Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Copa Africana: Guiné Equatorial faz gol aos 48' do 2° tempo e entra na história

26 de janeiro de 2012 0

A modestíssima seleção de Guiné Equatorial entrou na história do futebol africano nesta última quarta-feira. Co-anfitriã da Copa Africana de Nações ao lado do Gabão, venceu por 2×1 o favorito Senegal e se classificou para a segunda fase da competição.

Randy fez 1×0 no início do segundo tempo, mas Moussa Sow empatou para os senegaleses aos 44 minutos. Aos 48, um golaço de David Álvarez, nos acréscimos, decretou a vitória de 2×1 de Guiné Equatorial, classificada por antecipação para a segunda fase do torneio. Confiram os gols da partida:

O feito é mais espetacular porque este país, de colonização espanhola, não tem NENHUMA tradição no esporte. É apenas o número 151 no Ranking da FIFA, e nunca fez nada de relevante internacionalmente. Para vocês terem uma idéia, um dos jogadores é brasileiro naturalizado guiné-equatoriano: o goleiro Danilo, ex-Salgueiro-PE e que joga hoje pelo América-PE.

Nos últimos anos, o time melhorou com vários jogadores que atuam na Espanha e tem ascendência guinéu-equatoriana. Mas sem nenhum destaque até o início da semana… Com um prêmio de um milhão de dólares prometido pelo filho do presidente, Teodoro Nguema Obiang, e mais 35 mil reais a cada gol marcado, os empolgados comandados pelo técnico brasileiro Gílson Paulo venceram a Líbia por 1×0.

Um país rico em petróleo, Guiné Equatorial vive a dualidade entre uma elite milionária, enriquecida com os petrodólares, e uma maioria absoluta vivendo na profunda miséria, posição 136 no índice de desenvolvimento humano da ONU.

Já o  presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, é apontado como um dos chefes de estado mais ricos de todo o mundo… Lindo isto, né?

Como nada tem a ver com seus governantes, os raçudos do time de Guiné Equatorial seguem buscando seu sonho.

Por enquanto, um conto de fadas africano.

Envie seu Comentário