A 'touca' virou: Juventude virou carrasco do Grêmio e freguês do Inter nos últimos 5 anos
29 de abril de 2013 21A decisão do próximo domingo entre Internacional e Juventude, que vale o título da Taça Farroupilha, também vale o título do Gauchão antecipadamente para o time de Porto Alegre. E talvez consagrar de vez a mudança que ocorreu nos últimos cinco anos, quando o Juventude não assusta mais o Inter e tem atormentado a vida do Grêmio. Mais um capítulo no último sábado, quando o Grêmio foi eliminado do Gauchão pelo time de Caxias do Sul nas penalidades. Uma mudança do que víamos até pouco tempo atrás…
Tudo começou nos anos 90. Qualquer jogo entre Internacional e Juventude era cercado de muita expectativa. O “Juve-Nal” era quase sempre um dos jogos mais importantes. A derrota na final do Gauchão de 1998 e, principalmente, a humilhação na semifinal da Copa do Brasil de 1999, além de outras derrotas nas competições geraram uma rivalidade acirrada. Com o Grêmio, parecia o oposto: além do Juventude ter perdido todas as finais para o Tricolor (Gauchões de 1996, 2001 e 2007), ainda foi eliminado diversas vezes, inclusive de mata-matas do Brasileirão no qual tinha vantagem do mando de campo (2002).
Porém os últimos 5 anos mostram uma mudança significativa nos resultados. Tudo começou com as quartas-de-final do Gauchão daquela temporada. O Grêmio foi eliminado pelo Juventude em pleno Olímpíco, depois de vencer fora de casa no Alfredo Jaconi. Naquele mesmo ano, o Inter enfiou assombrosos 8×1 no mesmo Juventude e foi campeão estadual. Deste momento em diante, o Grêmio tem mais derrotas que vitórias contra o Juventude, e o Inter não perdeu mais. Desde aquela calorenta tarde de domingo em maio, quando o centroavante Mendes arrasou o time treinado por Celso Roth em um Olímpico lotado, esta rivalidade mudou de lado.
Jogo da virada: Grêmio 2×3 Juventude, quartas-de-final Gauchão 2008 – Grêmio eliminado
2009
Grêmio 2×0 Juventude
Grêmio 2×0 Juventude – Juventude eliminado 1º turno
2010
Juventude 1×2 Grêmio
2011
Juventude 3×2 Grêmio
2012
Juventude 2×1 Grêmio
2013
Juventude 2×1 Grêmio
Juventude (5)1×1(4) Grêmio – Grêmio eliminado do 2º turno e do Gauchão.
TOTAL: 8J, 3V Grêmio, 4V Juventude, 1E, 13 gols Grêmio, 12 gols Juventude
No mesmo período, o Internacional brilhou contra o Juventude e acabou com a sina de “touca”. O Colorado vinha de três derrotas seguidas para o Juventude no Gauchão daquele ano: 1×0 no Beira-Rio, 3×0 em Caxias e 1×0 no Alfredo Jaconi, partida de ida das finais do Gauchão daquele ano. Em uma atuação épica, o Colorado enfiou 8×1 no Juventude, 4 gols em cada tempo e com direito a gol do goleiro Clemer no finalzinho da partida. De lá para cá, nenhuma derrota e apenas um único empate. O Juventude foi eliminado em dois mata-matas.
Jogo da virada: Internacional 8×1 Juventude, finalíssima Gauchão 2008 – Inter campeão
2009
Juventude 3×3 Internacional
2010
Internacional 5×0 Juventude
Internacional 2×0 Juventude – Juventude eliminado 1º turno
2011
Internacional 3×1 Juventude
Juventude 1×2 Internacional – Juventude eliminado 2º turno e do Gauchão.
2012
Internacional 7×0 Juventude
2013
Internacional 4×1 Juventude
TOTAL: 9J, 8V Inter, 1E, 34 Gols Inter, 7 gols Juventude
Nada disso importa agora. São 90 minutos que decidirão o caminho mais curto para o tricampeonato do Inter ou, talvez, a possibilidade do Juventude levantar o caneco. O passado recente é importante contudo o foco não deve ser desviado. O Inter para ganhar vai ter de merecer e o Juventude não será uma galinha morta. Está invicto não sei a quantos jogos em seu estádio e jogará sua vida para recuperar um status perdido. O Inter terá de mostrar a que veio. será sempre assim…
SÓ NOS RESTA TORCER PARA O JUVENTUDE E SE NÃO CONTRATARMOS OS MEIAS, O TIME SERÁ O “MEIA SOLA” DE 12 ANOS ATRÁS………………………………
Acho que o nobre colunista está um pouco enganado, talvez pelo fato de não estar acostumado a comentar esportes, sómente quando o Inter vence e está bem. Quem perdeu por 8X1 para o Inter foi o Caxias e não o Juventude. Voce mesmo relaciona abaixo de sua coluna que o jogo foi 7 X 0. Lembro dos Ju 4 X 0 Inter no Beira-Rio, pela Copa do Brasil ganha pelo Ju
Paulo. O Juventude também perdeu pro Inter. Olha o vídeo acima. O oitavo gol foi DO GOLEIRO CLEMER! Inter campeão gaúcho de 2008.
O Viegas está perdidaço. Primeiro que o Perin comenta futebol sempre, mesmo (talvez até mais) quando o Internacional está mal. Segundo porque qualquer um lembra dos 8 a 1 sobre o Juventude com gol de pênalti do Clemer (o oitavo). Terceiro porque tem o vídeo dos 8 a 1 no post. E daí amigo? Hora das desculpas, correto?
Não ia comentar, mas o amigo Paulo Viegas ali não me deixou ficar no anonimato.
Querido Paulo, antes de tentar tirar uma onda com o colunista ou com quem quer que seja, pesquise, busque a devida informação. Existe o Google para facilitar tua vida..
Então, querido Paulo “Alienado” Viegas, o colorado meteu sim seus 8×1 no Juventude na final do gauchão de 2008. Os mesmos 8×1 foram sacramentados no Caxias, entretanto na final do gauchão do ano seguinte, 2009.
Então meu velho, pesquisa antes de querer tirar um sarro com os outros, ok?!?
Abraço! William
Como o fanatismo cega os gremistas… Sr. Paulo R. Viegas, você deveria acompanhar esportes, não somente quando o Grêmio perde e vai mal. Dia 4 de maio de 2008 aconteceu a final do Gauchão daquele ano, abaixo segue a ficha técnica da partida:
Ficha Técnica
Internacional 8 x 1 Juventude
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS
Renda: R$ 526.650,00.
Público: 42.866 (38.210 pagantes).
Árbitro: Carlos Simon
Cartões amarelos: Danny Morais, Orozco (Inter); Juan Perez, Nunes, Élvis, Mendes (Juventude)
Gols: Danny Morais, aos 25), Fernandão aos 29 e aos 31, Alex aos 37 minutos do 1º tempo. Fernandão, aos 4, Nilmar aos 8, Índio (contra) aos 11, Índio aos 32min, Clemer aos 45 minutos do 2º tempo.
Internacional
Clemer; Bustos (Jonas), Índio, Orozco e Marcão; Danny Morais, Guiñazu, Magrão e Alex (Andrezinho); Fernandão (Iarley) e Nilmar
Técnico: Abel Braga
Juventude
Michel Alves; Élvis (Leandro Cruz), Nunes, Laerte e Márcio Goiano (Zezinho); Hércules (Maycon), Juan Perez, Lauro e Hélder; Ivo e Mendes
Técnico: Zetti
O colega Paulo está tão interessado em dar indiretinha contra os resultados do único clube gaúcho a ganhar algo nos ultimos 10 anos, que se confundiu e atribuiu a confusão ao jornalista.
O Perin está, como sempre, certo em sua pesquisa. O Inter ganhou sim do Ju, E TAMBÉM do Caxias, por 8 a 1.
Recordar é viver! PAULO VIEGAS, veja com seus próprios olhos
paulo r. viegas – creio que está muito enganado, pois o Inter meteu 8×1 no Juventude em 2008, ( gol do Juventude foi contra do Índio, 3 do Fernandão, Alex, Danny Moraes, Nilmar, Clemer, e Índio), e em 2009 meteu 8 x 1 no Caxias, sento 7 só no primeiro tempo. Contra fatos não há argumentos. Tem um video postado com todos os gols.
Acho que o nobre leitor, Sr. paulo r. viegas, que está enganado. Talvez pelo fato de não estar acostumado com finais, títulos, bom futebol e goleadas… O Inter ganhou do Ju de 8 x 1 na final de 2008. Ganhou também do Caxias pelo mesmo sonoro placar, um ano depois, 2009, para não ficarem com inveja do Ju e não haver discórdia na serra!!! Aliás uma das estatísticas mais vexatórias pra os gremistas é que de 2000 para cá, 2013, em 14 finais o grêmio chegou em apenas 6!!!!!!!!!!!!!!!!! POUTSSSS!!!! (Antes de mais nada o papo de não querer gaúchão não cola nunca, para nenhum dos lados)
paulo r. viegas,
quem está enganado ou não acompanha o futebol da aldeia é o Sr.
Em 2008 o Colorado aplicou o sonoro 8×1 no Juventude e no ano seguinte repetiu o mesmo placar no rival Caxias (pra ninguém ficar com ciuminho).
Caro Paulo Viegas:
Percebe-se, pelo seu comentário, que você é gremista. Por conta disto, talvez, não se recorde do fato de o Inter ter sido campeão em 2008 com o referido 8×1 sobre o Juventude e, no ano seguinte, novo 8×1, este sim sobre o Caxias.
De toda forma, de nada vale isto no domingo, afinal o jogo inicia-se em 0×0, mas acredito em uma vitória do meu Colorado, mas simples, aposto no 2×1.
Sr. Paulo Viegas… ou tua memória é muito fraca, ou tu deve ser gremista… pois não lembrar dos 8×1 que o inter meteu no Polentude em 2008 é sacanagem… o Caxias tbm teve o mesmo destino em 2009 tomando 8×1 tbm… que poderia ser bem mais, caso o Tite não pedisse para os jogares parar de fazer gols. Os 7×0 no Polentude ano passado foi o jogo em que o Dátolo cobrou o escanteio rápido pela primeira vez e que o Jajá entrou e acabou com o jogo dando pinta que era craque.
Caro Paulo Viegas!
O INTER ganhou de 8 x 1 dos dois times de Caxias.
INTER 8 x 1 Caxias – 19/04/2009
INTER 8 x 1 Juventude – 04/05/2008
Abraços!
paulo r. viegas, creio que o nobre cidadão está equivocado, talvez pelo fato de não estar acostumado a acompanhar os jogos do Inter…
O Inter enfiou 8×1 no Juventude sim. Eu estava no jogo (assim como estava no 7×0 do ano passado). Foi somente no ano seguinte que o Inter enfiou 8×1 no Caxias, na final do 2º turno.
Os 4×0 do Ju foi em 1999, a 14 anos atrás, esta estatística é de 5 anos para cá…
Prezado Paulo, pelo visto quem nao esta acostumado em comentar esporte é você que é gremista e que não ganha nada a séculos. O inter fez 8 x 1 tanto no juventude quanto no caxias, inclusive o do juventude tem um video abaixo com os gols. Comentário infeliz o seu.
Paulo, o Juventude perdeu sim por 8 x 1 do Internacional conforme o vídeo acima na final do gauchão de 2008, depois de vencer o inter em caxias por 1 x 0 no primeiro jogo.
O Caxias também tomou 8 x 1 do inter na final do 2º turno do gauchão (taça Fernando Carvalho) 1 ano depois. Agora, dizer que o colunista não estar acostumado a comentar sobre esporte, aí é sacanagem mesmo. Você que só lembra dos 4 x 0 do juventude no inter pela Copa do Brasil deveria se atualizar mais sobre o teu time e vai ver que depois disso só levaram a pior contra o inter…ahh e pra refrescar um pouquinho, os 7 x 0 forma ano passado.
Acho que o Paulo viegas tem a memória curta, não se dedicou a estudar a história e ainda quer criticar os outros.
O juventude levou 8 x 1 no segundo jogo da final do campeonato gaúcho de 2008 o Caxias na final do segundo turno de 2009. Os dois times levaram 8×1.
Srs. COLORADOS que tanto comentaram contra o sr. Paulo Viegas.
Vcs estão muito equivocados em malhar ele tanto por conta desse erro.
Como vcs querem que alguém que não sabe o que é um título a tantos anos, e que nem o nosso querido cafezinho consegue, queira entender e saber alguma coisa de futebol?
É muito para eles. Complica quando só assistem a nós COLORADOS CAMPEÕES DE TUDO DE PRIMEIRA levantando taças e mais taças. Realmente ele não teria como lembrar de um resultado assim, quando tem tantos outros, e muito mais importantes que nosso INTERNACIONAL venceu nesse século, se tornando simplesmente o MAIOR CLUBE BRASILEIRO E DAS AMÉRICAS do século XXI.
Então caros COLORADOS, perdoem-no. Ele não sabe o que diz.
Lembro da época, falavam que o Ju era toca do Inter e amolecia para o Gremio. Puro engano, grande parte disso foi na época de ouro do Grêmio e de vacas magras do Inter. Na mesma época o Gremio ficou invicto em muitos Grenais…. Abraços
Boa noite, cá estou eu um gremista fanatico! Este gremio que tantos orgulho nos deu por muito tempo, mas hoje nossa realidade é diferente, estou escrevendo para verificar se estou correto de minha opniao.
Nosso velho e querido olimpico, por mais que estava velho era nosso. Agora a Arena que não posso escrever nossa arena que nunca vai ser nossa, pois o gremio não vai ter condições de pagar, ou monta time ou paga o estadio (o local de escolha para construção foi pessimo, mas enfim não é do gremio mesmo).
Nosso time, acredito ser um dos melhores que já montamos nos ultimos anos, mas me parece um time de video game, muita estrela e nada de time. Gosto muito do presidente atual do nosso querido gremio, mas tenho medo que estas contratações nos traga problemas futuros, pois de onde estamos conseguindo dinheiro para contratar?! Nosso tecnico foi bom, mas atualmente é um tecnico mediano nada alem disto.
Nossa torcida sempre foi a mais bonita, mas hoje estamos com muitos problemas, brigas entre proprios torcedores do nosso time, algo errado esta acontecendo isto não pode ser normal. Hoje acompanho as noticias e comentarios entre amigos, eu particularmente não tenho coragem de comentar muito sobre o gremio, pois já se foi o tempo qe podiamos falar e boca cheia, hoje nosso rival esta bem, com um tamanho igual ao gremio com uma estrutura nivel são paulo, corinthians..
Nosso Rival, vejo nossa torcida sempre comentando, por mais eu é remendo o estadio beira do lago os morangos tem estadio, estadio com historia. Os morangos nos ultimos 10 anos estão a nossa frente e isso não se pode negar, nossa torcida é muito fanatica e as vezes não encherga mais vale esta reflexão, esta reflxão é para o nosso bem, para aqui 10 anos voltar a ser o IMORTAL GREMIO, caso contrario vamos ter de torcer para o Cruzeiro de Poa.
Então cá estou eu, preocupado com o nosso time, nossa torcida, nossas contas e a arena.
SAUDAÇÕES TRICOLORES PARA MAIS UM ANO QUE NÃO APOSTO MUITO EM NOSSO TIME.
João Nogueira – Socio Gremista