Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Regulamento da Libertadores confirma Inter na Recopa Sul-Americana 2011

09 de agosto de 2010 7

Mais uma disputa continental está garantida para o Inter. Ao contrário do divulgado no Almanaque Esportivo na última sexta-feira, o Internacional está garantido na Recopa Sul-Americana 2011.

Ao menos de acordo com o regulamento oficial da Copa Libertadores da América, publicado no pífio site da CONMEBOL. O velho amigo Otávio Niewinski e o leitor Daniel Chiodelli mandaram a mesma explicação: o artigo 1.5 do regulamento da Copa Libertadores 2011. Acho que isto acaba com a discussão sobre o assunto:

1.5 El campeón de la Copa Santander Libertadores de América, o en su defecto el mejor equipo sudamericano ubicado en la tabla final de posiciones de este torneo, será quien dispute la Recopa Sudamericana con el campeón de la Copa Sudamericana. El campeón de la Copa Libertadores, enfrentará al campeón de la Copa Sudamericana del mismo año en partidos de ida y vuelta a realizarse al siguiente año en fecha a determinar por CONMEBOL. El campeón de la Copa Libertadores, será local en el segundo partido.

O artigo 2.3 também fala sobre a próxima Libertadores e sobre o direito do atual campeão de disputar a próxima edição. Em um eventual título do Chivas Guadalajara, este seria o 1º classificado do futebol mexicano, que teria 4 ao invés de 3 vagas. Ou seja, o Inter não está garantido sendo vice a menos que os times mexicanos deixem de participar do torneio:

2.3 Las Asociaciones Nacionales determinarán el orden de clasificación de sus clubes al Torneo y los inscribirán como primero al tercero, cuarto o quinto clasificado de acuerdo a las plazas que les corresponden. El último campeón será inscripto como primero por la Asociación Nacional a la que corresponde, la cual en dicho año contará, entonces, con una plaza adicional.

Comentários (7)

  • ezequiel diz: 9 de agosto de 2010

    esse é o regulamento da LA 2011 ou 2010? tu escreveu q é da LA’11…

    EDITADO: 2010. Errei, vou arrumar.

  • papai eh o maior diz: 9 de agosto de 2010

    RESUMINDO:
    Melhor, bem melhor, É SER CAMPEÃO.

  • ELTON HAEFLIGER diz: 9 de agosto de 2010

    Será que vamos no mesmo caminho de 2006 ? Bi-campeão de tudo ?

  • Rafael diz: 9 de agosto de 2010

    Hj, depois dessa notícia, será mais um dia de suicídios coletivos pros lados da Azenha. E mais… já imaginaram o mais mortal dos times gaúchos ir para o seu TRIREBAIXAMENTO pelas mãos do seu maior ídolo, Renato CARIOCA??? Aguardem pelos próximos episódios dessa comédia…

  • Ronaldo diz: 9 de agosto de 2010

    Perin, acho que não é bem assim. A redação do regulamento É a mesma nos itens 1.4 (que trata da classificação para o Mundial de Clubes) e 1.5 (que trata da classificação para a Recopa), em ambos diz que na IMPOSSIBILIDADE do campeão participar, ele será substituído pela equipe sul-americana de melhor classificação. Só que no caso do Mundial a impossibilidade deve-se ao fato de que o representante da Conmebol tem que ser necessariamente de uma das federações a ela filiadas. É a mesma regra das eliminatórias da Copa do Mundo. Não fosse assim, os clubes mexicanos teriam duas vias para chegar ao Mundial de Clubes, estariam disputando duas classificatórias distintas para a mesma competição. Quanto à Recopa, não há nenhuma restrição expressa, mas como o regulamento da Libertadores é confuso (como o são todos os regulamentos da Conmebol, que são inclusive difíceis de se encontrar no também confuso site da entidade), só uma posição oficial esclarecerá o assunto.

  • Francisco diz: 9 de agosto de 2010

    Tenho minhas dúvidas. Tem que verificar o regulamento da Sul-Americana, Libertadores e Recopa Sul-Americana. Os mexicanos podem participar da Recopa, vide o Pachuca.

  • Leandro Silva diz: 14 de agosto de 2010

    Concordo com o Ronaldo. A vaga no Mundial da FIFA é da Conmebol. O regulamento da Libertadores é que diz que o campeão recebe a vaga ou na imposibilidade desse o melhor sul americano. Assim, se o campeão não for afiliado da Conmebol (caso dos mexicanos), a vaga passa para o melhor afiliado classificado. No caso da Recopa, a competição é da própria Conmebol então ela não precisa restringir os mexicanos se não quiser, embora o regulamento diga que vale a mesma coisa que na Libertadores (em caso de impedimento, a vaga na Recopa é do melhor sul americano). Olhando o regulamento da Copa sul americana, esse ano não tem mexicanos convidados então não há como ter dois mexicanos na Recopa (considerando se o Chivas ganhar a Libertadores). Pelo jeito, a decisão cabe a Conmebol e ela pode fazer como quiser, pelo que pode entender. Assim, é melhor ganhar a Libertadores na quarta-feira para garantir.

Envie seu Comentário