saiu a convocação oficial para a Copa do Mundo de 2010. Salvo lesões/cortes de última hora, que já ajudaram o Brasil em 1986 (Leandro e Renato Gaúcho) 1994 (Ricardo Rocha), 1998 (Romário) e 2002 (Émerson), os 23 chamados por Dunga devem representar a Seleção Brasileira no Mundial da África do Sul.

Antes de mais nada, ficaram claros os critérios. Quem mais ele chamou foi convocado para o Mundial na “Família Dunga”, a despeito de fases técnicas deploráveis. Isto vale para os seguintes reservas, inclusive em seus times: Júlio Baptista, Doni, Kléberson e Grafite.

Os 23 homens do Hexa - Arte: clicRBSDunga justificou a convocação de Doni porque ele “peitou a Roma“. Meu Deus. Pior que isto só o Grafite, que jogou cinco minutos e foi para a Copa, mas o Victor não foi. Pior foi dizer que o Júlio Baptista não é titular na Roma porque na posição dele joga o Totti. Primeiro que o Totti ficou meses fora por contusão e nem assim o Júlio Baptista jogou um único jogo como titular. Foram 23 jogos, começando 4 partidas e entrando no decorrer em 19 oportunidades.

Para completar a desculpa furada: “Totti é o segundo romano mais importante, só perdendo para o Imperador Nero”. Comparar Totti, um craque da bola, com um genocida insano e sanguinário é de matar. Mais ainda considerando-se que Nero não nasceu em Roma e sim em Anzio

Também não entendi levar os dois laterais-esquerdo que não jogam por ali há 5 anos: Michel Bastos e Gilberto. Eu teria levado ao menos um jogador da posição, Marcelo (Real Madrid). Mas ACHO que este e Alexandre Pato fizeram muita bobagem nas Olimpíadas de 2008 para se queimar.

Como atento observador do futebol europeu, envio o raio-x e qual seria a minha convocação. Reparem nas péssimas notas para meias e volantes, minhas principais discordâncias.

GOLEIROS – AVALIAÇÃO: 7

- Júlio César (Internazionale): Indiscutível, hoje é o melhor do mundo. MERECIDO
Gomes (Tottenham Hotspur): Temporada fantástica na Inglaterra. MERECIDO
Doni (Roma): Um dos primeiros absurdos. É reserva de Júlio Sérgio na Roma por insuficiência técnica. Quando jogou na Liga Europa, falhou e eliminou seu time contra o Panathinaikos. NÃO CONVOCARIA e levaria o Victor (Grêmio).

LATERAIS – AVALIAÇÃO: 8

- Daniel Alves (Barcelona): Segundo melhor lateral-direito do mundo, joga (e BEM) no meio-campo. MERECIDO
Maicon (Internazionale): Melhor lateral-direito do mundo. Joga ofensiva e defensivamente. MERECIDO
Michel Bastos (Olympique Lyonnais): Temporada soberba no Lyon, cotado para ir para a Inter. MERECIDO
- Gilberto (Cruzeiro): Discutível. Tem dificuldades na marcação e problemas físicos. NÃO CONVOCARIA e e usaria a polivalência de Daniel Alves, levando outro atacante.

ZAGUEIROS – AVALIAÇÃO: 10

- Lúcio (Internazionale): Titular absoluto há uma década, em grande fase técnica. Líder pelo exemplo. MERECIDO
Juan (Roma): Sempre superior tecnicamente, forma com Lúcio uma zaga completa tecnica e fisicamente, a melhor do mundo para mim. MERECIDO
- Luisão (Benfica): Em grande evolução, sempre joga bem na Seleção. MERECIDO
- Thiago Silva (Milan): O ‘Monstro’ de saudosa lembrança no Fluminense e Juventude fez uma temporada excepcional no irregular Milan. Formará a futura zaga do Brasil ao lado de Luisão. MERECIDO

VOLANTES – AVALIAÇÃO 3:
Gilberto Silva (Panathinaikos): Mesmo não sendo nem sombra do formidável vice-capitão do Arsenal de meia década atrás, eu convocaria pela experiência e por ser um primeiro-volante nato. MERECIDO
- Felipe Melo (Juventus): Depois de uma ótima temporada na Fiorentina, um lixo de ano na péssima Juventus. NÃO CONVOCARIA e levaria Denílson (Arsenal)
Josué (Wolfsburg): Ano ruim no fraco time alemão. Baixinho, não tem imposição física nem técnica. NÃO CONVOCARIA e levaria Sandro (Internacional)
Ramires (Benfica): Bem no Benfica, recuperou o espaço perdido nas más atuações da Copa das Confederações 2009. LEVARIA COMO MEIA, não como volante. Em seu lugar, levaria Lucas (Liverpool), de boa temporada na Inglaterra.

MEIO-CAMPISTAS – AVALIAÇÃO 5:

- Kaká (Real Madrid): Única unanimidade no meio, vive má-fase física e técnica. Dele depende de boa parte da criatividade brasileira. MERECIDO
– Júlio Baptista
(Roma): Reserva em seu clube, vive péssima fase. Nem com Totti lesionado virou titular. NÃO CONVOCARIA e levaria Ramires em seu lugar
Elano (Galatasaray): A síntese de Dunga, titular praticamente todo o tempo. Chegou a perder espaço, mas recuperou-se na Copa das Confederações. Boa opção de grupo, ótimo na bola parada. MERECIDO
Kléberson (Flamengo): Outra convocação inexplicável, e este nem o ‘arrego’ da Copa América 2007 se aplica. Não tem jogado nada e é banco no Fla. NÃO CONVOCARIA e levaria Paulo Henrique Ganso (Santos).

ATACANTES – AVALIAÇÃO: 8

- Luís Fabiano (Sevilla): Tem sofrido com as lesões, mas é o melhor atacante brasileiro. Média fantástica na Seleção. MERECIDO
- Robinho (Santos): Mesmo jogando muito mal no Real Madrid e no Manchester City, tinha boa resposta na Seleção Brasileira. Agora, jogando bem no Santos, sem dúvida nenhuma seria convocado. MERECIDO
- Nilmar (Villarreal): Nossa única opção de velocidade com faro de gol, média excepcional na Seleção Brasileira (11 jogos, 8 gols, a maioria começando no banco). MERECIDO
Grafite (Wolfsburg): Com todo o esforço de Adriano em NÃO IR para o Mundial, Dunga ficou sem opções de “centroavante alto e forte fisicamente”. Ou era ele, ou o Fred, ‘bruxinho’ de 2007 e com boa Copa em 2006, mas instável emocionalmente e com problemas extra-campo. Seria um contra-senso levar um jogador com o mesmo histórico de Adriano. MERECIDO

– Como sobrou uma vaga de lateral-esquerdo, eu levaria Neymar (Santos) sim. Por dois motivos: para dar um sopro de juventude no elenco e para ter uma opção ofensiva totalmente desconhecida dos adversários. Seria nosso “mascote”, como foi Leão em 1970, Ronaldo em 1994, Denílson em 1998 e Kaká em 2002.

- De sobreaviso: Hélton (Porto), Miranda (São Paulo), Gilberto (Cruzeiro), Carlos Eduardo (Hoffenheim) e Fred (Fluminense).

CURIOSIDADES:

– Quatro ex-gremistas (Gilberto, Michel Bastos, Felipe Melo e Grafite) e dois ex-colorados convocados (Nilmar e Lúcio). Mais Thiago Silva, formado no RS Futebol e com bela passagem pelo Juventude, assim como Doni, que já não foi tão bem em 2005. Michel Bastos brilhou pelo Pelotas.

- Dois gaúchos: Maicon (de Novo Hamburgo) e Michel Bastos (Pelotas)

– Dois jogadores do time de 2010 passaram pelo pior Grêmio da história (2004): Michel Bastos e Felipe Melo (dica de Luís Felipe dos Santos).

– Em compensação, Gilberto marcou época como o melhor lateral-esquerdo em décadas no Olímpico. Grafite foi muito pouco utilizado em 2003 por Tite.

- Três jogadores que atuam no Brasil: Robinho, Gilberto, Kléberson. Em 2006 também eram três: Ricardinho (Corinthians), Rogério Ceni e Mineiro (São Paulo).

Gilberto é o mais velho: 34 anos. Ramires é o mais novo, 23 anos.

Lúcio e Juan são os com mais convocações: 118. Grafite tem apenas 3.

Luís Fabiano e Kaká são os artilheiros, com 25 gols. A média de Luís Fabiano é espantosa: foram apenas 37 jogos!

-Doni, Josué, Júlio Baptista foram convocados pelos serviços prestados em 2007,na Copa América. O pior momento de Dunga na Seleção Brasileira.

– Oito jogadores do time brasileiro de 2006 estão em 2010: Júlio César, Lúcio, Juan, Luisão, Gilberto, Gilberto Silva, Kaká e Robinho.

– De 2006 para 2002, 10 nomes se repetiram: Rogério Ceni, Dida, Cafú, Roberto Carlos, Lúcio, Gilberto Silva, Ricardinho, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Ronaldo.

- Kaká, Gilberto Silva, Lúcio e Kléberson são os campeões mundiais remanescentes de 2002. Mas Kléberson não foi em 2006, os outros três estão em sua terceira Copa do Mundo. Além de Dunga e Jorginho (ambos em 1994).

E o que vocês acharam? Deixem seu recado.

Comentários (66)

  • Beto diz: 11 de maio de 2010

    Boa analise, mas trocar F. Melo por Denilson eh loucura! Eles nao tem nada a ver! Entao por Thiago Silva, que eh do mesmo tamanho. Alias, o Arsenal eh criticado pois ter um time de anoes que perde todas as bolas divididas, por alto e baixo, especialmente quando joga jogos fortes (tipo os que joga-se na copa).

    Outro eh Nilmar… Sim, pelo que faz e fez pela Selecao mas pelo seu clube, vem muito mal. Alias, atualmente ta esquentando o banco.

    O Brasil esta com muitos jogadores de time e liga pequenos… Alguns, como Robinho simplesmente nunca conseguiram jogar em jogos mais duros. Vai ser muito dificil vencer esse ano. Assim que tiver um jogo mais dificil, a Selecao tera imensas dificuldades.

    EDITADO: Nilmar é o artilheiro do Villarreal com 11 gols no Espanhol e tem jogado sempre desde que o treinador anterior foi demitido e o time reagiu. Tua informação está incorreta.
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/Artilharia/0,,EEL0-9845,00.html

  • Lucas Dornelles diz: 11 de maio de 2010

    Tá no globo.com que Doni jogou 10 partidas como titular da seleção e sofreu 9 gols! Incrível essa média. Do mundial de 90 pra cá não lembro de um goleiro com esse espantoso desempenho.

    Uma injustiça sem tamanho o treinador da Seleção cometeu. Ano passado tirou o goleiro das semi-finais da Libertadores pra ser terceiro reserva nas eliminatórias mas pra Copa do Mundo ele não serve. Que o Victor prove no campo este erro do Dunga fechando o gol contra os meninos da vila.

    Além de Doni, Josué, Ramires, Julio Baptista, Kleberson e Gilberto não merecem vestir a camisa verde amarela.

  • Charles Borghezan diz: 11 de maio de 2010

    Você tem todos os requisitos para assumir o posto de blogueiro Colorado no site do globo esporte!

    Em relação a sua selação, esta praticamente perfeita a sua analise, se o Dunga refletisse e levasse em conta sua analise estariamos muito melhores!

    Eu só nao concordo com o Gilberto Silva, eu levaria sangue novo nessa posição.

  • Regina diz: 11 de maio de 2010

    Excelente análise. Bastante ponderada. Concordo com tudo. Acho que faltou Ronaldinho Gaúcho, pelo nome que ele representa para o futebol, e pelo “temor” que ele poderia impor aos adversários. Mas esse é um critério discutível, principalmente se avaliarmos o estilo Dunga de comandar. No geral, sem surpresas, infelizmente! Seria legal algo de novo, um sopro de juventude, como vc bem disse!

  • Igor diz: 11 de maio de 2010

    E da-lhe Uruguay e Argentina…Anti Dunga, anti-palhaçada, futebol é espetáculo ou porrada, jogador ruim tem que vir jogar Gauchão..hahahahahah…E DA-LHE DIEGUITO

  • João Castro diz: 11 de maio de 2010

    Goleiros:
    - Júlio César
    - Gomes
    - Victor

    Zagueiros:
    - Lúcio
    - Juan
    - Luisão
    - Thiago Silva

    Laterais:
    - Maicon
    - Daniel Alves
    - Marcelo
    - Michel Bastos

    Volantes:
    - Gilberto Silva
    - Sandro
    - Ramires
    - Hernanes (não me lembrei de ninguém mais)

    Meio-campo:
    - Kaka
    - Elano (praticamente só pela bola parada)
    - R. Gaúcho
    - Ganso

    Atacantes:
    - Nilmar
    - Robinho
    - L. Fabiano
    - Grafite

    Não levaria o Neymar porque ele é muito imaturo, já se acovardou contra o Santo André, imagina contra a Argentina.

    Mas no geral acho que os erros do Dunga foi ter convocado Josué, Júlio Baptista (e o Totti nem foi convocado para a Azurra) e o Doni. Victor deveria ser convocado e o Ganso merecia uma chance. O acerto foi deixar Adriano. Mereceu.

  • Matheus diz: 11 de maio de 2010

    Pronto! O Dunga malvado não levou o queridinho e agora estão todos num pranto só,estão tão revoltados que viraram de vez Argentinos. Atenção camelos, simbora estocar camisa argentina falsificada,que os argentinos paraguaios do RS vão as compras.

  • Henrique Cebola diz: 11 de maio de 2010

    Apesar de uma ou outra divergência pontual, a análise é muito bem feita.

  • Alvair diz: 11 de maio de 2010

    Concordo com os jogadores contestados por você. Acrescentaria provavelmente Robinho, que mesmo tendo melhorado um pouco no Santos, há muito tempo está em má fase. Quanto aos substitutos, discordo de alguns: não levaria Lucas, mas sim Hernanes. E não levaria um quinto atacante, mas sim um lateral-esquerdo (Marcelo ou Fábio Aurélio). Para levar Neymar, talvez tirasse um dos meias (Elano) ou o próprio Robinho. Abraço!

  • Renato diz: 11 de maio de 2010

    O Dunga foi uma completa decepção nessa convocação..fraco, frouxo…certamente vai perder o prestígio obtido junto à Seleção..alguns convocados não merecem a seleção (Josué, Gilberto, Kleberson…) o que é isso! ridículo.

  • GAÚCHO GREMISTA diz: 11 de maio de 2010

    Então o DUNGA não sabe se a DITADURA era boa ou ruim, tudo porque não viveu naquela época.

    Será que o DUNGA precisa comer coco para saber que não presta?

    E tem gente elogiando a entrevista, como GAÚCHO, estou envergonhado.

  • Osvaldo diz: 11 de maio de 2010

    Essa Seleção não vai passar da primeira fase!!!

  • Altair R diz: 11 de maio de 2010

    bom não somos videntes mas tem alguns que são meio previsiveis não evoluem muito mas de um modo geral foi uma convocacão mediucre na minha opinião deveriamos dar chance para neimar e ganco

  • larissa diz: 11 de maio de 2010

    Eu gostei de algumas convocaçoese outras nao.achei quenos atacantes tinha que ser o Neymar queria o adriano e vaque love tambem.

  • Roque diz: 11 de maio de 2010

    Dunga!
    Rei da incoerência e estupidez!!
    Convocar Doni (reserva), Julio Baptista (reserva), Kleberson (reserva até do Toró), Josué (horrivel).
    Em compensação, deixar na lista de espera Ganso e Gaúcho!! Ou convoca logo ou deixa de ser trouxa e dar razão para discussão. Ou os dois não são 100 milhões de vezes melhor que Kleberson e JB.
    Ah, avisem o Dunga que ele esqueceu do Mineiro e do Hulk!!!!
    Dá vontade de torcer prá Costa do Marfim.

  • Rodrigo De Ros diz: 11 de maio de 2010

    Vai ser difícil se empogar com a lamentável covocação de Dunga
    http://hojesporte.blogspot.com/2010/05/vai-ser-dificil-torcer.html

  • celso diz: 11 de maio de 2010

    Sou colorado, mas acho absurdo nao convocar o vitor e levar esta tralha do Doni. Lateral esquerdo nao existe nenhum que se firmou(deixaria so o Michel) hoje em dia e facil voce adaptar um volante ou inverter um lateral), bem complicado. O Brasil vai comecar perdendo o campeonato com este meio de campo ridiculo(josue, Gilberto silva, kleberson, julio batista, felipe melo, ainda mais que o elano sumiu pro 3º mundo do futebol e kaka em ma fase.) Josue é ridiculo, kleberson e reserva e ta jogando mal(como contra o corinthians). tinha que trocar a metade, poderia comecar levando o Sandro. No ataqaue espero que acabe a fase de contusoes do luiz fabiano. o grafite é uma incognita. boa sorte ao brasil

  • Claudio diz: 11 de maio de 2010

    Vitor foi o melhor goleiro brasileiro nos últimos dois campeonatos brasileiros(o mais difícil do mundo). O colorado Dunga ou é burro ou mal intencionado.

  • CARLOS diz: 11 de maio de 2010

    VICTOR, NEIMAR, GANSO NÃO FORAM CONVOCADOS PQ NÃO USAM: VIVO, BRAHMA, GOL, NIKE, GUARANÁ
    SE USASSEM SERIAM CONVOCADOS POIS PRIMEIRO O PATROCINIO EM SEGUNDO OS INTERESSES DOS PATROCINADORES E TERCEIRO O BOLSO DOS DIRIGENTES…..

  • Douglas diz: 11 de maio de 2010

    Boas análises..
    Doni(se eu fosse o Vitor já estaria de malas prontas), Josué e Kléberson eu estava convicto e esperançoso que nao iriam.
    Mas discordo em algumas partes..
    Deixaria de levar o Gilberto apenas se fosse pra levar algum outro lateral-esquerdo de ofício, já que a coisa tá meio estranha por aquele lado do campo.
    No lugar do Josué levaria Thiago Motta, que tá jogando muito e com a vontade que tem daria certo na seleção. Levaria Felipe Melo e Júlio Baptista, e para o Brasil olhar pro banco e ter quem pedir quando o bixo pegar levaria Ronaldinho Gaúcho, que na minha opinião, não está na copa e com a 10 por falta de vontade.. Mas acredito que levá-lo no banco poderia ser uma motivação para ele jogar tudo o que sabe(e sabe muito) na hora que precisasse. Ganso talvez até daria pra arranjar uma vaguinha pra ele, Neymar eu deixaria certo, muito novos ainda e estão passando por melhores do Brasil por um campeonato Regional excelente que fizeram, mas tem muito ainda pra mostrar até 2014.
    No mais concordo contigo!
    Valeu

  • nilton bernardi diz: 11 de maio de 2010

    Creio eu que esta seja a seleção mais despreparada que eu já vi, olha que vejo copas do mundo desde 1986 e so para completar cade o andre santos, para lateral esquerda uma vez que não vejo nenhum jogador a sua altura, mesmo assim vamos torcer.

  • Renato diz: 11 de maio de 2010

    Achei um lixo.. Josue? Julio Batista? Doni? Grafite? pelo amor de Deus! adeus hexa…So podia sair uma porcaria de time assim mesmo desse BURRO do Dunga! Decepcionante…

  • ANEILIMAR QUINTINO diz: 11 de maio de 2010

    Eu, mesmo achando que os dois meninos do Santos deveria ter sido convocados (Neymar e Ganso) por que eles estao no augio de suas carreiras eu vou torcer muito para que tudo da certo e que a nossa Seleção volta para casa com o titulo de campeao mundial, por que nos nao podemos criticar o Dunga por que ele nao convocou alguem e por que ele convou fulano e que nos temos so que torcer por que tecnico da Seleção e o Dunga e pronto.

  • Matheus diz: 11 de maio de 2010

    Concordo absolutamente com tudo. Estava olhando a entrevista coletiva e achei ridícula as explicações de Dunga, cheguei no computador achando que todo mundo estaria bombardeando e leio o Wianey dizendo que entra pra história como ponto a favor do Sr. Pardal, além disso, não vi nenhum dos comentaristas do Sportv criticar de alguma forma… Cheguei a achar que estava louco por ser o único a achar incoerente. Pelo menos você me salvou.
    Grande análise, parabéns!

  • Leonardo da silva zanin diz: 11 de maio de 2010

    O Dunga alem de burro é colorado mesmo, pois nao levar o victor e levar o doni não tem explicaçao alem dessa.
    Se o kaka se machucar ficamos sem meia, pois julio batista é trombador e nao armador.
    A tua analise é perfeita, nós precisava de pelo menos um meia armador inteligente no banco pra jogar no lugar do kaka se ele se machucar ou se ele estiver mau né.
    O denilson voce tem total razao em fala dele, e eu acho q ele poderia estar no lugar de qualquer um do meio tirando kaka, pois pra dizer que ele nao é melhor q os outros do meio convocados, é quem nao assiste futebol internacional, pois o denilson é o melhor volante que o brasil tem hj.
    O Dunga poderia ter outro apelido além do que ele ostenta dos sete anões, poderia ser apelidado de `teimoso`.

    Abraçao e parabens pela matéria e pela analise.

    EDITADO: Oi, Leonardo. Tudo bem? Qual a desvantagem para o Grêmio do Victor NÃO ser convocado? Vai ter o goleiro em vários jogos que não teria do Brasileiro e diminui a visibilidade dele na Europa, aumentando a possibilidade de permanência dele aqui. Sendo assim, não entendi a parte de “é colorado mesmo”…Valeu pelos elogios, fico no aguardo da tua idéia (pode ser por e-mail)

  • Lucas diz: 11 de maio de 2010

    Gostei da analise. Acho que nossos volantes vao dar muita alegria para as torcidas adversarias.
    Josue, Felipe Mello e Ramires nao deveriam estar na selecao e o Dunga com esse papo furado de que esta levando quem suou a camisa. O grafiti jogou dois jogos. Nao deu nem para suar, deve ter usado a mesma camisa nas duas ocasioes. So porque o Ronaldinho e o Pato gostam de uma festinha. Mas o Ganso DEVERIA estar tambem na lista.

  • Gilson Ramos diz: 11 de maio de 2010

    O Vítor foi rifado no Grenal.É um grande goleiro melhor que o Doni mas em grandes partidas tende a falhar. O gol que ele tomou no grenal foi decisivo.

  • assimtabom diz: 11 de maio de 2010

    Os bi-rebaixados querem amarrar os cavalos no obelisco porque o Dunga não convocou o goleiro que amarela nos quemNais. Acho que vão torcer para a Argentina.ahahahahahaha
    E, como curiosidade, observem na lista abaixo que o Inter supera os segundinos até em convocações para a Copa:
    1) Botafogo – 46
    2) São Paulo – 42
    3) Flamengo – 33
    4) Vasco – 32
    5) Fluminense – 30
    6) Palmeiras e Santos – 24
    8 ) Corinthians – 23
    9) Cruzeiro – 11
    10) Atlético-MG – 10
    11) Internacional – 8
    12) Grêmio – 7
    13) Portuguesa – 6
    14) Ponte Preta e São Cristóvão – 5
    16) Bangu – 4
    17) América – 3
    18) Americano (RJ), Atlético-PR, Goytacaz (RJ), Guarani, Portuguesa Santista e Ypiranga (Niterói-RJ) – 1

    EDITADO: que legal, vou usar isto em um post. Deixa teu nome por e-mail para mim, alexandre.perin@gruporbs.com.br

  • emerson diz: 11 de maio de 2010

    concordo com tua analise, e diria mais , dunga por favor voce montou uma seleçao muito velha. experiencia e bom , mas tem que ter juventude,vontade de ganhar,dinamismo para jogar. o brasil infelismente vai sofrer a partir das oitavas com esse time ….
    se o kaka se machucar num desses jogos valendo um vaga , qual jogador entraria no seu lugar para fazer uma jogada que decide uma partida a favor da seleçao.

  • Ana C. Dutra diz: 11 de maio de 2010

    O Maicon não é de Criciuma?

    EDITADO: Ele começou no Criciuma, mas nasceu em Novo Hamburgo.

  • Márcio Souza Duarte diz: 11 de maio de 2010

    Gostei muito de sua analise. Concordo com suas colocações, não convocar o goleiro Victor do Grêmio é vergonhoso, não sei o que o Dunga tem na cabeça? o Victor está em excelente fase já fazem 2 anos! sei que ele não jogaria, ficaria como terceiro goleiro, mas seria um incentivo a este excelente goleiro que vem mostrando que é um dos melhores goleiros da atualidade!
    Entre os demais convocados, só não convocaria o Josué, que no lugar dele levaria o ganso do Santos. Sei que ele fala em jogadores que estão a bastante tempo jogando na seleção e vem mostrando paixão pela mesma, mas desprezar jogadores que estão em ótima fase é ser cabeça dura sim, muitos jogadores novos foram convocados em copas anteriores e não decepcionaram.
    Agora só nos restar torcer mesmo pela Seleção Brasileira, e fora essas alterações que eu faria, estou de acordo com os demais convocados, então pra mim o brasil tem 90% de acerto nas convocações, que não é ruim. Então vamos ficar esperando que o caneco seja trazido para cá. Abraços….

  • Raphael diz: 11 de maio de 2010

    Não levar o Vítor eleito duas vezes o melhor goleiro do Brasil, capitão da equipe do Grêmio, um cara centrado, líder, comprometido como pede o Dunga. Considerando o Brasileirão um campeonato difícil, mas difícil mesmo deve ser o Rachão do Roma onde o Doni deve ser um baita goleiro.

  • geyse mayer diz: 11 de maio de 2010

    lucas vem de péssima temporada no liverpool, é odiado pelos torcedores do liverpool. eh titular tanto o alecsandro eh no inter e o ferdinando era no gremio

    EDITADO: Este ano ele joguo bem mais que ano passado. Olha esta notícia: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tipo=1&section=Blogs&p=1&coldir=2&blog=30&topo=4238.dwt&uf=1&local=1

  • Mazahta Jr diz: 11 de maio de 2010

    No que exatamente os cortes de Leandro (melhor lateral direito do Brasil na época) e Renato Portaluppi (sem comentários) ajudaram o Brasil em 1986? A ter o pior ataque de todas as copas com Muller e Careca? ou a colocar todas as esperanças brasileiras no Josimar? O Renato deve machucar teu coloradismo até hoje, né?

    O ataque de 86 nas eliminatórias era Renato e Casagrande e o Brasil passou por cima dos adversários. Dois malucos.. é verdade… mas na copa tivemos o bem-comportado Muller.. e o ataque brasileiro foi um verdadeiro desastre.

    Ajudou? Sò pra quem acredita que o futebol é feito de bom-mocismo e cabeça baixa. Que me parece.. é o atual pensamento do Dunga. Quero ver na hora do aperto… perdendo um jogo… quem ele vai colocar em campo… Grafite? Nilmar? Julio Batista? Arrisco dizer que… em uma fase eliminatória… perdendo um jogo… o melhor a fazer é não mexer no time e apostar em Kaká e Luis Fabiano. Porque o resto…

    EDITADO: O Leandro saiu e o Josimar foi o MELHOR lateral da copa. Se tu acha o Careca ruim, não posso fazer nada. Quanto ao “coloradismo”, deixa assim se tu acha que em uma análise retroativa a 1986 eu vou me preocupar com isto. Finalizando, ao comparar Nilmar e Grafite e colocar no mesmo nível, ficou claro que não sou eu quem tá puxando ‘pro seu time’…

  • JOSE SANTOS diz: 11 de maio de 2010

    ALEXANDRE PERIN, PARABÉNS PELA SUA ANÁLISE, MOSTRA QUE VCE REALMENTE CONHECE DE FUTEBOL, DE SUA ANÁLISE DESTACO COMO PONTO ALTO, VC COLOCANDO O DANIEL ALVES COMO LATERAL ESQUERDO, DADA A SUA POLIVALÊNCIA, IMAGINEM A FORÇA DO MAICON E DANI ALVES APOIANDO, EU DUVIDO , SE O DANIEL ALVES NÃO IRÁ CONSEGUIR UMA VAGA DE TITULAR NESTE TIME.
    PARA NÃO DIZER QUE CONCORDO 100% COM SUA ANÁLISE, DISCORDO DO FELIPE MELO, MERECEU SIM SER CONVOCADO, VEJA BEM, COMPÕE MUITO BEM O SISTEMA DEFENSIVO, TEM BOM PORTE FÍSICO, BOM EM JOGADA AÉREA, O SISTEMA DEFENSIVO D BRASIL E MUITO BOM E MUITO FORTE, NO SENTIDO LITERAL: JULIO CESAR, LUCIO JUAN MAICON E DANIEL ALVES (SERÁ?)

    ADEMAIS, CONCORDO COM TUDO QUE ESCREVEU.

    JOSE SANTOS / UDIA- MG

  • Júnior diz: 12 de maio de 2010

    Concordo principalmente no caso do Denilson, excepcional volante, q dificilmente o Arsenal vai “segurar” por muito tempo … Finalizador, tem boa velocidade e posicionamento, além de marcar mto bem …
    Inadmissíveis as presenças de josué, kleberson (reserva de toró), julio baptista e doni … O felipe mello até passa, mas seria banco … Mesmo cambaleante na Juventus, levaria o Diego, porque não existem melhores opções e também porque é um jogador q poderia suprir uma eventual falta do kaká, além da experiência no futebol europeu … Ganso entraria no lugar de ramires q ñ é jogador pra seleção brasileira …

    Ronaldinho gaúcho ñ deu a resposta esperada na seleção, nem com parreira, nem com dunga, sempre q precisaram do cara ele se manteve insosso … MERECIDA SUA Ñ CONVOCAÇÃO !!!

  • Érico Ferreira diz: 12 de maio de 2010

    O Grafitte jogou em 2002 com o Tite. Em 2003 disputou o brasileiro pelo goiás, correto?

    EDITADO: não, o Grafite chegou nop 1º semestre, se machucou algumas vezes e foi repassado para o Goiás, tudo em 2003.

  • Mauricio diz: 12 de maio de 2010

    Boa Análise,

    realmente 2 jogadores entrariam nesse time fácil.

    Primeiro Victor, que sofreu a maior injustiça em ser preterido pela noivinha do Dunga.

    Depois Sandro, que é um baita volante e põe o Felipe Mello no bolso.

    É triste, mas é isso ai, a gente não vai torcer pra um time tecnicamente bom. A gente vai torcer pra um grupo que “fechou” com o treinador numa Copa América ridicula.

    De 2007 pra 2009 muita coisa muda em termos de desempenho e surgimento de material humano. Igonorar isso é uma estúpidez. Mas tudo bem, corremos o risco do Dunga ser campeão do mundo com o Julio César fechando o gol em todos os jogos e depois vamos ouvir que o Doni foi importante pra formar um grupo vencedor.

    É de doer.

  • Robbie Fowler diz: 12 de maio de 2010

    Bueno, Grafite para uma seleção que já teve Afonsão… é puro luxo!

  • Traks diz: 12 de maio de 2010

    Concordo em alguns pontos contigo, como na posição de goleiro e que os “laterais” pela esquerda do Brasil só jogam de meio campistas faz algum tempo. O Dunga mantem a convicção de convocar quem provou que merece estar na seleção, mas eu lembro que quando ele assumiu, ele falou que o jogador tinha que estar bem na seleção e no clube, o que não é caso de Doni, Julio Baptista e outros, reservas em seus clubes, este é um ponto importante que eu discordo da convocação dele. Quanto a Neymar e Ganso, vale lembrar que ano passado o Neymar participou da pior campanha do Brasil em um mundial sub-17, desclassificado na primeira fase, e o Ganso era coadjuvante do Giuliano no mundial sub-20. Eu não levaria nenhum dos dois para esta copa.

  • absd diz: 12 de maio de 2010

    Concordo com tudo, exceto que o vitor mereça seleçao. Acho um goleiro arrogante e inseguro dentro das quatro linhas!!!

  • Junior tricolor diz: 12 de maio de 2010

    Acho que o Dunga se esforçou para o RS não torçer para a seleção (pelo menos metade não vai). Eu sou um, sem essa de Brasil, VIVA A REPÚBLICA RIOGRANDENSE!!! E falando de coisa séria, hoje vamos ganhar o jogo na bola aérea!

  • Gabriel Lopes diz: 12 de maio de 2010

    Podem falar o que for, mas os motivos e as desculpas que o Dunga deu não me convenceram, para mim a seleção ganha quando se leva os jogadores que estão no seu melhor momento, foi assim em 2002 com o felipao que ngm esperava que leva-se kleberson, gilberto silva dentre outros e lá estavam eles. além do mais seleção com maioria de estrangeiros nunca ganhou copa, e a desculpa do doni, mas claro que ia largar o time para or para a seleção, nunca foi um bom goleiro de verdade só sendo convocado pelo dunga, além disso tudo olha as entrevistas e as comparações que foram feitas quando o reporter disse que bom que o dunga nao era o treinador em 58 pois sernao nao teria levado o pelé, e veio dizer que o pelé é simplesmente o melhor do mundo, mas antes da copa de 58 não era, era apenas um garoto de 17 anos que jogava muita bola, não que defenda a convocação de neymar e ganso, pois não gostaria que fossem mas o dunga nao esta levando uma seleção, no sentido literal das palavra que significa levar os melhores ta levando os seus preferidos jogando bem ou mal, muitos jogadores quando estiveram em fase ruim foram cortados e nunca mais tiveram chance e as suas ovelinhas podem jogar bem, jogar mal, ou até mesmo serem reservas dos reservas que são convocados, sinceramente não vejo muito futuro para seleção nessa copa.

  • Rudinei Colorado diz: 12 de maio de 2010

    E ai
    Ele não levou o Victor, para os gremistas não terem desculpas para o insucesso de seu time sem ele. RSRSRSRSRS
    E alem ficar no banco não mudaria nada
    Saudações Coloradas
    Rumo ao Bi da America

  • Gabriel Lopes diz: 12 de maio de 2010

    imagine a seleção titular, Julio Cezar, Maicon, Lucio, Juan e Nichel Bastos; Felipe Melo, Ramires, Elano e Kaká; Luis Fabiano e Robinho.
    Bom analisando posição por posição.
    Julio Cesar, se esse cara se machuca no primeiro jogo da copa, prefiro o grafite no gol, pelo menos a cara feia dele assusta os atacantes, dará mais segurança para o gol;
    na zaga sem problemas, bem como na lateral direita, com Maicon e Daniel alves, já na lateral esquerda Dunga está adaptando jogadores q a muito são articuladores em seus clubes;
    No meio campo para mim é o maior problema, ou seja, esse não é um meio campo para uma seleção que quer ser campeã, é um pesadelo, Kaká não tem jogado nem 1/4 da bola que já jogou e a muito é ofuscado por Cristiano Ronaldo no Real e se ele se machuca, quem vai ser o cara na seleção, não tem substituto eu ouvi falar em Julio Baptista numa emissora, mas o cara não é e nunca vai ser articulador além de não estar sequer jogando por ser ruim, muito ruim, Elano é um cara que joga menos do que Dunga jogava, muito mais buroctratico, não tem categoria, o Ramires joga bem, mas nao vai ser titular, vai colocar o Gilberto Silva, pela experiencia, mas experiencia nao ganha copa, Imagina josué enfrentando aqueles brutamontes da Inglaterra ou Alemanha, eles botam no bolso e levam para casa, Felipe Melo é outro que se acomodou e por mais que o time da Juve seja ruim não é desculpas para ele tbm naã jogar bem;
    E o ataque, o Luis Fabiano nao tem jogado nada depois das lesoes, o Robinho é um caso sério, sei que muitos gostam dele, mas me diz ai, um jogo contra uma grande seleção que ele tenha feito uma boa partida, quando o jogo é contra letonia, irlanda, bolivia ou qualquer seleção fraquinha ele joga horrores, mas estamos falando de copa do mundo, desafio a quem consiga me dizer pelo menos 3 jogos contra grandes seleções que ele apareceu, ou seja, o unico jogo que o robinho fará algo nessa copa sera contra a Coréia do Norte, Nilmar desapareceu pq nao tem porte fisico para jogar contra zagueiros europeus e o Grafite é uma incognita, ja disse opto nele para o gol caso o Julio Cesar se machuque.
    Minha aposta, Brasil ganha de goleada da Coréia, todos vão dizer, olha o dunga fez as escolhas certas o time ta jogando muita bola, derrota ou empate para Costa do Marfim, ou até vitória, mas apertada, se acontecer a vitória passa a próxima fase, mas ainda acho que perde para costa do Marfim e depois perde para portugal e sai na primeira fase, se ganhar de portugal e ficar com tres vitorias na primeira fase, se passar pelas oitavas onde acredito que vá pegar a suiça, fica nas quartas novamente pois ai pega Holanda, Itália ou Eslováquia e se por algum milagre de Deus conseguir chegar as semis bom ai eu acredito que possa dar adeus a copa, pois pegará a Inglaterra, sei que já desclassificamos a Inglaterra em várias outras oportunidades sendo uma delas a copa de 2002 mas lembremos, tinhamos um Ronadinho Gaucho Inspirado que fez um gol de pura sorte e só se o Brasil tiver sorte chega nas semis e consegue passar pela Inglaterra, mas creio que já vai ter dado adeus a copa antes disto quiça na primeira fase.

  • Robert diz: 12 de maio de 2010

    NÃO LEVE O GRAFITE TA DE BRICANDEIRA ERA MAIS FACIL TER LEVADO DENTINHO OU ANDRÉ DO SANTOS ESSA SELEÇÃO NEM VAI CHEGAR NA OITAVAS DE FINAIS PELO AMOR
    DUMGA LEVOU JULHO BATISTA E NEM LEVO RONALDINHO GAUCHO TA DE BRICANDEIRA
    QUE PALHAÇADA É DUNGA.

  • Dudu diz: 12 de maio de 2010

    Eu levaria esses:
    Goleiros: Julio César, Victor e Gomes
    Defensores: Lucio, Juan, Maicon, Marcelo, Luisão, Thiago Silva, Daniel Alves e Michel Bastos
    Volantes: Gilberto Silva, Lucas, Felipe Melo e Sandro
    Meias: Kaka, Elano, Ganso e Ronaldinho
    Atacantes: Robinho, Luis Fabiano, Nilmar e Neymar

    Pra mim Nilmar pode fazer a função do Luis Fabiano sim, ele fazia isto no Inter quando formava dupla com Taison. Fez também no Corinthians quando fez dupla com Tevez.

  • junior diz: 12 de maio de 2010

    Bem não achei legal a convocação do dunga ele tinha jogadores muito melhor do que
    nilmar, gilberto silva, gilberto, josue, grafite e felipe melo depois de ter um ronaldinho, um roberto carlos um ganso um neimar ele convoca esses dai que não estao em uma fase boa tomare que ele nao tropece dessa vez porque se nao quem pagara o pato sera o dunga

  • robert diz: 12 de maio de 2010

    NÃO LEVA GILBERTO EU LEVARIA ROBERTO CARLOS MAVHUCADO

  • thiago leonardo diz: 12 de maio de 2010

    não achei que a convocaçâo de Dunga foi muito ruim, mas achei injusto nâo ter levado Paulo Henrique Ganso e Neymar, pra jogar na frente com robinho, eles já jogam juntos no Santos, na minha opinião seria o mais certo a fazer !

  • Leticia diz: 12 de maio de 2010

    Esse cara tem problema……………..

  • Karen diz: 12 de maio de 2010

    Neymar (santos) está em otima fase, na minha opnião ele devia ser convocado

  • flavia clegeany marques souza diz: 12 de maio de 2010

    Com relação a convocação, só vamos perder a copa do mundo, por falta de meio de campo.
    o Brasil não vai suportar as oitavas , por não ter um meia abilidoso no meio.

  • Sidinei diz: 12 de maio de 2010

    Minha seleção titular seria: Julio César (Inter), Daniel (Barça), Chicão (Coringão), Ruan (Roma) e Roberto Carlos (Coringão). No meio jogaria com Ramires (Benfica), Elias (Coringão), Kaká (Real Madri) e Ronaldinho Gaúcho (Milan). Na frente Robinho (Santos) e Luis Fabiano (Sevilla).
    Se futebol é momento, esses são os melhores.

  • lavinia Milena diz: 12 de maio de 2010

    A analíse está otima , e eu concordo plenamente mas avalições , espero que os 23 jogadores convocados reprezente muito bem o Brasil nesta copa , e possa nos dar o titulo de Hexa Campeão, eu fiquei muito triste pelo fato do Dunga não ter convocado o Ganso eu acho que ele era a peça que faltava para completar a seleção , e o caso do goleiro Victor ficar de fora eu achei um absurdo , mais é isso ai , a convocação já foi feita , e agora só precisamos esperar o revultado !! E eu discordo com o comentario acima , não faltou Ronaldinho Gaucho , já esta na hora do Brasil investi em algo novo , chega de bater na mesma tecla , e eu acho que o Kaká vai por esse terror nos adiversarios de certa forma por que o cara é fera no futbol , e com CERTEZA vai representar muito bem o Brasil !! Bem é isso ai ..

  • Larissa Pereira da Costa diz: 12 de maio de 2010

    Cara o Dunga ficou louco né?achei essa escolha dele um absurdo, Devia levar mais jogadores do São Paulo…
    Mas tomare que esses 23 jogadores escolidos por ele joguem bem no time do BRASIL
    na copa de agora,se o BRASIL perder vou ficar muito chateada com o Dunga,eu só concordo com ele numa coisa:por ele não ter levado o Ronaldo daque time velho que é o Corinthians
    écaaaaa da até nojo desse time……….

  • pamela e izabele diz: 12 de maio de 2010

    DUNGA vc avacalhou pois vc n convocou o victor para a copa.e sim os cagoes dos goleiros (julio cesar,gomes,doni).
    ratiou vc sabe né vamos falar bm serio o victor é bm melhor td mumdo sabe!!!!!!!!!!!!
    e por sua causa nos vamos levar uma sacola para casa.

  • assimtabom diz: 12 de maio de 2010

    Tá, já que tu gostou do outro post, vou te dar mais esta barbadinha!

    1.O Inter tá na frente do Grêmio em participações de atletas de clubes em jogos oficiais pela seleção:

    1. São Paulo – 932 participações
    2. Flamengo – 840
    3. Botafogo – 805
    4. Corinthians – 747
    5. Santos – 742
    6. Palmeiras – 730
    7. Vasco – 700
    8. Fluminense – 544
    9. Cruzeiro – 389
    10. Atlético-MG – 376
    11. Internacional – 296
    12. Grêmio – 266
    13. Roma – 244
    14. Real Madrid – 226
    15. Milan – 211
    16. Internazionale – 183
    17. Barcelona – 178
    Portuguesa – 178
    19. Bayer Leverkusen – 174
    20. Bayern München – 129

    E ambém em participações de atletas em jogos oficiais e não-oficiais

    1. Botafogo – 1.078 participações
    2. São Paulo – 1009
    3. Flamengo – 945
    4. Corinthians – 877
    5. Santos – 867
    6. Palmeiras – 833
    7. Vasco – 825
    8. Fluminense – 675
    9. Cruzeiro – 446
    10. Atlético-MG – 425
    11. Internacional – 335
    12. Grêmio – 291
    13. Roma – 253
    14. Real Madrid – 238
    15. Milan – 222
    16. Portuguesa – 194
    17. Internazionale – 190
    18. Barcelona – 187
    19. Bayer Leverkusen – 182
    20. Bayern Munique – 134

  • Rafael diz: 12 de maio de 2010

    Com certeza a tua seleção tá melhor que a do Dunga

  • Léo diz: 12 de maio de 2010

    POIS PRIMEIRO O PATROCINIO EM SEGUNDO OS INTERESSES DOS PATROCINADORES E TERCEIRO O BOLSO DOS DIRIGENTES…..palhacada

  • Maicon diz: 12 de maio de 2010

    Sabem o que eu acho? Que voces nao entendem nada de futebol.
    Porque se entendessem nao estariam ai criticando mas estariam jogandando em algum time pelo menos profissional, e verdade o Dunga nao entende nada por isso eh que ja fez o que fez pela selecao. Afinal vcs acompanharam o campeonato Alemao do ano passado? nao neh? por isso nao sabem o que o Josue fez alem de ser o capitao do time que foi campeao da bundesliga ano passado, se eh que vcs sabem o que e bundesliga…
    Forca Brasil traz a 6º estrela pra nos!!!!

  • CARINA diz: 12 de maio de 2010

    FALTOU RONALDINHO GAÚCHOOOOOOOOO
    O JOGO Ñ VAI PRESTAR
    ESCOLHA RUIM DO DUNGA …
    MÁS COM KAKÁ NA AREA
    BRASIL VAI GANHARRRRR…..

  • Robert diz: 13 de maio de 2010

    EU LEVERIA DATENA E FAUSTÃO NO LUGAR DE JULHO BATISTA E DO GILBERTO
    ISSO É BRICADEIRA Q O DUNGA TA FAZENDO! ELE É UM BRICALHÃO HÁ ESQUECI DO NETO
    LEVARIA TBM NO LUGAR DO JOSUÉ SABE ESSA SELEÇÃO VAI LEVA FERRO NA AFRICA.

  • Arthur Vanderlei diz: 13 de maio de 2010

    Perin,
    Em 94 os dois Ricardos se lesionaram antes da Copa, mas o cortado foi o Ricardo Gomes (Ronaldão chamado).
    O Ricardo Rocha continuou com o grupo e foi Campeão, apesar de não jogar.

  • Marcos diz: 13 de maio de 2010

    Deixar o Gaúcho de fora foi um erro!

  • Samuel Ritter diz: 14 de maio de 2010

    O Gilberto é um jogador “coringa”, que pode atuar como lateral esquerdo e como meia armador, onde existem os tão contestados jogadores.

Envie seu Comentário