Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Fórmula do Catarinense 2012 pode obrigar time a perder para se classificar!

19 de março de 2012 1

O Campeonato Catarinense 2012 entrou para os anais do futebol mundial. É óbvio que pelos motivos equivocados: seu regulamento pode obrigar um time a perder de propósito. Quem percebeu isto foi o colega Wendell Ferreira Pinto, da Zero Hora e que escreve no blog PrimeTimeZH.

Vejam o absurdo que pode ocorrer: A competição é dividida em dois turnos onde todos jogam contra todos (mas sem eliminatórias a cada turno, como no Gauchão). Se classificam para as semifinais o campeão de cada turno e os dois melhores índices técnicos. Até aí, OK.

Só que se o mesmo time for campeão dos dois turnos, três times vão pras semifinais por índice técnico. Neste ponto já começam os problemas: um time ganha os dois turnos e nem assim é campeão.

Então, se chega na última rodada e o terceiro índice técnico enfrenta o campeão do primeiro turno que ainda briga pelo título do segundo turno, ele precisa da derrota pra se classificar.

Isso porque se ele ganhar o jogo e tirar o título do adversário, entram os dois campeões e dois por índice técnico. Se ele perder e for o mesmo time campeão nos dois turnos, ele entra como terceiro índice técnico.

Simplesmente patético.

PARABÉNS FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL!

OBS: O Paulo Evangelista e o Ewaldo Willerding, colegas do DC Esportes, me informam que, como o Figueirense foi campeão do 1º turno e na última rodada pega um time quase rebaixado (o Camboriú), a hipótese aventada acima é quase impossível.

Porém fica ainda a questão da teoria, afinal na última rodada temos Chapecoense x Criciúma. Imaginem se a Chapecoense tivesse vencido o 1º turno, liderando o 2º turno e o Criciúma estivesse em 4º pelo índice técnico? Talvez tivesse que perder e se classificar...!


VEJA TAMBÉM

Comentários (1)

  • luiz carlos diz: 19 de março de 2012

    Aqui em nosso estado, há alguns anos tivemos episódio semelhante, que felizmente foi corrigido pela FGF, por lá (SC) parece que ainda não aprenderam.

Envie seu Comentário