Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 4 março 2013

ESTATÍSTICAS - Dados e mais dados de Grêmio e Internacional desde 2005!

04 de março de 2013 7

Quando comecei a escrever o Almanaque Esportivo (lá em 2007, olhem o post de estréia), sempre me ressenti da ausência de dados básicos de estatísticas de Grêmio e Internacional:

Sendo assim, comecei um paciente e trabalhoso estudo sobre os dados da Dupla Gre-Nal. Primeiro contabilizei os resultados, mais gols e assistências. Desde 2011, ainda registro a escalação, para saber o desempenho dos atletas de maneira ainda mais organizada.

Exemplo das estatísticas disponibilizadas - Arquivo Pessoal

Também tenho outras estatísticas: uma de categorias de base,  outra de média de público e uma terceira com aproveitamento de times campeões brasileiros.

No primeiro, os resultados da Dupla Gre-Nal em quase todos os principais torneios desde a categoria Sub-10.

No segundo, os dados que consegui sobre média de público comparativa entre Grêmio e Inter nos Campeonatos Brasileiros.

Na planilha final, o aproveitamento dos times campeões brasileiros desde 1971: quem foi a melhor campanha da história? e a pior?

Aceito colaborações dos internautas!

Golaço de Forlán em Caxias lembra gols nas Copas de 2002 e 2010

04 de março de 2013 1

O golaço de canhota do uruguaio Diego Forlán, na vitória de 2×0 do Internacional sobre o Esportivo, me fez lembrar gols magistrais do atacante em Copas do Mundo. Ambidestro, Forlán sempre marcou muitos gols de fora da área, mas ainda não havia concluído assim no Internacional. Até este domingo, quando marcou duas vezes desta maneira.

Diego Forlán comemora o primeiro dos dois golaços contra o Esportivo - Foto: Mauro Vieira, RBS

O primeiro gol que me veio a mente foi no empate de 3×3 do Senegal com o Uruguai, Copa de 2002. Forlán marcou o primeiro na “remontada” da Celeste, insuficiente para a classificação mas mostrando um talento inegável:

Já em 2010 o gol foi tão bonito quanto. Na semifinal contra a Holanda, Forlán empatou o jogo com este chutaço, em jogo que os sul-americanos perderiam por 3×2: