Nélson Piquet Souto Maior, ou simplesmente Nélson Piquet, completa 60 anos nesta sexta-feira. O tricampeão mundial de Fórmula-1, uma das pessoas mais sensacionais e autênticas da história do automobilismo mundial, hoje curte a aposentadoria gastando o dinheiro que obteve ao longo de sua histórica carreira.
Foram 207GP’s, 23 vitórias, 24 poles, 23 voltas mais rápidas, 60 pódios e os títulos mundiais de 1981, 1983 e 1987, além do vice-campeonato em 1980 e dos 3º lugares em 1986 e 1990. Correndo na categoria máxima entre 1978 e 1991, Piquet teve o privilégio de ser um piloto de elite ao lado de pilotos históricos como Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Gilles Villeneuve e Nigel Mansell.
Exímio acertador de carros, profundo conhecedor da mecânica e das relações interpessoais, Piquet detestava a badalação do circo, sempre com um humor sarcástico, ácido. Dentro da pista, era um misto de piloto veloz com estratégico, que cometia pouquíssimos erros e estava sempre à espera da melhor oportunidade. Sempre fui de Piquet.
Um tributo especial ao Nelsão:
Nesta semana festiva, nada melhor que ver os especiais escritos pelo Leonardo Félix, no Tazio Racing: http://tazio.uol.com.br/f1/nelson-piquet-a-trajetoria-dos-60-anos-do-tricampeao-decada-a-decada, e pelo pelo amigo Paulo Teixeira, do Continental Circus, este dividido em 4 partes:
- http://continental-circus.blogspot.com.br/2012/08/o-piloto-do-dia-nelson-piquet-1-parte.html
- http://continental-circus.blogspot.com.br/2012/08/o-piloto-do-dia-nelson-piquet-2-parte.html
- http://continental-circus.blogspot.com.br/2012/08/o-piloto-do-dia-nelson-piquet-3-parte.html
- http://continental-circus.blogspot.com.br/2012/08/o-piloto-do-dia-nelson-piquet-4-e.html
Mas hoje eu vou fechar com vídeos mostrando o outro lado, aquele que eu sempre curti: o engraçado. Sem nenhum freio na língua e no que pensava.
Piquet dando uma sacaneada no narigão de Alain Prost:
Colocando “chifrinhos” no odioso presidente da FIA Jean-Marie Balestre:
E sem papas na língua, falando o que bem entende:
VEJA TAMBÉM
Comentários