Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 29 setembro 2010

Estudo aponta Inter e Barcelona como exemplos em responsabilidade social corporativa

29 de setembro de 2010 7

Internacional ao lado do Barcelona, é um dos clubes de futebol com excelência no conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). A conclusão é baseada em artigo científico apresentado na Universidade do Futebol, entidade que analisa o esporte mais popular do planeta sob uma ótica mais profunda e abrangente.

O documento avaliou o nível de envolvimento em políticas de responsabilidade social dos clubes de primeira divisão de três países de elite no futebol mundial: Brasil, Portugal e Espanha. Foi uma análise comparativa envolvendo os projetos relacionados às comunidades nas quais os clubes estão envolvidos. Utilizando critérios idênticos para os três países analisados, os pesquisadores deram notas acumulativas, pontuando as ações de destaque divulgadas sobretudo nos sites oficiais das agremiações.

O Inter levou nota 7 de uma escala de 1 a 8, se igualando ao Barcelona como clubes melhor avaliados no estudo. O Atlético-PR obteve a segunda melhor nota brasileira, 4.

O artigo também deixou claro que os clubes brasileiros estão em um nível muito superior aos portugueses (incluindo os três grandes, Porto, Sporting e Benfica), os piores nesta análise. Nos clubes espanhóis, muita irregularidade mas a média dos que possuem um projeto é bastante satisfatória: 5.

Projetos Sociais da FECI, do Interagir, coordenado pela primeira-dama Constante Piffero, e o fato do Internacional, há mais de cinco anos, publicar seu “Balanço Social” no site oficial foram os maiores motivos de destaque.

Astro Tinga fazendo visita ao projeto InterAgir, um dos vários voltados à comunidade

Alguns trechos do documento:

“(…)Cabe mais uma vez destacar os exemplos de sucesso aferidos entre as 56 entidades de prática desportiva, que foram o CF Barcelona, da Espanha, e Sport Club Internacionall de Porto Alegre-Brasil, como os modelos a serem seguidos pelos demais clubes(…)”

(…)O grande destaque fica por conta do Sport Club Internacional, que apresenta inúmeras ações voltadas para a comunidade, incluindo a Fundação Saci Colorado, que aproxima o trabalho do clube à comunidade, gerando valor adicional para a instituição. Juntamente com o Barcelona, que veremos a seguir, o Internacional é o clube com melhores estratégias relacionadas à responsabilidade social, demonstrando possuir uma gestão compartilhada e voltada para a comunidade(…)

ARTIGO:

“ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO FUTEBOL: COMPARAÇÃO ENTRE CLUBES ESPANHÓIS, PORTUGUESES E BRASILEIROS”

AUTORES: Andre de Paula Rego Graciano Luz, Geraldo Ricardo Hruschka Campestrini, Luis Miguel Faria Fernandes da Cunha e Valentin Molina Moreno

Artigo na íntegra: http://www.universidadedofutebol.com.br/Files/pdf/Artigo%20-%20EASM%202010%20-%20Responsabilidade%20Social%20Es-Pt-Br.pdf