Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 2 fevereiro 2012

Lendas do futebol egípcio se aposentam após tragédia em Port Said

02 de fevereiro de 2012 0

A tragédia causada pela violência ontem em Port Said, no Egito, faz mais vítimas. Além dos 74 mortos confirmados e mais de mil feridos no conflito após o jogo Al-Masry 3×1 Al-Ahly, jogadores pediram aposentadoria dos gramados, incluindo lendas do futebol nacional.As estrelas Mohamed Abou-Treika (33 anos), Emad Meteab (28 anos) e o técnico português Manuel José (65 anos) se aposentaram do futebol.  Já Mohamed Barakat (35 anos) pediu um tempo longe dos gramados.

Os casos mais emblemáticos são do técnico português Manuel José e do astro Abou-Treika, eleito o melhor jogador africano várias vezes. Os dois são ícones do futebol local, tricampeões africanos de clubes pelo mesmo Al-Ahly, clube mais popular do continente. Em 2006, ficaram em terceiro lugar no Mundial de Clubes da FIFA, perdendo para o Internacional nas semifinais e vencendo a disputa contra o América do México pelo 3º lugar.

As causas dos incidentes ainda estão sendo investigadas. Dirigentes da Federação Egípcia de Futebol e o Governador da Província de Port Said já deixaram seus cargos. A polícia é acusada de omissão, e fortes indícios apontam para conflitos políticos que estouraram no futebol. A Irmandade Muçulmana acusa simpatizantes do ex-ditador Hosni Mubarak de terem orquestrado o conflito, que se iniciou instantes após o término da partida.

Nesta quinta-feira, protestos eclodiram em grande parte do país, sobretudo na capital Cairo.