Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2011

Como criar um boato sobre a transferência de um jogador em cinco passos

31 de agosto de 2011 0

Para hoje, último dia da Janela de Transferências no sentido Brasil – Europa Ocidental, vamos fazer um exercício de imaginação. Como criar um boato de transferência apenas com uma ação, e as suas respectivas reações. Querem um roteiro básico?

1º) Empresário/clube plantam uma notícia bastante ‘sui generis’ em determinados sites que só falam de transferências, envolvendo jogador desejado.

2º) Site do país do atleta envolvido repercute matéria publicada no Exterior. Sites locais não o fazem, pois conhecem a fama.

3º) Site no exterior  repercute matéria da imprensa brasileira, gerando uma ponta de confiança na informação, outrora quase ridicularizada.

4º) Site brasileiro cita matéria na imprensa italiana, aumentando ainda mais a ‘confiabilidade’. O círculo de confiança aumenta.

5º) Boato criado e com todo um embasamento de ‘verdade’


OBS:
já fiz isto há alguns anos atrás.

VEJA TAMBÉM TUDO QUE SAIU NO ALMANAQUE SOBRE JANELA DE TRANSFERÊNCIAS

Futebol espanhol: 'Nossa liga não é só a maior porcaria da Europa, mas do mundo'

30 de agosto de 2011 2

Já ouviram falar de uma Liga que vendeu individualmente os direitos televisivos e gerou uma dupla com receita muito maior do que os demais? Ops, não é o Brasil e sim a Espanha. Ao menos por enquanto…

“Nossa Liga não é só a maior porcaria da Europa, mas do mundo. É uma liga de terceiro mundo em que dois clubes roubam o dinheiro de televisão dos demais”. Foi com esta impactante declaração que o presidente do Sevilla, José María Del Nido, disparou contra o abismo financeiro que existe nas últimas temporadas entre Real Madrid, Barcelona e o resto.

Neste final de semana, o Real Madrid arrasou a Real Sociedad por 6×0, enquanto o Barcelona pegou o Villarreal (4º na última temporada) e enfiou 5×0 mesmo com inúmeros desfalques. Ano passado, ambos dispararam em relação ao resto, algo repetido nas duas últimas temporadas. Curiosamente, desde que mudou o regime financeiro e a venda dos direitos passou a ser individualizada.

A disparidade financeira entre os gigantes e o resto chegou ao limite nas últimas  temporadas e a repercussão na vida esportiva começa a ser sentida. Barça e Real recebem 140 milhões de euros anualmente dos direitos de TV, contra 42 milhões de Valencia e Atlético de Madrid, e o resto ganhando muito menos.

Até a semana passada, a Liga Espanhola estava em greve de jogadores. Eles pediam salários atrasados, o direito de rescindir contrato após 3 meses de salários atrasados, fundos para bancar . Os times médios da Espanha, que nos anos 90 e início do século XXI eram protagonistas até mesmo da Liga dos Campeões (em especial Valencia, Sevilla e Deportivo La Coruña), hoje se arrastam nas competições continentais.

É verdade que nos últimos 28 Campeonatos Espanhóis, em 24 anos a dupla Barcelona e Real Madrid foi campeã, com dois títulos do Valencia, um título do Atlético de Madrid e mais um do Deportivo La Coruña. Além da já habitual potência inglesa, os times médios e grandes da Alemanha e França hoje fazem força na Europa, enquanto até mesmo o decadente futebol italiano mostra sinais de recuperação após uma ótima renegociação de contrato dos direitos televisivos.

Porém o que ocorre nas últimas 3, 4 temporadas é um massacre técnico sobre as demais equipes.

Fiz um levantamento envolvendo as últimas temporadas, vou reproduzir abaixo:

CONSIDERAÇÕES

  • As células em azul claro indicam anos que Barça e Real Madrid não ficaram entre os dois primeiros.
  • As células em azul escuro indicam anos que Barcelona e Real Madrid não ficaram entre os quatro primeiros.
  • As células em vermelho indicam temporadas nas quais o Barcelona e o Real Madrid dominaram. As em verde são anos dominados por times fora da Dupla Galática.

ANÁLISES

  • Nas primeiras oito temporadas do levantamento, Barcelona e Real Madrid só fizeram a dobradinha 2 vezes. Já o campeão não saiu da dupla em 3 oportunidades.
  • Barcelona e Real Madrid não ficaram sequer entre os 2 primeiros duas vezes.
  • Neste mesmo período, Barcelona e Real Madrid ficaram de fora dos 4 primeiros em 4 oportunidades, 3x o Real e 1x o Barcelona
  • Nas oito temporadas seguintes, o Barcelona e o Real Madrid ganharam o título em 7 anos.
  • Só o Valencia, em 2008, foi campeão diferentemente da “Dupla Galática”.
  • Apenas 1x Barcelona e Real Madrid não fizeram a dobradinha: em 2007/2008.
  • Desde 2004, o percentual de pontos do “Resto” contra a “Dupla Galática” baixou para níveis de 70% a 60%, enquanto antes o percentual mais baixo foi 84%.

Ah, a Liga Italiana que negociava individualmente agora partiu para um modelo coletivo. Vejam os resultados:

Futebol italiano negocia direitos de TV em conjunto e bate recorde

Segunda Divisão Japonesa: Gol do meio-campo!

29 de agosto de 2011 0

O meia Yosuke Nozaki, de 26 anos, marcou um gol antológico de antes do meio-campo. O lance ocorreu aos 25 do 2° tempo do jogo FC Yokohama 2×0 Thespa Kusatsu, jogo válido pela Segunda Divisão do Campeonato Japonês.

O Yokohama já vencia por 1×0, gol do brasileiro Kaio (formado nas categorias de base do Atlético-PR) ainda no primeiro tempo, quando ocorreu um contra-ataque do time local. Com a bola dominada, Nozaki fez isto (no instante 8min50s do vídeo):

Ex-modelo canadense estreia na NASCAR e quase provoca acidente grave

26 de agosto de 2011 1

Maryeve Dufault, ex-modelo canadense, estreou neste final de semana na NASCAR Nationwide Series, a Segunda Divisão da principal categoria do automobilismo americano. De 29 anos, a ex-pilota de motocross, kart e categorias menores, disputou o GP de Montreal, no Canadá, depois de uma boa temporada pela ARCA Series.

Na volta 14, ela (com o carro 81) rodou após leve toque em sua traseira e ficou com o carro parado em uma curva perigosa no traiçoeiro circuito Gilles Villeneuve. Atrapalhada por um erro dos fiscais de pista, que não sinalizaram bandeira amarela, Dufault girou o carro e ficou na contra-mão, mas fora da pista. Não satisfeita, errou no cálculo do ‘cavalo de pau‘ e, aí sim, quase provou um desastre de graves proporções.

Confiram:

Querem saber mais sobre a moça (bonita sim), então confiram: http://maryeveracing.com/

"O Rei das Copas": Inter conquista 15º título em 19 finais desde 2002

25 de agosto de 2011 10

Em 2002, o Internacional voltou a conquistar um título depois de cinco anos. Ok, foi o “Supercampeonato Gaúcho” contra o 15 de Novembro de Campo Bom, enquanto o país acompanhava a Copa do Mundo. De lá para cá, o Colorado viveu os melhores anos de sua história. Nas últimas dez temporadas, conquistou títulos oficiais e amistosos em todos os anos, e ainda as conquistas mais relevantes.

Mais interessante que os 15 títulos, 14 deles oficiais (e mais a amistosa Copa Dubai), é o retrospecto em decisões de mata-mata. Neste período foram 19 finais e apenas quatro vezes o Inter saiu derrotado: Campeonatos Gaúchos de 2006 e 2010; Copa do Brasil de 2009 e Recopa Sul-Americana em 2009.

Grêmio (2x), Corinthians e a L.D.U foram os algozes, enquanto o 15 de Novembro (de Campo Bom-RS, hoje licenciado) foi o freguesão, com três derrotas em finais de Estadual.

Confiram todas as decisões:

2002

  • Campeonato Gaúcho – 15 de Novembro

2003

  • Campeonato Gaúcho – 15 de Novembro

2004

  • Campeonato Gaúcho – Ulbra

2005

  • Campeonato Gaúcho – 15 de Novembro

2006

  • Campeonato Gaúcho – Grêmio
  • Copa Libertadores da América – São Paulo
  • Mundial de Clubes FIFA – Barcelona-ESP

2007

  • Recopa Sul-Americana – Pachuca-MÉX

2008

  • Copa Dubai – Internazionale-ITA (torneio amistoso)
  • Campeonato Gaúcho – Juventude
  • Copa Sul-Americana – Estudiantes de La Plata – ARG

2009

  • Campeonato Gaúcho – Caxias
  • Copa do Brasil – Corinthians
  • Recopa Sul-Americana – L.D.U. – EQU
  • Copa Suruga Bank – Oita Trinita – JAP

2010

  • Campeonato Gaúcho – Grêmio
  • Copa Libertadores – Chivas Guadalajara – MÉX

2011

  • Campeonato Gaúcho – Grêmio
  • Recopa Sul-Americana – Independiente – ARG

Gols de bicicleta - As mais famosas 'chilenas' da história

23 de agosto de 2011 11

O ESPETACULAR (alô Fernando Carvalho) gol de Leandro Damião contra o Flamengo no último domingo me fez relembrar golaços históricos de bicicleta.

Daqueles clássicos, sem discutir, a bicicleta imortalizada por Leônidas da Silva. Também conhecida como “chilena”, a jogada é uma das mais espetaculares deste esporte.

Sem muitas delongas, vamos à alguns dos mais famosos:

  • Hugo Sánchez – México – Real Madrid 2×1 Logroñes – Campeonato Espanhol 1987/88

  • Wayne Rooney – Manchester United 2×1 Manchester City – Campeonato Inglês 2010/2011

  • Marco Van Basten – Holanda – Ajax 3×1 Den Bosch – Campeonato Holandês 1986/87

  • Rivaldo – Brasil – Barcelona 3×2 Valencia – Campeonato Espanhol 2000/01

  • Leandro Damião – Brasil – Internacional 2×2 Flamengo – Campeonato Brasileiro 2011

Celso Roth: sem vitórias nos últimos 10 Gre-Nais; 41% em 21 clássicos

22 de agosto de 2011 7

Celso Roth, treinador do Grêmio, chega pressionado no próximo clássico Gre-Nal. Além das duas derrotas contra o Ceará e Atlético-GO, Roth lutará contra um péssimo retrospecto: não vence um clássico há dez jogos, desde 2000. De lá para cá foram 5 derrotas e 5 empates, treinando o Internacional em 2002 e 2010, o Grêmio em 2008 e 2009.

Roth já venceu seis Gre-Nais desde 1997, quando assumiu o Inter, com oito empates e sete derrotas. Mas a maioria absoluta de seus bons resultados ocorreu entre 1997 e 2000, aonde obteve suas seis vitórias e mais três empates, contra apenas 2 derrotas.

Os números também são diferentes na comparação Gre-Nal: pelo Colorado, tem sete jogos e apenas uma derrota, 57%. Já no Tricolor, são 6 derrotas em 14 jogos, 38%.

Editado: Outro detalhe, indicado pelo Jornalista João Renato Alves, o Celso Roth só venceu Gre-Nais pelo Grêmio nos quais teve Ronaldinho em campo.

TOTAL:  21J, 6V, 8E, 7D – 41%

Jogos  com o Grêmio:  14J, 4V, 4E, 6D – 38%

Jogos com o Internacional: 7J, 2V, 4E, 1D – 57%

1997: 2V, 2E – Internacional

  • Grêmio 0×0 Internacional - Gauchão, 1º fase
  • Grêmio 1×1 Internacional - Gauchão, 1º jogo da final
  • Internacional 1×0 Grêmio – Gauchão, 2º jogo da final
  • Grêmio 2×5 Internacional - Brasileirão

1999: 3V, 1E, 2D – Grêmio

  • Grêmio 1×1 Internacional – Copa Sul
  • Internacional 2×0 Grêmio - Copa Sul
  • Internacional 1×0 Grêmio - Gauchão, 1º jogo da final
  • Grêmio 2×0 Internacional – Gauchão, 2º jogo da final
  • Grêmio 1×0 Internacional – Gauchão, 3º jogo da final
  • Grêmio 1×0 Internacional – Brasileirão

2000: 1v – Grêmio

  • Internacional 1×2 Grêmio - Brasileirão

2002: 1D – Internacional

  • Internacional 0×1 Grêmio – Brasileirão

2008: 3E, 1D – Grêmio

  • Grêmio 1×1 Internacional – Brasileirão, 1º turno
  • Internacional 1×1 Grêmio - Copa Sul-Americana, 1º fase, ida
  • Grêmio 2×2 Internacional – Copa Sul-Americana,1º fase, volta
  • Internacional 4×1 Grêmio - Brasileirão, 2º turno

2009: 3D – Grêmio

  • Grêmio 1x2 Internacional – Gauchão, 1º turno
  • Internacional 2×1 Grêmio - Gauchão, 1º turno – final
  • Internacional 2×1 Grêmio - Gauchão, 2º turno – quartas-de-final

2010: 2E – Internacional

  • Internacional 0×0 Grêmio – Brasileirão, 1º turno
  • Grêmio 2×2 Internacional - Brasileirão, 2º turno

Especial Gre-Nal no Almanaque Esportivo: Os clássicos de 1996 a 2011

2007:

2008:

2009:


2010
2011

Tiroteio suspende jogo da 1º divisão no México - Vejam imagens

22 de agosto de 2011 0

Momentos aterrorizantes marcaram o jogo Santos Laguna x Monarcas Morelia pelo Campeonato Mexicano da Primeira Divisão. O jogo transcorria normalmente na noite do último sábado quando uma patrulha da polícia local mexicana foi atacada por narcotraficantes fora do estádio. O violentíssimo tiroteio ocorreu aos quarenta minutos do primeiro tempo no estádio Corona, em Torreón.

Três caminhões se moviam e a polícia pediu para eles pararem. Os caminhões não pararam e metralharam o carro de polícia. Pensando que o tiroteio era dentro do estádio, os jogadores e trio de arbitragem correram desesperados para o vestiário. Em pânico, parte da torcida se abaixou dentro do estádio, enquanto o restante invadiu o campo para buscar proteção.

Vejam as imagens:

Torreón, de 487 mil habitantes, é considerada uma das mais violentas cidades do país. Desde 2006, mais de 40 mil pessoas foram assassinadas na guerra do estado contra os narcotraficantes.

Seleção Brasileira: quem já jogou em Grêmio e Internacional?

18 de agosto de 2011 10

Quem já foi convocado para a Seleção Brasileira e defendeu os maiores times do RS? Resolvi fazer uma lista de jogadores, todos ainda em atividade, que já passaram por Grêmio e Internacional e, em ao menos uma convocação, defenderam a Seleção Brasileira. Separei em quatro grupos: Grêmio e Inter; pratas-da-casa ou não.

Os recordistas em jogos são Lúcio, ex-Inter com 98 jogos, e Gilberto Silva, atualmente no Grêmio com 93 partidas. Ronaldinho Gaúcho, formado no Tricolor, tem 88 jogos mas foi convocado hoje e pode aumentar esta marca. Curiosamente, os três foram campeões mundiais em 2002 pelo Brasil.

Muitos jogadores foram chamados pouquíssimas vezes… Vale ressaltar ainda que Michel Bastos jogou também pelo Pelotas, enquanto Fernando Menegazzo, Naldo, Thiago Silva e Éderson jogaram pelo Juventude. Thiago Silva e Éderson também jogaram profissionalmente pelo RS Futebol Clube, hoje extinto.

  • Contratados pelo Grêmio com passagens pela Seleção Brasileira antes ou depois de jogar no Tricolor:
  • Victor, Jonas, Douglas, Gilberto Silva(*), Gabriel, Diego Souza, Felipe Melo(*), Michel Bastos(*), Gilberto(*), Fernando Menegazzo(*), Réver, Marcelinho Paraíba, Grafite, Roger Flores, Fábio Rochemback
  • Formados no Grêmio com passagens pela Seleção Brasileira:
  • Carlos Eduardo, Tinga, Anderson(*), Lucas Leiva, Cássio, Léo, Ronaldinho Gaúcho(*), Anderson Polga(*), Eduardo Costa
  • Contratados pelo Internacional com passagens pela Seleção Brasileira antes ou depois de jogar no Colorado:
  • Kléber(*), Alex, Jô, Ilsinho, Éderson, Tinga, Adriano Gabiru, Ilan, Magrão, Gil, Fabiano Eller
  • Formados no Internacional com passagens pela Seleção Brasileira:
  • Lúcio(*), Daniel Carvalho, Sandro, Nilmar(*), Alexandre Pato(*), Leandro Damião, Fábio Rochemback, Rafael Sóbis, César Prates

OBS: jogadores com (*) ganharam um título importante pela Seleção Brasileira

OBS2: jogadores em negrito jogaram mais de 10 partidas pela Seleção Brasileira

Futebol pelo Mundo - Jogo na Estônia tem 10x0 no 1º tempo, 14x0 no fim

16 de agosto de 2011 0

O jogo entre Narva JK Trans e FC Ajax Lasnamë terminou com um placar de futebol americano pela Meistriliiga, a Primeira Divisão da Estônia. O placar final do jogo foi de 14×0 entre o terceiro colocado da competição nacional e o lanterna absoluto, já rebaixado sem vitórias e com três empates em 24 rodadas.

O Ajax, que oficialmente não tem nada a ver com o multicampeão holandês, desandou depois de junho: levou duas goleadas de 7×0 e incríveis 13×1 há uma semana. Não satisfeito, tomou 14×0 neste domingo. Tomou 109 gols e fez apenas 8

Os dez primeiros gols foram marcados no primeiro tempo, quatro por Aleksandrs Cekulajevs e outros quatro por Maxim Gruznov, mais dois de Sergey Leontovitš. Na etapa complementar, Cekulajevs fez dois enquanto Gruznov, Leontovitš e Erik Grigorjev completaram o massacre de 14×0.

2′ [1 - 0] Aleksandrs Cekulajevs
4′ [2 - 0] Maxim Gruznov
7′ [3 - 0] Aleksandrs Cekulajevs
9′ [4 - 0] Aleksandrs Cekulajevs
11′ [5 - 0] Aleksandrs Cekulajevs
23′ [6 - 0] Maxim Gruznov
29′ [7 - 0] Sergey Leontovitš
31′ [8 - 0] Maxim Gruznov  (pen.)
35′ [9 - 0] Maxim Gruznov
40′ [10 - 0] Aleksandrs Cekulajevs
52′ [11 - 0] Sergey Leontovitš
64′ [12 - 0] E. Grigorjev
82′ [13 - 0] Aleksandrs Cekulajevs
89′ [14 - 0] Maxim Gruznov

Vejam o vídeo: