Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de janeiro 2013

BIZARRO: Jogador atende telefone celular durante partida na Alemanha

25 de janeiro de 2013 3

Tá, a manchete era só para chamar a atenção.  Sim, realmente aconteceu, mas foi lá na sétima divisão do futebol alemão. No jogo SV Ems Jemgum 1×1 Fortuna Veenhusen, disputa da liderança da amadora Kreisliga, Matthias Hilbrands do Jemgum foi flagrado por um cinegrafista atendendo o celular durante o jogo, disputado no norte da Alemanha!

O legal é que a bola foi na direção dele e ele, com o telefone na mão, cometeu uma falta e levou amarelo! Se isto é comum por lá, não sei, mas o fato é que que nem sempre temos as imagens. Nesta temos:

Fair-Play em prova de atletismo: atleta deixa outro que errou o caminho ganhar!

24 de janeiro de 2013 0

Iván Fernández Anaya. Um atleta de cross-country espanhol e autor de uma cena maravilhosa no mês passado do mais puro espírito olímpico e do amor ao esporte. De 24 anos, ele estava em segundo lugar na prova de Cross-Country de Burlada, Província de Navarra na Espanha, quando viu o líder, o queniano Abel Mutai parar a 10m da linha de chegada.

Iván Fernández Anaya e Abel Mutai – Foto: captura de vídeo YouTube

Mutai, bronze nas Olimpíadas de Londres nos 3.000m, achou que já tinha ganho e estava cumprimentando o público. Ivan deu um pique, encostou ao lado de Abel e, mesmo com alguma dificuldade, conseguiu fazê-lo entender que ele não tinha ganho a prova ainda, inclusive indicando o caminho. Com alguns empurrões, Abel chegou na linha de chegada e venceu, e depois cumprimentou Iván.

O fato ocorreu mês passado, mas só fiquei sabendo hoje, graças a um post no facebook do amigo Andreas Muller. Fica aqui minha homenagem.

Confiram outras histórias como estas no Almanaque:

Estrela do Chelsea chuta gandula e é expulso: Swansea na final da Copa da Liga!

23 de janeiro de 2013 1

O Swansea City empatou em 0×0 com o Chelsea, atual campeão europeu, e se classificou para a final da Copa da Liga Inglesa, depois de vencer por 2×0 no jogo de ida em pleno Stamford Bridge. Será a primeira final de Copa do time de País de Gales, que joga pelos campeonatos da Inglaterra e está fazendo bonito na Primeira Divisão há duas temporadas (está em 9º lugar). Além da Copa da Liga e do Campeonato Inglês, o Swansea disputou a Copa da Inglaterra, competição na qual foi eliminado pelo Arsenal na 3º fase.

Chute de Hazard no gandula - Foto: Captura de TV

O jogo foi marcado por uma bizarra agressão da estrela belga Eden Hazard, quase ao final da partida. O gandula, uma criança, estava em cima da bola e deliberadamente atrasando o recomeço do jogo quando foi chutado por Hazard nas costelas. O árbitro Chris Foy expulsou Hazard, enquanto o gandula foi retirado de campo para ser atendido. Hazard deverá pegar uma punição pesada, mas o Swansea e também o garoto escaparam de uma punição:

O mais incrível é que o Swansea pegar na decisão em Wembley contra o Bradford City, time da QUARTA divisão e que eliminou, de maneira épica, o Arsenal e o Aston Villa no caminho para a decisão.

Internacional 2012: Os números finais, recordistas e mais dados estatísticos da temporada!

22 de janeiro de 2013 6

2012 foi um ano a ser esquecido pelo Internacional. Ou, em uma análise mais profunda, a ser lembrado, analisado e jamais repetido. Em uma temporada muito ruim, longe de qualquer protagonismo, o ano só se salvou por um título estadual, conquistado com muito sofrimento contra o Caxias, e uma campanha que não deixou o time com risco de rebaixamento na Série A.

Em uma temporada marcada pelo caos no Departamento de Futebol, três técnicos (Dorival Júnior, Fernandão e o interino Osmar Loss) sem resultados e uma quantidade absurda de lesões, saiu tudo errado no Beira-Rio. Na Libertadores, uma campanha vergonhosa com apenas 3 vitórias e 3 derrotas em 8 jogos, pior campanha entre os classificados para a 2º fase e eliminado imediatamente pelo Fluminense. No Brasileirão, um início mediano, uma boa recuperação em torno da 12º rodada e um desastre de segundo turno, deixando o time na pífia 11º colocação.

Damião comemorando com D'Alessandro, cena rara em 2012 - Foto:Diego Vara/Grupo RBS

Astro nas últimas 3 temporadas, D’Alessandro desmanchou-se em lesões e jogou muito pouco, assim como Kléber e Dagoberto, que inclusive deixou o clube. Assim como este último, outro reforço badalado fracassou, o uruguaio Diego Forlán que fez 5 gols em 19 jogos. Apenas dois jogadores tiveram um ano agradável: Fred, que se firmou no elenco principal e depois como titular, e o goleiro Muriel, acabando com a sina instável no gol colorado desde o ocaso de Clemer.

Damião terminou como o artilheiro do RS, com 24 gols, mas muito longe de 2011 e um longo jejum na reta final da temporada, seguido por Dátolo e Dagoberto, ambos com 10 gols. Nas assistências, o recordista foi Dagoberto com 11 passes para gol, Oscar com 9 e Fabrício e Jajá com oito assistências. Os jogadores que mais jogaram foram: Muriel (62 jogos), Índio (51), Nei (47), Rodrigo Moledo (42) e Élton (41 partidas)

NÚMEROS
Jogos: 69
Vitórias: 31
Empates: 20
Derrotas:18
Gols pró: 105
Gols contra: 65
Saldo: 40
Esquema tático mais usado: 4-4-2 por 42 vezes (em 16 jogos com 3 volantes), depois 4-2-3-1 por 24 vezes (em 5 jogos com 3 volantes)
Maior goleada: Internacional 7×0 Juventude, Campeonato Gaúcho
Pior derrota: Náutico 3×0 Internacional, Campeonato Brasileiro
Maior série invicta: 10 jogos
Maior sequência de vitórias: 4 jogos
Maior série sem vencer: 5 jogos
Maior sequência de derrotas: 4 jogos
Artilheiro: Leandro Damião, 24 gols
Maior assistente: Dagoberto, 11 assistências
Gol mais bonito: Dagoberto, São Paulo 1×1 Internacional, Brasileirão 2º turno.
Momento crucial da temporada: eliminação da Taça Libertadores para o Fluminense, na segunda fase
Decepção da temporada: Diego Forlán
Revelação da temporada: Fred
Contratação furada de 2012: Édson Ratinho
Contratação acertada de 2012: Ygor
Pior jogo: Juan Aurich 1×0 Internacional, Libertadores
Melhor jogo: Internacional 3×0 Atlético-MG, Brasileirão 2º turno
Momento brilhante: A virada sofrida contra o Caxias por 2×1 que deu o bicampeonato gaúcho

# Jogador Gols
1 Leandro Damião 24
2 Dagoberto 10
3 Dátolo 10
4 Oscar 6
5 Forlán 5
Fred 6
Gilberto 5
8 Fabrício 4
Jajá 4
4
11 Cassiano 3
D’Alessandro 3
Élton 3
14 Índio 2
Rafael Moura 2
16 Bolívar 1
Jackson 1
João Paulo 1
Josimar 1
Juan 1
Lima 1
Marcos Aurélio 1
Mike 1
Nei 1
Rodrigo Moledo 1
Sandro Silva 1
Tinga 1
28 Ygor 1
Bruno Aguiar (contra) 1
Total 105
# Jogador Assistências
1 Dagoberto 11
2 Oscar 9
3 Fabrício 8
Jajá 8
5 João Paulo 7
6 D’Alessandro 7
Fred 6
8 Leandro Damião 5
9 Dátolo 4
10 Nei 3
11 Élton 2
Kléber 2
Marcos Aurélio 2
14 Forlán 1
Gilberto 1
Guiñazu 1
Muriel 1
Otávio 1
Rodrigo Moledo 1
20 Ygor 1
Rebote/Roubada 16
Falta 5
Pênalti 2
Gol Contra 1
Total 105
Atleta/Jogo TOTAL
Muriel 62
Índio 51
Nei 47
Rodrigo Moledo 42
Élton 41
Dagoberto 40
Fabrício 40
Guiñazu 40
Leandro Damião 39
Kléber 32
Jajá 30
D’Alessandro 29
Dátolo 29
Fred 29
Bolívar 28
Bolatti 25
João Paulo 22
Marcos Aurélio 21
Sandro Silva 21
Oscar 20
Gilberto 18
18
Josimar 18
Ygor 17
Tinga 16
Forlán 15
Cassiano 13
Lucas Lima 13
Rafael Moura 11
Jackson 10
Mike 8
Maurides 7
Otávio 7
Édson Ratinho 6
Juan 5
Zé Mário 4
Dalton 3
Cláudio Winck 2
Eduardo Sasha 2
Fransérgio 2
Lima 2
Renan 2
Rodrigo Dourado 2
Romário 2
Thiago Santana 2
Agenor 1
Augusto 1
Bruno Smith 1
Dellatorre 1
Giovani 1
Guilherme Noé 1
Márcio 1
Rafael Pernão 1
TOTAL

Sub-20: Brasil e Argentina decretam vexame histórico e caem na 1º fase

19 de janeiro de 2013 2

Brasil e Argentina protagonizaram o maior fiasco da história dos Sul-Americanos Sub-20. O Brasil, atual tricampeão continental e campeão mundial, foi eliminado ontem ao levar 2×0 do Peru, com apenas uma vitória em 4 jogos. Já a Argentina deu um vexame ainda maior: sede do torneio, foi eliminada por antecipação e com apenas uma vitória em 4 jogos. Um fiasco do tamanho do continente, já que classificavam-se 3 dos 5 times de cada grupo.

A Seleção Brasileira, treinada por Émerson Ávila, mostrou o caos que temos nas categorias de base do futebol nacional. Do modelo com sucesso adotado por Mano Menezes, com Ney Franco de técnico do Sub-20 e coordenador do Sub-23, muito se perdeu com as mudanças na CBF.

Além da geração ser mediana, sem os talentos de Neymar, Oscar, Lucas Moura, entre outros, o técnico se mostrou perdido: insistiu em esquemas totalmente díspares entre si (ofensivo demais no 1º jogo, retranqueiro nos demais). A não-titularidade de Rafa Alcântara (depois de tanta briga para que ele jogasse pelo país) e Bruno Mendes (de final de temporada espetacular pelo Botafogo) foram outros dos problemas.

No caso da Argentina, campeã pela última vez em 2003 mas campeã mundial em 2007, o vexame é ainda maior. É o terceiro insucesso consecutivo em Sul-Americanos, pois em 2009 conseguiu a proeza de ser a 5º em 6 times no hexagonal final e ficar fora do Mundial, enquanto em 2011 ficou em 3º, foi pro Mundial (classificavam-se 4 times) mas fora das Olimpíadas de Londres.

Um vexame que faria qualquer país sério reestudar o que está ocorrendo em suas categorias de base e buscar alternativas.

Mas na CBF, comandada pelo ancião José Maria Marín, e na AFA, pelo eterno Julio Grondona? Esqueçam.

Brasil perdendo para o Uruguai - Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP

Goleiro italiano tem atuação antológica e faz 15 defesas contra a Fiorentina!

07 de janeiro de 2013 1

O goleiro Mattia Perin (tá, não sei se é parente) teve uma atuação simplesmente antológica na vitória de 2×0 do seu pequeno Pescara sobre a tradicional Fiorentina, em pleno estádio Artemio Franchi em Florença. Foi um show de defesas que garantiu a vitória e manteve o Pescara fora da zona de rebaixamento. Duas delas, ainda no primeiro tempo, são simplesmente espetaculares. Confira os melhores momentos da surpreendente vitória.

De acordo com o jornalista Braitner Moreira, Perin bateu o recorde na atual temporada européia em um mesmo jogo, considerando-se as cinco grandes ligas: 15 defesas. A atuação de Perin não é nenhuma novidade.

O jovem arqueiro de 20 anos, formado pelo Genoa, já foi inclusive convocado para a Seleção Principal da Itália, em agosto para o amistoso contra a Inglaterra. Está emprestado ao Pescara, mas já está sob o olhar de gigantes que estão com problemas no gol, como Milan e Internazionale.

RACISMO: Revoltado com insultos, Boateng sai de campo em amistoso do Milan

03 de janeiro de 2013 1

Uma nova página vergonhosa foi escrita no futebol italiano. O atacante ganês Kevin-Prince Boateng, do Milan, saiu de campo após ser repetidamente ofendido em um amistoso de inter-temporada contra o Pro Pátria, da Segunda Divisão italiana. Ao receber a bola e tentar um drible, Boateng foi ofendido.

Kevin Prince Boateng revoltado com o incidente de racismo - Foto de Alberto Lingria/AFP

Irritado, o jogador chutou a bola em direção aos torcedores e, após argumentar com o juiz, saiu de campo. Em solidariedade, os jogadores do Milan também abandonaram o amistoso. Grande parte do estádio aplaudiu a iniciativa do jogador e vaiou os ofensores. Vejam as imagens: