Hoje lendo a matéria Fábio Santos reclama da falta de pênaltis em favor do Grêmio achei que seria o momento ideal de lembrar um detalhe interessante sobre as estatísticas do Tricolor em 2010. O Grêmio fez apenas um gol de pênalti em toda a temporada. Houve apenas uma outra penalidade, contra o Santos pela Copa do Brasil, mas esta foi desperdiçada. Ambas foram batidos por Jonas, artilheiro do time em 2010 com 24 25 gols, contando apenas jogos oficiais.
Mais interessante: foi no primeiro jogo do ano, vitória de 3×2 sobre o Pelotas de virada na Boca do Lobo. E ainda: foi o primeiro dos 3 gols neste jogo, ainda de janeiro de 2010. Ou seja, dos 88 gols marcados no ano, apenas um foi de penalidade. Quatro foram gols contra, e cinco foram marcados de falta. Em rebotes ou roubadas de bola foram 11 gols.
Depois de Jonas, em segundo lugar vem o centroavante Borges, com 18 gols na tabela de artilheiros. Porém, entre lesões e má-fase técnica, este só marcou duas vezes nos últimos 20 jogos. Na sequência, Maylson com 9 gols e Hugo (que já deixou o clube), com 8.
Nas assistências, o líder é Jonas com 15 passes para gol, seguido por Douglas e Maylson com oito “merengues” para os artilheiros.
Confiram a lista completa:
RESUMO DO ANO:
- Jogos: 50
- Vitórias: 27
- Empates: 10
- Derrotas: 13
- Gols pró: 88
- Gols contra: 60
- Saldo: + 28
Comentários