Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Por Jogos Olímpicos, astro galês pode entrar na justiça contra Federação

26 de janeiro de 2011 0

Gareth Bale, o novo xodó do futebol inglês, pode entrar com uma ação judicial contra a Federação Galesa de Futebol caso seja impedido de participar dos Jogos Olímpicos de 2012. Uma determinação da entidade proibiu a participação de atletas galeses no time combinado que irá representar a Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Bale, nascido em País de Gales e jogador do Tottenham Hotspur, tem 21 anos e idade suficiente para representar o time Sub-23 do país.

O problema é que a Federação Galesa, assim como a Norte-Irlandesa e a Escocesa já afirmaram que não vão liberar atletas para representar a Grã-Bretanha, que seria representada somente por atletas ingleses. Jonathan Ford, diretor-executivo da Federação Galesa, já deixou claro que a entidade não vai mudar de opinião sobre o assunto. A posição é que caso isto seja aceito, estas entidades teriam sua posição independente perante à FIFA enfraquecida, pois hoje a Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra defendem cores e times diferentes.

Mas Bale não está nada satisfeito e pensa inclusive em entrar na Justiça pelo direito de defender a equipe unificada, caso seja convocado. Lord Moynihan, presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres, já declarou seu apoio à iniciativa de Bale. “Se a Federação Galesa entrar com sanções contra o atleta, ele poderá entrar com ação judicial por discriminação”, disse o dirigente.

A opinião de Gareth Bale é enfática: “Os Jogos Olímpicos podem ser uma ótima oportunidade de um jovem como eu disputar um grande torneio internacional. Todos nós sabemos que País de Gales não tem a tendência de se classificar para competições importantes”.

Bale está correto, pois a lenda galesa Ryan Giggs, maior jogador da história do futebol nacional, nunca disputou um torneio importante. Até hoje, País de Gales só disputou a Copa do Mundo de 1958. Algumas imagens do grande desempenho de Bale contra a Internazionale na atual temporada da Liga dos Campeões:

O mais perto que chegou foi em 1993 quando bateu um pênalti na trave quando empatava em 1×1 com a Romênia pelas Eliminatórias do Mundial do ano seguinte. Para o bem do futebol, os romenos fizeram 2×1 fora de casa e se classificaram para brilhar em um Mundial comandados por Gheorghe Hagi e como estrelas Dan Petrescu, Florin Raducioiu, Gheorghe Popescu e Ilie Dumitrescu.

Envie seu Comentário