Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Jogador ruim não se machuca: Teoria da Seleção Natural no futebol

04 de junho de 2010 11

Existe um princípio básico do futebol: jogador ruim quase nunca se machuca. E por não se machucar, ele entra em campo sempre que não pode. E que justamente por isto deve ser dispensado, sob risco de deixar o time na mão.

Eu levo isto mais além. Para mim é um exemplo claro da “teoria das espécies” do cientista inglês Charles Darwin, que mudou completamente a maneira de ensinar a evolução humana no mundo ocidental. É a seleção natural aplicada no mundo do futebol.

Imagina se um jogador ruim se machuca? O bom pode passar dois anos machucado que ainda terá espaço em algum lugar, como ocorreu com Ronaldo e Nilmar após sucessivas lesões no joelho. Mesmo jogadores eternamente lesionados como Pedrinho tiveram ampla e irrestrita possibilidade de se recuperar.

Agora e o ruim? Este não pode se machucar nunca, senão não ‘sobrevive’ na carreira. Perde o espaço, é dispensado, ninguém quer contratá-lo, justamente por ser ruim. Também por ser ruim, é uma opção no elenco atrás dos considerados ‘bons’. Então não pode estar lesionado quando a oportunidade surgir, e ela irá surgir.

Estamos vendo isto na dupla Gre-Nal. O contestadíssimo Bruno Collaço, a quinta opção da lateral-esquerda, tem jogado sistematicamente no Grêmio. Afinal o titular Lúcio, o reserva Fábio Santos, o improvisado zagueiro Neuton e até mesmo o novo contratado Uendel estão machucados.Até pode ser que o muito jovem Bruno Collaço se recupere na carreira, mas agora não serve para o Tricolor.

No Internacional não é muito diferente, a não ser pelo fato de que o segundo jogador mais contestado pela torcida ser titular, Alecsandro. Só sofreu uma lesão desde que veio para o Inter e foi justamente em seu melhor jogo, quando marcou 3x contra o Santos na Vila Belmiro. O contestado-mor é Edú, claro. E que, aliás, só se machucou quando ainda era visto como solução para o ataque.

Mas o maior exemplo ocorre sempre antes da Copa do Mundo. Temos reservas machucados e que ficaram fora da Copa, claro. Mas a Alemanha, Inglaterra, Costa do Marfim, Gana, Paraguai, Portugal e até mesmo a Eslováquia estão perdendo seus principais jogadores.

Brasileiros, argentinos e italianos estão incólumes, até agora. Nestes países, ironicamente os torcedores pedem por lesões dos menos populares como Camoranesi, Josué e Kléberson. Mas há pouco li que Andrea Pirlo sente dores musculares e sua situação é ‘preocupante’, segundo o departamento médico italiano

Os casos históricos mais famosos envolvem a Itália, que perdeu o goleiro titular Angelo Peruzzi antes da Copa de 1998 e da Eurocopa 2000, vendo o sortudo reserva Gianluca Pagliuca atuar. E a Alemanha, que perdeu o talentoso Mehmet Scholl antes de DUAS Copas do Mundo. Melhor jogador de sua geração, Scholl brilhou apenas na Eurocopa de 1996.

Alemanha: Michael Ballack, principal meia alemão.E seu reserva imediato Christian Traesch.

Inglaterra: David Beckham e Rio Ferdinand, o capitão de 2002 e 2006 e quem seria o capitão de 2010.

Costa do Marfim: Didier Drogba, maior jogador da história do país. Vejam o lance:

Eslováquia: Miroslav Karhan, principal defensor do time.

Gana: Michael Essien, melhor jogador do time

Paraguai: Salvador Cabañas, artilheiro do time nas Eliminatórias e que levou um tiro na cabeça em boate.

Portugal: José Bosingwa, lateral-esquerdo titular.

A Seleção Brasileira ainda não teve nenhuma lesão, apesar dos sustos de Júlio César e Michel Bastos, e da situação um tanto preocupante de Juan e Kaká.

Apenas em 2006 não tivemos um corte por lesão nas vésperas do Mundial. (Como lembrou o Fernando nos comentários, o Edmílson foi cortado em 2006 e convocado o Mineiro em seu lugar)

Será?

Comentários (11)

  • fernando diz: 4 de junho de 2010

    o post faz sentido. mas camoranesi foi grande figura na copa passada. e se recuperou de uma temporada inteira de lesões, qse q milagrosamente, para ir a africa… nem sabia q era contestado…
    qdo a lesão do drogba, é realmente uma pena. acho ele o principal centroavante da atualidade. daqui a pouco já começa o falatória, de q o cara q o machucou é brasileiro e tal… vale lá como vale aqui, não?
    o bosingwa não é lat direito? ou joga na esq na seleção? realmente não sei…

  • Fernando Zachia diz: 4 de junho de 2010

    2006 teve o corte do Edmilson e a convocação do Mineiro.

    EDITADO: é mesmo, tinha esquecido. Obrigado!

  • MIRO CARPES AVAIANO diz: 4 de junho de 2010

    CREIO QUE PERDA MESMO DEVE TER A COSTA DO MARFIM, POR CONTA DE ENTRADA CRIMINOSA DE UM BRASILEIRO QUALQUER!!! POR CONTA DISSO, FAÇO AQUI MEU PROTESTO CONTRA UM INDIVÍDUO QUE NO MÍNIMO É UM IDIOTA!!! O FUTEBOL É QUEM PERDE…

  • Carlos Henrique diz: 4 de junho de 2010

    Amigão, Bosingwa é lateral-direito de origem. :)

  • Fernando Carvalho diz: 4 de junho de 2010

    Em 2002, o Emerson (capitão) foi cortado por lesão, jogando de coleiro em rachão antes da Copa.

  • Zé Carpes diz: 5 de junho de 2010

    Cara, Perin, é o que sempre lembro quando vejo a escalação do Ínter: mas esse Alecssandro não vai, nunca, se quebrar? Pode ser que amanhã…

  • paulo silva diz: 5 de junho de 2010

    É incrivel como pessoas ditas entendidas de futebol possam criticar inconsequentemente um jovem jogador, no caso o COLLAÇO, deve ser por que ele é muito ruim que esteve em todas seleções de base do Brasil, pobres coitados que falam coisas sem saber nada do garoto. Que pena, pois COLLAÇO ira com certeza tapar a boca de todos esses infelizes que o criticam. Que nem disse ZAGALO vão ter que engulir. POBRES COITADOS

    EDITADO: vi jogando ons juniores, achei fraco. No profissional, piorou. Pode melhorar muito e se isto ocorrer, vai servir para o Grêmio. Hoje não serve.

    EDITADO 2: Partidaço dele hoje…

  • almanaque do roberto diz: 6 de junho de 2010

    Jogadores gaúchos famosos que passaram pelo Flamengo :

    Renato Gaúcho
    Moderato
    Carpegiani
    Branco
    Pirilo
    Hermes
    Gilmar Luís Rinaldi
    Juvenal Amarijo
    Gaúcho
    Adãozinho
    Popéia
    Gauchinho
    Chico
    Leandro Ávila
    Alexandre Gaúcho
    Marcelo Rosa da Silva
    Huguinho
    Gago
    Luisinho
    Kuntz
    Ivanir Santos Honorato
    João Carlos Gonçalves Flain
    Beto Bacamarte
    Jamir
    Kita
    Jarbas Luiz Gomes
    Luís Carlos Fernandes de Freitas
    Artigas
    Nestor Pedroso
    Cléo Inácio Hickman
    Candiota
    Claudiomiro
    Amorim
    Alcione Barboza Dornelles
    Lúcio Assumpção
    Edmilson Neves da Silva
    Vitor Hugo Siqueira

    http://www.globofm.com.br

  • fabio diz: 6 de junho de 2010

    pobre coitado é de mim, que tenho q ver o collaço no gremio! hj contra o sao paulo jogou uma enormidade, né seu paulo silva collaço? pq só pode ser parente pra defender o cara…

  • caio diz: 7 de junho de 2010

    esse Paulo Silva é colorado ou pai do bruno collaço!!!!! é impossivel um gremista ver os jogos desse guri e achar que ele serve p/ Grêmio.

  • Mauro Gaúcho Colorado diz: 8 de junho de 2010

    Bah, Perin! Faz sentido.

    Mesmo assim, nunca torcerei para alguém se machucar… e não acho necessário.

    Porém, poderiam tirar esse Alecsandro e vendê-lo num pacote onde quem comprasse levaria de brinde o Edu e o K. Pereira. De barbada, para evitar pechincha.

    Mas, o mundo não é perfeito mesmo.

Envie seu Comentário