Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2012

SEMINÁRIO: "Campo aberto: novas possibilidades para o futebol"

30 de outubro de 2012 0

Como vocês sabem, sou um entusiasta dos aspectos profissionais e gerenciais do futebol, dentro e fora dos gramados. Também me interessa, e este é inclusive um lema aqui do Almanaque Esportivo, a busca pela opinião esportiva de qualidade. Sendo assim, cabe aqui o espaço para divulgação de eventos que contemplem estas filosofias.

Seminário "Campo Aberto - Novas possibilidades para o futebol" - Foto: Divulgação

O seminário “Campo aberto: novas possibilidades para o futebol trata justamente destes dois aspectos: fala da opinião esportiva, em evento de um dia conduzido pelo jornalista Vicente Fonseca, do site Carta na Manga. Este painel terá a ilustre presença do antenadíssimo Nando Gross, comentarista da Rádio Gaúcha e também da TVCOM,  e do legendário Douglas Ceconello, artífice do sensacional site Impedimento (do qual os meus fiéis companheiros do Twitter sabem que sou fã incondicional).

O segundo painel trata sobre a formação necessária para que o profissional tenha um preparo adequado para as exigências que o futebol moderno hoje possui. Sobre isto falam Guilherme Piletti, da Perestroika, e Sandra de Deus, professora da UFRGS com ênfase em jornalismo esportivo.

Isto ainda é aplicável ao terceiro e último painel, que cita “cases” de inovação no âmbito esportivo, apresentados por Fernando Leite, do site “Grêmio Hoje”, e Eduardo Menezes, da agência 3YZ. Tudo isto em um contexto de inserção no cenário da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e sob a ótica da profunda revolução ocorrida no cenário esportivo brasileiro nas últimas décadas: do amadorismo vigente até os anos 90 para os clubes com orçamentos de potências européias.

————————————————————————————————

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 10/11/2012

10h30 – Mesa de abertura: os novos rumos da imprensa esportiva
Palestrantes:
Nando Gross (Rádio Gaúcha) e Douglas Ceconello (site Impedimento)

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Mesa 2: formação voltada ao esporte
Palestrantes:
Guilherme Piletti (Perestroika) e Sandra de Deus (UFRGS)

15h – Coffee break

15h15 – Mesa 3: projetos inovadores ligados ao futebol
Palestrantes:
Fernando Leite (site Grêmio Hoje) e Eduardo Menezes (3yz)

16h45 – Encerramento

PALESTRANTES
Nando Gross: jornalista esportivo. Comentarista e apresentador do programa “Hoje nos Esportes”, da Rádio Gaúcha.

Douglas Ceconello: jornalista, fundador e editor do site Impedimento (www.impedimento.org), especializado em futebol sul-americano.

Guilherme Piletti: produtor do curso Kick Off, voltado ao futebol, na escola criativa Perestroika.

Sandra de Deus: jornalista, professora e coordenadora do curso de especialização em Jornalismo Esportivo da UFRGS. É Pró-Reitora de Extensão da universidade.

Fernando Leite: criador do site Grêmio Hoje (www.gremiohoje.com.br) e um dos autores do livro “Grêmio Hoje e Sempre”.

Eduardo Menezes: publicitário, diretor de planejamento criativo da agência 3yz e desenvolvedor de projetos como o livro “A Copa que Interessa”, entre outros voltados ao futebol.

MEDIAÇÃO DOS DEBATES
Vicente Fonseca: jornalista esportivo, mestre em Comunicação pela UFRGS e diretor da Carta na Manga.

FUTEBOL PELO MUNDO: Histórias de verdadeiro "fair-play" em gols e pênaltis

30 de outubro de 2012 0

A discussão sobre o gol ilegal de Hernán Barcos com a mão contra o Internacional e a falta de “fair-play” do jogador argentino do Palmeiras remeteram ao lance ocorrido com o alemão Miroslav Klose, da Lazio, que também fez gol com a mão mas se acusou e o lance foi invalidado. Vejam o lance do alemão:

Ao longo dos anos, criei a convicção que este “fair-play” imposto à força pela FIFA e pela UEFA são totalmente contrários ao bem do futebol. Jogadores fingem lesões para parar o jogo, o tempo de jogo em andamento é reduzido, fora o inevitável “mimimi”. Sendo assim, resolvi homenagear alguns lances de verdadeiros momentos de “fair-play”:

  • ROBBIE FOWLER, ARSENAL X LIVERPOOL – 1997 – CAMPEONATO INGLÊS

O temperamental e talentoso atacante inglês Robbie Fowler, uma lenda dos torcedores do Liverpool, protagonizou um dos mais memoráveis lances que eu vi de puro “jogo limpo”. Em uma partida duríssima contra o rival Arsenal em Highbury Park peloCampeonato Inglês em 1997, Fowler caiu na área após toque com David Seaman, goleiro do Arsenal.

Imediatamente, o juiz Gerald Ashby marcou pênalti. Então a surpresa: Fowler categoricamente acenou e falou que não foi pênalti, mas o juiz não voltou atrás. Batedor-oficial, Fowler acabou batendo mal (não errou de propósito segundo ele), Seaman pegou mas no rebote Jason McAteer tocou para as redes:

  • VITTORIO ESPOSITO, U.S. TERMOLI X TORRES – COPPA ITALIA DILLETANI 2012

Em jogo válido pela Copa da Itália amadora, a “Coppa Italia Dilletani”, o U.S. Termoli vencia o Torres por 1×0 e já se classificava. Quase no final da partida, Vittorio Esposito caiu na área e o juiz deu pênalti, mesmo com o jogador dizendo que não foi e para desespero do Torres. Em protesto, o goleiro não se mexeria na cobrança, de braços cruzados. Porém Esposito fez questão de errar o pênalti, chutando propositadamente para fora, em um momento de grandeza:

  • MORTEN WIEGHORST – DINAMARCA X IRÃ – TORNEIO AMISTOSO CARLSBERG CUP 2003

O capitão dinamarquês Morten Wieghorst também agiu de maneira admirável em um torneio amistoso de 2003. Quase no final do primeiro tempo de um jogo contra o Irã, válido pela competição amistosa Carlsberg Cup em Copenhague, o defensor iraniano Alireza Nikbakht Vahdi pegou a bola com a mão na grande área após ouvir o apito final do juiz. Porém o apito havia vindo da arquibancada, confundindo o atleta, que acabou tendo uma penalidade contra si marcada pelo árbitro Albert Chiu Sin Chuen, que não tinha outra escolha.

Após consultar o técnico Morten Olsen, Wieghorst propositadamente bateu o pênalti para fora por considerar injusta esta vantagem. Deste lance, não tenho imagens mas pesquisei que a partida encerrou-se em 1×0 para os iranianos. Sobre isto, um dirigente iraniano disse: “Os dinamarqueses não ganharam o jogo. Mas ganharam a nossa admiração”.

Outras histórias eu já contei aqui no Almanaque, vou resumir nos links abaixo:

LITERATURA - Livro "Grêmio hoje e sempre" é lançado hoje em Porto Alegre

25 de outubro de 2012 0

Imaginem um livro no qual, para cada dia do ano, os principais fatos daquela data vinculados ao seu clube do coração. Pois bem, os autores Fernando Leite e Vicente Fonseca fizeram um levantamento ao longo dos mais de 100 anos de história do Grêmio Foot-Ball Portoalegrense e lançam hoje o livro “Grêmio hoje e sempre – A História Tricolor em cada dia do ano”.

O livro conta com depoimentos exclusivos de grandes personagens da história gremista: Hugo de León, Baltazar, Roger, Valdir Espinosa, Dinho, Hélio Dourado, Jorge Veras, Galatto, Cacalo, Milton Kuelle, Cardoso e Paulo Paixão.

Grêmio - Hoje e Sempre - Foto: Divulgação

Grêmio - Hoje e Sempre - Foto: Divulgação

Ilustrado, Grêmio hoje e sempre será lançado pela Dublinense no dia 25 de outubro de 2012 (quinta-feira), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre.

O livro conta com depoimentos exclusivos de grandes personagens da história gremista: Hugo de León, Baltazar, Roger, Valdir Espinosa, Dinho, Hélio Dourado, Jorge Veras, Galatto, Cacalo, Milton Kuelle, Cardoso e Paulo Paixão.

Grêmio hoje e sempre é a primeira de uma série de publicações da Coleção Impedimento, que irá apostar em títulos ligados ao esporte e com curadoria compartilhada entre a editora Dublinense e o site de futebol Impedimento (impedimento.org), que é reconhecido como o maior especialista em futebol sul-americano da internet brasileira.

Sobre os autores:

Fernando Leite nasceu em Porto Alegre um dia depois do Grêmio vencer o Bayern de Munique-ALE com um gol do Bonamigo. Formado em publicidade, trabalha como designer em projetos digitais. É o criador do site Grêmio Hoje (gremiohoje.com.br), que deu origem a este livro. Sua primeira lembrança clara do Olímpico é a goleada de 6 a 1 em cima do Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil de 1989.

Vicente Fonseca, jornalista, mestre em comunicação pela UFRGS, é diretor da Carta na Manga Comunicação e atua como freelancer. É correspondente da Gazeta Esportiva no RS e autor do blog de jornalismo esportivo Carta na Manga desde 2006. Nasceu em Porto Alegre, em 1983, ano dos maiores títulos da história do Grêmio. É gremista desde que se conhece por gente, mas passou a acompanhar o Tricolor, de fato, a partir dos sete anos de idade.

A editora – A Dublinense foi criada em 2009 com o objetivo de formar um catálogo eclético. Isso significa receber os jovens e criativos autores, mas também os escritores maduros e já consagrados. Os valores que norteiam a editora são o apuro com a palavra e o cuidado gráfico. A linha editorial da Dublinense está direcionada principalmente para os gêneros tradicionais da literatura de ficção, mas compreende também livros de negócios, ensaios, relatos e esportes. Seus sócios e idealizadores são Gustavo Faraon e Rodrigo Rosp.

Batalha campal no futebol mexicano termina com NOVE expulsos

24 de outubro de 2012 0

O jogo Tecos Estudiantes 2×1 Dorados, válido pela Segunda Divisão do futebol mexicano, terminou com uma histórica batalha campal. Nada menos que cinco jogadores do Tecos e 4 do Dourados foram expulsos, sendo seis em campo e mais 3 reservas. A dica do post foi do leitor Fernando Zawacki Johann

TORCIDAS: Nike, Boca Juniors e um terremoto!

23 de outubro de 2012 3

Simplesmente genial a ação de marketing da multinacional Nike com o Boca Juniors, clube patrocinado pela empresa. Dono de uma torcida fanática em um estádio temível pela atmosfera intimidadora, o time de Buenos Aires utiliza algumas estratégias de impacto: microfones e captando o som da torcida e sendo amplificados por alto-falantes, torcida organizada pulando exatamente em cima do vestiário visitante, entre outros.

Relato de um jogador adversário: “Nós estávamos no campo perto da torcida do Boca. Eles começaram a gritar e pular. As paredes estavam tremendo e eu pensei: Isso tudo vai desabar”.Ou seja, um caldeirão.

La Bombonera ensandecida - Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko/BD

La Bombonera ensandecida - Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko/BD

Mas e em um estádio visitante? A Nike, em parceria com a agência de publicidade BBDO, fizeram a seguinte experiência em um jogo do Boca, a final da Copa da Argentina contra o Racing fora de casa: foram instalados quatro acelerômetros (veja o que é isto), que implementaram uma superfície virtual que interpretava o impacto da torcida pulando.

O resultado foi espetacular: simulação de um terremoto de 6.4 na escala Richter!

No final, o slogan da campanha da Nike: ““Toda partida é um jogo em casa. Esse é o Boca”.

Ranking de eleições dos clubes brasileiros - Atualização

21 de outubro de 2012 6

Fábio Koff foi eleito neste domingo na maior eleição do Grêmio em todos os tempos. Contabilizados votos por correspondência, foram 13.547 eleitores de um total de cerca de 33 mil sócios aptos a votar.

Fabio Koff eleito pela 3º vez na maior eleição gremista da história - Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS

Com estes números, a eleição do Grêmio se tornou a segunda maior da história do futebol brasileiro, atrás apenas da eleição colorada de 2010, que teve quase 17 mil eleitores.

Se houver segundo turno nas eleições presidenciais do Internacional este número deverá ser superado com folga por cerca de 75 mil sócios devem estar aptos no dia da votação. O fato de estar permitido o voto pela internet deve aumentar a presença, normalmente muito baixa em relação ao total de votos.

CONFIRA O RANKING ATUALIZADO

  1. Internacional – 2010 – 16.924 votos – Eleição de Giovanni Luigi
  2. Grêmio – 2012 – 13.547 votos – Eleição de Fábio Koff
  3. Internacional – 2008 – 7.473 votos – Reeleição de Vittorio Píffero
  4. Grêmio – 2008 – 5.365 votos – Eleição de Duda Kroeff
  5. Atlético-PR – 2011 – 4.794 votos – Eleição de Mário Celso Petraglia (obrigado Luiz Felipe Rivabem pela informação)
  6. Grêmio – 2010 - 4.624 votos – Eleição proporcional do Conselho Deliberativo
  7. Internacional - 2001 – 4.171 – Eleição de Fernando Carvalho
  8. Internacional – 2004 - 3.977 votos – Reeleição de Fernando Carvalho
  9. Sport – 2008 – 3.457 votos – Eleição de Sílvio Guimarães
  10. Santos – 2009 – 3.204 votos – Eleição de Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro

VEJA TAMBÉM

URGENTE: Torcedor invade campo e agride goleiro em jogo na Inglaterra

19 de outubro de 2012 1

O goleiro Chris Kirkland, do Sheffield Wednesday, foi covardemente agredido no empate de 1×1 contra o Leeds United, partida terminada há poucos instantes pela Segunda Divisão Inglesa.

No estádio de Hillsborough, de triste lembrança para todos, um torcedor não identificado e que voltou para a arquibancada invadiu o gramado logo após o empate do Leeds, aos 31 minutos do segundo tempo e derrubou Kirkland, que foi surpreendido com um empurrão no rosto com as duas mãos?

O jogo terminou 1×1, gols de Bothroyd para o time da casa e Tonge para o Leeds.

Hooligan agressor na arquibancada - Fonte: Video Caption

EXCLUSIVO - Obras do novo estádio do Cruzeiro em Cachoeirinha seguem lentas

18 de outubro de 2012 9

Em 2013, aonde irá jogar o Internacional? Com o avanço das obras no Beira-Rio, a informação não-confirmada do provável fechamento do estádio, ficou ainda mais evidente após a visita do Secretário-Geral da FIFA, Jerôme Valcke, em Porto Alegre nesta quarta-feira. O número 2 da FIFA solicitou o fechamento do estádio para acelerar o cronograma das obras.

Por morar bem próximo ao local, sempre me causou profunda estranheza a informação de que o futuro estádio do Cruzeiro em Cachoeirinha, localizado no Bairro Granja Esperança, estaria a disposição para o Internacional no ano de 2013 no Campeonato Gaúcho.

As obras ficaram praticamente paradas  durante todo o ano de 2012. Apenas um pouco de material de construção e parte da terraplanagem no meio do ano.  O status da construção sofreu um avanço nas semanas finais de setembro, com 30 pilares construídos ao invés dos 8 iniciais. Mas, vejam o vídeo e percebam que a estrutura está muito longe da utilização:

As previsões mais otimistas são que a construção termine em abril de 2013. Acho uma data bem mais razoável, mas o número de funcionários envolvidos nas obras tem que aumentar consideravelmente.

A impressão clara é de que faltam verbas para o fim da construção. Esta informação é corroborada pelo fato do Inter ter sido procurado pelo Cruzeiro para discutir uma futura utilização do espaço.

Sendo assim, reitero a pergunta inicial: aonde o Internacional irá sediar os jogos do Gauchão 2013 e início da Copa do Brasil?

RACISMO: Torcida imita "macaco" e gera caos no jogo Sérvia x Inglaterra

17 de outubro de 2012 15

Mais um lamentável incidente de racismo ocorreu em jogo do Campeonato Europeu Sub-21. A Inglaterra venceu a Sérvia por 1×0 em Krusevac, jogo válido pelo mata-mata da competição. Durante todo o jogo, especialmente ao final da partida, jogadores ingleses negros sofreram abuso verbal racial: parte dos torcedores sérvios imitavam o som de macaco, “uh uh uh“. Connor Wickham marcou o gol da vitória dos ingleses aos 50 minutos do segundo tempo, gol que gerou uma confusão generalizada principalmente com um atleta inglês negro, ofendido desde antes do jogo começar.

O defensor Danny Rose disse que os problemas começaram no aquecimento do jogo. “No primeiro tempo, em uma cobrança de lateral, imitaram o som de macaco. Mas no segundo tempo foi muito pior: além do som de macaco a cada toque na bola, sem nenhuma ação do juiz. Depois de 60 minutos de jogo eu só conseguia pensar no assunto. Além disto, atiraram duas vezes objetos na minha cabeça“.

Após o gol da vitória nos acréscimos, Rose extravasou e gritou na frente dos atletas sérvios, além de chutar  bola para longe. Então o juiz tomou uma atitude: expulsou o atleta! Revoltado, Rose disse sobre os sérvios: “eles tem que ser banidos!“. Vejam imagens da briga:

E a repercussão? Integrantes da Federação Inglesa informaram sobre os incidentes e que o diretor-técnico da Sérvia, o ex-atacante Savo Milosevic, foi ao vestiário pedir desculpas por um eventual comportamento inadequado. Até o Ministro dos Esportes, Hugh Robertson, exigiu formalmente um posicionamento dos dirigentes do futebol europeu.  O ex-craque inglês Paul Ince, primeiro negro capitão do “English Team”, foi mais além: para ele, a Sérvia deve ser banida dos próximos 10 campeonatos europeus e eliminatórias da Copa do Mundo.

Porém hoje o escândalo foi mais além. A Federação Sérvia de Futebol NEGOU ENFATICAMENTE que houvesse havia racismo no jogo, em linhas gerais disse isto em seu site oficial: “A Federação Sérvia absolutamente rejeita a informação de que tenha ocorrido incidência de racismo antes e durante o jogo no estádio em Krusevac. Fazer conexão entre o incidente, uma briga entre os dois times, e racismo, não tem nenhum fundamento e é um ato de total malevolência”

“Lamentavelmente ocorreram cenas ao final do jogo que não deveriam ser vistas em um campo de futebol. Independentemente da abertura ou não de um inquérito por parte da UEFA. Iremos investigar os incidentes, identificar os culpados pela briga e puni-los, esperando o mesmo da Federação Inglesa, “, completa o manifesto oficial.

Só que isto não faz o menor sentido. Escutem o vídeo a seguir:

Muito da culpa de tudo isto é, além de obviamente da parcela racista dos sérvios, do juiz turco Huseyin Gocek. Ele deveria ter tido coragem e suspenso o jogo ao sinal da primeira provocação de maior expressão, solicitando apoio policial. Se nada fosse feito, cancelava a partida, o que ele tem autonomia para proceder. Mas preferiu se omitir.

"ERROU MAS ACERTOU": Lance inusitado no futebol de várzea em São Paulo

16 de outubro de 2012 2

O futebol de várzea em São Paulo já é uma instituição consagrada. Todo ano, dezenas de campeonatos amadores ou semi-profissionais com milhares e milhares de jogos espalhados na Região Metropolitana da capital paulista enlouquecem comunidades inteiras e causam emoção. Um grande parceiro de muitos anos, o Carlão Carbone, é especialista em acompanhar estes jogos.

Invariavelmente, nos finais de semana, o Carlão sai para fazer vídeos mostrando o amor ao esporte, personagens e lances bem inusitados…

Vejam então o vídeo deste domingo, pênalti derradeiroe da decisão zonal da Copa Kaiser Série B – Zona Sul, entre Festpan FC / Heliópolis x Associação Real Madrid / Paraisópolis, no campo do Anhanguera, 14/10/2012:

O canal de vídeos do Carlão tem 228 vídeos, canal chamado “Fragmentos da Várzea”: https://www.youtube.com/user/CarlaoCarbone/videos?view=0