O Brasileirão 2010 só dará 3 vagas na Libertadores 2011 de acordo com comunicado publicado no site oficial da CBF. Ou seja, o Brasil não terá uma vaga extra para o campeão da Libertadores fechando seis vagas (relembrando: G4 + campeão da Copa do Brasil + campeão da Copa Libertadores).
Serão cinco vagas, incluindo a do atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, transformando o G4 em G3 sempre que o campeão continental for brasileiro. A vaga extra só será obtida se um time brasileiro também for campeão da Copa Sul-Americana, mudando o número de vagas para seis times.
Na prática, ao contrário de fortalecer e justamente premiar o campeão continental, a CONMEBOL prejudica o mesmo. Todos os times não envolvidos ou eliminados irão secar brasileiros na Libertadores, pois uma eventual conquista diminui suas chances no Brasileirão subsequente daquela temporada.
É inacreditável a incapacidade… Ops, já falei estas duas palavras dezenas de vezes aqui quando me refiro à estas entidades do futebol Sul-Americano. Quanto à questões técnicas, aspectos organizacionais e, sobretudo, promoção de competições mantidas pela CONMEBOL e CBF, eles não fazem NADA direito.
Dia 13 de AGOSTO eu antecipei aqui que teríamos problemas sobre isto. Vejam:
CBF precisa arrumar a bagunça das vagas na Libertadores
CONMEBOL E SUAS LAMBANÇAS:
1º) Esqueceu da Copa do Mundo na definição de regulamento da Libertadores de 2006. Resultado: os confrontos de ida e volta das quartas-de-final foram separados por quase 3 meses.- Veja aqui mais detalhes
2º) Inscrição irregular de Schiavi na Libertadores 2009. Schiavi foi campeão pelo Estudiantes – Veja mais detalhes.
3º) Omissão da CONMEBOL com relação à violência generalizada nos gramados sul-americanos – Veja aqui mais detalhes.
4º) Rodada final das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2010 não seria simultânea (acabou sendo por imposição da FIFA) – Veja mais detalhes
5º) Trapalhada da CONMEBOL poderia beneficiar ou prejudicar o Internacional na última rodada da Libertadores por já saber os resultados dos jogos já realizados – Veja mais detalhes
Todos estes erros foram gerados pelo dinheiro, por interesses financeiros e por uma impressionante capacidade da entidade em favorecer as associações nacionais, esquecendo de elevar o valor do próprio espetáculo, exigindo melhores condições, punindo severamente conflitos em estádios, melhorando os regulamentos.
A CONMEBOL e a CBF são uma piada.
Comentários