Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Seleção Olímpica 2012 - Meu palpite dos 18 convocados de Mano Menezes

04 de julho de 2012 1

Analisando as últimas convocações, não acredito que a lista final do técnico Mano Menezes de 18 jogadores para os Jogos Olímpicos de 2012 seja muito diferente da que eu vou apresentar abaixo. Será mais uma tentativa de buscar a medalha de ouro olímpica, inédito no futebol brasileiro. Até hoje, o máximo que o Brasil obteve foram duas medalhas de prata, em 1984 (Los Angeles) e 1988 (Seul). Em 1996 (Atlanta) e 2008 (Beijing), o Brasil ficou com a medalha de bronze.

Para mim, os três jogadores acima de 23 anos estão praticamente garantidos: o lateral-esquerdo Marcelo e os zagueiros Thiago Silva e David Luiz. Por ser um grupo muito restrito, de apenas 18 jogadores, o treinador tem que levar atletas o mais polivalente possíveis. O técnico Mano Menezes vai divulgar a lista final de jogadores amanhã, dia 5 de julho, às 15h (de Brasília), em evento no Hotel Sheraton, Rio de Janeiro.

Mano Menezes, sob pressão para as Olimpíadas - Foto: Rafael Ribeiro / CBF

GOLEIROS

  • Rafael (Santos) – As boas atuações na ronda de amistosos tiraram as chances de Jefferson ir para Londres.
  • Neto (Fiorentina) – É reserva em Florença, mas tem algumas convocações.

LATERAIS

  • Danilo (Porto) – Titular de Mano nos últimos amistosos, não fez bons jogos. Corre risco de perder para Rafael, do Manchester United.
  • Marcelo (Real Madrid) – Um dos jogadores acima de 23 anos. Joga muito, mas tem temperamento explosivo.

ZAGUEIROS

  • Thiago Silva (Milan) – Simplesmente o melhor do mundo, será o esteio de qualidade e capitão do time.
  • David Luiz (Chelsea) – Apesar da irregularidade, é melhor que o convalescente Dedé. Em forma, o vascaíno provavelmente seria convocado.
  • Juan (Internazionale) – Palpite que ganhará a vaga de Bruno Uvini porque pode também jogar na lateral-esquerda.

VOLANTES

  • Sandro (Tottenham Hotspur) – Titular nos últimos jogos, dificilmente perderá a vaga.
  • Rômulo (Spartak Moscou) – O ex-vascaíno se afirmou na ronda de amistosos na América do Norte e parece ter assegurado a vaga olímpica.
  • Casemiro (São Paulo) / Fernando (Grêmio) – O são-paulino era favorito, mas a má-fase em 2012 pode pesar contra si. Já o gremista mostra justamente o oposto: vive ótima fase e pode roubar a vaga.

MEIAS

  • Giuliano (Dnipro) – O ex-colorado é polivalente, pode jogar em 3 das 4 funções do meio-campo e é um ótimo definidor. Nome certo.
  • Oscar (Internacional) – O colorado foi um dos melhores, senão o melhor jogador na última sequência de jogos da Seleção. Será titular.
  • Paulo Henrique Ganso (Santos) – Eterna promessa, o santista vive uma fase tenebrosa, longe do potencial apresentado em 2010. Mas será convocado.
  • Lucas (São Paulo) – Em boa fase no Tricolor, Lucas é mais um que preza pela polivalência, podendo facilmente jogar no meio ou no ataque, substituindo Neymar.

ATACANTES

  • Neymar (Santos) – Grande jogador brasileiro da atualidade, único com status de superestrela internacional atuando no futebol nacional, é a referência técnica do time. Candidato à estrela dos Jogos Olímpicos.
  • Leandro Damião (Internacional) – Mesmo após uma péssima série de amistosos, com nenhum gol marcado em quatro jogos, segue marcando gols regularmente no clube.
  • Alexandre Pato (Milan) – Sem lesões, o milanista tem grandes chances de assumir a titularidade, até porque consegue jogar nas duas funções do ataque.
  • Wellington Nem (Fluminense) – Por ser um jogador baseado na velocidade, tem ótimas chances de ser um dos convocados, como opção de contra-ataque.

VEJA TAMBÉM

Comentários (1)

  • ricardo diz: 5 de julho de 2012

    E se precisar de um outro lateral o Mano Menezes é que entra?Ele só pode convocar 18 jogadores, ou seja, é preciso valorizar a versatilidade no banco de reservas.Tem que ser levado em conta vários fatores, como por exemplo, ele não tem dois zagueiros no banco, tirando um lateral ele só vai ter um reserva para todos os defensores.E se precisar substituir 2 vai fazer improvisações?Não tem necessidade de correr esse risco, pois Ganso e Oscar devem ser os titulares na armação e Neymar e Damião (ou Pato) devem ser os tirulares no ataque, então no banco já vai ter Giuliano, Lucas e Pato (ou Damião), opções suficentes para mexer no time, é desnecessário ter mais um e correr esse risco na defesa.Além disso, o Danilo é um lateral ofensivo, se precisar de uma segurança maior na defesa, contra a Espanha por exemplo, ele pode colocar o Rafael como titular, assim como fez contra a Argentina.O resto é isso mesmo, talvez o Philippe Coutinho seja convocado ao invés do Giuliano, mas as chances são pequenas, talvez convoque o Daniel Alves, mas a lateral esquerda além de estar precisando mais o Daniel Alves estava se recuperando e apesar do Fernando estar merecendo ele não vai tirar o Casemiro da lista para incluí-lo.A única diferença do seu palpite para a lista deve ser o Rafael na lateral direita, ao invés do Wellington Nem no ataque.

Envie seu Comentário