Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cruzeiro faz história! Primeiro time gaúcho a ganhar no Beira-Rio e também na Arena!

29 de março de 2013 9

“Matador de Gigantes”. Assim podemos chamar o Cruzeiro, tradicionalíssimo time de Porto Alegre que completou 100 anos na última temporada. Ele entrou para a história da Arena do Grêmio ao se tornar o primeiro time brasileiro e gaúcho a vencer o Grêmio em seu novo estádio. O 2×1 desta quinta-feira pelo Campeonato Gaúcho foi a segunda derrota gremista na nova casa, a primeira em uma competição nacional (a outra foi para o Huachipato pela Copa Libertadores em fevereiro).

Só que isto não é uma façanha isolada do time da Zona Norte de Porto Alegre, que está se transferindo para Cachoeirinha. O Esporte Clube Cruzeiro também foi o primeiro time gaúcho a vencer o Internacional no estádio Beira-Rio! Isto ocorreu no dia 1º de maio de 1970, no 16º jogo colorado em seu novo estádio pelo Campeonato Gaúcho e o placar foi de 1×0 para o Cruzeiro.

Cruzeiro foi o 1º gaúcho a ganhar no Beira-Rio e também na Arena! - Foto: Ricardo Duarte, Agência RBS

O mando de campo era do Cruzeiro, mas por questões óbvias de público o jogo foi disputado no Beira-Rio. O Inter jogou inclusive com seu treinador reserva, Marco Eugênio, ao invés do titular Daltro Menezes, e um time bem descaracterizado. Isto porque o time titular estava fazendo uma série de amistoso no Peru, e havia vencido dois dias antes a então fortíssima Seleção Peruana por 2×0 em pleno estádio Nacional de Lima.

A derrota ocorreu na 42º partida do Inter no Beira-Rio. Antes deste jogo, o Inter já havia perdido outras quatro partidas no Beira-Rio, então com 13 meses de existência: para as Seleções da Hungria e Uruguai (em amistosos, obviamente) e para o Flamengo e Portuguesa (ambos no Robertão 1969).

Para garantir a confiabilidade da informação, fiz uma pesquisa bem apurada para isto e utilizei duas fontes diferentes: banco de dados próprio e o site RSSSF Brasil. Correções são bem-vindas!

Comentários (9)

  • Fabio diz: 30 de março de 2013

    Ótima matéria, mas o nome certo é Esporte Clube Cruzeiro, cagou tudo mané!

  • Fábio diz: 30 de março de 2013

    No perfil diz profundo estudioso dos esportes, mas erra feio o nome do time! “Sabe tudo”…

  • Fabio diz: 31 de março de 2013

    … A diferença entre os bons e os ruins está nos detalhes! O nome correto do clube é um detalhe! Erro grotesco que fez uma bela matéria virar uma M… E não adianta ficar brabinho e me chamar de mal educado, pois vc só corrigiu porque enviei os comentários, do contrário estaria errado até agora!!! Zé Mané!!!

  • Clovis diz: 31 de março de 2013

    Ótimas informações! O Cruzeirinho tem feito suas travessuras com a dupla gre-nal. O sr. Fábio poderia ser menos estúpido e mal educado.

  • PAULO RICARDO diz: 1 de abril de 2013

    MUITO BOA A INFORMAÇÃO….
    QUANTO AO FABIO….. FALA SERIO
    A DIFERENÇA ENTRE AOS BONS E RUINS É QUE OS BONS SABE CRITICAR… E TEM EDUCAÇÃO…

  • Coicenospeito diz: 1 de abril de 2013

    Fábio, quem está pisando feio na bola é você. A pesar de torcer para o maior rival do Alexandre acompanho e reconheço a importante contribuição que ele dá ao debate, sempre em alto nível, para melhorar o futebol, deixe sua falta de cordialidade de lado.

  • Servio diz: 2 de abril de 2013

    Alexandre, sinceramente, ignore os comentários maldosos e não crie um clima
    de conflito com os leitores. Pode ter certeza que teus leitores vão identificar a falta de educação dos outros. Simplesmente agradeça pela visita e faça a correção quando esta for sugerida. Sei que ninguém tem sangue de barata, mas você escreve para as pessoas lerem, o fato de um ou outro invejoso não gostar não desvaloriza o teu empenho e faz parte do processo. Abraço!

  • flavio paiani leite diz: 24 de junho de 2013

    ótima matéria, eu não sabia dessa vitória sobre o inter
    sou de são borja e la existia o cruzeiro a muito tempo atrás. agora moro quintao estou organizando uma torcida aqui na praia.

Envie seu Comentário