Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

RACISMO: Torcida imita "macaco" e gera caos no jogo Sérvia x Inglaterra

17 de outubro de 2012 15

Mais um lamentável incidente de racismo ocorreu em jogo do Campeonato Europeu Sub-21. A Inglaterra venceu a Sérvia por 1×0 em Krusevac, jogo válido pelo mata-mata da competição. Durante todo o jogo, especialmente ao final da partida, jogadores ingleses negros sofreram abuso verbal racial: parte dos torcedores sérvios imitavam o som de macaco, “uh uh uh“. Connor Wickham marcou o gol da vitória dos ingleses aos 50 minutos do segundo tempo, gol que gerou uma confusão generalizada principalmente com um atleta inglês negro, ofendido desde antes do jogo começar.

O defensor Danny Rose disse que os problemas começaram no aquecimento do jogo. “No primeiro tempo, em uma cobrança de lateral, imitaram o som de macaco. Mas no segundo tempo foi muito pior: além do som de macaco a cada toque na bola, sem nenhuma ação do juiz. Depois de 60 minutos de jogo eu só conseguia pensar no assunto. Além disto, atiraram duas vezes objetos na minha cabeça“.

Após o gol da vitória nos acréscimos, Rose extravasou e gritou na frente dos atletas sérvios, além de chutar  bola para longe. Então o juiz tomou uma atitude: expulsou o atleta! Revoltado, Rose disse sobre os sérvios: “eles tem que ser banidos!“. Vejam imagens da briga:

E a repercussão? Integrantes da Federação Inglesa informaram sobre os incidentes e que o diretor-técnico da Sérvia, o ex-atacante Savo Milosevic, foi ao vestiário pedir desculpas por um eventual comportamento inadequado. Até o Ministro dos Esportes, Hugh Robertson, exigiu formalmente um posicionamento dos dirigentes do futebol europeu.  O ex-craque inglês Paul Ince, primeiro negro capitão do “English Team”, foi mais além: para ele, a Sérvia deve ser banida dos próximos 10 campeonatos europeus e eliminatórias da Copa do Mundo.

Porém hoje o escândalo foi mais além. A Federação Sérvia de Futebol NEGOU ENFATICAMENTE que houvesse havia racismo no jogo, em linhas gerais disse isto em seu site oficial: “A Federação Sérvia absolutamente rejeita a informação de que tenha ocorrido incidência de racismo antes e durante o jogo no estádio em Krusevac. Fazer conexão entre o incidente, uma briga entre os dois times, e racismo, não tem nenhum fundamento e é um ato de total malevolência”

“Lamentavelmente ocorreram cenas ao final do jogo que não deveriam ser vistas em um campo de futebol. Independentemente da abertura ou não de um inquérito por parte da UEFA. Iremos investigar os incidentes, identificar os culpados pela briga e puni-los, esperando o mesmo da Federação Inglesa, “, completa o manifesto oficial.

Só que isto não faz o menor sentido. Escutem o vídeo a seguir:

Muito da culpa de tudo isto é, além de obviamente da parcela racista dos sérvios, do juiz turco Huseyin Gocek. Ele deveria ter tido coragem e suspenso o jogo ao sinal da primeira provocação de maior expressão, solicitando apoio policial. Se nada fosse feito, cancelava a partida, o que ele tem autonomia para proceder. Mas preferiu se omitir.

Comentários (15)

  • Matheus diz: 17 de outubro de 2012

    Infelizmente isso acontece em TODOS os grenais e ninguém fala nada

  • Koff Presidente diz: 17 de outubro de 2012

    Prevejo Colorados reclamando dos Gremistas abaixo… (apesar dos mesmo terem agora adotado o “dito cujo” como mascote)

  • edu diz: 17 de outubro de 2012

    Engraçado,sempre vou a gre-nais e nunca escuto esse tipo de manifestação que alguns colorados alegam sofer e sempre apelam para o “coitadismo”.
    Ao contrário,vejo muitas manifestações homofóbicas por parte deles com as histórias de “coligay”…

  • Mundo Pokemón diz: 17 de outubro de 2012

    Esse é o mundo Pokemónizado que queremos viver!
    Todo mundo alegre e contente, sem odiar ninguém, sem xingar ninguém e sem zoar ninguém.
    Adultério hoje em dia é normal, homossexualismo é normal, corrupção é normal, fome na áfrica continua normal… e racismo deixou de ser normal (tabagismo também heim?).
    Sigamos, pois, rumo ao futuro. What a wonderful world.

  • Carlos diz: 17 de outubro de 2012

    Não precisamos ir longe, os gremistas são racistas e demonstram isto a todo momento e a imprensa gaucha esconde o fato, o que tbem é racismo.Chega de hipocrisia ,meu amigo.

  • João diz: 17 de outubro de 2012

    Matheus, deve ser porque os colorados são chamados de macaco pelos gremistas. Já vistes algum outro time ser chamado de macaco no Olímpico? Aliás, oficialmente, o Internacional foi o único time que se recusou a disputar um torneio com negros em Porto Alegre. Pesquise um pouco a respeito da história do seu clube antes de vir postar bobagens.

  • guilherme diz: 17 de outubro de 2012

    meu caro eleitor do koff, vc preve pq eh a associaçao logica em qualquer lugar do mundo
    macaco eh um apelido racista, nao interessa se ironizamos esse apelido (como fizeram os palmeirenses com o porco)
    nem generalizo dizendo que os gremistas sao todos racistas, nao sou tao parcial assim
    mas o origem de macaco eh a mesma do apelido anterior:crioulos
    ou da variaçao anterior: negritos
    se a sua intençao hoje ao usar o apelido nao eh essa, melhor
    mas nao negue a origem do apelido
    de um colorado com mais de 50 anos que conversou com outros colorados ainda mais velhos e que conhecem a historia racista que teu time felizmente vem tentando apagar nos ultimos 60 anos

  • Diego diz: 17 de outubro de 2012

    Isso já aconteceu com a torcida do Juventude e acontece frequentemente com a do Grêmio. Lembro do caso do Grenal decisivo do Gauchão 2011, quando racistas da torcida do time da Azenha forneceram motivação extraordinária ao Zé Roberto.
    O leitor ‘esperto’ que assina como “Koff Presidente” só poderia prever colorados reclamando de gremistas sobre esse assunto, obviamente, pois o contrário não seria possível… Gremistas reclamando de colorados só se for chorando por causa da flauta pela diferença de títulos conquistados, em especial na última década…

  • Kako diz: 17 de outubro de 2012

    O Koff Presidente acha que não existe racismo no futebol. Ou é muito ingênuo(duvido), ou é muito filho da (*). Falou que imitar sons e expressões corporais de macaco não é racismo, afirmou que a torcida sérvia não se manifestou de forma racista.
    Todos sabemos que qualquer gremista informalmente, entre amigos diz que imitam macaco para nos chamar de negros. Ou estou mentindo? E sempre me dizem que eu não deveria ser colorado porque sou muito claro.
    E esta barbaridade continua aos olhos das autoridades. O pior cego é aq….
    Para terminar deixo uma pergunta ao KoffPresidente e a todos os outros ignorantes que acham bonito o racismo praticado em grenais e em todo o mundo:
    Tu quer dizer então que quando vocês da Geral imitam macaco estão fazendo uma homenagem ao nosso mascote? POXA, QUANTO FAIR PLAY!!!!!!!!
    Responde aí amigo integrante da comissão de frente da avalanche

  • pedro diz: 17 de outubro de 2012

    melhor ser macaco do que veado (até pq veado tem corno)

  • Gremista diz: 17 de outubro de 2012

    É “LAMENTÁVEL” o que disse o Matheus, abandonam o Saci Pererê e se vestem de macacos, etão sempre com este assunto ridúculo que os gremistas são racistas, os colorados não sabem mais o que colocar dentro do estádio para aparecer,

    Por isso que estamos com a campanha de “MORANGOS FRENÉTICOS” e “COLORIDOS”
    HEHEHEHEHEEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHEHEHEHEHEHEHEHE

  • Colorado diz: 17 de outubro de 2012

    Você quer que falem o quê, Matheus, se o próprio Internacional oficializou o macaco como MASCOTE OFICIAL do clube? http://www.internacional.com.br/imagens/conteudo/Macaco_escurinho291209.jpg

  • Casio Rabello diz: 18 de outubro de 2012

    A minha previsão é que alguns gremistas (felizmente a minoria) acharão que isso é nada demais e que a seleção inglesa também deveria adotar o “dito cujo” como mascote. Mas é estranho mesmo Matheus; quando fatos assim acontecem fora do estado; a nossa imprensa trata como racismo e quando ocorre dentro das nossas fronteiras publicam como folclore.

  • Raul diz: 26 de outubro de 2012

    etição. Durante todo o jogo, especialmente ao final da partida, jogadores ingleses negros sofreram abuso verbal racial: parte dos torcedores sérvios imitavam o som de macaco, “uh uh uh”. Connor Wickham marcou o gol da vitória dos ingleses aos 50 minutos do segundo tempo, gol que gerou uma confusão generalizada principalmente com um atleta inglês negro, ofendido desde antes do jogo começar.

    O defensor Danny Rose disse que os problemas c

  • Gustavo Motta/ Ijui – RS diz: 26 de outubro de 2012

    Grenalizaram a bagaça, já era certo.
    Gremistas vivem, diariamente, chamando colorados de macacos.
    E os colorados, baseados na ”Analvalanche, Coligay, Poltrona 36” chamam os gremistas de ”gazela”.
    A discussão é muito grande, fato é que ambas as partes estão erradas, ambas.

Envie seu Comentário