Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 29 agosto 2012

Fórmula E será lançada em 2014 - Corridas com carros elétricos

29 de agosto de 2012 1

Uma corrida com carros elétricos a 240km/h? Pois a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) autorizou nesta segunda-feira a criação da “Fórmula E“, uma competição que terá exclusivamente carros elétricos. Um grupo de investidores espanhóis, com apoio de empresários da Inglaterra, investirá 50 milhões de euros na nova categoria, a estrear em 2014.

A primeira temporada tem a previsão de 20 carros, com 10 times de dois pilotos. A previsão é de que dez Grandes Prêmios ocorram no ano inaugural, com corridas em todos os continentes (sendo a maioria na Europa). Uma prova no Rio de Janeiro está prevista.

O presidente da FIA, o francês Jean Todt, afirmou: ” estes novos eventos vão proporcionar um grande engajamento das gerações mais jovens. Esta série espetecular vai oferecer tanto entretenimento quanto a oportunidade de compartilhar os valors da FIA em larga escala, como energia limpa, mobilidade e sustentabilidade”

O protótipo, chamado “Formulec EF01“, tem baterias que duram 15 a 20 minutos. Como as corridas terão uma hora de duração, teremos um pit-stop obrigatório para a troca dos carros (que serão recarregados enquanto o outro continuará nas provas). Vejam um vídeo do protótipo em uma volta experimental na cidade de Moscou, próximo ao Kremlin:

Um dos investidores, o experiente empresário espanhol Alejandro Agag (dono de times na GP2 e GP3), declarou: “Não esperamos que as grandes montadoras entrem na competição logo no início. A indústria ainda não tem familiaridade com carros de corrida elétricos.  Mas aguardamos a sua chegada no futuro.”