Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Enquanto a CONMEBOL dá vexame, um belo exemplo de esportividade na Europa

07 de março de 2013 8

Enquanto a CONMEBOL hoje divulgou a lamentável decisão da retirada da punição ao Corinthians pelos incidentes que causaram a morte do boliviano Kevin Espada, de apenas 14 anos no jogo contra o São José em Oruro, um momento marcante de civilidade ocorreu ontem no jogo Juventus 2×0 Celtic Glasgow, pela Liga dos Campeões da Europa.

Dois torcedores, um italiano e o outro escocês, trocaram cachecóis pelo vidro de separação das torcidas. Vejam a bonita cena, ocorrida ontem em Turim:

Ninguém aqui está dizendo que os europeus são santos (apesar do histórico de excepcional comportamento dos escoceses em todas as competições).  Ao longo da história, as maiores violências em estádios de futebol e fora deles envolvendo este esporte ocorreram no continente europeu, fora os atos de fascismo, xenofobia e racismo.

Mas há esperança.

Para a CONMEBOL, a morte do garoto Kevin custou 210 mil dólares, 200 mil de multa ao Corinthians e 10 mil ao San José.  Inúteis, descompromissadas e desesperadas por valores financeiros, CBF e FIFA nada fazem para mudar esta triste realidade. Se vê algo diferente na UEFA, mas ainda é muito pouco.

Porém… Imagens como estas lembram que o futebol, afinal, não está perdido.

E que a humanidade ainda tem uma chance…

VEJA TAMBÉM

Comentários (8)

  • gilberto diz: 7 de março de 2013

    O CONSELHO DE DISCIPLINA DA CONMEBOL, ACABOU DE DEFINIR O VALOR DE CADA VIDA HUMANA.
    AS TORCIDAS ORGANIZADAS(RECHEADAS DE MARGINAIS) DE TODOS OS TIMES DA AMÉRICA DO SUL, ESTÃO AUTORIZADAS A PRATICAR QUALQUER TIPO DE DEPREDAÇÃO E ASSASSINATOS EM ESTÁDIOS E SEUS ENTORNOS. BASTA PAGAR A CONMEBOL, O VALOR DE $ 200.000,00.
    QUE CONTINENTE POBRE DE ESPÍRITO. O DINHEIRO É MAIS IMPORTANTE QUE UMA VIDA HUMANA.

  • adriano cardoso diz: 7 de março de 2013

    O nome não é kevin espada?

  • adriano cardoso diz: 7 de março de 2013

    O nome não é kevin Espada?

  • ANTONIO CARLOS diz: 8 de março de 2013

    QUE VERGONHA!!! BEM O QUE SE PODERIA ESPERAR DE UM CLUBE EM QUE UM EX PRESIDENTE, QUE SE ELEGEU COM FALSAS PROMESSAS A TRABALHADORES E QUE MANTEVE SEU GOVERNO E DE SUA SUCESSORA COM “BOLSAS ESMOLAS” DEMAGÓGICAS E ALIANÇAS COM FACÇÕES E PESSOAS CORRUPTAS (EM NOME DE GOVERNABILIDADE), É O SEU PRINCIPAL E BENEMÉRITO TORCEDOR, CHEGANDO AO CUMULO DE FINANCIAR UM ESTADIO DE FUTEBOL (COM DINHEIRO PUBLICO) E “ARRANJAR” UM POLPUDO PATROCINIO DE UM BANCO TAMBEM PUBLICO! É CLARO QUE APESAR DE FICAR CLARO QUE ARRUMARAM UM BODE EXPIATÓRIO PARA O CRIME (CONFESSOU O QUE NÃO COMETEU EM TROCA DE FAVORES ECONOMICOS – CRIME DE FALSO TESTEMUNHO???), DEVE TER HAVIDO INTERFERÊNCIA DAS ESFERAS GOVERNAMENTAIS PARA QUE O DESFECHO FOSSE A VERGONHA QUE SE VIU! A SUCESSORA DO LULA TAMBEM INTERFERIU NO CASO DO CONTRATO COM A ANDRADE GUTIERREZ, QUE DE UMA HORA PARA OUTRA FOI ACEITO SEM RESERVAS (NO MINIMO ESTRANHO)! QAUNTO A “PUNIÇÃO” AO CORINTHIANS, MESMO QUE TIVESSE SIDO MANTIDA, TERIA SIDO BEM BRANDA, POIS TENTANDO SE DEFENDER A DIRETORIA CORINTIANA DISSE QUE O CLUBE NÃO ERA CULPADO PELA AÇÃO DA GAVIÕES DA FIEL, MAS EM MOMENTO ALGUM ESTA DIRETORIA RECRIMINOU ESTES BANDIDOS NEM TOMOU QUALQUER MEDIDA PUNITIVA CONTRA ELES, OU SEJA CALOU-SE. E QUEM CALA CONSENTE E CONCORDA COM O BANDITISMO!!

  • Juliano diz: 8 de março de 2013

    Uma pequena correção. A morte não custou R$ 210 mil. Na verdade, para a CONMEBOL, a morte rendeu R$ 210 mil. Ou será que o dinheiro será revertido para a família do menino?

  • VILSOM ROBERTO FREITAS diz: 8 de março de 2013

    Poderia a torcida do bi-rebaixado dar exemplo de civilidade , não quebrar o proprio estadio quando não tem do adversario para quebrar ,falando mal do corinthians se aqui tem a torcida do gremio q é uma das violentas do pais.

  • ANTONIO CARLOS diz: 8 de março de 2013

    Ao Vilson R de Freitas: Não diga besteiras! Uma coisa é uma desavença entre facções de torcida, algo que tambem já aconteceu com moderada gravidade na torcida dos bambizinhos vermelhos, acho que vc se esqueceu da ocorrência no jogo festivo do Fabiano no Beira lixo, onde um torcedor (das torcidas organizadas como sempre) foi esfaqueado por um lider de torcida! Esqueceu? Ou será que tu só te lembra do que te interessa? E mais se tu gosta tanto de paulista, te casa com um deles! Prá teu governo, a torcida gaviões da fiel e outras torcidas organizadas do Corinthians são um bando de marginais. Eu presenciei a destruição de bares e lancherias em frente ao Gigantinho, na Av Padre Cacique feita pela torcida do Corinthians quando da decisão em Porto Alegre do Campeonato Brasileiro entre Corinthians e Internacional, isso tu não viu!! Teriam que acabar com estes marginais infiltrados nas torcidas dos times (inclusive a do teu time), que vivem sustentados com dinheiro dado pelas diretorias em troca de apoio (acontece no Grêmio, no Internacional, no Corinthians e em qualquer time grande do País! Achei muito certa a manifestação do Presidente do Palmeiras, que falou que se as torcidas organizadas do clube quisessem voltar a ter qualquer espécie de dialogo ou benesse do Palmeiras, teriam que apontar os agressores e entrega-los à Policia! Por acaso a Diretoria do Corinthians em algum momento condenou o ato (e não foi um ato simples, foi um assassinato) da Gaviões da Fiel? Afinal que tanto poder tem estes bandidos sobre o Clube? Então garoto, reflete bem antes de estabelecer comparações, uma briga entre torcedores é condenavel, mais daí a resultar em morte é muito diferente! Quando não se tem o que falar é melhor ficar calado!

Envie seu Comentário