Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Caso Brasil de Pelotas: carta de torcedor mostra revolta contra CBF/STJD e FIFA

25 de maio de 2012 14

Desabafo do torcedor Tiago Bundchen, publiquei porque achei um texto bem organizado e consciente da questão.


Meu nome é Tiago e sou torcedor XAVANTE, e somente xavante. Não torço pelo meu time pela TV, mas sim no estádio. Meu time está longe dos grandes negócios do futebol brasileiro e mundial. É mantido com o amor da torcida e com a dedicação de abnegados. Na minha cidade, sequer somos os mais abastados, mas isso nunca nos diminuiu em campo.

Hoje todos sabem da peleia do Grêmio Esportivo Brasil contra a CBF e a “Justiça” Desportiva. Quando nós torcedores fomos chamados pelo clube para opinar sobre ajuizar ou não ação na justiça (não gosto de chamar de justiça comum) não pensei duas vezes, afinal, alguém tem que enfrentar esse sistema que assola o futebol brasileiro, então que sejamos nós. Imaginei o Rio Grande se erguendo contra SP e RJ!

Sempre os mesmos mandam no futebol, como se donos fossem. Fazem negócios e até negociatas. Alguns até já arrumaram resultados e foram descobertos. Punem uns de forma arbitrária (como foi postado no teu espaço em texto que explica as razões do xavante) para privilegiar outros, entendendo ao bel prazer ser mais conveniente para seus interesses.

Pois bem, se ninguém (nem o poderoso Internacional, no episódio do escândalo da anulação de jogos) teve coragem de se opor à CBF e ao sistema viciado do futebol nacional, fomos nós xavantes, do interior do interior do Brasil, bater de frente, encarar os gigantes.

Apoio da mídia? Um lá que outro! Uma voz que seja de solidariedade? Não!

Poucos analisaram nossa causa antes de se pronunciar. Muitos agora falam que estamos errados, mas sequer conhecem os dois lados da história.

Saibam todos:

Ganhamos no TJ-RS e ganhamos no STJ! Agora a FIFA nos pune, a pedido da CBF. Dizem que se desistirmos da ação, nos anistiam. Mas cabe a CBF e a FGF aplicarem a punição e nos desfiliar… Porém existe uma ordem judicial que nos dá segurança, que impede que isso ocorra. Pergunto agora, a CBF e a FGF vão desobedecer a FIFA ou vão desobedecer a ordem judicial? Espero que a lei brasileira, que a Constituição Federal, que a Justiça Brasileira, e que, por fim, a soberania nacional, sejam respeitadas.

Mas me digam, não somos todos gaúchos? Não nos rebelamos contra as injustiças? Não nos dobramos, nem mesmo na maior das adversidades e nem contra o mais poderoso dos adversários? Pois onde estão os gaúchos para nos apoiar, nesta ímpia e injusta guerra?

Pois saibam todos, agora, nessa guerra não sou gaúcho, sou apenas mais um guerreiro Xavante!

Agora não desistiremos mais, mesmo sob chantagem, agora vamos até o fim, e se for o caso, jogaremos e torceremos, no campeonato amador, no colonial, na várzea, mas de cabeça erguida, porque estamos ao lado dos justos, e fazemos futebol não por dinheiro, nem por títulos, mas por amor incondicional!!!

Avante com todo o esquadrão!

Tiago Bündchen

Comentários (14)

  • clovis henrique diz: 25 de maio de 2012

    parabéns Tiago, essa guerra deveria ser do torcedor gaúcho, o futebol gaúcho sempre é prejudicado nos campeonatos programados para times do eixo SP e RJ ganharem, mas a fgf, grêmio e inter sempre se calam e nada fazem pra acabar com essa pouca vergonha, alguém precisaria enfrentar essa CBF, que ao longo dos anos sempre beneficia times cariocas e paulista, quando o inter foi roubado vergonhosamente, os dirigentes colorados se calaram diante as ameaças dessa CBF, antro de canalhas, sou gremista mas fico na torcida por vcs e pelo glorioso xavante, boa sorte e que saiam vencedores desse embate.
    daqui de Cuiabá-MT, fico na torcida, abraços.

  • HenriqueMarba diz: 25 de maio de 2012

    Grande texto, e vale salientar que nossa vitória também aconteceu no STJD… enquanto o Santo André não estava pra cair, pois quando esteve os mesmos juizes mudaram a opinião (R$) da noite pro dia.

    Absurdo…

  • rldalagnolo diz: 25 de maio de 2012

    O Brasil não ganhou nada no STJ. A CBF entrou com uma medida cautelar em relação à decisão de incluir o Brasil na Série C e a ministra do STJ indeferiu a inicial, nem chegando a apreciar o mérito da questão. Ela não disse que o Brasil está certo e a CBF errada, mas sim que a medida cautelar ajuizada pela CBF não cabe neste caso.

  • fabriciocardos0 diz: 25 de maio de 2012

    Mesmo sendo também xavante puro sangue, não concordo com esta leitura ufanista, que enxerga a batalha jurídica como uma metáfora do Rio Grande contra o resto. Esta visão paranoica tem nos impedido de enxergar nossas limitações, pois transporta para os outros a responsabilidade de nossos defeitos. Afinal, não foi um paulista ou carioca quem inscreveu mal um jogador. Foi um gaúcho.
    De qualquer forma, oxalá consigamos fazer valer o resultado de campo e aprender com este susto. Abraços

  • Adriano diz: 25 de maio de 2012

    Eu tb acho que essa luta deve ser de todos os gaúchos.. mas saúdo tb a chegada da tão esperada hora quem que os pelotenses, sempre tão separatistas dentro do futebol gaúcho, dedem ajuda para os inimigos da capital… Mas tudo bem.. Gaúcho tem que apoiar Gaúcho. Só que se acostumem, Noveletto não serve pra nada.. só pro inter.

  • Mauro Douglas diz: 25 de maio de 2012

    Concordo plenamente com o Tiago. Não podemos arregar contra os “todo poderosos”. Agora que querem nos ferrar mesmo, vamos até o fim. Quero ver se eles vão se opor contra a justiça Brasileira. Eu já enviei msg a ouvidoria da CBF, e, prometi, que se eles continuarem com isso, vou buscar torcedores em todo o País, e pode apostar que é muita gente que não gosta do autoritarismo deles, e vou até as últimas consequências para que a justiça seja feita. O XAVANTE vai mostrar para todo o País que a dona CBF não pode continuar fazendo as coisas que faz desde sempre, mas, em especial, desde 2005, onde sempre estão fazendo armações e tapetões, para favorecer os paulistas. Força XAVANTE. AVANTE COM TODO O ESQUADRÃO…

  • Claudio diz: 25 de maio de 2012

    Tu está certo, mas não espere nada do Gremio, pois o Odone só pensa em negociar, arena e batalha dos aflitos. Também não espere nada do Inter, pois eles se cagaram todo em 2005.

  • luiz carlos diz: 27 de maio de 2012

    Se tivessem tido o cuidado necessário de verificar a documentação do jogador com critérios de responsabilidade, nada disto estaria ocorrendo, agora buscam na justiça comum uma reparação a que não tem direito. Se a justiça comum der guarida a todos os irresponsáveis, não teremos mais campeonato algum.

    EDITADO: não concordo. A verificação foi feita com a FMF, eles deveriam ter comunicado a suspensão. E isto não foi feito

  • SALVABORGES diz: 28 de maio de 2012

    hehehehe,,vcs xavantes são engraçados,,,sempre foram contra a dupla grenal,,e agora estão pedindo bixiga?? vão lutar sosinho nesta encrenca! pois ajuda da dupla vcs não vão ter nuncaaaaaaaaaaaa. não são anti grenal? hahahahahahaha vão se catar agora. time pequeno.

  • rpsouza81 diz: 29 de maio de 2012

    Engraçado os times do Sul na hora de comprar jogador com litigio não pensam na justiça, no caso do Brasil de Pelotas não pensaram duas vezes em escalar um jogador irregular e mais somente a justiça do RS é julgou e interessante que foi a favor do BP acho que a CBF tem sim que punir o clube e mais futebol é coisa de futebol cometem os erros e depois ficam querendo justificar tudo vão se catar com isso justo é justo escalou irregular tem que ser punido e pronto sem choro.

  • Nas diz: 6 de junho de 2012

    PÔ xAVANTADA QUERO VER JOGOS DO MEU TIME !
    LARGUEM DESSA AI, E VENHAM PRA D JUNTO DO JUVENTUDE.

    GAUCHO SIM, mas apoiar Brasil de Pelotas, JAMAIS.

    ANTI GRENAL

    100% JUVENTUDE ATÉ A MORTE.

  • Paulo Brito diz: 13 de junho de 2012

    Assim como vocês vejo todo interesse da cbf, em jogadas e grandes sistemas táticos de politicagem, altos valores, enfim, é com extrema dificuldade que nós fizemos futebol nesse estado e nessa republica, onde para os pequenos se dá a menor fatia da verba,só para que essa informação não fique vaga para da dupla da capital foi dado para o gauchão 5,7 milhões e par o restante dos clubes 900 mil, e quem foi o campeão?
    então não é de se surpreender que a nossa federação não nos apoie, é bem de se lembrar do acidente cade o apoio, essa é mais uma das tantas que ainda estão por vir, o que não podemos deixar que aconteça é que façamos um campeonato pífeo como desse ano.
    Emtão teremos de nos reerguer, levantar a bandeira RUBRO NEGRA, e fazer que os grandes MERCENÁRIOS do futebol nos mostre nuca como sinal de RESPEITO.

  • Paulo Brito diz: 13 de junho de 2012

    Assim como vocês vejo todo interesse da cbf, em jogadas e grandes sistemas táticos de politicagem, altos valores, enfim, é com extrema dificuldade que nós fizemos futebol nesse estado e nessa republica, onde para os pequenos se dá a menor fatia da verba,só para que essa informação não fique vaga para da dupla da capital foi dado para o gauchão 5,7 milhões e par o restante dos clubes 900 mil, e quem foi o campeão?
    então não é de se surpreender que a nossa federação não nos apoie, é bem de se lembrar do acidente cade o apoio, essa é mais uma das tantas que ainda estão por vir, o que não podemos deixar que aconteça é que façamos um campeonato pífeo como desse ano.
    Emtão teremos de nos reerguer, levantar a bandeira RUBRO NEGRA, e fazer que os grandes MERCENÁRIOS do futebol nos mostre nuca como sinal de RESPEITO.

Envie seu Comentário