Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

OPINIÃO: A hora e a vez de Paulo Roberto Falcão

07 de abril de 2011 16

No post anterior, explanei sobre os motivos pelos quais o técnico Celso Roth deve deixar o comando técnico do Internacional. Mas uma pergunta imediatamente deve ser respondida: “OK, Roth caiu. Quem vem?”. Baseado no histórico de lentidão da direção do Internacional em anunciar um novo treinador, algo que ocorre desde 2002, não imagino uma resposta rápida.

Porém esta pode ser, finalmente, a oportunidade de uma mudança de paradigma na filosofia de futebol do Internacional. Desde 2002, excetuando-se o período com Abel Braga e algumas fases de Tite, o Colorado ficou marcado por treinadores defensivos, nada ousados e conservadores na utilização de jogadores talentosos ao mesmo tempo.

Ivo Worthmann, Guto Ferreira, Celso Roth, Cláudio Duarte, Muricy Ramalho, Lori Sandri, Joel Santana, de novo Muricy, Alexandre Gallo, Mário Sérgio, Jorge Fossati e, de novo, Celso Roth, sempre foram técnicos que, em algum momento, foram taxados de ‘retranqueiros‘.

A citada reformulação nas idéias coloradas só pode ocorrer em uma escolha por treinadores que privilegiam o futebol ofensivo, de qualidade. Disponíveis, apenas dois: Dorival Júnior, quase demissionário no Atlético-MG.

E Paulo Roberto Falcão, hoje comentarista da Rede Globo. Este seria a minha escolha, vamos aos motivos.

PORQUE FALCÃO?

Antes de mais nada, Falcão foi um técnico inexperiente porém com méritos em seu trabalho de 1990 até 1995. Na sua passagem pela CBF, foi injustamente demitido após fazer exatamente o que foi pedido por Ricardo Teixeira: expurgar o time bagunçado de 1990. Levou para a Seleção jogadores que marcariam época no futebol mundial como Cafú e Mauro Silva.

Paulo Roberto Falcão - Foto site www.internacional.com.br

No Inter de 93, pegou um time com dificuldades ofensivas e, mesmo em um grupo dificílimo no Brasileirão, fez boa campanha com jogos épicos contra Corinthians e São Paulo. Passou ainda por América do México e um ainda amador Japão antes de ser um dos mais populares comentaristas do futebol brasileiro.

Há algum tempo Falcão demonstra interesse em retornar ao comando de um time. Suas idéias de futebol são claras, sempre expressas com firmeza nos espaço de rádio e TV. Premia por times técnicos e jogadores de qualidade. Seria ouvido pelos atletas e, ao mesmo tempo, não seria ‘engolido pelo vestiário‘ de jogadores multicampeões ou marrentos. Afinal, nenhum dos atletas no Beira-Rio tem cacife para dizer: ” e quem é tu para dizer que sabe algo?”. Para completar, quem conhece as histórias da biografia de Falcão sabe que ele sempre foi um dos atletas mais malandros dentro do vestiário.

No aspecto anímico, seria uma injeção de ânimo no torcedor. Até pelo bom retrospecto do rival Grêmio, que trouxe Renato Portaluppi, o maior jogador de sua história, para comandar o time. É verdade que Renato é mais experiente que Falcão, e estava em plena atividade como treinador. Mas o impacto positivo seria rigorosamente o mesmo.

MINHA OPINIÃO?

Siegmann irá apenas repetir todas as decisões de Fernando Carvalho. Vai querer, como ele, um treinador de ‘voz forte no vestiário’.

Irá escolher um técnico com linha dura, defensivo.

Dunga vem aí.


Comentários (16)

  • elias diz: 7 de abril de 2011

    Eu prefiro o grande Dunga. Quem quer titulos não pode jogar faceiro! Qualidade não quer dizer faceiro. Jogar para frente, quando quiser e puder. Em outra ocasião é suicidio.1/2 a zero em todas as partidas ganha qualquer campeonato invicto. Ou não?

  • heloisa diz: 7 de abril de 2011

    PARA VIR O DUNGA, ENTÃO DEIXA O CELSO ROTH!…PELO MENOS ESSE NÃO TEM ENCRENCA COM A MÍDIA!…APENAS EU NÃO CONCORDO QUE O RENATO SEJA MAIS EXPERIENTE DO QUE O FALCÃO. ESSE ÚLTIMO É A MAIOR AUTORIDADE EM CHECAR O QUE ESTÁ CERTO OU ERRADO EM UM TIME, PORQUE É O COMENTARISTA DE MAIOR VULTO NO MAIOR CANAL DE TELEVISÃO DO MUNDO!…PARA ISSO, PRECISA CONHECER MUITO DE FUTEBOL NACIONAL E MUNDIAL E EU DUVIDO QUE O RENATO CONHEÇA TANTO QUANTO ELE. O RENATO CONHECE BEM O GRÊMIO. E O FALCÃO CONHECE BEM O INTERNACIONAL, ALÉM DE VIVENCIAR COMO TÉCNICO A SELEÇÃO BRASILEIRA. ELE JÁ DEVERIA TER VINDO NO INÍCIO DO ANO PARA CONVIVER COM OS JOGADORES A PRÉ-TEMPORADA.

  • Lucas diz: 7 de abril de 2011

    Pô, cara! Que ideia de jerico essa do Falcão, que é um ex-treinador fracassado, que nunca ganhou nada. Não teria tanta repercussão assim quanto você imagina. Você iria se surpreender. Vade Retro Satanás junto com o Roth e o Coronel Roberto “Boninho” Siegmann.

  • André diz: 7 de abril de 2011

    Olá Alexandre, tudo blz? Se vc repetir a frase “Dunga vem aí”, prometo que nunca mais leio seu blog. Já pensou se a direção do Inter lê isto e leva à sério?
    Pobres de nós, torcedores colorados, que além de termos de engolir o Roth goela abaixo, ainda temos de perder o sono com a Dantesca possibilidade de ver Dunga na casamata do Beira-Rio. Que venha Dorival Jr. ou Falcão, para criar o famoso “fato novo”, mas pelo amor de Deus, não me falem em Geninho ou Dunga.
    Valeu Alexandre, grande abraço!

  • Emerson de Lima Torres diz: 7 de abril de 2011

    Amigo.
    Querer derrubar o Roth tudo bem, até compartilho contigo.
    Mas não segue a cartilha da RBS, deixa o Fernando Carvalho em paz, o cara já deu tudo para a torcida do Inter, ganhou tudo, deixa o cara gozar as férias dele.
    Quem lê o teu comentário acha que o Inter de 2002 para cá foi um caos. Acorda, de 2002 para cá nós tornamos grandes, vencedores ganhamos tudo.
    “Até pelo bom retrospecto do rival que trouxe Renato Portaluppi” ???? que retrospecto esse, tirar o time do rebaixamento, pagar churrasco e fazer jogo contra time de jornalistas.
    Escreveu dois posts com um monte de bobagens.
    Que saia o ROTH que venha o FALCÃO …. mas de resto… tá de brincadeira ou tu é muito esperto por que sabe que é o cheio de tu crescer na RBS, afinal de contas o Diogo Oliver, Wianey e Saraiva só fazem isso. Se não houvesse a identificação de quem escreveu o post não teria como identificar.

  • MARCIO LUIZ diz: 7 de abril de 2011

    GOSTEI DA IDÉIA…….APOIADO!!!
    FALCÃO JÁ!!!
    FORA ROTH!!!

  • gUSTAVO diz: 7 de abril de 2011

    fALCÃO JÁ!!!!!!!!!!! O PROBLEMA É QUE A DIREÇÃO DO INTER SE IDENTIFICA COM O ROTH…SÃO DOIS BURROS DAI NINGUEM SE SENTE INFERIORIZADO.KKK

  • Leão diz: 7 de abril de 2011

    Pelo amor de Deus , não falem em Falcão ou Dunga , nós mais velhos , já tivemos o desprazer de ve-lo como técnico do Inter e o Dunga todos ja viram recentemente.O técnico pra nós agora é o Dorival Junior que não está bem no Atlético , onde ninguém vai bem.

  • heloisa diz: 7 de abril de 2011

    Alexandre!…Tu és o mesmo aquele que posteia no blog do Lédio Carmona ou é homônimo?…Gosto muito de tí, sabes?!…

  • claudio diz: 7 de abril de 2011

    Vi Falcão jogar no Beira-Rio e vi Falcão fracassar como treinador. Como comentarista é um cara competente, assim como foi como jogador de futebol. Como treinador eu não apostaria nele, pois o impacto positivo dos primeiros dias se perderia na falta de experiência dele no comando de um time de futebol com uma torcida cobradora (no bom sentido) como a do Inter. É um cara boa praça, articulado, mas não chega aos pés do treinador que eu queria no Inter e que fez uma campanha excelente no Vasco (trazendo-o para a primeira divisão), depois no Santos(de onde saiu por ser ético e cobrar disciplina da “estrelinha” Neymar) e finalmente livrando o Atlético MG do rebaixamento. DORIVAL JR é o cara! Ótimo taticamente, um treinador que joga pra frente sem medo e sabe armar defesas. Com o plantel do Inter o Dorival poderia fazer “chover pra cima”. Aposte nesse cara meu caro Siegmann e não tenha medo de ser feliz e nem tenha medo da sombra do Fernando Carvalho.

  • João diz: 8 de abril de 2011

    Cara, Dorival Jr., neste momento, seria o máximo. Mas o Falcão não. É uma pena, mas o Falcão não parece ter se saído bem como treinador e não se submete, como o Renato, a treinar times da segunda divisão brasileira. Boas idéias muita gente tem, mas me parece que a teoria e a prática deveriam andar juntas. No máximo eu aceitaria um teste com o Falcão num início de ano sem libertadores. O Roth está jogando fora mais uma oportunidade devido à teimosia em enfiar um esquema com um centroavante num plantel pronto para ter dois atacantes: Sóbis e Damião ou Sóbis e Cavenaghi. A direção trouxe o Sóbis para ser nosso atacante, mas o Roth não aceitou. Tem um time que não marca gols e não faz o óbvio. É muito teimoso. Não vaio treinador do Inter nem o time. Sou anti-corneta. Mas a direção teria que demitir hoje. Além de toda a teimosia ficou claro no último jogo que o treinador se perdeu. Desandou a maionese. CHEGA.

  • leonardo diz: 8 de abril de 2011

    Não é puxasaquismo, é fato: o Perin entende muito mais do Inter e até do grêmio (ele é Colorado) do que a maioria dos jornalistas da RBS.
    Quanto ao Dunga, seria uma desgraça.
    Tomara que se confirme o Falcão, ou ainda melhor, o Dorival Jr que é um baita técnico ofensivista e gosta de colocar os melhores em campo!

  • will lino diz: 9 de abril de 2011

    Nao sei se é ele o cara que o inter precisa nesse momento, mas ouvi tudo que se falou sobre ele como tecnico, e ta na hora desse cara receber uma segunda oportunidade no colorado agora com alguma chance de dar certo. Nao é justo comparar o time de hoje com o de 1993. Vamos deixar o cara trabalhar com um time de verdade e depois sim vamos criticar ou nao o trabalho dele!!!
    VAMO FALCÃO, VAMO INTEEEEER….

Envie seu Comentário