Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

CBF precisa arrumar a bagunça das vagas na Libertadores

13 de agosto de 2010 25

É impressionante a (in)capacidade da CBF em organizar o Futebol Brasileiro. Ela não consegue dar um equilíbrio técnico a nada e normalmente suas decisões prejudicam times de grande rendimento em uma temporada.

A última confusão é causada pela decisão da CONMEBOL de colocar o campeão da Copa Sul-Americana de um ano, na Libertadores do ano seguinte. Isto causa uma séria distorção envolvendo os times que vão bem, que teoricamente deveriam ser beneficiados mas na prática não o são.

Um exemplo claro é de um time campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2009. No ano seguinte, ele só terá duas oportunidades de garantir vaga para a Libertadores da temporada 2011: sendo campeão da Copa do Brasil Libertadores ou sendo um dos quatro primeiros do Brasileirão.

Já um time com desempenho muito mais medíocre e que esteja entre os primeiros do ranking da CBF terá vantagens. Se em um ano ele for eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, do Estadual e ser apenas o 12º do Campeonato Brasileiro, terá três chances de garantir vaga na Libertadores. Primeiro na Copa do Brasil, depois na Copa Sul-Americana e finalmente no próprio Brasileirão. Estranho, né?

A grande idéia esdrúxula foi tirar da Copa do Brasil os times que estão na Libertadores por simplesmente ser incompetente em organizar datas para isto. Isto acabou com a legitimidade do ranking da CBF, aquele que premia vice-campeões da Copa do Brasil e 5º no Brasileiro com relação aos 4 melhores do Brasileirão. Isto já foi discutido no Almanaque Esportivo algumas vezes.

Outro erro grosseiro foi de não deixar o campeão brasileiro disputar a Copa Sul-Americana. Uma retomada nesta possibilidade poderia resolver o problema citado no início deste artigo.

Uma distorção antiga é a Copa do Brasil ser disputada no primeiro semestre, o que poderia ser perfeitamente evitada deixando a competição a ser disputada ao longo de todo o ano.

Um dos erros mais evitáveis é não convocar jogadores em decisões continentais e nacionais para disputar torneios como Copa das Confederações ou Copa América. Sem contar Mundiais Sub-alguma coisa. Isto já prejudicou a dupla Gre-Nal mais de uma vez.

Comentários (25)

  • Rodrigo diz: 13 de agosto de 2010

    Garanto que quando o time da beira da lagoa tava na Copa Sulamiranda, tu não tinha essa idéia de entrar em LA COPA pela porta dos fundos… Eu não me preocupo com isso, sinceramente… LA COPA está ridícula… Ela infelizmente virou “torneio de verão”… Once Caldas, inter, LDU…

    Cadê o Boca? Cadê o River? Cadê o Peñarol? Cadê o Nacional? Cadê o Imortal?

    Isso não é LA COPA, me desculpem os chorolados… Mas é a mais pura realidade… Os gigantes continentais se foram… Agora os ratos comem as sobras…

  • lysyk diz: 13 de agosto de 2010

    Alexandre, até onde eu me lembro, o campeão brasileiro tb joga a sulamericana… isto mudou este ano? se não mudou, tuas contas estão erradas pro campeão. mas estão corretas para o 2º, 3º e 4º colocados.

    na minha opinião, o grande problema no calendário são os regionais. mas como ninguém quer que eles acabem (me incluo nestes), então vai continuar essa bagunça mesmo.

    ah sim, tb tem essa copa do brasil inchada. devia ser uma copa pra 16 times da elite, algo como uma “copa dos campeões” (eliminando 4 jogos e muita viagem pelo interior do Brasil), mas ninguém da CBF vai concordar com isso.

  • lysyk diz: 13 de agosto de 2010

    Rodrigo, dois comentários:

    1º: NINGUÉM falou em porta dos fundos. vai aprender a ler direito.

    2º: o museu do grêmio tá te esperando, caso tu sinta tanta saudade assim do passado. não justifica os tropeços do teu time e as glórias do rival com essa conversa de imortal e blá blá blá. futebol é momento, o momento é do inter: aceita isso e volta pro teu cantinho lá na azenha.

    Obrigado

  • Douglas diz: 13 de agosto de 2010

    acho que vc cometeu um equivoco. pois se um time ganha brasilerao e libertadores 2009 ele nao joga a Copa do Brasil 2010.
    logo ele teria a propria libertadores(pois o campeao assegura vaga na proxima ediçao) e o brasileiro de 2010 para tentar se classificar, caso nao ganhe a libertadores deste ano.

  • Rafael diz: 13 de agosto de 2010

    Como assim? Que eu saiba o campeão da libertadores esta garantido na competição no ano seguinte. Isso mudou agora?
    O Estudiantes, campeão do ano passado, ficou garantido em 2010.

  • Leo diz: 13 de agosto de 2010

    Na verdade, o time que foi campeão em 2009 terá chance de chegar à Libertadores 2011 ganhando a Libertadores 2010, não a Copa do Brasil.

  • Admir José Gomes diz: 13 de agosto de 2010

    Que a CBF é uma esculhambação todo mundo sabe, não organiza um campeonato decentemente e tem um comportamento dúbio, além de administrar verdadeiras fortunas. Com Dunga era um grupo fechado; com Mano Menezes, tudo aberto. Se vai do 8 ao 80 em questão de meses. Outra coisa com a qual a CBF não mostra evolução é com as arbitragens, de modo geral. Veja o que ocorreu no jogo do Grêmio e Goiás. Um gol do Grêmio aos 30 minutos, validado pelo bandeirinha e confirmado e depois anulado por um juiz que já deveria ter largado o apito. Ele expert em prejudicar especialmente o Grêmio, e só fazer uma pesquisa e se verá isto. Então a coisa no futebol brasileiro está bagunçada, mas de longe se tenta tirar o Ricardo Teixeira do poder. E os milhões entrando a rodo na entidade. Se fica´lá, não se sabe, ou talvez locuplete alguém do escalão de cima. Por que não quer largar de geito nenhum, aliás somente vai deixar quando conseguir chegar à FIFA, porque ali, a coisa vem em dólares.

  • Eduardo M diz: 13 de agosto de 2010

    Discordo de você. O erro não está em não deixar os quatro primeiros colocados disputarem a Sul-Americana e sim não deixar esses mesmo disputarem a Copa do Brasil. Afinal , o campeão da Sul-Americana , assim como o Campeão da Libertadores , tem vaga assegurada na edição seguinte da Libertadores.

    Só que para se achar espaço para a Copa do Brasil , será necessário que a Sul-Americana seja disputada no mesmo periodo da Libertadores , abrindo espaço no segundo semestre para a Copa do Brasil.

    Aliás , a Copa do Brasil pode ser uma competição maior , com mais times , e disputada , nas fases iniciais , no mesmo periodo da Libertadores e da Sul-Americana , com times que não estejam nessas competições.

  • Marcelo Bonatto diz: 13 de agosto de 2010

    O fato é: a CBF não dá minima para o Campionato Brasileiro das séries A, B, C(??), D(??), ela só se interessa com os lucro dos amistosos da seleção brasileira o resto é problema.

    São apenas impecilios administrativos para a CBF(Ricardo Teixera).

    Afinal de contas tem que se montar tabelas, definir critérios de classificações para Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana, dar condições para os trios de arbitragem para que eles façam boas mediações das pelejas, tudo isso é muito díficil para a CBF(Ricardo Teixera), dá muito trabalho, tem que pensar muito.

    Abraço.

  • Marcelo Bonatto diz: 13 de agosto de 2010

    Desculpe, é “CAMPEONATO Brasileiro” e não “campionato” maaaaais burro, hehehe.

    Abraço.

  • Rodrigo diz: 13 de agosto de 2010

    Desculpa, mas eu achei o teu texto um pouco confuso. Precisei ler algumas vezes…

    “Um exemplo claro é de um time campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2009. No ano seguinte, ele só terá duas oportunidades de garantir vaga para a Libertadores da temporada 2011: sendo campeão da Copa do Brasil ou sendo um dos quatro primeiros do Brasileirão.”

    O time campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2009, no caso citado, não participará da Copa do Brasil no ano seguinte, ou seja, a Copa do Brasil não seria uma possibilidade de garantir vaga para 2011, e sim, sendo um dos quatro primeiros colocados no Brasileiro ou campeão da própria Libertadores!!!

    Rodrigo

  • Lorival diz: 13 de agosto de 2010

    Olá Perin, concordo contigo quando diz que a CBF não tem capacidade de organização nem mesmo luta perante a conmebol pelos clubes brasileiros. Isso porque para que a copa do brasil seja disputada por todos os times brasileiros, dando muito mais importância a mesma do que simplesmente “valer vaga na libertadores que vem”, seria necessário que a sul-americana fosse disputada no primeiro semestre, o que seria óbvio uma vez que os times que disputam a liberta não jogam a sula. No entanto, as redes de tv latinas (FOX em especial) não toleram a idéia de ter apenas jogos internacionais no primeiro semestre para transmitir, enquanto isso nosso querido ricardo teixeira nada faz e deixa correr solto a desmoralização dos torneios que ele mesmo organiza e nem mesmo um dia se interessou em ter algum brasileiro na cúpula da conmebol, composta basicamente por uruguaios, argentinos e paraguaios. Enfim um quadro triste…

  • Stephan diz: 13 de agosto de 2010

    Seu raciocínio está equivocado:

    “Um exemplo claro é de um time campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2009. No ano seguinte, ele só terá duas oportunidades de garantir vaga para a Libertadores da temporada 2011: sendo campeão da Copa do Brasil ou sendo um dos quatro primeiros do Brasileirão”.

    Ele não disputará a Copa do Brasil de 2010, mas sim a Libertadores de 2010. Se ele vencer o torneio, garante vaga para a edição do ano seguinte. As duas oportunidades, portanto, serão: Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro de 2010.

    EDITADO: o raciocínio está certo, o erro foi de escrita. Troquei os campeonatos.

  • ELTON HAEFLIGER diz: 14 de agosto de 2010

    Post absolutamente verdadeiro. Mas esse diagnóstico pode ser alterado. Basta que os clubes queiram alterar o atual formato. Na minha opinião os clubes são os grandes culpados por manter essa situação.

  • Daniel Colorado diz: 14 de agosto de 2010

    Mas o campeão da Libertadores não garante no próximo ano?

  • ELTON HAEFLIGER diz: 14 de agosto de 2010

    Diz o Rodrigo que “Os gigantes continentais se foram…”. Tem toda a razão !
    O Grêmio se foi … Tchau! Adios! Hasta la vista! By, by!

  • firmino diz: 14 de agosto de 2010

    A conmebol tambem eh amadora, esse amadorismo esta na alma do sul americano. Por mim, se extinguiriam os estaduais, acho que eh o cancer do calendario. O sistema europeu de como funciona a liga europa e as copas nacionais seria o ideal p sulamericana e copa do brasil, mas pra isso precisaria acabar com os estaduais

  • Felipe diz: 14 de agosto de 2010

    Eu sei onde está o imortal: o imortal morreeeuuu!!! AHAHAHAHAAH

  • Maurino diz: 14 de agosto de 2010

    Rodrigo:aos enforcados só se da o direito do esperneio.Sem comparação:veja a grana que é pago aos campeões de hoje,exposição de mídia,patrocínio,ganhos de imagem…Mama mia, quanta bobagem pra justificar atraso.

  • Gustavi diz: 14 de agosto de 2010

    NADA SERVE PARA O GREMIO…NÃO GANHA NADA…NEM CHEGA…

  • Robbie Fowler diz: 15 de agosto de 2010

    Detalhe pro tal Rodrigo, que deve ser algum pré-adolescente sem memória e que nunca viu o time dele ganhar NADA, pois tudo ficou no século passado: Quando foi que o portoalegrense jogou uma libertadores e derrubou DOIS argentinos e mais um SPFC mesmo, hein?

  • MACACOFIFA diz: 16 de agosto de 2010

    Esse RODRIGO tricolino que comentou é o mesmo que afastaram do grupo???

    Deve ser, pelos comentários… só fiz m….

    Tsssc, tsssc… Hiena tricolina na área.

    Só para te lembrar: ” A alegria é GIGANTE; o sofrimento é IMORTAL.”

  • Luis Carlos diz: 16 de agosto de 2010

    Vcs não entenderão
    O que ele quiz dizer é que o campeão de 2009 vai ter menos chances de disputar a LA de 2011 do que um outro qualquer. Pq em 2010 ele não vai disputar a Copa do Brasil.
    Vamos ler pensar um pouco antes de sair encrevendo qualquer coisa.

    “Um exemplo claro é de um time campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2009. No ano seguinte, ele só terá duas oportunidades de garantir vaga para a Libertadores da temporada 2011: sendo campeão da Copa do Brasil Libertadores ou sendo um dos quatro primeiros do Brasileirão.”

    E para o Rodrigo que disse: Cadê o Boca? Cadê o River? Cadê o Peñarol? Cadê o Nacional? Cadê o Imortal? “Os gigantes continentais se foram…”
    Que culpa temos nos se esses “gigantes” não tiveram a capacidade de se classifica para a Libertadores e fizeram campanhas ridiculas nos nacionais.

  • Scapin diz: 16 de agosto de 2010

    Alexandre,
    Vc abordou um tema que venha pensando há muito tempo: a CBF! Quem é a CBF? O que faz? É o ógão máximo do futebol brasileiro, (que todos dizem ser equivalente a presidência da República), entregue ao poder de uma pessoa! Poder de MONARQUIA HEREDITÁRIA. Como nós brasileiros e a imprensa não questionam este fato devido à importância do futebol no Brasil?
    A imprensa parece que está cega com a CBF. O sr. Ricardo Teixeira é elogiado em vários programas após a Copa, por ter definido a nova filosofia do futebol brasileiro: renovação, etc e tal. Mas ESQUECE-SE DE QUE FOI ELE QUEM DEFINIU A FILOSOFIA DA ERA DUNGA COMO TÉCNICO: MAIOR RESPEITO E AMOR À CAMISA DA SELEÇÃO. Não preciso defender o Dunga, mas o sr. Ricardo Teixeira se EXIMIU de toda e qualquer responsabilidade dos resultados da seleção na última COPA. Jogou maldosamente e com toda deselegância (para não dizer outra coisa) toda a culpa para o Técnico. ELE é que foi o grande culpado, pois é PRESIDENTE e se fosse correto deveria ter assumido a culpa e não a transferido. Assim como agora é elogiado pela nova orientação (renovação), tem que ser cobrado pela orientação que deu para o Dunga! Ou não deu? Foi omisso? E outra, se sabia que 2014 a copa seria aqui, PORQUÊ NÃO DEU ESTA MESMA ORIENTAÇÃO (RENOVAÇÃO) PARA O DUNGA? Porque a CBF não tem o mínimo de planejamento, é pior que uma empresa de quintal. NA entrevista após a copa, ao Galvão, só falava do novo projeto, projeto, e projeto… mas não dizia nada do que seria e do que estaria neste projeto, quer dizer NÃO TINHA PROJETO! É por este tipo de pessoas, festejadas, não criticadas pela maioria da imprensa, que nosso futebol é dirigido. Está na hora de democratizarmos o futebol e sua gestão. O Brasil não pode ficar na mão de uma pessoa para definir uma das coisas populares mais importantes para os brasileiros. Vamos fazer um movimento, vamos democratizar, eleger por mandato estas pessoas. O q vc pensa?

  • David diz: 22 de setembro de 2010

    Na minha opnião, a Copa Sulamericana e uma merda que já deveria ter sido extintar como competição continental, Uma tremenda desorganização das chaves é a unica diferença e que o Mexico não participa, então para mim tanto faz como tanto fez existir uma competição tão mediocre como a Copa Sulamericana. no final das conta só quem perde somos nós Brasileiros, com uma etidade superior(CBF) que visa $$$$.

Envie seu Comentário