Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Almanaque Esportivo - Nova fase

14 de agosto de 2013 6

Prezados,

Com este aqui foram de 1500 posts e mais de 7000 comentários aqui no Almanaque Esportivo desde a estréia, dia 27 de agosto de 2007. Na época, convidado pelo André Roca para contar histórias diferentes da mesmice. Nestes seis anos aprendi muito, contei histórias, criei polêmicas, informei, me diverti. E, acima de tudo, criei amigos e conheci pessoas que curtem este tipo de informação. O blog passou pelo ClicEsportes e depois a Zero Hora.com.

Agora, o convite para um novo projeto. Ao final deste mês, o blog passa para a Rádio Atlântida e será uma coluna fixa do “Blog do Bola“, do já consagrado “Bola nas Costas”.

Já o conteúdo novo envolvendo o Almanaque Esportivo está sendo entregue em um endereço próprio: http://www.almanaqueesportivo.com.br 

O legado, o histórico do blog, continuará disponível nos links dos blogs da Atlântida.

 

Conto com vocês.

Alexandre Perin
@a_esportivo
alexandre.perin@gruporbs.com.br

BID DA CBF: Inter tem 144 jogadores, Grêmio tem 121 atletas

13 de agosto de 2013 7

O Inter é um dos tmes brasileiros com mais jogadores entre os times da Série A do Brasileirão no BID da CBF, que reúne os jogadores aptos para atuar em competições nacionais, sejam profissionais ou amadores. São 164 144 atletas (houve uma confusão no site da CBF que misturava o BID do Inter com o do Inter-SM, corrigda pela T.I. da CBF)  ao todo pela equipe de Porto Alegre. Estes números são inflacionados pelo fato do colorado ainda ter o time B.  O Grêmio é o sexto colocado, com 121.

BID da CBF – Reprodução http://www.cbf.com.br

Os dados foram compilados pelo jornalista paranaense Cauhê Miranda e estão atualizados até o dia 24 de julho deste ano. Me surpreendeu que o Corinthians seja o segundo e a redução drástica nos números do Atlético-PR, que já chegou a ter mais de 200 jogadores no BID e agora tem apenas 91.  Dica de post do amigo Franco Cruz.

CONFIRA O RANKING COMPLETO (dados de 24/07)

1. Corinthians – 149
2.Internacional – 144 (agora a correção)
3. Bahia – 135
4. São Paulo – 135
5. Atlético-MG – 122
6. Grêmio – 121
7. Fluminense – 112
8. Cruzeiro – 101
9. Coritiba – 98
10. Vasco – 96
11. Vitória – 95
12. Santos – 94
13. Flamengo – 92
14. Atlético-PR – 91
15. Botafogo – 91
16. Goiás – 69
17. Ponte Preta – 67
18. Náutico – 66
19. Criciúma – 60
20. Portuguesa – 53

Inter completa 50 jogos sem pênaltis marcados em partidas do Campeonato Brasileiro!

11 de agosto de 2013 8

Após o decepcionante empate em 2×2 com o Atlético-PR, que fez o Internacional marcar passo e ficar fora do G4, uma marca intrigante acabou se confirmando. O Colorado não tem uma penalidade marcada a seu favor há exatos 50 jogos de Campeonato Brasileiro, ou 21 meses. São 12 jogos na Série A 2013 e mais toda a Série A 2012.

D'Alessandro comemora último gol de pênalti do Inter em Brasileiros, 2011 - Foto: Alexandre Lops, site oficial do Internacional

D’Alessandro comemora último gol de pênalti do Inter em Brasileiros, 2011 – Foto: Alexandre Lops, site oficial do Internacional

 

O último pênalti em favor do Colorado foi 2011, ainda sob comando de Dorival Júnior na rodada final do Campeonato Brasileiro em um Gre-Nal. Na ocasião, Oscar foi derrubado por Fábio Rochemback, penalidade batida e convertida por D’Alessandro e que garantiu a vitória por 1×0 contra o Grêmio e o Internacional na Libertadores 2012. Confiram o lance:

Leandro Damião marca gol de Gre-Nal no quarto estádio diferente: Carlitos é o recordista

10 de agosto de 2013 2

Ao empatar o clássico Gre-Nal 397 na semana passada, o centroavante colorado Leandro Damião  fez seu sexto gol em clássico. Mais do que isto, Damião se igualou a Nilmar como jogador a marcar gols em clássicos por quatro estádios diferentes.  Ambos fizeram gols no Beira-Rio, Olímpico e Colosso da Lagoa. A diferença é que Damião fez na Arena e Nilmar na Montanha dos Vinhedos.

O recordista histórico é Carlitos, maior artilheiro dos Gre-Nais com absurdos 42 gols, e que marcou gols em cinco estádios diferentes nos anos 40: Estádio dos Eucaliptos, Campo da Timbaúva, Baixada, Passo D’Areia (São José) e Montanha (antigo estádio do Cruzeiro-POA)

5 ESTÁDIOS

  • Carlitos: Estádio dos Eucaliptos, Campo da Timbaúva, Baixada, Passo D’Areia e Montanha

4 ESTÁDIOS

  • Nilmar: Beira-Rio, Montanha dos Vinhedos (Bento Gonçalves), Olímpico e Colosso da Lagoa (Erechim)
  • Leandro Damião: Beira-Rio, Olímpico, Colosso da Lagoa (Erechim) e Arena do Grêmio.

SURPRESA: Time turco de basquete cai em "pegadinha" em concerto de música clássica

10 de agosto de 2013 3

O time do Analodu Efes, 13 vezes campeão turco de basquete e um dos mais tradicionais clubes do cenário europeu, participou de uma ação sensacional de marketing. Os atletas foram convidados para um concerto de música clássica.

Meio a contragosto, metade do time principal assistia a peça quando uma surpresa sensacional aconteceu… Vejam vocês mesmos:


Anadolu Efes Sports Club Gets Caught by Surprise por AnadoluEfesSK

A música que foi tocada pela orquestra e cantada pelas pessoas que se levantaram se chama “Senden Daha Güzel“, um símbolo da torcida nos jogos do Analodu.

Basquete na Turquia é uma coisa insana exatamente como no futebol.Vejam a loucura dos torcedores do Galatasaray em um jogo da Liga Turca:

INACREDITÁVEL F.C. - Flamengo leva gol de cabeça do goleiro Lauro, dez anos depois de levar dele também!

07 de agosto de 2013 0

Incrível o que ocorreu no jogo Flamengo 1×1 Portuguesa, nesta quarta-feira pelo Campeonato Brasileiro. O goleiro Lauro, do Inter e que está emprestado para a Portuguesa, foi para o ataque e fez um gol de cabeça em cobrança de escanteio aos 48 do segundo tempo, empatando o jogo no finalzinho. Mais incrível ainda é que este foi o segundo gol de cabeça da carreira do arqueiro, marcado no estádio Mané Garrincha em Brasília.

O que torna isto surreal é que o outro gol de cabeça de Lauro também ocorreu contra o Flamengo!!!

Foi em 2003, no jogo Ponte Preta 1×1 Flamengo também pelo Brasileirão mas em Campinas, no sempre temível Moisés Lucarelli. Há exatos dez anos e quatro dias, no 03 de agosto de 2003, o então jovem Lauro fez o gol de empate! Na ocasião, o lance em um jogo tumultuado ocorreu aos 52 minutos do segundo tempo. Waguinho cobrou escanteio e Lauro, no primeiro poste, fuzilou de cabeça o arqueiro Júlio César (sim, o titular da Seleção Brasileira). Revejam o lance:

Como Lauro lembrou bem hoje, na ocasião o time treinado por Abel Braga escapou do rebaixamento por um mísero ponto na última rodada. Ameaçada pelo rebaixamento, a torcida da Portuguesa torce para o gol pé-quente manter o time na Série A em 2014.

GRE-NAL 397: Números, números e mais números dos últimos dez anos

02 de agosto de 2013 0

O Gre-Nal 397 já é histórico antes de começar: é o primeiro clássico da nova Arena do Grêmio. Será também o primeiro clássico com os dois times titulares em 2013, já que o Grêmio optou por time misto nas duas partidas anteriores pelo Gauchão.

O Almanaque Esportivo fez um levantamento com os principais dados das últimas dez temporadas, desde 2004. Confiram a planilha, que contém: jogos, placar, gols, árbitro e treinadores.

Junior Viçosa e Indio - Goleadores em classicos nos ultimos anos - Foto: Banco de Dados RBS

Foram 40 jogos desde 2004, com 18 vitórias do Internacional, 12 empates e 10 vitórias do Grêmio. 42 gols tricolores e 54 colorados. A maior sequência gremista invicta foram cinco clássicos entre 2007 e 2008. Já os colorados ficaram sete jogos sem perder entre 2008 e 2009.

Neste período os principais artilheiros colorados são Índio, Nilmar e D’Alessandro, todos  com seis gols, e Leandro Damião, que fez cinco. No lado gremista, Júnior Viçosa com três gols em 2011 e uma galera com dois gols: Borges, Tcheco, Léo, Lúcio, Christian. Isto também escancara que jogadores colorados ficaram mais tempo em seus clubes que os gremistas.

VEJA TAMBÉM

2013

2011
2010

2009

2008:

2007

TÚNEL DO TEMPO: 40 anos do desastre de Zandvoort e do heroísmo de David Purley

29 de julho de 2013 0

40 anos de um dos momentos mais trágicos, e inacreditáveis, da história da Fórmula 1. No dia 29 de julho de 1973 morria o jovem e promissor inglês Roger Williamson, no GP da Holanda em Zandvoort. Mais do que uma fatalidade, a morte escancarou o caos que eram as questões de segurança na categoria então, o descaso dos administradores dos circuitos, da FIA e dos dirigentes de equipe, e a omissão de boa parte dos pilotos.

E também uma tentativa heróica do também piloto David Purley em salvar seu amigo de um carro em chamas, sem equipamentos e sem apoio nenhum das equipes de socorro.

O texto especial sobre a tragédia de Zandvoort vocês podem ler aqui:

Segurança na F-1, VII: o herói eterno David Purley

04 de novembro de 2008

Purley, um exemplo de coragem para todo o sempre/Car Mooij

E vejam também a série sobre o assunto, uma das mais bacanas do Almanaque Esportivo nestes últimos seis anos.

SÉRIE COMPLETA – SEGURANÇA NA FÓRMULA-1

Primeiro título do Grêmio na Libertadores completa 30 anos - Veja detalhes desta história

28 de julho de 2013 1

Neste 28 de julho, o Grêmio comemora 30 anos de sua primeira grande conquista internacional: o título da Copa Libertadores de 1983, vencendo o campeão mundial Peñarol na decisão no estádio Olímpico por 2×1. O Almanque Esportivo, há exatos 5 anos, fez um post especial sobre esta conquista. Como não poderíamos deixar de lembrar, faço o convite para rever esta história contada há tanto tempo e que teve o atual presidente do Grêmio, Fábio Koff, como grande líder daquela jornada. Divirtam-se:

Há 25 anos: Grêmio conquista a América!

28 de julho de 2008

No dia 28 de julho de 1983, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense conquistou a sua maior conquista até então.

Em uma gélida noite de inverno em Porto Alegre, o Tricolor Gaúcho bateu o então campeão mundial Peñarol por 2×1 e se sagrou campeão da Libertadores de 1983. Detalhes sobre toda a campanha foram publicados aqui no ClicRBS no Especial: Libertadores 1983, a conquista da América. Então vou enfocar outros pontos daquela campanha que achei interessante.


VEJA TAMBÉM:

  • Há 15 anos: Grêmio conquistava o bicampeonato da América! Parte I
  • Há 15 anos: Grêmio conquistava o bicampeonato da América! Final
  • SENNA: Honda faz homenagem e reproduz com sons e luzes a pole de 1989 no Japão

    26 de julho de 2013 0

    A montadora Honda fez uma bela homenagem para o tricampeão mundial Ayrton Senna, morto há 19 anos.  A empresa japonesa entregava os motores da McLaren nos três títulos mundiais do brasileiro e está de volta à escuderia britânica a partir de 2015. Então resolveu homenagear o lendário piloto fazendo uma enorme estrutura no circuito de Suzuka, palco dos três títulos de Senna.

    Homenagem da Honda para Senna - Reprodução

    Com caixas de som e luzes, a Honda montou a “volta virtual” de Ayrton Senna no treino classificatório do famoso GP do Japão de 1989, quando Senna fez a pole-position e bateu o recorde do circuito em 1m38s041. Os dados foram obtidos da telemetria do carro naquele dia, e o ronco reproduzido fielmente em uma gravação noturna. Inclusive a telemetria é um dos principais destaques, já que foi implementada pela própria Honda na categoria há cerca de 30 anos.

    O comercial termina com o slogan: “A tecnologia que um dia apoiou Senna, agora para sua perfeita experiência de dirigir”. Apenas divirtam-se, lembrem e se emocionem:

    A corrida é uma das mais polêmicas da história da categoria. Quase ao final da corrida, Senna tentou passar Prost e foi fechado. Prost abandonou e se Senna não vencesse a corrida, o campeonato terminava ali, mas Senna foi empurrado pelos fiscais, buscou uma distância e passou Alessandro Nannini.

    Mas foi desclassificado após a corrida pelos comissários por ter “recebido ajuda irregular” com forte pressão do presidente da FIA, o francês Jean-Marie Balestre. Este resultado deu o título para Prost. Este incidente teria consequências ainda no ano seguinte, quando na mesma pista Senna deliberadamente jogou Prost para fora e foi campeão mundial em circunstâncias igualmente controversas.

    VEJA TAMBÉM