Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 7 março 2013

Enquanto a CONMEBOL dá vexame, um belo exemplo de esportividade na Europa

07 de março de 2013 8

Enquanto a CONMEBOL hoje divulgou a lamentável decisão da retirada da punição ao Corinthians pelos incidentes que causaram a morte do boliviano Kevin Espada, de apenas 14 anos no jogo contra o São José em Oruro, um momento marcante de civilidade ocorreu ontem no jogo Juventus 2×0 Celtic Glasgow, pela Liga dos Campeões da Europa.

Dois torcedores, um italiano e o outro escocês, trocaram cachecóis pelo vidro de separação das torcidas. Vejam a bonita cena, ocorrida ontem em Turim:

Ninguém aqui está dizendo que os europeus são santos (apesar do histórico de excepcional comportamento dos escoceses em todas as competições).  Ao longo da história, as maiores violências em estádios de futebol e fora deles envolvendo este esporte ocorreram no continente europeu, fora os atos de fascismo, xenofobia e racismo.

Mas há esperança.

Para a CONMEBOL, a morte do garoto Kevin custou 210 mil dólares, 200 mil de multa ao Corinthians e 10 mil ao San José.  Inúteis, descompromissadas e desesperadas por valores financeiros, CBF e FIFA nada fazem para mudar esta triste realidade. Se vê algo diferente na UEFA, mas ainda é muito pouco.

Porém… Imagens como estas lembram que o futebol, afinal, não está perdido.

E que a humanidade ainda tem uma chance…

VEJA TAMBÉM