Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Garantido no Mundial, Inter ainda não está na Recopa nem Libertadores 2011

06 de agosto de 2010 6

A classificação automática para o Mundial de Clubes da FIFA ainda é comemorada pelo Internacional. O fato de enfrentar o Chivas Guadalajara, clube do México que por sua vez é filiado à CONCACAF e não à CONMEBOL, garante ao time gaúcho a ida para o Mundial dos Emirados Árabes, em dezembro na capital Abu Dhabi mesmo se for vice-campeão.

Porém o Internacional ainda não pode se considerar garantido na Libertadores 2011 tampouco na Recopa Sul-Americana deste mesmo ano. Para obter estas duas classificações, será necessário conquistar o bicampeonato da América.

A explicação da Recopa é simples: o campeão da Libertadores joga com o campeão da Sul-Americana seja quem for. Inclusive já  tivemos o Pachuca (time mexicano) na final da Recopa 2007 (coincidentemente contra o próprio Inter), vencedor da Copa Sul-Americana 2006.

Para a Libertadores, a explicação é mais complexa. O campeão automaticamente tem vaga no ano seguinte, e obtendo o título, o Inter está classificado. Porém se o Chivas fosse campeão, o Inter estaria classificado caso o time de Guadalajara tivesse obtido vaga na Liga dos Campeões da CONCACAF. Quem disputa este torneio não pode disputar a Libertadores no mesmo ano.

Porém os quatro times que irão defender o México na competição serão: Monterrey, Santos Laguna, Cruz Azul e Toluca. Sem esta vaga o Chivas está na Libertadores 2011 caso vença a Libertadores deste ano.

Quem levantou esta questão e me concedeu informações via twitter foi o seguidor @paulofinatto.

EDITADO: alguém tem mais informações?

Comentários (6)

  • Otávio Niewinski diz: 6 de agosto de 2010

    Acho que te enganas no caso da Recopa.

    O regulamento da Libertadores (http://img.mazimou.com:90/3749/documents/139.pdf), nos artigos 1.4 e 1.5, fala exatamente a mesma coisa com relação a Mundial e Recopa: “o clube vencedor da Libertadores – OU NA IMPOSSIBILIDADE DESTE o melhor sul-americano classificado – terá vaga no Mundial e na Recopa”. (tradução livre)

    Mas a Conmebol já anunciou que o Chivas não jogará o mundial – logo, o artigo 1.4 está furado.

    O artigo 1.5 tem mais tendência ainda a estar furado: impossível a Conmebol abrir brecha para que DOIS clubes mexicanos possam decidir a Recopa (caso o Chivas vença e algum mexicano vença a Sul-Americana).

    Acredito que a Conmebol abra brecha para os mexicanos chegarem à Recopa através da Sul-Americana apenas. Isso explica o Pachuca em 2007.

    EDITADO: tu tens razão. Mas como a CONMEBOL é uma baderna, vamos ter que esperar.

  • Rafael Soares diz: 6 de agosto de 2010

    Não é necessário nem cogitar estas possibilidades de vaga para vice… o Inter será Bi da América!

  • papai eh o maior diz: 6 de agosto de 2010

    Por isso eu digo, não ganhamos NADA ainda. Só a libertadores deste ano já chega. E o Celso deixa de ser Cavalo Paraguaio para ser treinador de ponta.

  • Márcio Becker diz: 7 de agosto de 2010

    O nome da competição é Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Não entendo a resistência da nossa mídia em chamar as coisas pelo seu nome.

  • Robbie Fowler diz: 7 de agosto de 2010

    O Correio do Povo de hoje noticia que o Inter já está na Recopa, e que o segundo jogo será no Beira-Rio, por ser o representante da chave da Libertadores.

  • Priscila Santos Figueiredo diz: 8 de agosto de 2010

    Não haverá vice, seremos BIIII VAMO VAMO INTEEER!

Envie seu Comentário