Não tem sido lá grandiosa a participação brasileira até o momento na Copa Libertadores 2013. O único invicto é o Atlético-MG, e times como São Paulo e Palmeiras fazem campanhas tenebrosas. Porém historicamente os números são bem melhores.
Selecionei os nove brasileiros campeões da Libertadores (pela ordem de títulos: Santos, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Vasco, Palmeiras, Internacional e Corinthians) e tirei alguns números interessantes. Vamos à eles (dados atualizados até o início da Libertadores 2013, exclusive)?
O São Paulo, tricampeão e tri-vice campeão, é o recordista em jogos e vitórias, mas cabe ao Palmeiras o maior número de gols pelos brasileiros. O melhor aproveitamento é do Cruzeiro, e o pior é do Vasco da Gama. Campeão invicto, o Corinthians tem a maior sequência sem derrotas: 16 partidas, na última edição. Já o Vasco tem o recorde negativo: 10 jogos sem vencer nas edições de 1985 e 1990, consecutivamente.
Os dados completos estão nesta planilha do Excel, compartilhada no Google Drive
- Maior número de títulos: São Paulo e Santos, 3 títulos cada
- Maior número de participações entre os campeões: São Paulo, 15 disputas
- Menor número de participações entre os campeões: Vasco da Gama, 8 disputas
- Maior número de jogos: São Paulo, 149 jogos
- Maior número de vitórias: São Paulo, 77 vitórias
- Maior número de gols: Palmeiras, 255 gols
- Melhor aproveitamento entre os brasileiros campeões: Cruzeiro, 65%
- Pior aproveitamento entre os brasileiros campeões: Vasco da Gama, 51%
- Maior goleada: Santos 9×1 Cerro Porteño, 1962
- Pior derrota: Santos 0×5 Flamengo, 1984 e Grêmio 5×0 Palmeiras, 1995
Fiz um levantamento também envolvendo os confrontos nacionais: ou seja contra que países cada time brasileiro campeão da Libertadores já atuou na história. Entraram as 10 Federações da CONMEBOL mais o México, que participa desde 1998.
O Inter jamais enfrentou times chilenos, enquanto o Corinthians nunca jogou contra peruanos. Já o Vasco da Gama não enfrentou times bolivianos. O Grêmio é o único a perder para todos os países. O Inter só se escapa pois nunca perdeu para bolivianos.
Somente grêmio e Inter conseguiram a proeza de perderem para times da Venezuela (terra do Hóquei). Este é um retropecto que não inveja ninguém.