Entre as décadas de 1950 e 1960, um programa de rádio dominava a atenção dos gaúchos nas noites de domingo: o Grande Rodeio Coringa, transmitido ao vivo pela Rádio Farroupilha.
O programa foi palco para inúmeros artistas do Estado, inclusive figuras que são bastante lembradas até hoje - como o cantor Teixeirinha (1927 - 1985) e o grupo Os Três Xirús, que contava com Leonardo (1938 - 2010), famoso mais adiante como autor de canções como Céu, Sol, Sul, Terra e Cor.
Outros que desfilaram pelo programa foram grupos de música (ou de humor) que fizeram sucesso na época, mas são menos conhecidos do público de hoje. Como o Duo Guaraçay, de Maria Tereza Baur Aquere e Nelci Terezinha.

E também outras duplas, como Torrão e Terrinha, Dorinho e Ediles e as Irmãs Silva.






Absolutamente que me lembro..e muito bem havia uma musica de introducao....Rodeio....rodeio do coracao...sera que alguem tem gravado e poderia enviar-me?Mil agradecimentos de um Gaucho que vive em Atlanta -USA
Na minha infância chegou a ser o programa das noites de domingo no interior do município de São Lourenço do Sul. Ia para a cama dos meus pais para escutarmos o programa, num rádio ORBIPHON a bateria, não havia luz elétrica. Não tenho certeza mas acho que quem apresentava o programa era o Darci Fagundes.
Era apresentado por Luis Meneses e darcy fagundes certo?
Gelson,
Sim: Darcy Fagundes e Luiz Menezes foram os apresentadores em uma das fases do programa. O folclorista Paixão Cortes e o poeta Dimas Costa também participaram do programa, com o Darcy, antes do Luiz Menezes.
Obrigado pela leitura!
Em minha hoje longinqua infancia não perdia, nas noites de domingo, o Grande Rodeio Coringa, que escutava num imenso radio Siemens de meu pai. Ouvir Darcy Fagundes, Luiz Menezes( o eterno Piazito Carreteiro), as trovas de Portela Delavi, Dimas Costa ( O Xirú divertido) deixava o fim do domingo mais leve e na segunda feira sempre tinha assunto para comentar com os colegas de escola, na minha querida Montenegro. Saudade é o nome disso. . .
Rodeio...rodeio de ilusões neste rodeio apartei um coração....Qta saudade!!!!!!
Bom dia, e os desfios de trova?
Se davam nesta época, certo?
Acontecia no Rodeio Coringa?
Quais eram os grandes nomes?
Forte abraço!!!
Ismael,
Sim, o Rodeio Coringa era um dos principais palcos para os trovadores. Muitos se destacaram - podemos citar aqui nomes como o do Portela Delavy, do Preto Limão III e do próprio Gildo de Freitas, que era uma das maiores atrações do programa.
Obrigado pela leitura!
Aliás, é o programa número um do radio gaúcho. Todos esperávamos pelo domingo à noite para acompanhar o programa Grande Rodeio Coringa. Era a festa maior do rádio e de todos os que gostavam da música gaúcha. Foi uma forte emoção relembrar estes fatos acontecidos num passado distante , mas que, permanece na nossa mente com muita saudade.
Lembro muito bem, meu falecido pai todos os domingos o escutavam, e nós filhos ficávamos admirados ouvindo as musicas.
Inclusive em um domingo foi interrompido para a narração ao vivo da chegado do homem a lua, melhor para transmitir o momento em que o astronauta pisava em solo Lunar.
Mas tchê locos não me façam chorar, apesar de dizerem que homem não chora, não aguentei a emoção ao lembrar do Pinguinhas e Walter Broda. No Passo da Cruz município de Uruguaiana, hoje emanccipado e pertence a Barra do do Quaraí, numa estância, meu pai tinha um rádio que parecia um baú e nos domingos era dever sagrado escutar o grande rodeio Coringa. Até que meu pai viajou e nos guris tentamos descobrir como é que o rádio falava, imaginem o resultado o rádio velho nunca mais falou, ficamos com o lombo riscado a pau e sem o grande programa dos domingos. Isso foi la por 1950 eu acho.
Lembro muito do bom programa, não perdíamos nada, sempre atentos junto da família para escutar o Grande Rodeio Coringa, lá pras bandas de Alegrete.
Saudades
Herdei um Telefunken dos meus avós maternos, era um belo rádio capelinha com três faixas, o problema foi que ele não resistiu a um ataque de cupins e se desintegrou todo. O som dele era incrível a despeito de ser em onda média, o auto falente era de uma inefável qualidade e potência.
Me lembrei de uma história que me contaram e que aconteceu com o Darcy nessa época do Grande Rodeio. Ele tava com alguns problemas pessoais e alguém recmendou a ele que procurasse alguém da umbanda. Aí o sujeito deu uma lista de coisas para o Darcy comprar: velas, fitas e um galo preto. O Darcy, todo receoso de ser reconhecido, foi no Mercado Público e não teve dificuldade em achar os ítens. Porém, quando ele chegou numa banca de agropecuários, o Darcy chegou para o dono do estabelecimento e perguntou, meio sem jeito:
- O senhor por acaso não tem um galo todo preto?
Ao que o balconista abriu um sorriso e gracejou:
- E aí, hein, seu Darcy, fazendo um batuquezinho, hein?
Na minha infancia em São Luiz Gonzaga, meu falecido pai escutava todos os domingos, juntamente comigo e minha mãe, em um radio SEMP, comprado na Loja do Olinto Bressan, o radio era maior que um forno eletrico, tocava gaita de botão o Tio Bilia, Teixeirinha, Gildo de Freitas, que saudosismo........
Estou morrendo de saudades... Juarez - Garopaba SC
estou escutando a hora do mate.
nasci em guapore RS Morro no MT. a 32 anos mas das musicas que ouço 98% sao gauchas. sou fao e amigo dos serranos.
Que feliz idéia lembrar desse programa. Dupla Mirim, José Mendes, maravilhosos declamadores, trovadores. Era o Fantástico do Rio Grande. Depois do Grande Rodeio Coringa era cama, pois no dia seguinte tinhamos que acordar cedo e enfrentar as aulas. Obrigado Darcy Fagundes e Luiz Menezes. Viva o Rio Grande.
Grandes lembranças tenho do Grande Rodeio Coringa, aos domingos na Rádio Farroupilha.Íamos todos para roda do rádio Telefunken valvulado e uma antena de fio esticado entre duas taquaras na rua. A voz marcante do Luiz Menezes e Darcy Fagundes anunciando Pinguinho, Teixerinha e Gildo de Freitas, Os mirins e tantos outros...Lembranças de um tempo bom...
O falecido meu pai era muito fã do programa la no sudoeste do Parana. Isto quando eu era criança e a gente sempre ficava com ele ouvido o famoso rodeio, reuniam os vizinhos faziam rizoto ou macarronada para apreciarem o grande sucesso do radio. Belos tempos, que beleza de infância, eramos 10 irmãos/irmãs Ki saudades!!!!!
Valeu pela lembrança dessa cultura que jamais morrerá!!!
Prof. Ms. Pedro Alves de Oliveira
Que tempo bom, eu tinha 10 anos e me lembro com saudade, meu pai tinha um radio de madeira muito esquisito com ums botoes enormes, e a gente curtia este programa, era uma delicia. Eva Silveira - Rio Grande-RS
Mas Bah! E agora vamos para a invernada dos trovadores, anunciava o Darcy velho,que saudades. Eu, meus pais, irmãos e alguns vizinhos ficávamos ao redor de um radio marca Scala-600, a pilha e com uma antena externa, que era nada mais do que um fio ancorado entre duas taquaras, era para não fugir a onda dizia meu pai. Alem dos artistas citados, lembro dos Irmãos Medeiros, Irmãos Borges, o trovador Luiz Müller, mas para mim o maior de todos foi Luiz Menezes e suas milongas.
ME VEIO MEU TEMPO DE GURI LÁ NAS CAMPANHAS EU TINHA 6 ANOS DE IDADE EM 1960 E APRENDI A GOSTAR DE GILDO TEIXEIRINHA NO RODEIO CORINGA COM UM DOS AMIORES TRADICIONALISTA DA EPOCA DARCI FAGUNDES QUE MARAVILHA COISAS QUE NUNCA MAIS VÃO VOLTAR A MUSICA BOA E COM GRANDES NOMES.
Que saudade, melembro a os domingos 21h, meu pai e todos nós envolta de um radio de bateria prestando a tensão no programa la na cidade de Jaguarão rs e derrepente fujia a onda e ficavamos esperando o retorno, para escutar a participação dos Bertussis dupla mirim (Antoninho Duarte e Albino Manique) e tantos outros.
O Grande Rodeio Coringa, também, ia para o interior. Em 1958 nós moravamos em Erechim, meu pai era diretor do Posto Agropecuario e da Escola Agricola 3 Vendas. Lembro-me como hoje, o Darcy Fagundes, apresentando um "Rodeio" em Erechim, neste eu declamei, tinha 12 anos. Foi uma poesia da marca do meu pai, em homenagem ao Darcy. Quantas saudades. Obrigado, como diz o meu amigo tracionalista Nilson Hoffmann, nãol sei se é o tempo que passa por nós, ou se somos nós que passamos pelo tempo.
Amigos -
Falar do grande Rodeio Coringo mexeu com os meu sentimentos.
No interior do municipio de Santo Antonio da Patrulha, o meu pai tinha o unico rádio
-da localidade e no domingo a noite alguns vizinhos se juntavam para ouvir o Grande Rodeio Coringa.
Tinha uma introdução muito bonita, tinha musica, poesia, causos, parte folclorica e era concluido sempre com trovadores.
Fantástica esta reportagem e se houver algum programa gravado eu gostaria de adquirir.
Parabens pela lembrança deste grande programa do Passado que marcou época
Emocionante ler a reportagem e os comentários postados!O Grande Rodeio Coringa,assim como outros programas da rádio,fizeram parte da minha vida pq sou filha do rádio!Melhor dizendo,filha e sobrinha de radialistas,pessoas como Luís Menezes,Darcy,Adroaldo Guerra,Pinguinho,Broda,etc,frequentavam a minha casa.Q lindo saber q eles marcaram a vida de tanta gente!Tenho 56 anos e avó de 2 netos,lendo a matéria,me sentí guria de novo,criança...Obrigada!
GOSTARIA DE SABER MAIS DA VIDA DE TORRÃO E TERRINHA SE POSSIVEL, OBRIGADO
Ola. Segundo informações, e a capa do compacto duplo Valsa das debutantes. Não é `` Dorinho´´ mas sim: Norinho e Ediles Nunes. Portanto, esta divulgação da época contem um erro no nome do Norinho, que esta escrito erradamente:`´ Dorinho´´, o correto é Norinho. *Nota: colecionador João Filmedecinema RS
Amigos. A música sempre foi um chamado forte em minha vida. Falar ém RODEIO CORINGA, é falar de saudade. Recordando, me vejo lá no int. de São Borja-RS, depois em Santo Ãngelo-RS. Hoje, professor aposentado (63 anos) residente em Mafra-sc Há quase 40 anos, apresento o programa "ALMA DE GALPÃO", SÁBADO às 17;00 h. pela Rádio São José - de Mafra. Dia 10 de Dez. estaremos tentando "Resgatar" um pouco daquilo que foi o "Rodeio Coringa" Nosso end. Elet. http://www.saojoseam.com.br Conto com a sua sintonia e Participação. Até Sábado 10/12. Abraços. Paulo Renato Ribeiro
gostaria muito de saber o paradeiro da dupla torrão e terrinha..é de uma importancia pessoal muito grande para mim..obrigado
se alguem souber de alguma noticia da dupla torrão e terrinha...ficarei muito feliz em ser informado..obrigado... wandocunha.aret2@hotmail.com
se alguem souber alguma noticia do paradeiro da dupla torrão e terrinha..por favor entrar em contato comigo..obrigado!!
Olá. Grande saudade deste tempo que não volta mais, quando a família reunia-se ao redor de um rádio para ouvir o Grande Rodeio Coringa. Concordo com a informação postada quanto a grafia correta da dupla "Norinho e Ediles Nunes". Por falar nisso lembro-me ter assistido esta dupla no Circo do Nhô Zeca, no bairro Cavalhada, em Porto Alegre, nos idos nos anos 50 para 60. Na época se comprava um livrinho (o mesmo à venda no Mercado Livre) e servia de entrada para o circo. Gostaria de saber se alguem tem informações sobre a dupla. Ainda vivem, se existe CD para comprar, pois os vinis estão exorbitantes. Lembro também do gaiteiro de "oito baixos e duas conversas" (como era apresentado no Rodeio Coringa), o seu Amaranto Pereira, que gostava de dar um "relinchadinha" para Encruzilhada do Sul, sua terra natal. Aguardo informações. Obrigado
Era criança,hoje estou com 58 anos,morava no interior ,Fagundes Varela,lembro muito bem do programa'Grande Rodeio Coringa',apresentado por Darcy fagundes e Luiz Meneses,tinhamos um rádio já a luz,ouvia todo pragrama de pé em cima da mesa, pois tinha que ficar segurando a antena com a mão, por ser uma rádio de longe na época dificil de sintonizar.Hoje resido em Caxias do Sul -RS
OI SABIA QUE EU ELIANE SOU FILHA DO TERRINHA QUE AINDA ESTA VIVO COM 74 ANOS E MORA NO RIO GRANDE DO SUL NO MUNICIPO DE ITATI TCHAU
gostaria de saber se alguem tem noticias dos irmaos Souza no tempo do RodeioCoringa QQuanto a Norinho e Ediles Nunes eles sao casados e vivem em Santa Catari
Eu, Moacir Moraes da Rosa, filho do Torrão, da dupla Torrão e Terinha.Sinto me honrrado em ler os comentários acima.
Esse mundo é muito grande, nós seperamos a muitos anos atraz, procuro pessoas que poderiam me passar informação sobre o mesmo.Tenho ainda com muito carinho uma relíquia que é o disco do meu pai gravado em 1977.Sou de Santa Cruz do Sul- RS, quem quizer alguma informação sobre minha pessoa entrar em contato pelo e-mail moacir40611@bol.com.br ou telefone (051)95027661''CHIQUINHO DA PEDREIRA''.
Fico fez em saber que Terrinha está vivo, é um grande amigo meu tive o prazer de estar na casa dele em Terra de Areia, há anos atraz.Um grande abraço para Eliane Ramos de Oliveira.
Quanta saudade ao final de cada Domingo meu tio Pedro colocava na soleira da janela no casarão do Vô Gabriel um rádio "marca Teleunião", maior que uma cx-sapato movido a bateria de cata-vento, e ali em Esquina da sorte 4º Distrito de Triunfo, reuniam-se familiares e vizinhos para curtir o grande rodeio curinga, patrocínio alpargatas rodas, não esqueço de um programa que reuniu uma multidão para escutar uma trova entre Portela Delavi e Tereco foram 30 minutos de muita pua "ditado que os apresentadores usavam"
Ronca a gaita no alvoroço
Canta o galo no terreiro
Levanta-se um guasca moço
A procura de um parceiro
E já vão cruzar as puas
Neste palco pitoresco
Dois guáscas taura e moço
Do improviso gauchesco
Acho que no harmonia deviria-se erguer estatuas dos grandes vultos do tradicionalismo Gaúcho, tenho certeza que não faltarão patrocinadores, citamos alguns Paixão Cortes Dimas Costa,
Darci Fagundes, Luiz Meneses, Nico e Bagre Fagundes, Jaime Caetano, Aparício S Rillo Xara e Timbaúva, Argeu e Maria Leci, Miguel G Lima, Teixeirinha e Mari Terezinha, Gildo de Freitas, Nelson e Janete e trovadores como Luiz Muller, Gato Preto,Formiguinha, Pretos Limões 1 2 3 e tantos outros, pensem nesta idéia, vamos prestigiar nosso maior tesouro que é nosso tradicionalismo
Lembro sim, era programa obrigatório nas noites de domingo. Ouvia no único rádio da casa que ficava ao lado da cama.
OLA AMIGOS SOU FILHO DO CAIPIRA NHO ZECA QUE AINDA VIVE COM MUITA SAUDE E TOCANDO SUA VIOLINHA , MORA EM VIAMÃO CONTANDO SEUS CAUSOS E LEMBRANÇAS DOS TEMPOS DO RODEIO CORINGA E DO SEU CIRCO ONDE SERVIU DE PALCO PARA AS GRANDES DUPLAS SERTANEJAS DO RIO GRANDE DO SUL,UM ABRAÇO À TODOS!!!
Aguém sabe toda a letra e/ou título da música prefixo do Grande Rodeio Coringa?
Começava: "Rodeio, rodeio da ilusão com este rodeio apartei um coração.."
emocionante tenho muitas boas lembrancas desde grande rodeio 62 anos sou jovem dealma e coracao abraco a esta gurisada desta epoca e todas a suas familias , moro em sao jeronimo rs.
Ola pessoal sou cristiano mattarollo da rosa me emociono au ver que muitas pessoas se lembrao do meu pai o torrao saibao que ele esta cheio de saude e esta morando em mostardas um abraço a todos e um he he danado.
oiii Eliane td ??? queria muito seu email gostaria de saber mais do seu pai terrinha..a minha familia é muito fã do trabalho dele..obrigado!!
EU TENHO 52 ANOS E MUITO ESCUTEI O RODEIO CORINGA COM MEUS PAIS E AVÓS E SEMPRE FUI FÃ DO ALBINO MANIQUE GRANDE GAITEIRO QUE CANTAVA ESSA MÚSICA DE ABERTURA COM ANTONINHO DUARTE QUE FORMAVAM A DUPLA MIRIM , MORO EM CANGUÇU RS.
[...] alguns detalhes do programa que Gildinho escutava e se inspirava clicando aqui. O link mostra um artigo sobre O Grande Rodeio Coringa escrito na coluna Almanaque Gaúcho, do [...]
É maravilhoso lembrar deste programa, na época eu tinha 12 anos de idade e aos Domingos já deitado para dormir, meu falecido pai ligava o rádio no seu quarto "bem alto" para que eu também pudesse ouvir...! Até hoje lembro do seu Amaranto Pereira de Encruzilhada do Sul (Assim apresentado por Antônio Fagundes) e que segundo o meu pai, tocava sempre a mesma música...! Portela Delavi, eu torcia para que no final do programa na trova estivesse o " Portela" para mim era o melhor de todos, as vezes eu até chorava quando ele perdia...! Trazer de volta este programa é uma coisa maravilhosa, espero que tenha tanto sucesso quanto já tinha em minha época,muito embora "Os tempos hoje são outros e as esporas silenciaram na carne morta dos Potros"...! Sucesso.
Ola, Fiquei emocionada ver os comentários do programa Rodeio Coringa-Será que não se lembram do programa - CÉU E CAMPO, onde participavam as duplas Irmãs campeirinhas, Osvaldinho e Zé bernardes, Os Mirins, Os Minuanos. Ediles Nunes e Norinho. Apresentado por Dimas costa. Gostaria de saber notícias dessas pessoas que estou citando. Eu sou Dilce da dupla Irmãs Campeirinhas, depois gravamos várias músicas com o nome de Irmãs Campesinas. Aguardo resposta. Abraço a todos.
na década de 50, era piá, no interior do mun. de Sto Antonio da Patrulha e o unico radio num territorio de mais ou menos 6 a 7 km era o do meu pai e todos os domingos a noite se reuniam amigos e parentes para ouvir o Grande Rodeio Coringa.
Hoje fico lembrando das grandes apresentações que existiam neste programa de auditorio e ja faz algum tempo que estou procurando alguma gravação das poesias de Darcy Fagundes, das musicas do conjunto os Gauderios, da musica de abertura do programa. Caso tenha alguma coisa gravada ou escrita por favor me informe que eu gostaria de adquirir. Um abraço - Paulo C dos Reis
Sou neta do Torrão, mas não o conheço. Gostaria de saber mais sobre sua história.
não tem arquivos destas transmissões para podermos ouvir?