Estou, a partir de agora, defendendo a tese que a Janela de Transferências para a Europa deve ser INVERTIDA. Hoje temos o período longo entre janeiro e março, e o período curto em agosto. Minha idéia é que a janela longa deveria ocorrer entre junho e agosto e a curta em janeiro, e vou apresentar minhas argumentações logo abaixo.
Li em uma matéria que o Clube dos 13 quer antecipar a abertura da janela de transferências de agosto para julho. Os motivos até são válidos (reforços trazidos da Europa Ocidental não podem jogar e os clubes sofrem um prejuízo financeiro e técnico.
Porém ao analisarmos o documento que regula transferências internacionais da FIFA, artigo 6.1 e 6.2, fica bem claro que uma janela não pode exceder 12 semanas e a outra 4 semanas. Então, sem nenhum “jeitinho brasileiro”, é impossível que isto seja liberado.
Entretanto para resolver isto, basta mudar o período. O longo passaria a ser entre junho e agosto e o curto em janeiro. Quais seriam as vantagens:
- Jogadores contratados no exterior nos grandes centros logo após as temporadas européias (que terminam em maio) poderiam jogar antes.
- Não perderiam o ritmo de jogo por ficarem parados entre junho e 1° de agosto
- Clubes não pagariam salários para jogadores sem poder atuar.
- Clubes brasileiros ficariam mais fortes na janela mais “perigosa”, na qual os europeus investem mais porém pagam melhores valores para jogadores brasileiros, dando a chance de reforçar os times
- Janela longa durante o Brasileiro ao invés da fase de estaduais e pouco atrativas da Copa do Brasil.
E quais seriam as desvantagens:
- Jogadores contratados de países do Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia só poderiam chegar até 31 de janeiro, contra final de março como ocorre hoje.
- Clubes na Libertadores também só poderiam trazer atletas do exterior até 31 de janeiro.
E vocês, o que acham? Tem outras alternativas?
VEJA TUDO QUE SAIU NO ALMANAQUE SOBRE JANELA DE TRANSFERÊNCIAS:
- OPINIÃO: As janelas de transferência no Brasil deveriam ser invertidas
- Antecipação da janela beneficia mais da metade dos times da Série A
- Atletas podem jogar em 3 times dentro do Brasil
- Janela de Transferências: a banca levou a aposta!
- O Desafio das transferências continua!
- Janela de Transferências – definições
- Janela de transferências fechada? Não é bem assim
Comentários