Gre-Nal 386: O herói inusitado, o vilão de sempre e o Grêmio bem perto do título
08 de maio de 2011 9Repetindo 2010, o Grêmio é o virtual bicampeão estadual após o primeiro jogo das finais do Gauchão. Com o brilho de Júnior Viçosa, que marcou duas vezes em duas falhas grotescas de Renan, o Tricolor venceu por 3×2 o Internacional em pleno Beira-Rio e pode perder no jogo de volta por 1×0 ou 2×1 para ser campeão. O Colorado já começa a partida precisando fazer dois gols, e tentar levantar a taça no Olímpico, algo que não ocorre desde 1982.
Mais do que isto, o chamado “Gre-Nal Farrapo”, com os dois times vindo de traumáticas eliminações na Copa Libertadores, deixou claro que o time do Grêmio hoje tem muito mais atitude. Está menos desorganizado tecnica e taticamente, mesmo com uma infindável série de desfalques que ainda aumentou hoje. Renato está muito perto do seu primeiro título com o Grêmio. No jogo de hoje, mudou completamente a escalação do clássico de domingo passado e se deu bem: jogou no 4-2-2-2 com Escudero no meio e Leandro no ataque, enquanto Falcão mais uma vez adotou o 4-2-3-1 trocando o meia Oscar pelo atacante Rafael Sobis, que jogou recuado.
O treinador gremista venceu o duelo tático e conseguiu impor mais vibração em sua equipe. O Grêmio foi rápido na frente, se impôs ofensivamente e teve Rochemback, Viçosa e Leandro como destaques individuais. Na finalíssima domingo, Renato não terá Escudero (expulso), Fernando (suspenso) e Rodolfo (lesionado), voltando Adílson, Lúcio e provavelmente William Magrão. No Tricolor, a satisfação de ter tido mais oportunidades de gol, dominar a maioria do jogo (algo que não ocorreu na final do 2º turno) e obter uma excelente vantagem. Já o Inter não terá o suspenso Tinga, substituído naturalmente pelo retorno do suspenso Guiñazu.
Já Falcão, há um mês no cargo, recebe críticas por praticamente manter a espinha dorsal do time de Celso Roth, com os mesmos defeitos defensivos e ofensivos. Impactante a apatia absoluta do Inter no segundo tempo, outro gol na saída de bola do intervalo. E os velhos problemas de sempre: defesa muito mal, jogadores em fase técnica sofrível e questionamentos no gol, aonde Renan teve novas falhas em jogo decisivo e pode estar encerrando seu ciclo no Internacional.
O jogo começou com o Grêmio melhor e assustando Renan em duas conclusões, mas na primeira estocada colorada, Rafael Sobis ajeitou para Andrezinho chutar seco e marcar 1×0. Um minuto depois, em erro de Bolívar na saída de bola, Douglas deixou Viçosa sozinho e este perdeu para Renan, um gol incrível desperdiçado pelo Grêmio. Dez minutos depois, em lance muito parecido, Andrezinho desperdiçou o 2×0 em uma grande defesa de Marcelo Grohe. De novo, Viçosa errou chance clara em jogadaça de Mário Fernandes aos 30 minutos.
Quando parecia diminuir a pressão, o Grêmio empatou: Rochemback lançou e Viçosa, aproveitando saída errada de Renan, fez 1×1. Logo depois, Kléber recebeu livre e chutou para fora, perdendo a chance do 2×1 antes do segundo tempo.
Vestiário é o momento do time entrar ligado, marcando em cima no segundo tempo. Desde que não seja o Internacional… Quarta, o Peñarol empatou com 15 segundos de jogo, e hoje o Grêmio virou aos 39 segundos: Leandro entrou a dribles, tabelou com Viçosa e chutou cruzado para deixar o Tricolor em ótima vantagem. Aí ocorreu uma pane geral em todo o Internacional: Bolívar cometeu diversos erros, Nei foi driblado várias vezes e o Grêmio brincou de perder gols, com Escudero, Leandro e Viçosa.
De tão mal, Falcão tirou o apático D’Alessandro e o quase nulo Sobis, colocando Cavenaghi e Oscar. Fora dois chutes isolados deste último, só deu Tricolor. Mas o Colorado tem um atacante em fase iluminada. Em sua primeira conclusão real no jogo, Kléber lançou no segundo poste e Leandro Damião marcou, contando com um leve desvio de Gílson, 2×2 aos 38 minutos. Porém, em um lance de desatenção colorada, Renan saiu mal e Viçosa, em gol idêntico ao do primeiro tempo, tocou de cabeça por cobertura para fazer o 3×2 e, com as mãos, fazer o gesto de silenciar a torcida colorada.
Resultado que deixa o Grêmio com uma mão e meia na taça. O quarto título gaúcho em seis anos.
Em frangalhos, o Inter é cobrado tecnica, tatica e animicamente. Improvável reação no Olímpico, aonde o Inter não ganha o Estadual há 29 anos.
Nas últimas três decisões entre Grêmio e Internacional, o Tricolor foi campeão em todas: 1999, 2006 e 2010.
E o 37º título está bem pertinho.
Especial Gre-Nal no Almanaque Esportivo: Os clássicos de 1996 a 2010:
2007:
- Paulo Nunes, Dinho e um tal Felipão? Deu a lógica! – Brasileirão 1996
- Uh, Fabiano: O Gre-Nal do 5×2 – Brasileirão 1997
- Ronaldinho e Dunga: Um pirralho e um veterano – Gauchão 1999
- Daniel Carvalho e o fim do sofrimento – Gauchão 2003
- Fernandão e o gol 1000 – Brasileirão 2004
- Quem ri por último, ri melhor – Brasileirão 2007
2008:
- Muitos erros do Alício Pena Júnior – Brasileirão 2008
- Pênalti sobre Nilmar – Brasileirão 2008
- Grêmio não perde no Beira-Rio há quatro anos – Sul-Americana 2008
- Treze anos e 46 jogos sem pênaltis para o Inter – Sul-Americana 2008
- Últimos pênaltis desperdiçados em Gre-Nais - Sul-Americana 2008
- Inter faz maior goleada e quebra tabu no Beira-Rio – Brasileirão 2008
- Grêmio tem maior goleada em clássicos - Brasileirão 2008
- Inter lidera estatística dos Gre-Nais há 63 anos – Brasileirão 2008
2009:
- Inter tem 3 gaúchos em Erechim, Grêmio só 1 – Gauchão 2009
- Análise: Gre-Nal número 374 – Gauchão 2009
- Nilmar é o “homem Gre-Nal” do século XXI – Gauchão 2009
- Grêmio não vence clássico no estadual há sete anos – Gauchão 2009
- 29 atletas da dupla Gre-Nal já jogaram o clássico – Gauchão 2009
- Vejam a bobeira de Ruy em detalhes no 1º gol – Gauchão 2009
- Ofensiva colorada contra Roth no Gre-Nal 376 – Gauchão 2009
- Análise do Gre-Nal 376: a qualidade venceu – Gauchão 2009
- Gre-Nal 378 – Os números de cada atleta e os estreantes
- Gaciba vs. Simon – Os números de cada um em clássicos Gre-Nal – Gauchão 2010
- Tabu do clássico: Grêmio não vence pelo Gauchão há 12 jogos, desde 2001 – Gauchão 2010
- Tabu do clássico: Inter não é campeão no Olímpico desde 1982 – Gauchão 2010
- ANÁLISE: Venceu quem é melhor. E este é o Grêmio – Gauchão 2010
- GRE-NAL 382: Todos os clássicos de reservas e outras estatísticas – Brasileirão 2010
- Na “Era Celso Roth”, Inter tem aproveitamento superior ao do Grêmio – Brasileirão 2010
Comentários