Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Os melhores blogs de Esportes: Futebol História

16 de março de 2012 0

Inaugurando uma seção que será fixa em todas as sextas-feiras, vamos falar neste espaço de blogs e sites que eu considero sensacionais e que valem a pena o registro. O primeiro será o do meu amigão Carlos Henrique Oliveira, torcedor do Flamengo e também do CRB-AL. Ele escreve, já há alguns anos, o “Futebol História”, que está hospedado aqui: http://futebolhistoria.blogspot.com.br/

Conheço o CH das listas de discussão de futebol desde 2000, 2001. Fora nossa ETERNA discussão sobre Lúcio (sim, o zagueiraço da Seleção Brasileira), normalmente concordamos em quase tudo. O seu blog, Futebol História, já está há cinco anos abrilhantando o conhecimento sobre o futebol em português. Sobre a história do esporte.

Futebol: uma história para contar - http://futebolhistoria.blogspot.com.br/

Vamos às perguntas?

ALMANAQUE: O que te fez escrever o blog, tão diferente de tua ocupação profissional?

R: Sou funcionário público, trabalho em banco numa área totalmente diferente. Mas sou formando em Comunicação Social e tenho paixão pela crônica esportiva, sobretudo pela história do futebol. Como percebi que pouquíssimas pessoas no país tratam desse assunto tão importante resolvi fazê-lo. Aliando o preenchimento de uma lacuna com o prazer em escrever e pesquisar sobre isso.

ALMANAQUE: Como é a preparação para cada assunto?

R: Primeiramente eu procuro focar em algum assunto em destaque no momento, como alguns recordes batidos, times poucos conhecidos que estão surpreendendo, acontecimento (bons ou ruins) ligados ao futebol, personalidades do mundo da bola, etc. Depois eu faço uma extensa pesquisa apenas em SITES e DOCUMENTOS OFICIAIS, certifico-me das informações com as fontes, quando possível, escolho as fotos na internet (com os devidos créditos, se tiver proprietário) e preparo os textos.

ALMANAQUE: Conheceu pessoas por causa do blog, que geraram amizades depois?

R: Conheci algumas pessoas interessadas no assunto e que compartilham informações. Gerou sim amizade e acabmos nos tornando fontes uns dos outros. As mídias sociais têm esse enorme poder de aproximar as pessoas em um país como o nosso, de dimensões continentais.

ALMANAQUE: Qual post foi o mais polêmico, o que gerou mais comentários?

R: O post mais polêmico é, sem dúvida, a respeito do clube de futebol mais antigo do Brasil ( http://tinyurl.com/7x4owd2). Eu citei o SPAC (São Paulo Athletic Club) e os devidos motivos, mas muitos discordam afirmando ser diversos clubes (Rio Grande/RS, Ponte Preta/SP, entre outros). Gerou muitos comentários, inclusive – e infelizmente – alguns ofensivos que foram devidamente excluídos.

ALMANAQUE:  Que assunto tu ainda não abordou e está na pauta?

R: A história do futebol é muito vasta e vários assuntos importantes ainda não foram tratados no blog. Um que está na pauta, mas não tenho ainda previsão de publicá-lo é um balanço geral da Liga Europa/Copa da UEFA/Taça das Feiras, visto que já fiz isso para a Liga dos Campeões da Europa.

ALMANAQUE: E, para fechar, qual foi o post que mais te deu prazer de escrever?

O fato de apenas escrever no blog me dá muito prazer, apesar do tempo exíguo que tenho fora do meu trabalho. Mas um eu gostei em especial, sobre a polêmica envolvendo São Paulo, Flamengo, Sport e CBF na famigerada Copa União de 1987 e a taça das bolinhas. Como eu entendo que um blog é um espaço de OPINIÕES, não só de informações (isso se deixa para os portais de notícias), comentei sobre o assunto que tanto é repercutido. Publiquei o que realmente aconteceu à época (como várias pessoas já o fizeram) e dei minha opinião, pois achei um absurdo aquilo tudo por trás dos panos. Inclusive porque a esmagadora maioria das pessoas que contestam o título flamenguista de 1987 são torcedores de times rivais, do São Paulo e do Sport. Por motivos meramente clubísticos.

Carlos Henrique Oliveira lá no Santiago Bernabeu - Foto: Arquivo Pessoal

Envie seu Comentário