Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 26 agosto 2010

Especial Spa-Francorchamps: a melhor corrida da Fórmula-1 sempre!

26 de agosto de 2010 2

Vale a pena reler o especial do Almanaque Esportivo sobre a melhor pista da Fórmula-1 hoje e em qualquer tempo. Os sete quilômetros mágicos de Spa-Francorchamps, na Bélgica, no meio da floresta das Ardenas escondem muita história da Europa Ocidental

Vejam o que uma barbárie da Segunda Guerra Mundial, um lugar para descanso e a maior categoria do automobilismo mundial tem em comum!

Graham Hill no GP da Bélgica de 1965 na mítica `Eau Rouge`/Rainer Neuberg/

A melhor pista da Fórmula-1. Um dos lugares mais bonitos, aconchegantes e simples da Europa.

O circuito mais desafiador, que tem a curva mais lenta da temporada: La Source, logo após a largada. E também a mais impressionante de todas as curvas: a mítica Eau Rouge, imediatamente na sequência da La Source. Nesta semana que antecede o GP da Bélgica de Fórmula-1, nada mais justo que citar a pista mais sensacional de todos os tempos: SPA-FRANCORCHAMPS.

Este circuito, que no passado teve 14km e hoje possui a metade, fica em torno de vários vilarejos na bela região das Ardenas, na Bélgica. Os três mais importantes são Spa, Stavelot e Malmédy. Estas três cidades possuem referências históricas sensacionais, com fatos que devem ser resgatados.

Você certamente já ouviu: “Fulano foi para um spa se recuperar ou emagrecer”. Sim, a expressão “spa“, hoje tão utilizada para resorts nos quais as pessoas mais abastadas curtem momentos tranquilos, tem como origem esta cidade belga.

Há quase dois mil anos, os romanos descobriram fontes de água mineral considerada rejuvenescedora e desde então os nobres, ricos iam para `Spa` se recuperarem, descansarem ou fazerem qualquer coisa de diferente. Assim, esta bucólica cidade belga se tornou um verbete de dicionário.

Spa e sua vizinha Stavelot também foram cidades-chaves fundamentais na Ofensiva das Ardenas, o maçico contra-ataque alemão na Segunda Guerra Mundial. Planejado após o “Dia-D“, desembarque dos Aliados na Normandia (França).

Executado pelas melhores Divisões Panzers e SS dos alemães, o contra-golpe planejado por Adolf Hitler buscava conter o avanço de tropas no norte do continente europeu durante o rigoroso inverno de 1944 para 1945.A batalha por aquela região ficou conhecida como a “Batalha do Bulge“.

Estas duas cidades foram das primeiras tomadas pelos alemães na contra-ofensiva iniciada dia 16 de dezembro de 1944. Stavelot era sede de um comando provisório do exército americano, que rapidamente foi recuado para uma posição na retaguarda. Lá ocorreu um incidente gravíssimo, ainda em dezembro: a 1° Divisão Panzer SS comandada pelo SS-Standartenführer Jochem Peiper massacrou cerca de 100 civis em Stavelot.

Malmédy era um importante centro rodoviário na região de Liége, muito próximo à Spa e Stavelot. Foi nesta cidade que ocorreu um dos piores crimes de guerra, no qual mais de 90 prisioneiros norte-americanostropas SS de Peiper, que naquele momento (18 de dezembro) corria atrás de combustível e estava atrasado no cronograma da ofensiva. Este incidente entrou na história como o “Massacre de Malmédy“. As tropas norte-americanas foram sumariamente executados pelas SS, que alegaram uma tentativa de fuga dos prisioneiros. O retorno dos norte-americanos foi violento: as tropas SS não tinham muita misericórdia nos combates.

O comandante Peiper foi julgado nos Tribunais de Nuremberg, foi condenado à morte mas posteriomente teve sua pena comutada à prisão perpétua, em uma polêmica decisão que teve até investigação paralela do Senado norte-americano.

Em 1976, Peiper morreu em um atentado no qual os agressores explodiram uma bomba incendiária e deixaram um recado: “Vingadores“…

Porém estamos no esporte e esta semana teremos alguns momentos especiais na Fórmula-1 em Spa-Francorchamps: