Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

OPINIÃO: As janelas de transferência no Brasil deveriam ser invertidas

24 de maio de 2010 4

Estou, a partir de agora, defendendo a tese que a Janela de Transferências para a Europa deve ser INVERTIDA. Hoje temos o período longo entre janeiro e março, e o período curto em agosto. Minha idéia é que a janela longa deveria ocorrer entre junho e agosto e a curta em janeiro, e vou apresentar minhas argumentações logo abaixo.

Li em uma matéria que o Clube dos 13 quer antecipar a abertura da janela de transferências de agosto para julho. Os motivos até são válidos (reforços trazidos da Europa Ocidental não podem jogar e os clubes sofrem um prejuízo financeiro e técnico. 

Porém ao analisarmos o documento que regula transferências internacionais da FIFA, artigo 6.1 e 6.2, fica bem claro que uma janela não pode exceder 12 semanas e a outra 4 semanas. Então, sem nenhum “jeitinho brasileiro”, é impossível que isto seja liberado.

Entretanto para resolver isto, basta mudar o período. O longo passaria a ser entre junho e agosto e o curto em janeiro. Quais seriam as vantagens:

  • Jogadores contratados no exterior nos grandes centros logo após as temporadas européias (que terminam em maio) poderiam jogar antes.
  • Não perderiam o ritmo de jogo por ficarem parados entre junho e 1° de agosto
  • Clubes não pagariam salários para jogadores sem poder atuar.
  • Clubes brasileiros ficariam mais fortes na janela mais “perigosa”, na qual os europeus investem mais porém pagam melhores valores para jogadores brasileiros, dando a chance de reforçar os times
  • Janela longa durante o Brasileiro ao invés da fase de estaduais e pouco atrativas da Copa do Brasil.

E quais seriam as desvantagens:

  • Jogadores contratados de países do Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia só poderiam chegar até 31 de janeiro, contra final de março como ocorre hoje.
  • Clubes na Libertadores também só poderiam trazer atletas do exterior até 31 de janeiro.

E vocês, o que acham? Tem outras alternativas?

VEJA TUDO QUE SAIU NO ALMANAQUE SOBRE JANELA DE TRANSFERÊNCIAS:

Comentários (4)

  • Matias Schuler Guenter diz: 24 de maio de 2010

    fecho contigo!!

  • Zé das Couves diz: 24 de maio de 2010

    Maquiavel explicava isso com maestria. A teoria se molda à necessidade. A necessidade de momento é inscrever o tinga antes de agosto. Quem sabem consigamos mudar as regras!

  • Rafael diz: 24 de maio de 2010

    Perin, nos teus posts anteriores tu diz que atletas com passe livre não seguem essas janelas , e nos anos anteriores tivemos vários exemplos de atletas com contrato encerrado ou rompido anteriormente (tcheco voltando ao gremio em 2008, Adriano no Flamengo 2009) que entraram nessa situacão. Não é o mesmo caso do Tinga? afinal pelo que foi dito ele teve contrato terminado, não fica como passe livre? Além disso, sempre tinha um advogado para defender que o atleta não pode ficar proibido de exercer sua profissão e blá, blá, blá. Será que só pro Inter não serve? Fico grato se puder me responder sobre isso.

Envie seu Comentário