Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Grêmio venceu mais que o Inter com Simon no apito, erros de Simon em Gre-Nais

20 de outubro de 2010 5

A Federação Gaúcha de Futebol confirmou que o sorteio de arbitragem para o clássico Gre-Nal de domingo, elegeu o nome de Carlos Simon em seu clássico de despedida. Simon apitará seu 19º clássico, o último antes da já postergada aposentadoria (que seria após a Copa do Mundo).

Todos sabem minha opinião sobre ele (procurem por “Carlos Simon” no campo de pesquisa). Perceberão que tenho minhas sérias restrições contra um árbitro que adora contemporizar e péssimo disciplinarmente, sobretudo em jogos importantes.

Porém o choro de grande parte torcida do Grêmio parece um exagero sem fundamento. Para começar, o Grêmio tem mais vitórias que o Inter em clássicos apitados pelo Carlos Simon: 8 x 5. O levantamento está abaixo, ao final do post.

Segundo que uma das reclamações mais recorrentes, o gol anulado de Jonas no Gre-Nal de Erechim em 2009 me parece de uma pobreza franciscana. Primeiro o goleiro colorado Lauro nem tentou esboçar a defesa (ele não levanta as mãos) pois o lance já estava parado e segundo que o erro foi do bandeirinha Marcelo Barisson (que aliás vive péssima fase este ano). O não-impedimento era bem fácil de ser assinalado, mas o Simon não tem culpa de um erro de um bandeira experiente.

Neste mesmo jogo, em outro lance, o prejudicado foi o Inter: Réver deveria ter sido expulso por uma falta por trás em Nilmar, que corria em clara e manifesta situação de gol. Absurdamente, só levou amarelo e naquele momento o jogo estava 1×0 para o Inter. O vídeo pode ser visto aqui aos seis minutos do segundo tempo (download de 90 Mb): http://bit.ly/cmfw0q

Em 1997, no primeiro jogo da final do Gauchão (empate em 1×1), o gol do Grêmio surgiu após escanteio cavado pelo atacante Maurício, impedido no lance inicial. Também é um lance do bandeira, mas se Simon é ‘culpado’ pelo lance de 2009, também o é por este de 1997. Para mim, nestes dois lances ele está isento.Além disto, quase ao final do jogo, Fabiano entrou na cara de Danrlei e o bandeirinha marcou impedimento. Outro erro de arbitragem. Do bandeira, o mesmo do 1º tempo.

A outra reclamação gremista, esta sim indiscutível, é das finais de 2006 no Gauchão. No primeiro jogo das finais, Simon errou grosseiramente ao não marcar recuo de bola do zagueiro Bolívar para o goleiro Clemer, prejudicando o Grêmio.

Os erros são para todos os lados.

Carlos Simon tem sido um mau árbitro, sobretudo em clássicos.

O resto é paranóia.

CARLOS SIMON

1995 – Grêmio 2×0 Internacional – Gauchão
1995 – Internacional 0×1 Grêmio – Brasileirão
1997 – Grêmio 0×0 Internacional – Gauchão
1997 – Grêmio 1×1 Internacional – Gauchão
1997 – Internacional 1×0 Grêmio – Gauchão
1999 – Grêmio 1×1 Internacional – Copa Sul
1999 – Grêmio 2×0 Internacional – Gauchão
1999 – Grêmio 1×0 Internacional – Gauchão
1999 – Grêmio 1×0 Internacional – Brasileirão
1999 – Internacional 1×1 Grêmio – Seletiva Pré-Libertadores
2000 – Grêmio 1×0 Internacional – Gauchão
2001 – Grêmio 1×0 Internacional – Brasileirão
2002 – Internacional 0×1 Grêmio – Brasileirão
2003 – Internacional 1×0 Grêmio – Gauchão
2004 – Grêmio 1×2 Internacional – Gauchão
2006 – Grêmio 0×0 Internacional – Gauchão
2006 – Grêmio 0×1 Internacional – Brasileirão
2009 – Grêmio 1×2 Internacional – Gauchão

TOTAL: 18 jogos, 8 vitórias do Grêmio, 5 do Internacional e 5 empates.

Para comparação, os números de Gaciba, o outro árbitro do RS de elite no mesmo período.

LEONARDO GACIBA

1999 – Internacional 1×0 Grêmio – Gauchão
2000 – Internacional 1×1 Grêmio – Gauchão
2000 – Internacional 1×2 Grêmio – Brasileiro
2004 – Internacional 1×1 Grêmio – Gauchão
2004 – Internacional 2×1 Grêmio – Gauchão
2008 – Grêmio 2×2 Internacional – Copa Sul-Americana
2009 – Internacional 2×1 Grêmio – Gauchão 2009
2009 – Internacional 2×1 Grêmio – Gauchão 2009
2009 – Grêmio 2×1 Internacional – Brasileirão 2009
2009 – Internacional 0×2 Grêmio – Gauchão 2010

TOTAL: 10 jogos, 3 vitórias do Grêmio, 4 do Internacional e 3 empates

Especial Gre-Nal no Almanaque Esportivo: Os clássicos de 1996 a 2010:

2007:

2008:

2009:

2010

Comentários (5)

  • Alexandre diz: 20 de outubro de 2010

    Simon é colorado, pelo amor de Deus, todos sabem.
    Os erros para o Grêmio que você citou são erros de qualquer árbitro.
    Mas O ERRO em 2006 no recuo de bola foi um dos maiores absurdos que presenciei em toda minha vida.

    Fora que neste mesmo jogo houveram 2 pênaltis a favor do Grêmio.
    O primeiro foi um pênalti escandaloso no Ricardinho, em uma jogada na ponta da área em que ele estava passando pelo Bolívar e simplesmente foi parado por uma mão no peito do zagueiro colorado. Simon, para variar não marcou.
    O segundo foi um passe pelo alto para Tcheco em que ele deu um toque para adiantá – la e foi atropelado pelo Tinga. Um absurdo, mas Simon não deu.

    Nunca me esqueço desta partida devido a atuação mais tendenciosa que já vi de um juiz e pelo massacre que o Grêmio aplicou no segundo tempo. Naquela época todos falavam que íamos ser goleados. Ainda bem que a justiça se fez no jogo seguinte.

    Mas é isto aí, só espero que ele não atrapalhe este clássico, sem dúvida nenhuma, o maior do Brasil.
    Dalhe Grêmio !!!!

    EDITADO: Acho que vimos outro jogo naquele dia. No 1° tempo, Michel, Fernandão e Iarley (2x) perderam gols inacreditáveis. Não vi o ‘massacre do 2° tempo’ e Clemer não fez nenhuma defesa excepcional, ao contrário de Marcelo Grohe.

  • Alexandre diz: 21 de outubro de 2010

    Alexandre diz:
    Bom, no primeiro tempo eu só me lembro da defesaça do Marcelo Grohe na cabeçada do Fernandão e no rebote a incrivel chance perdida pelo Iarley. Mas ai são 2 chances no mesmo lance. Confesso que não lembro da chance perdida pelo Michel.

    Bom, na minha opinião no segundo tempo o Grêmio foi muito superior ao Inter. E Clemer fez uma grande defesa sim, num lance que o Ricardinho limpou o Bolívar, saiu na cara do gol, chutou, mas o Clemer fechou o ângulo e fez uma bela defesa. Inclusive a bola sobrou na lateral para o Wellington e ele levantou na cabeça do Ramon ( milagre ! ), mas o Bolívar salvou em cima da linha. O Alessandro também teve uma chance e o Herrera para variar errou um gol feito.
    Pena não ter nenhum registro deste jogo no youtube.

    Mas é isto ai, histórias de grenais, este grande clássico que movimenta todo o Rio Grande do Sul. Espero, assim como você também, que Simon não atrapalhe este grande clássico para nenhum dos lados.
    Confesso que estou contando as horas pro grenal. E o que o meu Grêmio vença teu Inter.
    Dalhe Grêmio !!!!

  • Cláudio Bitencourt diz: 21 de outubro de 2010

    Falam do árbitro como se ele fosse protagonista deste grande jogo.. O Simon é um excelente profissional, um dos melhores com certeza! E nunca beneficiou o inter, erros são normais. Mas convenhamos esta tentativa do Grêmio de condicionar a arbitragem está ficando chata, vamos jogar futebol..

    Acessem meu blog e confiram tudo sobre o grenal..

    http://blogdoperneta.blogspot.com/

    Grande abraço

  • Alexandre – NH diz: 22 de outubro de 2010

    Quando foi a última vitória do Grêmio em grenal apitado pelo Simon??? 2001
    Naquela época o Grêmio tinha um super time que não tinha Simon que fosse capaz de fazer o Grêmio perder, mas de lá para cá, só prejudicou o Grêmio nas grenais.

  • Lucas diz: 24 de outubro de 2010

    O Simon nunca cometeu erros tão grosseiros quanto os do Gaciba. Mesmo esta recuada para o Clemer, a bola foi pega por ele no bico da grande área; Não seria um lance quase gol
    E em 2006 Simon expulsou equivocadamente Fabiano Eller. Apenas Alessandro do Grêmio deveria ter sido expulso
    Já Gaciba errou naquela famosa mão do Ronaldinho e também na expulsão do Fabiano que foi agredido por Darnlei. Gaciba expulsou o agredido e poupou o agressor. Para piorar Gaciba ainda promoveu uma ação na justica contra o então presidente colorado Fernando Miranda, coisa que Simon nunca fez contra o Grêmio

Envie seu Comentário