Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Supersemana: em 2007, Grêmio superou Santos na Vila e foi à final da Libertadores

19 de maio de 2010 16

Grêmio e Santos decidem hoje quem será um dos finalistas da Copa do Brasil 2010, depois de um histórico 4×3 para os gaúchos no primeiro jogo. Há três anos, estes times também se enfrentaram em um mata-mata e igualmente nas semifinais. Será o primeiro jogo desta “supersemana” do futebol gaúcho, amanhã teremos um texto aqui sobre os embates entre Internacional e Estudiantes pela final da Copa Sul-Americana 2008.

Mas a competição era ainda mais importante: a Copa Libertadores da América. Naquela ocasião deu Grêmio: 2×0 para o time da casa no Olímpico e 3×1 para a equipe paulista na Vila Belmiro. O gol fora decidiu o desempate para os gaúchos.

Também em uma semifinal ocorreu outro encontro, em 2002. Na ocasião um experiente e talentoso time gremista não foi páreo para o jovem Santos de Diego, Robinho, Elano e Renato. 3×0 na Vila Belmiro para o Santos e 1×0 para o Grêmio no Olímpico, Santos na final e futuro campeão.

Tcheco e Patrício comemoram vitória gremista no 1º jogo - Valdir Friolin,RBS

Porém nosso assunto é 2007 e Libertadores. Na ocasião, irregular time do Grêmio treinado por Mano Menezes (que tinha passado no sufoco em todas as fases anteriores), no qual brilhavam Lucas, Diego Souza e Carlos Eduardo enfrentou a caríssima equipe santista, treinada por Wanderley Luxemburgo e com estrelas como Zé Roberto, Cléber Santana, Kléber e Maldonado.

Assim como em 2010, o primeiro jogo foi no Olímpico e o Grêmio era o azarão (até pelo retrospecto ruim naquela Libertadores). Curiosamente, Jonas jogava naquela época pelo Santos, mas teve atuação apagada nos dois confrontos.

Porém em uma atuação soberba, sobretudo nos famosos “10 minutos de pressão” entre os 29 e os 39 do 1º tempo, nos quais o Grêmio fez 2 gols e quase marcou outros tantos, a vitória por 2×0 deixou ampla vantagem para o segundo jogo. Tcheco de pênalti e Carlos Eduardo aproveitando erro de Adaílton marcaram os gols do Tricolor.

Vejam os “10 minutos de pressão” seguidos dos melhores momentos do jogo:

No jogo de volta, o Grêmio controlava bem o jogo e saiu na frente. Diego Souza marcou um golaço da entrada da área, sem chances para Fábio Costa. O Santos precisava fazer QUATRO gols e parecia tarefa impossível. Porém um erro defensiva gremista deixou Renatinho empatar ainda nos acréscimos do primeiro tempo.

No início da etapa final, o time santista precisava de três gols. Equivocadamente (na minha opinião), Mano Menezes recuou demais o time gremista. Aos 15, em outra falha da zaga gremista, Renatinho de novo virou o jogo. Aos 32, após falta inexistente, Zé Roberto pegou rebote e fez 3×1.Diego Souza contra Alessandro e Rodrigo Souto - Mauro Vieira,RBS

Faltava apenas um gol para o Santos, enquanto Mano Menezes empilhava volantes. No final do jogo, o Grêmio jogava em um 4-5-1, sendo que todos os meio-campistas eram volantes (Gavilán, Sandro Goiano, Diego Souza, Lucas, Edmílson) e o ‘atacante’ era o contestadíssimo Ramón, que jogava (e mal) mais de meia-atacante que propriamente como avante. 

O Santos fez uma pressão incrível nos 17 minutos finais, mas não conseguiu o gol da classificação. O Grêmio quase descontou, mas errou nos contra-ataques.   Vejam os melhores momentos do segundo jogo:

Ao Grêmio, o alívio pela vaga na final da Libertadores.

Alívio gremista ao final do jogo na Vila Belmiro - Mauro Vieira,RBS

Seria a quarta decisão do título continental, a primeira em doze anos. No outro dia se saberia que o adversário seria o Boca Juniors. Isto é assunto para outro dia…

Comentários (16)

  • elvis alex diz: 19 de maio de 2010

    inesquecivel dramatico esse jogo

  • cristiano aita diz: 19 de maio de 2010

    Esqueceu de dizer q o segundo gol do gremio foi um penalti mal marcado pelo arbitro, foi falta do diego souza e ele marcou o contrario. 2 x 0 era um otimo placar, coisa q o 4 x 3 não é. Se der 2 x 1 pro santos o gremio esta fora, 3 x 1 entao nem se fala.

    EDITADO: sim, um pouco antes ele não deu um pênalti claro do Alessandro e visivelmente ‘compensou’

  • ALEX JUNG diz: 19 de maio de 2010

    Acho que deverias ajustar a manchete do tópico, pois o grêmio não superou o Santos na Vila… o Santos foi quem superou o grêmio, porém não sem classificou em função do resultado do primeiro jogo…. Ser der 3 X 1 para o Santos, novamente, o “imorrível” estará E – L – I – M – I – N – A – D – O!!!! E isso é o que provavelmente vai acontecer…..

  • Colorado dos Pampas diz: 19 de maio de 2010

    Aproveitando um dos poucos espaços realmente democráticos dos blogs existentes, CONVOCO todos os Torcedores do INTER para boicotarem o ‘blog Dupla Explosiva’ (dito ser ‘dupla’ por causa de Grêmio e INTER), POIS JÁ ESTÃO BEIRANDO O 20º TEXTO COM NOTÍCIAS APENAS DO GFBPA.

    Espero que a Torcida tenha a decência de não mais participar daquele ‘blog’, visto que ele já se caracterizou claramente como um ‘Blog da Azenha’, exclusivamente.

    Quanto aos jogos: hoje, infelizmente, apesar de secar, vai dar Grêmio classificado, pois o Santos é um timeco muito ‘faceiro’; AMANHÃ, felizmente, VAI DAR INTER CLASSIFICADO, apesar da FORÇA do adversário!!!

    Valeu! Saudações Coloradas!

  • ana diz: 19 de maio de 2010

    Como tem gente BURRA. O Blog DUPLA EXPLOSIVA tem esse nome porque é idealizado por DUAS PESSOAS e não por causa da DUPLA GRENAL. Entendeu ô Colorado dos Pampas?

  • GUILHERME COLORADO diz: 19 de maio de 2010

    PERIN, EU ACHO QUE TU EQUIVOCOU-SE NA COMPARAÇÃO!!!!!

    A CORRETA SERIA NA DE 2002, EM QUE O GREMIO LEVO FUMO, PQ?

    PQ O SANTOS DAQUELA ÉPOCA ERA O MAIS PARECIDO COM O DE HOJE, E O GREMIO TAMBÉM, VENDO QUE EM 2007 O ATACANTE DO GREMIO ERA O “TUTA”, E HOJE É BORGES!!!!!

    SANTOS ROBINHO DIEGO,RENATO!!!!!!!
    HOJE:ROBINHO,NEYMAR,GANSO!!!!!!!

    ERROU DE ANO!!!!!!!!!!

    PS: O FINAL VAI SER O MESMO ,SANTOS CLASSIFICADO!!!!!!!!!! 4X1 !!!!!!!!!!!!!!

  • Rodrigo De Ros diz: 19 de maio de 2010

    Os dois times vão partir para cima. Vai ser mais um jogo emocionante e inesquecível, tomara Deus, para o Grêmio. Como irão jogar os times? Confira em http://hojesporte.blogspot.com/2010/05/pra-cima-deles.html

  • Matheus diz: 19 de maio de 2010

    Perin, este negocio de rebaixamento sempre da muitas discussões entre colorados e gremistas, que tal fazer um levantamento de quanto tempo cada um dos clubes amargou a zona Z em cada ano do brasileirão, assim poderiamos ter um parametro e tirar as duvidas

  • Marco Macedo diz: 19 de maio de 2010

    Colorado dos Pampas, o ‘blog Dupla Explosiva’ acho que tem este nome, pq são dois jornalistas que são responsáveis por ele.

  • Ricardo diz: 19 de maio de 2010

    Acham que esta motivação extra das provocações e deboches antes do jogo não pode influir?
    Pros caras do Santos que utilizam um gol pra debochar e desrespeitar os adversários que está fazendo isto com todos desde o início deste ano e até agora só com clubes fracos!A sorte deles é que o Grêmio com este time quebrado mas agora depois do ôba-ôba dos caras de São Paulo atiçou uma batalha de imprevisíveis consequencias!A CBF parcial liberou quem não podia jogar, uma virada de mesa pra dar uma forcinha pros caras da Vila!O apito está sob dúvida, será que vai decidir na marra pra CBF que é Santos?É tricolor contra tudo e
    todos!Foi um baita favor dizer que o Grêmio é o maior freguês!Querem motivação melhor que esta?Em 2007 eles achavam que estava tudo resolvido e aí deu o freguês!Em qualquer jogo do Santos quando os times vão pra cima deles e marcam como Santo André e Ceará que foi roubado eles somem!Agora é guerra, podem até vencer mas este jogo por mim era pra descer o cacete só pelo deboche e salto alto!

  • João diz: 19 de maio de 2010

    Alexandre, respeito muito o teu trabalho, pois tu foi a única pessoa na imprensa que teve coragem de criticar, com argumentos, o atual ranking da CBF, que, cá entre nós, é uma aberração mesmo.
    Mas discordo do título do post.
    O grêmio perdeu para o Santos, e na combinação dos resultados passou a fase seguinte. O grêmio não superou o Santos na vila, foi batido, mas classificou pelo regulamento.

  • João diz: 19 de maio de 2010

    Respeito muito o teu trabalho, pois tu foi a única pessoa na imprensa que teve coragem de criticar, com argumentos, o atual ranking da CBF, que, cá entre nós, é uma aberração mesmo.
    Mas discordo do título do post.
    O grêmio perdeu para o Santos, e na combinação dos resultados passou a fase seguinte. O grêmio não superou o Santos na vila, foi batido, mas classificou pelo regulamento.

  • DILNEI DE ALMEIDA RIBAS diz: 19 de maio de 2010

    hoje vai dar GREMIO com muito suor amanhã vai dar muita cerveja QUILMES , juntando uma cerveja com peixe frito

  • Mateus diz: 20 de maio de 2010

    kauakaukaaukauakauakua……….. mais uma piada… tricolina………

  • Matheus diz: 20 de maio de 2010

    Jogaram como nunca , perderam como sempre! A propósito, aquela refeição de peixe com Quilmes, vai rolar??? Ou sera que engasgou??? Hummm???

  • Artur diz: 21 de maio de 2010

    Pois eh, 2007 ja passou, o que está se repetindo é 2006…. O campeao do ruralito é o mesmo, 3 semifinalistas sao os mesmos. Pra vcs, resta secar. Esporte que vcs praticam com garra há quinze anos. os imorríveis morreram de novo. Aos costumes…..

Envie seu Comentário